Bem-vindo: 28 Mar 2024 11:07

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 2 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Como comprar um carro ideal para o seu perfil de consumidor?
MensagemEnviado: 19 Out 2015 19:36 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Out 2014 23:35
Mensagens: 5015
Localização: Minas Gerais
Gostei do questionário, vou copiá-lo aqui. Antes a fonte: http://motorshow.com.br/como-comprar-um ... onsumidor/

Dedicado ao Clever, que está com algumas dúvidas.

Citação:
AS PERGUNTAS

1 – Eu quero fazer uma compra:
a) emocional.
b) racional.

2 – Quem sou eu?
a) solteiro/solteira e sozinho/sozinha.
b) solteiro com namorado/namorada.
c) casado/casada sem filhos.
d) casado/casada com filhos.
e) casado/casada com filhos, sogra, cachorro e papagaio.

3 – Quem vai usar o carro?
a) somente eu.
b) eu e minha mulher/meu marido.
c) eu, minha mulher/meu marido e meus filhos.

4 – Quem vai dirigir o veículo?
a) somente eu.
b) eu e minha mulher/meu marido.
c) eu e minha família.

5 – Onde o carro será usado?
a) na cidade, com trânsito pesado.
b) na cidade, sem trânsito.
c) na estrada, com piso bom.
d) na estrada, com piso ruim.
e) na terra ou na areia.

6 – Por que comprarei esse carro?
a) para tarefas do dia-a-dia.
b) para locomoção pessoal.
c) para ostentar/impressionar.
d) para ter prazer ao dirigir.

7 – Que comportamento dinâmico quero do carro?
a) estabilidade nas curvas.
b) conforto ao passar por obstáculos.

8 – Como deve ser o motor?
a) potente.
b) econômico.
c) potente e econômico.



Citação:
AS RESPOSTAS


1 – Se respondeu:
a) compre qualquer carro que caiba em seu bolso e que lhe agrade por algum motivo; nem precisa responder o resto do questionário.
b) passe para a próxima questão.

2 – Se respondeu:
a) você não precisa dar satisfação a ninguém. Qualquer carro lhe serve (por enquanto).
b) um carro com dois lugares já é suficiente. Opções: um conversível (Peugeot 308 CC) ou um hatch pequeno (Fiat 500 ou Audi A1).
c) embora um carro com dois lugares seja suficiente, considere a necessidade de dar carona para o sogro ou a sogra. Opções: um conversível de 4 lugares (BMW Série 4 Cabrio) ou um hatch compacto (Chevrolet Onix ou Hyundai HB20).
d) você precisa de um carro espaçoso e com bom porta-malas. Opções: um hatch maior (Renault Sandero ou Ford Focus), um sedã compacto (Ford Fiesta Sedan), um sedã médio (Audi A3 Sedan ou Toyota Corolla) ou um monovolume compacto (Honda Fit).
e) espaço é fundamental. Opções: um monovolume grande (Chevrolet Spin ou Citroën C4 Picasso), uma perua média (VW Passat Variant) ou um sedã grande (Peugeot 408 ou Ford Fusion).

3 – Se respondeu:
a) passe para as perguntas 4, 5, 6, 7 e 8.
b) passe para as perguntas 4, 5, 6, 7 e 8.
c) passe para a pergunta 4.

4 – Se respondeu:
a) passe para as perguntas 5, 6, 7 e 8.
b) nesse caso é preciso haver negociação entre ambos ou dar preferência a quem for dirigir por mais tempo. Mesmo assim, passe para as perguntas 5, 6, 7 e 8.
c) também é preciso haver negociação, mas, com filhos no meio, eles provavelmente dariam múltiplas respostas nos itens 5 e 6; portanto, considere modelos robustos, versáteis e espaçosos. Opções: um crossover (Renault Duster ou Ford EcoSport) ou um multiuso (Fiat Doblò).

5 – Se respondeu:
a) escolha um carro confortável e com câmbio automático que se encaixe nas suas respostas às perguntas 2, 3 e 4. Fuja dos automatizados de embreagem simples da Fiat, da Renault e da Volkswagen (Palio, Siena, Punto, Bravo, 500, Sandero, Logan, Gol, Voyage, Up e Fox), pois eles dão um solavanco a cada mudança de marcha.
b) pode ser um carro básico e com câmbio manual que se encaixe nas suas respostas às perguntas 2, 3 e 4.
c) pode ser um carro baixo e veloz (VW Golf, Honda Civic, Chevrolet Cruze), manual ou automático, que se encaixe nas respostas às perguntas 2, 3 e 4. Fuja dos automáticos de quatro marchas (Peugeot 208/2008, Citroën C3/C3 Picasso e Renault Duster), pois esses câmbios fazem o motor ficar mais barulhento e gastar mais combustível.
d) aqui também você pode escolher um crossover (Jeep Renegade, Ford EcoSport) ou quem sabe até um SUV (Mitsubishi Pajero, Chevrolet Trailblazer) ou uma picape (Ford Ranger, Renault Oroch).
e) um veículo com tração 4×4 é o mais indicado (crossover, SUV ou picape); se for optar por uma versão “aventureira”, escolha pelo menos uma que tenha a suspensão elevada e bloqueio de diferencial (Fiat Palio Adventure e VW CrossFox), pois ele pode tirar o carro de um atoleiro.

6 – Se respondeu:
a) um carro de quatro portas é fundamental; se você precisa carregar volumes, uma picape pequena (Fiat Strada ou VW Saveiro) é mais indicada.
b) um hatch de duas portas é suficiente.
c) marcas famosas como Audi, BMW e Mercedes são garantia de sucesso, mas um Chevrolet Camaro também chama muita atenção.
d) busque carros que tenham mais de 100 cavalos por litro. Basta dividir a potência pela cilindrada. Opções: VW Golf, Citroën DS3, Mini Cooper e VW Up TSI.

7 – Se respondeu:
a) é preciso ter um carro com suspensão mais rígida (Mini Cooper, Subaru WRX, Honda Civic Si), mas saiba que ele vai sofrer nos buracos. Isso elimina quase todos os sedãs e monovolumes. Também é bom escolher carros com centro de gravidade baixa (hatches, peruas, cupês), o que elimina todos os SUVs, todas as picapes médias/grandes e quase todos os crossovers.
b) escolha um carro bem macio (Chevrolet Cobalt, Ford Fusion, Lexus RX350 ou Jeep Cherokee), mas saiba que ele vai inclinar mais nas curvas. E quanto mais alto o carro (caso dos SUVs, picapes médias/grandes, monovolumes e crossovers), menor será sua estabilidade nas curvas.

8 – Se respondeu:
a) potência não significa nada se não for acompanhada de pouco peso. Portanto, dê preferência para carros que têm baixa relação peso/potência. Basta dividir o peso pela potência para saber quantos quilos cada cavalo do motor terá que empurrar. Carros com mais de 8 kg/cv já podem ser descartados. Ah, e prepare-se para gastar com combustível.
b) procure o selo A ou B no ranking geral do Programa de Etiquetagem do Inmetro. Esqueça a classificação da categoria, pois quase todo mundo consegue nota A e ela só vale para as marcas fazerem marketing. Se o carro não participa, muito provavelmente é beberrão.
c) poucos carros conseguem essa combinação. Normalmente eles usam motores menores, turbinados e com injeção direta de combustível. Exemplos: VW Up TSI 1.0, VW Golf 1.4 e Audi A3 1.8.


Abraços,

_________________
HB20 Comfort Style 1.6 14/15

Moderador no Fórum e no Facebook do HB20 Clube.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Como comprar um carro ideal para o seu perfil de consumi
MensagemEnviado: 14 Nov 2016 13:35 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Colega Ricardo, é de fato interessante e bem instrutivo esse questionário.

Pq na realidade não existe nada mais subjetivo do que a decisão de se comprar um veículo, seja ele novo ou usado e cada potencial comprador acaba por se interessar pelos mais diversos e curiosos motivos que possam incentiva-lo a fechar um negócio, sem falar que muitas vezes, o emocional acaba por falar mais alto até do que o racional nesse tipo de compra ...

Valeu colega, abrç !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 2 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 14 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB