ianisgreek escreveu:
Com o lançamento das gasolinas S-50 com menores teores de enxofre, as carbonizações devem diminuir um pouco mais naqueles motores que são abastecidos apenas com gasolinas, mas o nosso etanol ainda continua sendo disparado tecnicamente, o melhor combustível para os motores !
E por acaso, li um artigo na revista Quatro Rodas em que recomendam a ciclagem de tanques alternando-se o etanol com a gasolina como sendo a melhor atitude do que adicionar misturas de etanol com gasolina no tanque, alegando que o etanol produz uma goma no motor ...
Pessoalmente discordo totalmente do artigo dessa revista pq de fato, a queima do etanol puro produz sim um leve resíduo de goma que é dissolvido facilmente com o uso de gasolina, então o que se propõe quando recomendamos misturar no etanol de 15% a 30% de gasolina é exatamente isso, esse pequeno percentual de gasolina no etanol vai dissolver essa formação de possíveis resíduos de goma e além disso, ainda vai potencializar um pouco mais o etanol, fazendo-o render um pouco mais em kms/l !
Mas usando-se sempre essas misturas de gasolina com etanol, ainda se tem mais vantagens comparado com a prática recomendada da ciclagem dos tanques, alternando-se o etanol e a gasolina que são :
- Não haverá no motor, acúmulo de carbonizações resultantes ao se abastecer com um tanque inteiro apenas com gasolina.
- Não haverá perda de performance, que certamente vai ocorrer quando se abastece apenas com gasolinas !
Portanto, contrário ao que foi afirmado pela revista, o abastecimento constante com as misturas de etanol com gasolina ainda é comprovadamente, a melhor e mais vantajosa alternativa para os motores flex !
Obs : E um último detalhe técnico importante, essa revista deveria saber que entre as gomas produzidas pelo uso do etanol e as terríveis carbonizações produzidas pela queima das gasolinas, até uma criança sabe que as carbonizações são de longe, o pior inimigo para a boa saúde desses motores !!!
Ianis é o cara...
Vlw pela aula amigo... Agora tô firme nessa linha de Etanol - Shell + 15% - 30% de Vpower
Nitro+
Abraço.
_________________
J. Hugo VieiraPouso Alegre/MG
HB20 Comfort Plus 15/15 White Top - Versão: Customizado.
Garagem:
viewtopic.php?f=8&t=10613HB20 Clube Sul de MG:
viewtopic.php?f=45&t=10626