Hyundai HB20 Clube https://hb20clube.com.br/ |
|
Gasolina Formulada https://hb20clube.com.br/viewtopic.php?f=10&t=10488 |
Página 1 de 2 |
Autor: | fabiocosta [ 19 Out 2015 20:34 ] |
Título: | Gasolina Formulada |
Alguém ja ouviu nessa gasolina? http://revistaautoesporte.globo.com/Not ... ulada.html |
Autor: | Ricardo M. [ 19 Out 2015 20:42 ] |
Título: | Re: Gasolina Formulada |
fabiocosta escreveu: Alguém ja ouviu nessa gasolina? http://revistaautoesporte.globo.com/Not ... ulada.html Novidade para mim, não sabia disso. O que me assustou foi o seguinte: Citação: Foi revelado esta semana que contratos da Agência Nacional de Petróleo (ANP) com universidades começaram a vencer e menos postos de combustíveis estão sendo monitorados. A crise tá feia e quem paga somos nós, meros contribuintes. Abraços, |
Autor: | fabiocosta [ 19 Out 2015 20:45 ] |
Título: | Re: Gasolina Formulada |
Eu ia postar esse também , |
Autor: | casarin [ 19 Out 2015 20:46 ] |
Título: | Re: Gasolina Formulada |
por essa e outras que nunca vou usar o gasolixo do Brasil.. |
Autor: | Roberto Bertoche [ 04 Nov 2015 19:57 ] |
Título: | Re: Gasolina Formulada |
[...Com medo que os consumidores se sintam inseguros, estabelecimentos começaram a exibir faixas em que dizem "não vendemos gasolina formulada". Mas você sabe o que isso significa? Combustível formulado não é sinônimo de batizado ou adulterado. Trata-se de um produto feito a partir de sobras de combustível comum, que depois são misturadas a produtos químicos para aumentar seu rendimento. A qualidade é inferior à gasolina comum, mas sua venda é autorizada pela ANP. Apesar de a gasolina formulada ser a mais conhecida, etanol e diesel também podem passar pelo mesmo processo de fabricação. O problema é que o produto formulado é mais fácil de ser adulterado, já que é feito a partir da mistura de diversos elementos (como em uma fórmula, como o próprio nome diz). Outro ponto negativo é que, por utilizar substancias mais leves, ele também rende menos. Mas o combustível formulado só fará mal ao seu carro se o fabricante usar mais produtos leves do que o recomendado. Daí a importância da fiscalização da ANP, que é a responsável por garantir que o combustível que você coloca no seu carro seja de boa qualidade...] Em vez de dizerem que não é formulada eles tinham que ser obrigados a colocar escrito na bomba - COMBUSTÍVEL FORMULADO - Quando viajo e e tenho a ocasião de abastecer duas ou mais vezes em pouco tempo, tenho notado uma diferença espantosa de rendimento de combustível. Inclusive o combustível com que cheguei rendia mais no CB do que o que coloquei hoje aqui em TL, o posto é na divisa, em SP. Meio fora do tópico: Paguei R$ 3,48 na gasolina R$ 2,39 etanol. Se abastecesse aqui em TL, pagaria por volta de R$ 3,75 gasolina e R$ 2,85 o etanol. Como trabalho na UHE, que fica na divisa, ando só mais 2 km para abastecer em SP. Abastecendo 45 litros - são 9 de gasolina X R$ 3,48 = R$ 31,32 + 36 de etanol X R$ 2,39 = R$ 86,04 - total de R$ 117,36 (45 litros) Se eu colocasse etanol puro aqui na cidade custaria 45 x R$ 2,85 = R$ 128,25. E gasolina pura R$ 168,75. (tudo considerado 45 litros que é o máximo que cabe). Sds. |
Autor: | ianisgreek [ 07 Dez 2015 14:22 ] |
Título: | Re: Gasolina Formulada |
Olá colegas desse tópico : Sabe-se que foi em janeiro de 2014 o lançamento aqui no Brasil das novas gasolinas S-50 que substituíram obrigatoriamente todas as antigas gasolinas comuns/aditivadas S-800, pq elas continham elevadíssimos teores de enxofre e esse produto, quando queimado, aumenta os níveis de carbonização o que comprovadamente, entope prematuramente os catalisadores do sistema de escape, reduzindo bastante sua vida útil ! E os prejuízos e as desvantagens técnicas de um catalisador mesmo que parcialmente entupido são enormes e por isso, devem ser comentados: - Reduz-se o fluxo normal de gases passando pelo sistema de escape o que consequentemente reduz o rendimento geral do motor, aumentando-se o consumo e reduzindo-se tb o seu desempenho principalmente em altas rotações ! Ontem, encontrei por acaso um colega que tem um dos primeiros HB20 1.6 comprado ainda em Novembro de 2012, que atualmente está com 62000 kms rodados, e infelizmente ele me disse que sempre usou gasolina ! E conversando, ele me relatou que esse carro dele já há algum tempo atrás, vem apresentando diminuição progressiva de rendimento e aumento no consumo, por isso, levou na CCS HMB , verificaram tudo e aparentemente não encontraram nada de errado, pq nas revisões anteriores trocaram oleo, filtros de oleo, de ar e de combustível e tb as velas de ignição, inclusive até as folgas das válvulas foram checadas ! Mas infelizmente esse é mais um fato comprovado de que dificilmente se detectam problemas de entupimento em catalisadores de escape, pq esse entupimento é gradual e assim tb a perda de rendimento é assim, progressiva e gradual. Assim, sugeri a ele que retornasse novamente na CCS Hyundai para verificarem o estado do catalisador do HB20 dele, quem sabe pode estar ali a solução desse problema do carro dele ! E uma das maneiras comprovadamente mais seguras e eficazes de se prolongar a vida útil dos catalisadores de escape é usar preferencialmente e sempre que possível o etanol no lugar de gasolinas pq a sua combustão é limpa e livre de carbonizações, além da vantagem que o etanol possui de não apresentar nenhum teor de enxofre em sua composição ! Obs : Segundo as fábricas de automóveis daqui, elas estipularam que a vida útil máxima dos catalisadores de veículos que rodam aqui no Brasil é de 80000 kms e isso nas melhores condições e hipóteses, ou seja, pode tb ser reduzida dependendo de cada caso ... |
Autor: | Ricardo M. [ 07 Dez 2015 14:49 ] |
Título: | Re: Gasolina Formulada |
Valeu pela informação Ianisgreek! Cito nosso saudoso amigo, não mais presente no fórum: casarin escreveu: por essa e outras que nunca vou usar o gasolixo do Brasil.. Pelo menos a gasolina comum não entra no meu HB20, dos males, pelo menos a melhor. Abraços, |
Autor: | hugodj182 [ 07 Dez 2015 15:55 ] |
Título: | Re: Gasolina Formulada |
Como vários outros já disseram em diversos tópicos, a melhor gasolina é VPower... Eu não tava botando muita fé e estava desanimado com o desempenho da Grid e uma outra aditivada do Posto Petromix(não sei a distribuidora)com meu carro no CB fazendo média de 14km/l... Coloquei a Vpower(Aditivada Comum - Shell) depois da indicação de alguns amigos aqui do clube e a média subiu para 16,5Km/l rodando no mesmo trecho, mesma velocidade... Acho que se tirasse mais o pé conseguia chegar nos 17km/l que alguns relataram por aqui ou até mais... Mas diante do preço R$3,74, não dá... Então o que estou fazendo é a famosa "fórmula mágica" colocando uns 70% Etanol e uns 30% de Vpower + Podium no reservatório de partida a frio... Complicado né galera: Gasolina Comum é uma mistureba terrível, Aditivada em alguns casos é apenas menos adulterada e não mais pura e as gasolinas Premium(como Podium) além de ser caras por teoricamente serem puras, também estão sendo alvo de adulteração como o nosso amigo ianisgreek postou em outro tópico, então a saída é Etanol ou Fórmula Mágica... Abraço. |
Autor: | ianisgreek [ 20 Dez 2015 14:14 ] |
Título: | Re: Gasolina Formulada |
Com o lançamento das gasolinas S-50 com menores teores de enxofre, as carbonizações devem diminuir um pouco mais naqueles motores que são abastecidos apenas com gasolinas, mas o nosso etanol ainda continua sendo disparado tecnicamente, o melhor combustível para os motores ! E por acaso, li um artigo na revista Quatro Rodas em que recomendam a ciclagem de tanques alternando-se o etanol com a gasolina como sendo a melhor atitude do que adicionar misturas de etanol com gasolina no tanque, alegando que o etanol produz uma goma no motor ... Pessoalmente discordo totalmente do artigo dessa revista pq de fato, a queima do etanol puro produz sim um leve resíduo de goma que é dissolvido facilmente com o uso de gasolina, então o que se propõe quando recomendamos misturar no etanol de 15% a 30% de gasolina é exatamente isso, esse pequeno percentual de gasolina no etanol vai dissolver essa formação de possíveis resíduos de goma e além disso, ainda vai potencializar um pouco mais o etanol, fazendo-o render um pouco mais em kms/l ! Mas usando-se sempre essas misturas de gasolina com etanol, ainda se tem mais vantagens comparado com a prática recomendada da ciclagem dos tanques, alternando-se o etanol e a gasolina que são : - Não haverá no motor, acúmulo de carbonizações resultantes ao se abastecer com um tanque inteiro apenas com gasolina. - Não haverá perda de performance, que certamente vai ocorrer quando se abastece apenas com gasolinas ! Portanto, contrário ao que foi afirmado pela revista, o abastecimento constante com as misturas de etanol com gasolina ainda é comprovadamente, a melhor e mais vantajosa alternativa para os motores flex ! Obs : E um último detalhe técnico importante, essa revista deveria saber que entre as gomas produzidas pelo uso do etanol e as terríveis carbonizações produzidas pela queima das gasolinas, até uma criança sabe que as carbonizações são de longe, o pior inimigo para a boa saúde desses motores !!! |
Autor: | Roberto Bertoche [ 20 Dez 2015 20:54 ] |
Título: | Re: Gasolina Formulada |
Concordo com o Ianis. Acho que a revista floreia um pouco com técnicos alemães, ou coisa parecida, mas é chute. Entre um chute sem fontes e sem dados e uma perspectiva lógica encadeada de motivos, sou muito mais pensar do que aceitar o chute da revista. |
Página 1 de 2 | Todos os horários são GMT - 3 horas |
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group http://www.phpbb.com/ |