OSilva escreveu:
brponte escreveu:
O Contran é o órgão mais sem nexo do governo.
Cria normas para punir o retardado que coloca xenon em fusca e acaba punindo todo mundo, os farois do HB20 é projetado para usar xenon, mas não podemos ter legalmente... Aqui no Rio a PRF apreende documento de quem roda com isso nas estradas, queria muito ter xenon 5000k, mas não vou correr risco de ser parado e estorquido por um PM ou ter documento retido.
Suspensão é outro caso, se for algo discreto, não tem problema de usar, mas se a mudança fizer a roda raspar, não pode e é arriscado.
Até concordo que tem muito a melhorar, mas em suma, o principal ponto pra barrar as modificações é pra q ninguém faça gambiarras. Esse tipo de coisa é que mais causa problema com chances de acidentes graves.
Por exemplo, Hoje se encontra mola de varias marcas tipo e talvez até alturas diferentes pra sair do padrão de fábrica. Mas o que muitos fazem? cortam a mola, que foi projetada para um fim com seu tamanho definido. Mas ae vai falar algo, já ouve: "mas cortar um elinho só n da nada".. Será mesmo?? eu acho que vai dar problema sim.
outra coisa é o cara que mexe no motor, bota turbo, pra dar pau até em ferrari. Mas nem sonha que da mesma forma que o carro anda pra caramba, tem que parar pra caramba tb. Mas já gastou tudo que tem, não sobra nada pro sistema de freio. Ou então não mexe pq não quer mesmo...
Penso eu que quando o pessoal souber fazer as alterações de forma coerente e correta, poderá abrandar-se muitos pontos da lei.
Sim sim ... Toda modificação de projeto, tem que ser feita com aval de um engenheiro, mas aqui ninguem se preocupa com isso, é tudo visto para ser bom para aquela finalidade, não importa o impacto nas outras peças. Cortar mola é algo surreal, alem de poder estragar a tempera da peça, sobrecarrega o amortecedor que foi projetado para ficar numa certa posição; colocar turbo você mesmo disse bem, ninguem se preocupa com o freio e também não se preocupa com o esforço sobre o motor ao exagerar a pressão. Enfim, é complicado...
No país das gambiarras, só proibindo mesmo.
O caso do xenon é a a mesma coisa, se eu quero ter, tenho de colocar o carro de forma que ele possa ter, ou seja, garantir o tipo de farol certo e mandar instalar o esguicho de agua.
Abraços