Bem-vindo: 16 Abr 2024 04:27

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 14 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Quebra-molas, passar em diagonal?
MensagemEnviado: 29 Abr 2016 11:31 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Tenho um conhecido, amigo do meu filho, que tem um Gol G5 rebaixado, e outro dia, ao passar por um quebra-molas "de ladinho" recebeu, bem no meio do obstáculo, a frente de um carro na porta do passageiro.
Eu acho uma temeridade passar quebra-molas em diagonal, fazendo um caminho em Z e ocupando as duas faixas, mas vejo muita gente que, mesmo sem necessidade (sem ter carro rebaixado), acredita ser esse o modo correto de vencer tais obstáculos.
Gostaria da opinião de vocês.
Abraço,

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Quebra-molas, passar em diagonal?
MensagemEnviado: 29 Abr 2016 11:50 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Mar 2015 08:36
Mensagens: 2538
Localização: Pouso Alegre/MG
Roberto,

Em alguns quebra molas, descidas/subidas e outros obstáculos que encontro nas vias onde circulo que considero o risco de raspar e danificar o parachoque do HB20 ou dar um pulo com o carro quando subo/desço, pois sabemos que a frente é baixa por natureza e nos modelos até 2015 a suspensão traseira não é das melhores, mesmo meu carro não sendo rebaixado eu confesso para você que uso este recurso, mas claro como meu carro não é rebaixado não jogo tanto o carro para o outro lado, as vezes só dou uma jogadinha de lado, mas tem alguns obstáculos e vias também que são verdadeiras ciladas para danificar o carro, mal planejadas ou obstáculos que parecem que foram feitos para danificar os carros e não para reduzir a velocidade ou servir de travessia de pedestres...

É complicado neste caso que você citou atribuir a culpa a quem está com o carro rebaixado, porque o rebaixado pode fazer zig zag que não é 100% correto, mas muita gente que tem carro alto passa pulando em quebrando mola ou anda nas vias igual louco, então as vezes é mais uma coincidência de azar, imperícia ou imprudência do motorista do que culpa do carro ser alto ou baixo...

Algo semelhante que tem muito na região onde moro pq a prefeitura deixa muito a desejar, surge buraco nas vias e eles simplesmente passam com um caminhão com massa asfáltica joga de pá no buraco de qualquer jeito e deixa que os próprios carros "amassem", o resultado fica as vezes tão ruim ou até pior que o buraco, então eu tento escapar disso pq se não vou andar com meu carro pulando e chacoalhando igual charrete...rs...

Sei que vc não é fã de carros rebaixados e te incomoda ver circulando por aí, talvez eu vá receber críticas pelo que disse acima, mas tô sendo prático e sincero diante da minha realidade e forma de pensar/agir...

Abraço...

_________________
J. Hugo Vieira
Pouso Alegre/MG
HB20 Comfort Plus 15/15 White Top - Versão: Customizado.
Garagem: viewtopic.php?f=8&t=10613
HB20 Clube Sul de MG: viewtopic.php?f=45&t=10626


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Quebra-molas, passar em diagonal?
MensagemEnviado: 29 Abr 2016 11:58 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 02 Jan 2016 11:20
Mensagens: 324
Nunca passe em quebra-molas em diagonal, NUNCA!

O esforço da suspensão fora de alinhamento é muito grande e pode torcer a longarina do carro com o tempo.

_________________
Bruno Ponte
S22º55´19.2" - W43º22´49.5"
HB20 X 2016 - O Gafanhoto

-Insulfilm Titaniun
-Porcas Mc Gard
-Alto-falantes Ground-zero Titanium.
-Loading ....
http://hb20clube.com.br/viewtopic.php?f=8&t=11252


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Quebra-molas, passar em diagonal?
MensagemEnviado: 29 Abr 2016 15:41 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 30 Out 2014 11:55
Mensagens: 1115
Localização: São Paulo
Eu tento ao maximo, não usar esse recurso, porém as vezes com o carro cheio, vc é meio que obrigado...Acredito q com velocidade pequena, não prejudica muito no esforço da suspensão, pois a primeira roda subira e depois na sequencia as outras, e de forma diagonal, qndo uma roda está descendo , uma outra está acima e a outra estará subindo evitando assim a raspagem do assoalho, porém pra se fazer isso tem que se tomar muito cuidado, olhar os retrovisores e ve se tem alguém na mão contraria.... O pessoal q rebaixa o carro, alguns acham q são donos da rua e ocupam ela inteira pra fazer esse recurso, meu cunhado q tem uma cheroke blindada ja pegou alguns desses desavisados... por isso na proxima troca de pneu, irei buscar um com perfil mais alto, pois só faço uso desse recurso em extrema necessidade


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Quebra-molas, passar em diagonal?
MensagemEnviado: 29 Abr 2016 15:56 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
De qualquer modo, em relação à torção do chassis, subir com uma roda antes da outra é inevitável em muitas entradas de garagens e outras situações semelhantes do dia a dia.
Já aconteceu comigo algumas vezes, de estando de carro ou de moto, me surpreender com um movimento completamente inesperado do veículo à frente, passando no quebra-molas.
Teve um inclusive que virou tão de lado que eu pensei que ele ia entrar numa entrada de garagem...
Aqui que tem muitos quebra-molas em avenidas de duas pistas, isso é um risco grande de acidentes.
Sem falar nos desavisados que batem na traseira do carro à frente que apenas freou para passar o obstáculo.
Abraço.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Quebra-molas, passar em diagonal?
MensagemEnviado: 29 Abr 2016 16:49 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 30 Out 2014 11:55
Mensagens: 1115
Localização: São Paulo
Roberto Bertoche escreveu:
De qualquer modo, em relação à torção do chassis, subir com uma roda antes da outra é inevitável em muitas entradas de garagens e outras situações semelhantes do dia a dia.
Já aconteceu comigo algumas vezes, de estando de carro ou de moto, me surpreender com um movimento completamente inesperado do veículo à frente, passando no quebra-molas.
Teve um inclusive que virou tão de lado que eu pensei que ele ia entrar numa entrada de garagem...
Aqui que tem muitos quebra-molas em avenidas de duas pistas, isso é um risco grande de acidentes.
Sem falar nos desavisados que batem na traseira do carro à frente que apenas freou para passar o obstáculo.
Abraço.

ébem assim mesmo, se vc percebe que a lombada é um pouco exagerada, vc ja vai olhando pro retrovisor e freando pra segurar o carro atras, para não fazer aquela freada brusca, bem como tomar muito cuidado com as motos, por que pra quem ta d moto, é como se tomasse uma rasteira, e esse pessoal que anda se arrastando nas ruas não tá nem preocupado com os outros


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Quebra-molas, passar em diagonal?
MensagemEnviado: 29 Abr 2016 23:42 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6231
Localização: Montes Claros - M.G.
Esse assunto gera alguma polêmica pq já li relatos de que não se deve passar os quebra-molas na diagonal pq pode comprometer a estrutura dos veículos e etc ...

Pessoalmente não acredito nessas afirmações que para mim continuam sendo um mito e explicando, qualquer estrutura monobloco ou de chassis de um veículo ou pick up foram projetadas para suportar com toda a segurança sem deformações esses tipos de flexões que essas estruturas podem sofrer ao se passar diagonalmente por quebra-molas, ou, o que é o mesmo, ao se transitar por locais de solos um pouco mais acidentados ou desnivelados !

Normalmente se passa nesses obstáculos devagar e com o devido cuidado, mas quando eles tem uma altura exagerada, mesmo passando-se quase parando, os veículos de passeio podem raspar com o fundo e danificar alguma peça da parte de baixo dos veículos se eles forem mais baixos ou mesmo se estiverem um pouco mais carregados, por isso, não é lá muito recomendado pq afeta a pintura de proteção contra a corrosão e por esses arranhões pode-se iniciar uma ferrugem além de tb haver a possibilidade de estragar ou mesmo arrancar algum componente da parte de baixo do veículo.

Então nesses casos, existe sim essa útil possibilidade de se passar de lado nesses tipos de obstáculos para se evitar esses possíveis raspões na estrutura inferior dos veículos.

Uso essa dica desde muito tempo atrás e nunca foi vítima de nenhum tipo de dano ou desalinhamentos de quaisquer natureza nos meus veículos.

É isso aí colegas, valeu !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Quebra-molas, passar em diagonal?
MensagemEnviado: 30 Abr 2016 10:19 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 02 Jan 2016 11:20
Mensagens: 324
ianisgreek escreveu:
Esse assunto gera alguma polêmica pq já li relatos de que não se deve passar os quebra-molas na diagonal pq pode comprometer a estrutura dos veículos e etc ...

Pessoalmente não acredito nessas afirmações que para mim continuam sendo um mito e explicando, qualquer estrutura monobloco ou de chassis de um veículo ou pick up foram projetadas para suportar com toda a segurança sem deformações esses tipos de flexões que essas estruturas podem sofrer ao se passar diagonalmente por quebra-molas, ou, o que é o mesmo, ao se transitar por locais de solos um pouco mais acidentados ou desnivelados !

Normalmente se passa nesses obstáculos devagar e com o devido cuidado, mas quando eles tem uma altura exagerada, mesmo passando-se quase parando, os veículos de passeio podem raspar com o fundo e danificar alguma peça da parte de baixo dos veículos se eles forem mais baixos ou mesmo se estiverem um pouco mais carregados, por isso, não é lá muito recomendado pq afeta a pintura de proteção contra a corrosão e por esses arranhões pode-se iniciar uma ferrugem além de tb haver a possibilidade de estragar ou mesmo arrancar algum componente da parte de baixo do veículo.

Então nesses casos, existe sim essa útil possibilidade de se passar de lado nesses tipos de obstáculos para se evitar esses possíveis raspões na estrutura inferior dos veículos.

Uso essa dica desde muito tempo atrás e nunca foi vítima de nenhum tipo de dano ou desalinhamentos de quaisquer natureza nos meus veículos.

É isso aí colegas, valeu !


Eu já vi uma simulação em ANSYS (para quem não conhece é um programa que vc consegue "ver" o que acontece com uma estrutura ao se aplicar uma força), sobre flexões em chassis de carros ... Pena que não tenho mais o arquivo para mostrar, mas mostrava a diferença de forças que o carro sofria e eram bem fortes, não sei se eram fortes o suficiente para empenar, mas vai que ....
Eu já andei em estradas e ruas de diversos países, e só no Brasil tem quebra molas, será que são estudados quando os chassis são projetados ?
Por via das dúvidas, eu não passo em diagonal em nada....

_________________
Bruno Ponte
S22º55´19.2" - W43º22´49.5"
HB20 X 2016 - O Gafanhoto

-Insulfilm Titaniun
-Porcas Mc Gard
-Alto-falantes Ground-zero Titanium.
-Loading ....
http://hb20clube.com.br/viewtopic.php?f=8&t=11252


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Quebra-molas, passar em diagonal?
MensagemEnviado: 30 Abr 2016 13:03 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6231
Localização: Montes Claros - M.G.
brponte escreveu:
ianisgreek escreveu:
Esse assunto gera alguma polêmica pq já li relatos de que não se deve passar os quebra-molas na diagonal pq pode comprometer a estrutura dos veículos e etc ...

Pessoalmente não acredito nessas afirmações que para mim continuam sendo um mito e explicando, qualquer estrutura monobloco ou de chassis de um veículo ou pick up foram projetadas para suportar com toda a segurança sem deformações esses tipos de flexões que essas estruturas podem sofrer ao se passar diagonalmente por quebra-molas, ou, o que é o mesmo, ao se transitar por locais de solos um pouco mais acidentados ou desnivelados !

Normalmente se passa nesses obstáculos devagar e com o devido cuidado, mas quando eles tem uma altura exagerada, mesmo passando-se quase parando, os veículos de passeio podem raspar com o fundo e danificar alguma peça da parte de baixo dos veículos se eles forem mais baixos ou mesmo se estiverem um pouco mais carregados, por isso, não é lá muito recomendado pq afeta a pintura de proteção contra a corrosão e por esses arranhões pode-se iniciar uma ferrugem além de tb haver a possibilidade de estragar ou mesmo arrancar algum componente da parte de baixo do veículo.

Então nesses casos, existe sim essa útil possibilidade de se passar de lado nesses tipos de obstáculos para se evitar esses possíveis raspões na estrutura inferior dos veículos.

Uso essa dica desde muito tempo atrás e nunca foi vítima de nenhum tipo de dano ou desalinhamentos de quaisquer natureza nos meus veículos.

É isso aí colegas, valeu !


Eu já vi uma simulação em ANSYS (para quem não conhece é um programa que vc consegue "ver" o que acontece com uma estrutura ao se aplicar uma força), sobre flexões em chassis de carros ... Pena que não tenho mais o arquivo para mostrar, mas mostrava a diferença de forças que o carro sofria e eram bem fortes, não sei se eram fortes o suficiente para empenar, mas vai que ....
Eu já andei em estradas e ruas de diversos países, e só no Brasil tem quebra molas, será que são estudados quando os chassis são projetados ?
Por via das dúvidas, eu não passo em diagonal em nada....



Sim colega, certamente que em todos os projetos de estruturas automotivas é levado em consideração todos esses tipos de flexões que um veículo em sua vida útil está sujeito a sofrer devido aos diferentes tipos de ondulações encontradas normalmente em ruas e estradas.

Já lí vários artigos gringos e nacionais abordando sobre esse assunto e a partir daí, sempre passo em diagonal ou mesmo de lado em quebra molas mais altos ou salientes para evitar os raspões na parte inferior dos meus veículos e nunca houve nenhuma alteração ou desalinhamento nesses veículos !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Quebra-molas, passar em diagonal?
MensagemEnviado: 30 Abr 2016 15:20 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Concordo com tudo o que foi dito acima sobre empenar ou não (espero que não empene só por isso) e sobre o carro baixo ser obrigado a passar de lado.
O meu carro (aquele, de livre escolha) tem que passar reto por eles, sem tocar nada além das rodas, mesmo quando eu, por desatenção (aliado à péssima sinalização), não tenha visto o obstáculo.
Eu não teria um carro de uso diário que tivesse que passar de lado em quebra-molas.
Não só por isso, mas porque ele vai ter uma condução, no geral, muito limitada por este velho oeste, onde moro.
Imagina um carro bonito, automático, bem equipado, rápido e que passa na moral onde outros carros passam raspando o queixo ou a barriga.
Se o meu carro me obrigasse a passar em zique-zague em quebra molas (aqui tem mais que muitos) eu trocaria, no mínimo o perfil dos pneus para deixá-lo mais alto.
Abraço,

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 14 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB