Roberes escreveu:
Roberto Bertoche escreveu:
Mais ou menos, Roberes.
Se pisar pouco, com pé de pena, nem mesmo o giro não sobe... e então economiza sim.
Ok Roberto, tem razão quanto a isto.
Roberto Bertoche escreveu:
Geralmente, quer dizer, na maioria das vezes, quanto mais baixo o giro, mais economiza.
Porém, não consigo imaginar uma situação onde o consumo diminui com aumento do giro.
Roberto Bertoche escreveu:
Já com a velocidade, a grosso modo, o que varia com ela é força necessária para vencer a resistência do ar.
Como essa força é diretamente proporcional ao quadrado da velocidade, fazendo as contas, significa que a força necessária para vencer a resistência do ar a 120 km/h é o dobro da força despendida a 85 km/h. (raiz quadrada da metade do quadrado de 120 é igual 85)
[]
Entendi que com o aumento da velocidade a carga pode dobrar, mas qual a conclusão quanto ao consumo e o giro?
No teste da QuatroRoda, na velocidade de 120km/h, o FUSION 2.0 TURBO fez 10,1 km/l a 2400rpm e o FOX 1.0 TRÊS fazer 10,4 km/l a 3800rpm, mas isto não quer dizer que o consumo pode ser menor com aumento do giro.
Abraço
Então colega, quanto a isso, entendo que não quer dizer que motores menores como os 1.0 sejam de fato sempre mais econômicos em quaisquer condições de utilização pq até nesse exemplo existem as obvias limitações.
É por isso que normalmente os motores maiores em veículos de aerodinâmica e pesos semelhantes apresentam um consumo rodoviário igual ou até muitas vezes menor do que esses mesmos veículos quando equipados com motores menores.
É porque no caso dos motores maiores, o torque disponível mesmo em baixas rotações já é bem maior do que no caso dos motores menores e assim, para manter as mesmas médias de velocidade rodoviárias, pisa-se bem menos no acelerador desses motores maiores do que ocorre nos motores menores, resultando assim, nesse levemente menor consumo médio citado aqui por esses motores maiores.
E tem mais um dado técnico importante a ser considerado aqui nessas comparações :
Isso tb vai depender muito do rendimento que cada motor apresenta e explicando aqui popularmente, temos que ver o quanto de potencia e torque cada um motor vai produzir com a mesma quantidade de combustível consumida por eles e nesses momentos, muitas vezes, os motores maiores podem sim perfeitamente se mostrar até mais vantajosos nesse aspecto do que esses motores menores !!!