Hyundai HB20 Clube
https://hb20clube.com.br/

Velocidade x Consumo
https://hb20clube.com.br/viewtopic.php?f=10&t=11853
Página 2 de 2

Autor:  Roberes [ 07 Set 2016 07:47 ]
Título:  Re: Velocidade x Consumo

Roberto Bertoche escreveu:
Mais ou menos, Roberes.
Se pisar pouco, com pé de pena, nem mesmo o giro não sobe... e então economiza sim.

Ok Roberto, tem razão quanto a isto.
Roberto Bertoche escreveu:
Geralmente, quer dizer, na maioria das vezes, quanto mais baixo o giro, mais economiza.

Porém, não consigo imaginar uma situação onde o consumo diminui com aumento do giro.
Roberto Bertoche escreveu:
Já com a velocidade, a grosso modo, o que varia com ela é força necessária para vencer a resistência do ar.
Como essa força é diretamente proporcional ao quadrado da velocidade, fazendo as contas, significa que a força necessária para vencer a resistência do ar a 120 km/h é o dobro da força despendida a 85 km/h. (raiz quadrada da metade do quadrado de 120 é igual 85)
[]

Entendi que com o aumento da velocidade a carga pode dobrar, mas qual a conclusão quanto ao consumo e o giro?

No teste da QuatroRoda, na velocidade de 120km/h, o FUSION 2.0 TURBO fez 10,1 km/l a 2400rpm e o FOX 1.0 TRÊS fazer 10,4 km/l a 3800rpm, mas isto não quer dizer que o consumo pode ser menor com aumento do giro.

Abraço

Autor:  ianisgreek [ 07 Set 2016 13:00 ]
Título:  Re: Velocidade x Consumo

Roberes escreveu:
Roberto Bertoche escreveu:
Mais ou menos, Roberes.
Se pisar pouco, com pé de pena, nem mesmo o giro não sobe... e então economiza sim.

Ok Roberto, tem razão quanto a isto.
Roberto Bertoche escreveu:
Geralmente, quer dizer, na maioria das vezes, quanto mais baixo o giro, mais economiza.

Porém, não consigo imaginar uma situação onde o consumo diminui com aumento do giro.
Roberto Bertoche escreveu:
Já com a velocidade, a grosso modo, o que varia com ela é força necessária para vencer a resistência do ar.
Como essa força é diretamente proporcional ao quadrado da velocidade, fazendo as contas, significa que a força necessária para vencer a resistência do ar a 120 km/h é o dobro da força despendida a 85 km/h. (raiz quadrada da metade do quadrado de 120 é igual 85)
[]

Entendi que com o aumento da velocidade a carga pode dobrar, mas qual a conclusão quanto ao consumo e o giro?

No teste da QuatroRoda, na velocidade de 120km/h, o FUSION 2.0 TURBO fez 10,1 km/l a 2400rpm e o FOX 1.0 TRÊS fazer 10,4 km/l a 3800rpm, mas isto não quer dizer que o consumo pode ser menor com aumento do giro.

Abraço



Então colega, quanto a isso, entendo que não quer dizer que motores menores como os 1.0 sejam de fato sempre mais econômicos em quaisquer condições de utilização pq até nesse exemplo existem as obvias limitações.

É por isso que normalmente os motores maiores em veículos de aerodinâmica e pesos semelhantes apresentam um consumo rodoviário igual ou até muitas vezes menor do que esses mesmos veículos quando equipados com motores menores.

É porque no caso dos motores maiores, o torque disponível mesmo em baixas rotações já é bem maior do que no caso dos motores menores e assim, para manter as mesmas médias de velocidade rodoviárias, pisa-se bem menos no acelerador desses motores maiores do que ocorre nos motores menores, resultando assim, nesse levemente menor consumo médio citado aqui por esses motores maiores.

E tem mais um dado técnico importante a ser considerado aqui nessas comparações :

Isso tb vai depender muito do rendimento que cada motor apresenta e explicando aqui popularmente, temos que ver o quanto de potencia e torque cada um motor vai produzir com a mesma quantidade de combustível consumida por eles e nesses momentos, muitas vezes, os motores maiores podem sim perfeitamente se mostrar até mais vantajosos nesse aspecto do que esses motores menores !!!

Autor:  Roberes [ 10 Set 2016 07:28 ]
Título:  Re: Velocidade x Consumo

ianisgreek escreveu:


Então colega, quanto a isso, entendo que não quer dizer que motores menores como os 1.0 sejam de fato sempre mais econômicos em quaisquer condições de utilização pq até nesse exemplo existem as obvias limitações.

É por isso que normalmente os motores maiores em veículos de aerodinâmica e pesos semelhantes apresentam um consumo rodoviário igual ou até muitas vezes menor do que esses mesmos veículos quando equipados com motores menores.

É porque no caso dos motores maiores, o torque disponível mesmo em baixas rotações já é bem maior do que no caso dos motores menores e assim, para manter as mesmas médias de velocidade rodoviárias, pisa-se bem menos no acelerador desses motores maiores do que ocorre nos motores menores, resultando assim, nesse levemente menor consumo médio citado aqui por esses motores maiores.

E tem mais um dado técnico importante a ser considerado aqui nessas comparações :

Isso tb vai depender muito do rendimento que cada motor apresenta e explicando aqui popularmente, temos que ver o quanto de potencia e torque cada um motor vai produzir com a mesma quantidade de combustível consumida por eles e nesses momentos, muitas vezes, os motores maiores podem sim perfeitamente se mostrar até mais vantajosos nesse aspecto do que esses motores menores !!!


ianisgreek, é isto mesmo, o problema foi a matéria da QuatroRodas, que comparou consumo com velocidade, mas fez uma salada, misturando motores e combustíveis diferentes.

Abraço

Autor:  ianisgreek [ 10 Set 2016 11:38 ]
Título:  Re: Velocidade x Consumo

Colega Roberes, infelizmente a qualidade das matérias técnicas das revistas especializadas em automóveis tem caído visivelmente de nível de uns tempos para cá.

E falo isso por experiência própria pq eu mesmo com meu irmãos fazíamos coleção dessas revistas nos anos 70, 80, 90 e até na década de 2000 e de lá para cá paramos de comprar pq a regressão na qualidade dessas matérias se tornou óbvia, infelizmente!!!

Obs : E assim, ainda temos pilhas e mais pilhas dessas revistas devidamente guardadas em casa, são estantes inteiras cheias delas !

Página 2 de 2 Todos os horários são GMT - 3 horas
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
http://www.phpbb.com/