Bem-vindo: 29 Mar 2024 06:59

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 28 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: IMPORTANTE: Você amaciou seu motor 0km?
MensagemEnviado: 24 Nov 2016 21:00 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Roberto Bertoche escreveu:
Ianis, estou me referindo ao assunto de que tratam esses links.
De amaciar "no pau", numa janela estreita de 50 km (!!!), para um correto assentamento dos anéis, "em carga", com a compressão do motor em "estado de potência".
Isso é contra o que diz todos os manuais.
Num deles diz que o autor já amaciou mais de 300 motores.
Quem puder dedicar 5 minutos, escolha traduzir e dê uma olhada.
Vale a pena pelo conceito.
Abraço,



Então Bertoche, eu entendi sim o conteúdo de ambos os links e tb já tinha conhecimento dessa forma de amaciamento mais radical citado pelo autor desse link ...

Mas essa é uma outra forma de amaciamento tb utilizada mas menos do que a forma tradicional e que alguns profissionais a defendem pq ela tb tem demonstrado na prática , bons resultados.

Eu particularmente acredito que se vc misturar os 2 tipos de amaciamento vc estará ajudando bastante o seu novo motor a se assentar e amaciar mais rapidamente, mas sem exageros, que seria manter rotações próximas da potência máxima por prolongados períodos de tempo ...

E vou deixar aqui um exemplo recente disso :

Aquele HB20S turbo da Hyundai Motors em que eu fiz nele aquele prolongado test drive tb foi amaciado mais de pé no fundo, segundo me foi informado pelo gerente daquela CCS HMB quando ele me entregou aquele HB20 para eu submete-lo ao meu teste pessoal ...

Tudo bem que segundo me foi tb informado por aquele mesmo gerente, que aquele HB20S turbo do test drive havia sido abastecido desde zero Km somente com etanol e a prova disso é que durante todo o test drive que fiz nele, a ponteira do escape sempre se mostrava bem limpa e totalmente livre de fuligens negras, num claro e evidente sinal de que os anéis dos pistons dele estavam praticamente assentados nos seus respectivos cilindros e que portanto, o amaciamento inicial daquele motor tinha obtido êxito total.

Além disso, tb acompanhei atentamente durante todo esse prolongado test drive, tanto o nível de oleo do motor quanto o nível do líquido de arrefecimento no seu respectivo reservatório e tudo estava sempre perfeito.

Afinal, não quer dizer que pq me foi confiado um HB20S turbo novinho de fábrica para eu realizar nele alguns testes pessoais e que obviamente, os resultados por mim obtidos com aquela nova versão de HB20, interessariam tb ao meu amigo gerente daquela revenda HMB, que eu deveria então destruí-lo, afinal penso que a nossa responsabilidade principalmente com os objetos alheios, deve estar acima de tudo !

Lembro-me tb que o recebi no Sábado com exatos 1230 kms rodados, imprimí nele mais 460 kms em 3 dias de testes nas mais diversas utilizações e o devolvi na segunda a tarde, obviamente que sempre imprimindo nesse pequeno motor turbo, uma carga mais próxima da ideal para aquele motor ainda novo e mantendo a maior parte do tempo, rotações de médias para altas e sinceramente, ele não me decepcionou em momento algum !!!

Na minha opinião pessoal, para o amaciamento daquele HB20S turbo ficar perfeito e completo, faltou somente trocar o oleo do motor e o filtro de oleo dele, depois daquele exaustivo teste de final de semana nele, afinal, bem que ele mais do que mereceria esse cuidado dessa troca de oleo e filtro, mas aquele HB20 não era meu ...

E de qualquer forma, me diverti muito nele, pq foi um ótimo e revelador test-drive e assim, que fique aqui mais esse exemplo de um amaciamento diferente do habitual, mas que tb mostrou um eficaz resultado !!!

É isso aí colega, abrç !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: IMPORTANTE: Você amaciou seu motor 0km?
MensagemEnviado: 24 Nov 2016 23:39 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 10 Mai 2016 11:27
Mensagens: 296
Muitos dizem que o motor tem um período da vida útil dele onde se tem a maior potência, onde todos os componentes internos estão bem ajustados. Depois disso começa-se as folgas, vazamentos de óleo, etc. O lance é saber onde esse período começa e onde termina.

Eu li há muitos anos atrás, que um famoso corredor, montava o motor que ele usaria na corrida, em uma kombi. Andava sempre com o pé embaixo e com a kombi totalmente cheia, no limite de carga por alguns quilômetros. Depois ele instalava o motor no carro de corrida dele já amaciado.

Foi levantada a questão de que esse tipo de amaciamento deixa o motor no "ponto" mais rápido ou apenas adianta o período de maior rendimento, consequentemente encurtando a vida útil do motor?


Como não sou piloto profissional, prefiro amaciar os motores dos meus carros com mais tranquilidade, trocando o oleo com mais ou menos 2500 km e aí sim, desfrutar.

_________________
HB20S Branco Polar


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: IMPORTANTE: Você amaciou seu motor 0km?
MensagemEnviado: 25 Nov 2016 00:29 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Oboe escreveu:
Muitos dizem que o motor tem um período da vida útil dele onde se tem a maior potência, onde todos os componentes internos estão bem ajustados. Depois disso começa-se as folgas, vazamentos de óleo, etc. O lance é saber onde esse período começa e onde termina.

Eu li há muitos anos atrás, que um famoso corredor, montava o motor que ele usaria na corrida, em uma kombi. Andava sempre com o pé embaixo e com a kombi totalmente cheia, no limite de carga por alguns quilômetros. Depois ele instalava o motor no carro de corrida dele já amaciado.

Foi levantada a questão de que esse tipo de amaciamento deixa o motor no "ponto" mais rápido ou apenas adianta o período de maior rendimento, consequentemente encurtando a vida útil do motor?


Como não sou piloto profissional, prefiro amaciar os motores dos meus carros com mais tranquilidade, trocando o oleo com mais ou menos 2500 km e aí sim, desfrutar.



Oboe, esse primeiro exemplo que vc citou acima, está de acôrdo c/ aqueles links postados anteriormente pelo colega Bertoche, onde alguns autores norte americanos citam exatamente sobre esse tipo de amaciamento , onde há uma ampla utilização mais intensa dos motores novos desde o início do período de amaciamento..

Então colega, está sim correta essa sua afirmação de que com esse procedimento citado acima, há um amaciamento forçadamente mais rápido e segundo dizem, igualmente eficaz ...

Quanto ao período considerado ideal onde um motor novo se mostra já perfeitamente amaciado até quando ele já inicia as suas perdas de performance devido ao início dos desgastes normais, lógico que isso tb vai variar, pq depende de alguns fatores como a maneira como esse motor é normalmente utilizado, a manutenção preventiva que ele recebe, o tipo de combustível que ele é abastecido, etc.

Mas de uma maneira geral, é considerado em mecãnica automotiva que um motor normal de um automóvel médio já esteja razoavelmente amaciado somente a partir dos primeiros 6000 kms rodados e que essa sua máxima performance pode permanecer em níveis ótimos e ideais até pelo menos uns 60000 kms a 90000 kms, mas lógico que esses limites são apenas figurativos e não seriam na realidade tão rigorosos e exatos, pq de fato há uma grande variação para mais e para menos de motor para motor e tb como foi citado acima, vai depender basicamente de como esse motor foi cuidado durante toda a sua vida útil.

Mas nesse caso de amaciamento, eu tb penso similar a vc, por isso, prefiro respeitar o devido tempo e quilometragem mínima percorrida para de fato, ocorrer um mais completo e gradual amaciamento de todos os componentes internos de um motor novo.

E somente depois desse intervalo de tempo é que eu vou desfrutar e exigir mais a fundo e intensamente, 100% da potência máxima desse meu novo motor.

E tb sempre faço a primeira troca do oleo e filtro entre os primeiros 1500 kms até 2000 kms rodados para assim, descartar junto com esse oleo e esse filtro já usados, todos os resíduos provenientes desse inicial período de amaciamento.

Sempre acreditei que o correto seja por aí mesmo, valeu colega !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: IMPORTANTE: Você amaciou seu motor 0km?
MensagemEnviado: 27 Nov 2016 20:36 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 09 Jul 2013 19:39
Mensagens: 1102
Localização: Porto Alegre
Roberto Bertoche escreveu:
Bom dia, Diogo!
Fazia tempo que não via vc por aqui.
Prazer lê-lo.

Vim responder de que lado estou:
Estou do lado daqueles que acreditam que amaciar é "no pau" e nos primeiros 50 km. Sei que é uma opinião polêmica, mas estou cada vez mais acreditando nisso.
Tenho convicção, mas não posso provar... rs.
Abraço,


Bertoche,

Ando bem atarefado nos últimos tempos, com novos projetos em épocas de crise se trabalha mais ainda, mas sempre passo para dar uma olhadinha no forum.
Normalmente gosto de tópicos mais técnicos e como muitaaaaa coisa já foi discutida quando o carro era novo, agora sobra pouco a eu contribuir, por isto não tenho respondido muito, mas to sempre "ligado" dentro do possível.

Abraço aos amigos


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: IMPORTANTE: Você amaciou seu motor 0km?
MensagemEnviado: 28 Nov 2016 10:07 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Como o meu objetivo aqui no forum sempre foi o de ajudar e de compartilhar experiencias e conhecimentos, quero informar aqui ao colega Bertoche quanto à dúvida dele de que pode sim "amaciar no pau:" desde os primeiros kms rodados de um novo HB20 zero KM, mas com as seguintes ressalvas :

Não esticar nenhuma das marchas além de 5000 rpms.

Não manter essas altas rotações por períodos mais prolongados de tempo, portanto são picos rápidos e breves até essas altas rotações.

Ter a devida paciência de sempre esperar o motor atingir a sua temperatura normal de trabalho para fazer essas exigências de desempenho com ele.

E sempre dar preferencia para deixar o motor não trabalhar abaixo de 2000 rpms em nenhuma marcha e nem deixa-lo funcionar por períodos mais prolongados de tempo em marcha lenta pq essa condição tb é reconhecidamente prejudicial ao bom amaciamento de qualquer motor novo, pq em marcha lenta a pressão de oleo é sempre bem fraca e portanto essa tb nunca foi uma boa condição de funcionamento de um motor novo que exige sempre maiores pressões de oleo.

E finalmente, tb não esquecer de que nada ou quase nada do que é dito aqui vai resolver se apesar de todos esses cuidados sendo tomados com um novo motor para que ele seja bem amaciado, se for permitido que ele FUNCIONE COM OLEO VELHO, por isso a primeira troca de oleo e filtro DEVE OBRIGATORIAMENTE ser realizada nos primeiros 1500 kms a 2000 kms rodados e com o motor ainda bem quente para o sucesso total do amaciamento desse motor novo !!!

Obs : Motores novos e em fase de amaciamento comprovadamente desgastam tb bem mais o oleo lubrificante devido aos maiores atritos gerados por todas as peças novas dele que ainda estão se assentando e se acasalando umas com as outras por isso existe essa recomendação da primeira troca de oleo ser mais precoce do que as demais !

É isso aí colega, abrç !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: IMPORTANTE: Você amaciou seu motor 0km?
MensagemEnviado: 28 Nov 2016 13:20 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Concordo com todas as observações.
Abraço,

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: IMPORTANTE: Você amaciou seu motor 0km?
MensagemEnviado: 28 Nov 2016 16:00 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Roberto Bertoche escreveu:
Ianis, estou me referindo ao assunto de que tratam esses links.
De amaciar "no pau", numa janela estreita de 50 km (!!!), para um correto assentamento dos anéis, "em carga", com a compressão do motor em "estado de potência".
Isso é contra o que diz todos os manuais.
Num deles diz que o autor já amaciou mais de 300 motores.
Quem puder dedicar 5 minutos, escolha traduzir e dê uma olhada.
Vale a pena pelo conceito.
Abraço,



Então Bertoche, como o conteúdo técnico desse link vai contra o que a fábrica da Hyundai indica para um amaciamento dos motores novos dos veículos HB20, eu já havia citado aqui para vc e os demais colegas para se usar um meio-têrmo entre "amaciar no pau" e amaciar conforme indicado pela HMB e tb por muitos outros fabricantes de motores.

Acho que é de um razoável bom senso usar essa mistura de ambos os métodos para um mais eficaz amaciamento dos HB20 !

Obs : Pessoalmente eu não concordo que utilizar apenas esse método de "amaciamento no pau" por digamos apenas 50 kms e que agindo-se assim já seria considerado tecnicamente suficiente para amaciar completamente um motor novo e além disso, esse autor do link que defende esse método de amaciar no pau não provou tecnicamente que esse método defendido e utilizado por ele de fato mostra na prática que os motores assim amaciados apresentam uma maior compressão e uma maior pressão de oleo do que os motores amaciados pelo outro método mais tradicional e indicados normalmente pela maioria dos fabricantes de motores !!!

E com isso, retornamos novamente naquela velha história que eu já citei aqui de matar a cobra e mostrar tanto ela morta como tb o pau com que se matou essa cobra...

É isso aí colega, abrç !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: IMPORTANTE: Você amaciou seu motor 0km?
MensagemEnviado: 03 Abr 2017 22:52 
Offline

Registrado em: 02 Abr 2017 15:16
Mensagens: 21
Oi, gente!
Sei que o tópico já tá meio 'velho', mas afinal, a qual conclusão vcs chegaram? rs
Vou pegar meu carro semana que vem e queria saber.. troco de marcha antes dos 4000, dou uma forçada... o que eu faço? Fiquei confusa! hahah

Obrigada!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: IMPORTANTE: Você amaciou seu motor 0km?
MensagemEnviado: 04 Abr 2017 08:54 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Se quiser ser conservadora e prudente, siga as recomendações do manual do proprietário para os primeiros 1.000 Km.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: IMPORTANTE: Você amaciou seu motor 0km?
MensagemEnviado: 04 Abr 2017 21:10 
Offline

Registrado em: 02 Abr 2017 15:16
Mensagens: 21
Roberto Bertoche escreveu:
Se quiser ser conservadora e prudente, siga as recomendações do manual do proprietário para os primeiros 1.000 Km.



Obrigada!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 28 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB