Bem-vindo: 28 Mar 2024 07:55

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 28 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
 Título: IMPORTANTE: Você amaciou seu motor 0km?
MensagemEnviado: 24 Nov 2016 08:13 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 16 Nov 2016 08:47
Mensagens: 94
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Fala galera,

Tenho visto muito na TV e na internet matérias fuleiras a respeito de amaciamento de motor para carros 0km. Eles dizem ser mito esses procedimentos de amaciamento, que é desnecessário e tudo mais...bla bla bla

***NÃO CAIAM NESSA!***

Manuais são feitos para serem respeitados, a fábrica não iria escrever uma coisa sem necessidade, não faz sentido.

Então segue aí uma breve explicação extraída do próprio manual do veículo;

RODAGEM INICIAL DO SEU HYUNDAI
Não é necessário nenhum procedimento especial a ser realizado. Seguindo algumas precauções simples para os primeiros 1.000 km, pode-se melhorar o desempenho, a economia de combustível e a vida útil do seu veículo.
• Não force o motor.
• Ao dirigir, mantenha a rotação do motor entre 2.000 e 4.000 rpm.
• Não mantenha velocidades constantes por longos períodos, tanto baixas como altas.
• Evite freadas bruscas, exceto em situações de emergência, para permitir que os freios funcionem corretamente.

Se decidir efetuar um reboque Aqui estão alguns pontos importantes, se decidir efetuar um reboque:
• Não efetue qualquer reboque com seu veículo durante os primeiros 2.000 km, a fim de permitir o amaciamento adequado do motor. A inobservância desta recomendação pode resultar em sérios danos ao motor ou à transmissão.
• Durante um reboque, certifique-se de consultar uma concessionária autorizada Hyundai Motor Brasil (HMB), para maiores informações sobre os requisitos adicionais, tais como, um kit de reboque, etc.
• Conduza o veículo sempre em velocidade moderada (menos de 100 km/h).
• Em um aclive longo, não exceda 70 km/h ou o limite de velocidade determiando para o reboque, o que for menor.


E aí, de que lado você está? (Postem suas opiniões).

Eu estou seguindo o manual do veículo, mas também temos que ter o bom senso de entender que o veículo é novo, logo suas peças também são, precisam ser ajustadas...

Informações extraídas do manual do veículo disponível no site da Hyundai: http://www.hyundai.com/wcm/idc/groups/s ... _pb66a.pdf

Abraços!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: IMPORTANTE: Você amaciou seu motor 0km?
MensagemEnviado: 24 Nov 2016 08:52 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 09 Jul 2013 19:39
Mensagens: 1102
Localização: Porto Alegre
WillianCostasbc escreveu:

...E aí, de que lado você está? (Postem suas opiniões)...


Amigo acho que este tópico já existe, me lembro que foi discutido.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: IMPORTANTE: Você amaciou seu motor 0km?
MensagemEnviado: 24 Nov 2016 09:04 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Bom dia, Diogo!
Fazia tempo que não via vc por aqui.
Prazer lê-lo.

Vim responder de que lado estou:
Estou do lado daqueles que acreditam que amaciar é "no pau" e nos primeiros 50 km. Sei que é uma opinião polêmica, mas estou cada vez mais acreditando nisso.
Tenho convicção, mas não posso provar... rs.
Abraço,

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: IMPORTANTE: Você amaciou seu motor 0km?
MensagemEnviado: 24 Nov 2016 09:17 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Out 2014 23:35
Mensagens: 5015
Localização: Minas Gerais
Bom dia!

Segui o que constava no manual, em relação aos primeiros 1000 km.

Hoje com 32.000 km, o motor continua ótimo como zero.

Sobre a observação do Diogo, caso alguém ache o tópico antigo, só avisar que faço a fusão.

Abraços,

_________________
HB20 Comfort Style 1.6 14/15

Moderador no Fórum e no Facebook do HB20 Clube.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: IMPORTANTE: Você amaciou seu motor 0km?
MensagemEnviado: 24 Nov 2016 11:40 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Colega Willian, vc abordou um assunto muito sério e que infelizmente, tem se tornado até um tanto polêmico atualmente devido às muitas besteiras e mitos amplamente comentados e propagados popularmente por aí de que isso seria atualmente desnecessário ...

Mas esse é mais um LEDO ENGANO colegas, pq aqui mesmo nesse nosso forum temos alguns engenheiros mecânicos que mesmo que eles não tenham se especializado em mecânica automotiva, pelo menos o básico eles aprenderam sobre esse assunto e que por isso mesmo, podem tb confirmar se existe de fato, essa real necessidade ou não !

E com base em tudo o que já aprendi até hoje sobre o amaciamento de motores a combustão interna, repito aqui que esse procedimento é sim necessário e sempre será, pq até motores de Formula 1 não escapam disso e são devidamente amaciados antes de serem submetidos às pistas.

E isso ocorre pq quando um motor novo ou recondicionado é montado, entram nessa operação várias peças que são montadas e ajustadas entre sí com folgas mínimas e tolerâncias de centésimos de milímetros e até que todas essas peças se acasalem umas com as outras e se assentem devidamente, há uma óbvia necessidade de um período de tempo de funcionamento desses motores novos que é chamado de amaciamento.

Então, para quem quer obter do motor do seu veículo, o máximo de desempenho, uma maior economia de combustível, um baixo consumo de oleo lubrificante e uma máxima vida útil desse motor, deve-se respeitar e preceder a esse amaciamento desses motores novos.

Lógico que obedece esse período de amaciamento quem quer pq obrigatório esse procedimento nunca foi, mas que dá uma boa diferença entre um motor corretamente amaciado com um outro idêntico mas que infelizmente não teve a oportunidade e nem o cuidado de ser conveniente amaciado pelo seu proprietário, isso de fato tem sim !!!

Obs : E um detalhe técnico muito importante que tb nem é mais abordado atualmente, é que durante esse período inicial de funcionamento de todos os motores novos, o oleo se desgasta bem mais rapidamente e tb aquece mais devido ao maior atrito entre todas as peças novas desse motor se assentando entre si e com isso, há um desprendimento de partículas e resíduos metálicos e de outros resíduos provenientes dessa nova montagem que nem sempre são capturadas pelo filtro de oleo, por isso que tb sempre foi uma recomendação técnica de se realizar preferencialmente a primeira troca de oleo e de filtro dos motores novos ou recém recondicionados com pelo menos até a metade do período normal recomendado pelas fábricas que nesse caso, seria após os primeiros 3 meses de uso ou até se completar os primeiros 2500 kms rodados.

E finalmente, respondendo a pergunta do colega Willian, sim, eu sempre fiz e faço isso com TODOS os meus veículos e motocicletas novas e tb com os motores recém recondicionados que eu já montei até agora na minha vida !!!

Valeu colegas, é isso aí !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: IMPORTANTE: Você amaciou seu motor 0km?
MensagemEnviado: 24 Nov 2016 13:00 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 30 Out 2014 11:55
Mensagens: 1115
Localização: São Paulo
OK, entendo que o amaciamento de um motor é muito relacionado a um sapato que se compra.
Por exemplo, vc viu um sapato, gostou muito do modelo, tem o seu número, e vc o começa a usar, porém vc sente um eve desconforto, porém vc continua usando, e o que acontece é que o sapato vai se moldando ao seu pé, e diasmais tarde, voce não perceberá mais este incomodo.... Isso foi claramente dito pelo colega Ianis em excelente detalhamento....
Porém tenho uma pergunta, o que seria o amaciamento incorreto? o não amaciamento só vai existir se este carro não funcionar ok? então eu queria entender o que que uma pessoa precisa fazer pra fazer um amaciamento errado do motor?


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: IMPORTANTE: Você amaciou seu motor 0km?
MensagemEnviado: 24 Nov 2016 13:42 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Assunto polêmico.
O próprio autor da página inclusive reconhece que a tese dele é polêmica...
O que vocês acham disso?
http://mototuneusa.com/break_in_secrets.htm

Eu acho que o que ele diz tem muita lógica, inclusive no que diz respeito a acomodar os anéis dos pistões com o motor "em carga", que é a situação em que, no futuro, ele vai estar quando for exigida força desse motor.

Dei mais uma pesquisada e encontrei muitos artigos de amaciamento de motores do tipo "Run it hard".
http://www.mullenixracingengines.com/ho ... our-engine

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: IMPORTANTE: Você amaciou seu motor 0km?
MensagemEnviado: 24 Nov 2016 17:59 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
VAGNERF1 escreveu:
OK, entendo que o amaciamento de um motor é muito relacionado a um sapato que se compra.
Por exemplo, vc viu um sapato, gostou muito do modelo, tem o seu número, e vc o começa a usar, porém vc sente um eve desconforto, porém vc continua usando, e o que acontece é que o sapato vai se moldando ao seu pé, e diasmais tarde, voce não perceberá mais este incomodo.... Isso foi claramente dito pelo colega Ianis em excelente detalhamento....
Porém tenho uma pergunta, o que seria o amaciamento incorreto? o não amaciamento só vai existir se este carro não funcionar ok? então eu queria entender o que que uma pessoa precisa fazer pra fazer um amaciamento errado do motor?



É ótima e oportuna essa sua dúvida Vagner !

Quaisquer motores novos que forem operados desde o ínício de sua utilização sem carga ou desobedecendo os procedimentos já citados, como deixar de respeitar a utilização de pelo menos até uns 75 % da rotação de potência máxima, não esticando as marchas do motor além desse limite, não esperar o motor aquecer totalmente para depois se exigir uma maior performance dele, deixar o motor funcionando por longos períodos em marcha lenta, usar o veículo em rotações muitos baixas principalmente com marchas fracas, viajar mantendo sempre velocidades constantes, portanto todos esses são fatores que prejudicam muito um correto amaciamento de um motor novo.

E de todos os fatores negativos a serem evitados e citados aqui, forçar motores novos em baixas rotações e em marchas mais fracas É O MAIOR DE TODOS OS PECADOS, procedimento esse chamado em mecânica automotiva de funcionar o motor sem carga. pq isso danifica os anéis novos que ainda não estão completamente assentados contra as paredes dos cilindros e com isso, esse motor vai perdendo prematuramente a sua compressão normal e ainda o pior, ele vai consumir sempre um pouco mais de oleo lubrificante do que ele deveria.

E uma outra consequência direta e bem negativa desse procedimento errado é pq isso tb vai folgar prematuramente todas as bronzinas móveis ( das bielas) e fixas ( dos mancais do bloco do motor) e isso tb vai afetar diretamente a pressão de oleo do sistema que por isso, vai estar sempre mais baixa do que o normal sem falar tb que esse motor vai "RAJAR" bem mais cêdo e assim abreviando a sua vida útil normal !!!

É logico tb que veículos com câmbios aut. se beneficiam de um melhor amaciamento do motor pq esse próprio câmbio aut. já cuida para que esse veículo sempre funcione na faixa ideal de rotações em todas as situações de utilização, sem que ele jamais trabalhe forçado e sem carga !!!

Obs : Essa recomendação da HMB de se usar em motores novos uma faixa de rotações entre 2000 rpms e 4000 rpms durante os primeiros 2000 kms rodados com certeza ajuda bastante na obtenção de um eficaz amaciamento, mas duvido muito que a grande maioria dos novos donos pelo menos se lembram disso ou teriam a paciência de procederem assim ...

Valeu colega, é isso aí !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: IMPORTANTE: Você amaciou seu motor 0km?
MensagemEnviado: 24 Nov 2016 18:22 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Valeu Bertoche por postar esses 2 interessantes links sobre o amaciamento de motores novos ( Engine Break in ) !!!

E ninguém melhor do que os norte americanos para nos dar aulas precisas e detalhadas sobre mecânica automotiva geral, nisso eles sempre foram os melhores professores e por isso mesmo que eles sempre são invejados por todo o resto do mundo ... rsrsrsrsrsrs !!!

Aprendi muito com eles e jamais esquecerei das longas estadias minhas lá nos EUA, pq elas foram de fato para mim, uma grande escola com certeza inesquecível ...

O acêrvo de revistas, apostilas e livros sobre esse assunto de mecânica automotiva normal e de competição/alta performance que eu trouxe de todas as 16 viagens que realizei até lá, guardo com muito cuidado comigo e tem obviamente, um valor inestimável ...

E ainda nem cito aqui as boas e interessantes amizades que cultivei com velhos preparadores e professores de mecânica automotiva, todos eles obviamente obcecados e muito bem preparados profissionalmente/culturalmente nesse assunto ... sinto saudades daquele instrutivo convívio que tive com eles ... rsrsrsrsrs!!!

É isso aí colega, abrç !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: IMPORTANTE: Você amaciou seu motor 0km?
MensagemEnviado: 24 Nov 2016 20:30 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Ianis, estou me referindo ao assunto de que tratam esses links.
De amaciar "no pau", numa janela estreita de 50 km (!!!), para um correto assentamento dos anéis, "em carga", com a compressão do motor em "estado de potência".
Isso é contra o que diz todos os manuais.
Num deles diz que o autor já amaciou mais de 300 motores.
Quem puder dedicar 5 minutos, escolha traduzir e dê uma olhada.
Vale a pena pelo conceito.
Abraço,

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 28 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB