Roberto Bertoche escreveu:
Ianis, estou me referindo ao assunto de que tratam esses links.
De amaciar "no pau", numa janela estreita de 50 km (!!!), para um correto assentamento dos anéis, "em carga", com a compressão do motor em "estado de potência".
Isso é contra o que diz todos os manuais.
Num deles diz que o autor já amaciou mais de 300 motores.
Quem puder dedicar 5 minutos, escolha traduzir e dê uma olhada.
Vale a pena pelo conceito.
Abraço,
Então Bertoche, eu entendi sim o conteúdo de ambos os links e tb já tinha conhecimento dessa forma de amaciamento mais radical citado pelo autor desse link ...
Mas essa é uma outra forma de amaciamento tb utilizada mas menos do que a forma tradicional e que alguns profissionais a defendem pq ela tb tem demonstrado na prática , bons resultados.
Eu particularmente acredito que se vc misturar os 2 tipos de amaciamento vc estará ajudando bastante o seu novo motor a se assentar e amaciar mais rapidamente, mas sem exageros, que seria manter rotações próximas da potência máxima por prolongados períodos de tempo ...
E vou deixar aqui um exemplo recente disso :
Aquele HB20S turbo da Hyundai Motors em que eu fiz nele aquele prolongado test drive tb foi amaciado mais de pé no fundo, segundo me foi informado pelo gerente daquela CCS HMB quando ele me entregou aquele HB20 para eu submete-lo ao meu teste pessoal ...
Tudo bem que segundo me foi tb informado por aquele mesmo gerente, que aquele HB20S turbo do test drive havia sido abastecido desde zero Km somente com etanol e a prova disso é que durante todo o test drive que fiz nele, a ponteira do escape sempre se mostrava bem limpa e totalmente livre de fuligens negras, num claro e evidente sinal de que os anéis dos pistons dele estavam praticamente assentados nos seus respectivos cilindros e que portanto, o amaciamento inicial daquele motor tinha obtido êxito total.
Além disso, tb acompanhei atentamente durante todo esse prolongado test drive, tanto o nível de oleo do motor quanto o nível do líquido de arrefecimento no seu respectivo reservatório e tudo estava sempre perfeito.
Afinal, não quer dizer que pq me foi confiado um HB20S turbo novinho de fábrica para eu realizar nele alguns testes pessoais e que obviamente, os resultados por mim obtidos com aquela nova versão de HB20, interessariam tb ao meu amigo gerente daquela revenda HMB, que eu deveria então destruí-lo, afinal penso que a nossa responsabilidade principalmente com os objetos alheios, deve estar acima de tudo !
Lembro-me tb que o recebi no Sábado com exatos 1230 kms rodados, imprimí nele mais 460 kms em 3 dias de testes nas mais diversas utilizações e o devolvi na segunda a tarde, obviamente que sempre imprimindo nesse pequeno motor turbo, uma carga mais próxima da ideal para aquele motor ainda novo e mantendo a maior parte do tempo, rotações de médias para altas e sinceramente, ele não me decepcionou em momento algum !!!
Na minha opinião pessoal, para o amaciamento daquele HB20S turbo ficar perfeito e completo, faltou somente trocar o oleo do motor e o filtro de oleo dele, depois daquele exaustivo teste de final de semana nele, afinal, bem que ele mais do que mereceria esse cuidado dessa troca de oleo e filtro, mas aquele HB20 não era meu ...
E de qualquer forma, me diverti muito nele, pq foi um ótimo e revelador test-drive e assim, que fique aqui mais esse exemplo de um amaciamento diferente do habitual, mas que tb mostrou um eficaz resultado !!!
É isso aí colega, abrç !