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 Título: Impressões do Citroen C4 Cactus THP 1.6 turbo flex aut. 2022
MensagemEnviado: 28 Set 2022 19:05 
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Estou iniciando esse novo tópico para falar das minhas primeiras impressões pessoais sobre essa minha mais nova aquisição .

Bom, é obvio que eu pesquisei bastante até me decidir pela compra desse veículo, inclusive considerando pesadamente a relação custo-benefício e concluí que pelo valor pago por ele, no mercado brasileiro atual, nenhum outro veículo da categoria dele consegue oferecer nada nem próximo do que ele oferece considerando-se tudo nesse comparativo.

Ainda ganhei um bom desconto de 12% sobre o preço de tabela desse modelo que é o mais completo chamado de Shine Pack e ainda ganhei de cortesia um pacote de opcionais no valor de 1300,00 que inclui todas as lampadas de xenom brancas na dianteira além de um kit de tapetes de borracha personalizados próprios para essa versão de C4 Cactus.

Tbm ganhei de cortesia no valor de 1200,00 a pintura metálica e escolhi o prata platinum porém sem o teto pintado na cor preta.

O veículo assim configurado não tinha a pronta entrega e demorou 1 mês até chegar na CCS daqui da minha cidade.

Mas o motor dele é um capitulo a parte, tratando-se do já consagrado THP 1.6 turbo na versão flex cujo projeto foi da BMW e que inclusive recebeu alguns aperfeiçoamentos mecânicos corrigindo pequenas falhas ocorridas nas suas primeiras versões flex em modelos 2015 e 2016 da Citroen e tbm da Peugeot.

Suas respostas nas acelerações, mesmo as mais leves, são sempre prontas e afiadas, lógico que isso depende da opção selecionada no seu câmbio e no modo econômico ele é mais manso e suave, passando para o modo Drive ele já se mostra um pouco melhor e no modo sport , ele já se mostra um pouco mais agressivo nas suas respostas.

O câmbio aut, dele é o japonês Aisin, tbm já consagrado e bem eficaz em todas as suas demais versões pq esse câmbio já equipa vários modelos de veículos de marcas diversas e tem se mostrado eficiente frente aos seus concorrentes em se tratando de câmbio aut. do tipo com conversor.

Tbm digna de nota devido a sua eficiência e capacidade absorção de irregularidades são as suas suspensões, considerada de acôrdo com a imprensa especializada nacional como o segundo melhor conjunto de suspensão nessa categoria de veículo, somente ficando atrás do conjunto de suspensões dos Honda HRV.

Já quanto ao seu acabamento interno, apesar dessa versão já ser equipada com bancos , volante e alavanca do câmbio em couro, ainda deixa muito a desejar devido a sua simplicidade .

Mas a bem da verdade, não seria justo exigir mais desse fabricante pelo preço mais do que razoável que se paga atualmente por essa versão turbo de C4 Cactus aut.

Até esse momento, não rodei ainda nem 200 kms , mas já saí da CCS Citroen com o tanque dele quase sêco e o abasteci como sempre com aquela famosa mistura de 85% de etanol com 15% de gasolina, afinal já se sabe que qq motor turbo adora combustíveis de elevada octanagem , o que não seria nunca o caso dessas nossas atuais gasolinas comuns e/ou aditivadas com suas míseras e insuficientes 93 octanas RON, coitadas !!!

O veículo é bem gostoso de ser guiado, além de sempre se mostrar confortável e tudo nele funciona perfeitamente.

O câmbio aut. dele tem 3 programas , sendo o modo econômico, o Drive e o Sport e todos eles possibilitando trocas manuais atravez da alavanca , mas ele não dispõe das aletas atrás do volante para se fazer essas trocas manuais de marchas.

Esse câmbio porém está se mostrando com um funcionamento silencioso, macio e suave nas trocas de marchas.

O meu objetivo será amaciar esse motor pelo menos até uns 3000 kms , com uma utilização moderada antes de exigir o seu desempenho máximo .

A Citroen recomenda para essa versão de motor 1.6 THP flex, o oleo 0W-30 mas pessoalmente, já decidi por utilizar o mesmo oleo 0W-20 API-SP que utilizo tbm tanto no nosso atual jetta TSI e tbm no nosso HB20.

Sendo que farei como de costume a 1ª troca de oleo e do seu respectivo filtro nos primeiros 1000 kms rodados e a partir daí, sempre a cada 6 meses ou a cada 5 mil kms rodados.

Lógico que sendo esse motor THP uma unidade turbo, após ele estar devidamente amaciado, tbm receberá o upgrade de stage 2 assim como já fiz no nosso atual Jetta TSI e assim teremos uma maior reserva de mais torque e potência para todos aqueles momentos necessários e mais críticos.

Obs : Mesmo com essa nova aquisição, o nosso pioneiro e atual HB20 1.6 além do Creta 2.0 ficarão tranquilos continuando a ser utilizados na família e como sempre muito bem cuidados.

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 Título: Re: Impressões do Citroen C4 Cactus THP 1.6 turbo flex aut.
MensagemEnviado: 28 Set 2022 22:18 
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ianisgreek escreveu:
Estou iniciando esse novo tópico para falar das minhas primeiras impressões pessoais sobre essa minha mais nova aquisição .

Bom, é obvio que eu pesquisei bastante até me decidir pela compra desse veículo, inclusive considerando pesadamente a relação custo-benefício e concluí que pelo valor pago por ele, no mercado brasileiro atual, nenhum outro veículo da categoria dele consegue oferecer nada nem próximo do que ele oferece considerando-se tudo nesse comparativo.

Ainda ganhei um bom desconto de 12% sobre o preço de tabela desse modelo que é o mais completo chamado de Shine Pack e ainda ganhei de cortesia um pacote de opcionais no valor de 1300,00 que inclui todas as lampadas de xenom brancas na dianteira além de um kit de tapetes de borracha personalizados próprios para essa versão de C4 Cactus.

Tbm ganhei de cortesia no valor de 1200,00 a pintura metálica e escolhi o prata platinum porém sem o teto pintado na cor preta.

O veículo assim configurado não tinha a pronta entrega e demorou 1 mês até chegar na CCS daqui da minha cidade.

Mas o motor dele é um capitulo a parte, tratando-se do já consagrado THP 1.6 turbo na versão flex cujo projeto foi da BMW e que inclusive recebeu alguns aperfeiçoamentos mecânicos corrigindo pequenas falhas ocorridas nas suas primeiras versões flex em modelos 2015 e 2016 da Citroen e tbm da Peugeot.

Suas respostas nas acelerações, mesmo as mais leves, são sempre prontas e afiadas, lógico que isso depende da opção selecionada no seu câmbio e no modo econômico ele é mais manso e suave, passando para o modo Drive ele já se mostra um pouco melhor e no modo sport , ele já se mostra um pouco mais agressivo nas suas respostas.

O câmbio aut, dele é o japonês Aisin, tbm já consagrado e bem eficaz em todas as suas demais versões pq esse câmbio já equipa vários modelos de veículos de marcas diversas e tem se mostrado eficiente frente aos seus concorrentes em se tratando de câmbio aut. do tipo com conversor.

Tbm digna de nota devido a sua eficiência e capacidade absorção de irregularidades são as suas suspensões, considerada de acôrdo com a imprensa especializada nacional como o segundo melhor conjunto de suspensão nessa categoria de veículo, somente ficando atrás do conjunto de suspensões dos Honda HRV.

Já quanto ao seu acabamento interno, apesar dessa versão já ser equipada com bancos , volante e alavanca do câmbio em couro, ainda deixa muito a desejar devido a sua simplicidade .

Mas a bem da verdade, não seria justo exigir mais desse fabricante pelo preço mais do que razoável que se paga atualmente por essa versão turbo de C4 Cactus aut.

Até esse momento, não rodei ainda nem 200 kms , mas já saí da CCS Citroen com o tanque dele quase sêco e o abasteci como sempre com aquela famosa mistura de 85% de etanol com 15% de gasolina, afinal já se sabe que qq motor turbo adora combustíveis de elevada octanagem , o que não seria nunca o caso dessas nossas atuais gasolinas comuns e/ou aditivadas com suas míseras e insuficientes 93 octanas RON, coitadas !!!

O veículo é bem gostoso de ser guiado, além de sempre se mostrar confortável e tudo nele funciona perfeitamente.

O câmbio aut. dele tem 3 programas , sendo o modo econômico, o Drive e o Sport e todos eles possibilitando trocas manuais atravez da alavanca , mas ele não dispõe das aletas atrás do volante para se fazer essas trocas manuais de marchas.

Esse câmbio porém está se mostrando com um funcionamento silencioso, macio e suave nas trocas de marchas.

O meu objetivo será amaciar esse motor pelo menos até uns 3000 kms , com uma utilização moderada antes de exigir o seu desempenho máximo .

A Citroen recomenda para essa versão de motor 1.6 THP flex, o oleo 0W-30 mas pessoalmente, já decidi por utilizar o mesmo oleo 0W-20 API-SP que utilizo tbm tanto no nosso atual jetta TSI e tbm no nosso HB20.

Sendo que farei como de costume a 1ª troca de oleo e do seu respectivo filtro nos primeiros 1000 kms rodados e a partir daí, sempre a cada 6 meses ou a cada 5 mil kms rodados.

Lógico que sendo esse motor THP uma unidade turbo, após ele estar devidamente amaciado, tbm receberá o upgrade de stage 2 assim como já fiz no nosso atual Jetta TSI e assim teremos uma maior reserva de mais torque e potência para todos aqueles momentos necessários e mais críticos.

Obs : Mesmo com essa nova aquisição, o nosso pioneiro e atual HB20 1.6 além do Creta 2.0 ficarão tranquilos continuando a ser utilizados na família e como sempre muito bem cuidados.

Muito bom


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 Título: Re: Impressões do Citroen C4 Cactus THP 1.6 turbo flex aut.
MensagemEnviado: 28 Set 2022 23:16 
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Agradeço Biel e assim, vou continuar a avaliar cuidadosamente o comportamento desse novo veículo , citando e comentando sobre todos os demais pros e contras observados nesse novo C4 Cactus THP flex.

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 Título: Re: Impressões do Citroen C4 Cactus THP 1.6 turbo flex aut.
MensagemEnviado: 29 Set 2022 02:03 
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ianisgreek escreveu:
Agradeço Biel e assim, vou continuar a avaliar cuidadosamente o comportamento desse novo veículo , citando e comentando sobre todos os demais pros e contras observados nesse novo C4 Cactus THP flex.

Estou bem curioso, gosto muito do conceito de um 1.6 turbo.
Torque natural mais o turbo, diferente até do 1.3 da fiat que deve ser ótimo, mas meio morto antes das 1500 RPM (pois o torque vem em 1800 RPM) ou então morre cedo nas ultimas RPM (onde mais queremos força).

O 1.6 por outro lado, tem mais equilibrio


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 Título: Re: Impressões do Citroen C4 Cactus THP 1.6 turbo flex aut.
MensagemEnviado: 29 Set 2022 10:50 
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Sim Biel, concordo contigo !

O pouco que tenho percebido da dirigibilidade desse motor 1.6 THP acoplado a esse ótimo câmbio aut. Aisin é que já se sente um amplo e suficiente torque desde as 1500 rpms a ponto de se perceber que o motor nem precisa esticar muito as marchas numa condução normal com o câmbio em Drive !

E por enquanto, tive até agora apenas umas 3 oportunidades de rodar por trechos mais curtos em rodovias e novamente, mantendo o câmbio em Drive, percebe-se claramente que o motor vence com facilidade subidas com até menos de meio acelerador acionado e mantendo-se tranquilo a 6ª marcha em velocidades de pouco mais de 80 kms/h e acima disso .

Ou seja, temos um bom exemplo de um ótimo motor turbo flex da mais recente geração equipando um veículo leve de uns 1200 kgs e auxiliado por um ótimo câmbio aut. muito bem escalonado e bem calibrado para auxiliar esse motor.

Óbvio tbm que sendo esse um motor turbo, é natural que ele mostre sempre um melhor rendimento geral quando ele está abastecido com etanol , razão de se perceber as suas respostas afiadas e prontas a qq solicitação do seu acelerador , o que não deixa de causar um maior prazer na sua condução em qq tipo de trajeto e mesmo em qq tráfego.

Além disso, gostei tbm da posição confortável de dirigir além da direção elétrica super macia e leve em baixas velocidades e que vai ficando mais firme de acôrdo com o aumento da velocidade.

A estabilidade geral desse C4 cactus tbm surpreende , com sistemas de controle de tração e de estabilidade muito bem calibrados, apesar de que esse veículo é um SUV compacto e não um sedan ou um hatch menor.

Outro ponto muito positivo que tenho observado nesse novo veículo é a sua surpreendente economia de combustível, nitidamente bem mais econômico do que o motor Gamma 1.6 e tbm mais econômico do que o nosso atual Jetta 2.0 TSI .

Mas acredito que sendo melhor comparável ao nosso atual HB20 1.6 em consumo médio, rodando com esse Cactus nas mesmas condições e com o mesmo combustível E-85 que abasteço o HB20 e sem usar o ar cond. e ainda rodando por percursos semelhantes, o comp. de bordo desse Cactus mostra pelo menos 1 km por litro a mais do que esse nosso pioneiro HB20 1.6 !

Mas considerem ainda que esse Cactus é uns 200 kgs mais pesado do que o nosso HB20, tem um câmbio aut. contra o câmbio mecânico do nosso HB20 e sem falar tbm que o seu motor ainda está bem preso e em fase de amaciamento.

Agora por favor, nem comparem esse Cactus 1.6 THP com o novo Creta 2.0 em dirigibilidade pq nota-se claramente que o cactus é um veículo bem mais ágil em qq situação, além de muito mais econômico e mostrando ainda um desempenho incomparável apesar do Creta oferecer um maior nível de conforto geral e um maior espaço interno mas novamente eu pergunto, a que custo extra os novos Cretas 2.0 oferecem essas vantagens a mais do que esse modelo de C4 cactus THP ?

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 Título: Re: Impressões do Citroen C4 Cactus THP 1.6 turbo flex aut.
MensagemEnviado: 29 Set 2022 15:24 
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ianisgreek escreveu:
Sim Biel, concordo contigo !

O pouco que tenho percebido da dirigibilidade desse motor 1.6 THP acoplado a esse ótimo câmbio aut. Aisin é que já se sente um amplo e suficiente torque desde as 1500 rpms a ponto de se perceber que o motor nem precisa esticar muito as marchas numa condução normal com o câmbio em Drive !

E por enquanto, tive até agora apenas umas 3 oportunidades de rodar por trechos mais curtos em rodovias e novamente, mantendo o câmbio em Drive, percebe-se claramente que o motor vence com facilidade subidas com até menos de meio acelerador acionado e mantendo-se tranquilo a 6ª marcha em velocidades de pouco mais de 80 kms/h e acima disso .

Ou seja, temos um bom exemplo de um ótimo motor turbo flex da mais recente geração equipando um veículo leve de uns 1200 kgs e auxiliado por um ótimo câmbio aut. muito bem escalonado e bem calibrado para auxiliar esse motor.

Óbvio tbm que sendo esse um motor turbo, é natural que ele mostre sempre um melhor rendimento geral quando ele está abastecido com etanol , razão de se perceber as suas respostas afiadas e prontas a qq solicitação do seu acelerador , o que não deixa de causar um maior prazer na sua condução em qq tipo de trajeto e mesmo em qq tráfego.

Além disso, gostei tbm da posição confortável de dirigir além da direção elétrica super macia e leve em baixas velocidades e que vai ficando mais firme de acôrdo com o aumento da velocidade.

A estabilidade geral desse C4 cactus tbm surpreende , com sistemas de controle de tração e de estabilidade muito bem calibrados, apesar de que esse veículo é um SUV compacto e não um sedan ou um hatch menor.

Outro ponto muito positivo que tenho observado nesse novo veículo é a sua surpreendente economia de combustível, nitidamente bem mais econômico do que o motor Gamma 1.6 e tbm mais econômico do que o nosso atual Jetta 2.0 TSI .

Mas acredito que sendo melhor comparável ao nosso atual HB20 1.6 em consumo médio, rodando com esse Cactus nas mesmas condições e com o mesmo combustível E-85 que abasteço o HB20 e sem usar o ar cond. e ainda rodando por percursos semelhantes, o comp. de bordo desse Cactus mostra pelo menos 1 km por litro a mais do que esse nosso pioneiro HB20 1.6 !

Mas considerem ainda que esse Cactus é uns 200 kgs mais pesado do que o nosso HB20, tem um câmbio aut. contra o câmbio mecânico do nosso HB20 e sem falar tbm que o seu motor ainda está bem preso e em fase de amaciamento.

Agora por favor, nem comparem esse Cactus 1.6 THP com o novo Creta 2.0 em dirigibilidade pq nota-se claramente que o cactus é um veículo bem mais ágil em qq situação, além de muito mais econômico e mostrando ainda um desempenho incomparável apesar do Creta oferecer um maior nível de conforto geral e um maior espaço interno mas novamente eu pergunto, a que custo extra os novos Cretas 2.0 oferecem essas vantagens a mais do que esse modelo de C4 cactus THP ?

Imagino o consumo do meu que é att fique uns 2 a até 2,5 menos ao turbo.
Embora o Gamma até que tenha um bom torque até 2 mil RPM, nem se compara


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 Título: Re: Impressões do Citroen C4 Cactus THP 1.6 turbo flex aut.
MensagemEnviado: 29 Set 2022 16:42 
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Então Biel, só lembrando aqui que não por um mero acaso, a maioria dos atuais fabricantes de motores turbo flex dessa mais recente geração sempre anunciam os valores de torque e de potência alcançados por esses motores bem a menos do que os valores reais.

Inclusive isso já foi exaustivamente comprovado em diversos dinamômetros não só aqui no Brasil mas em todo o mundo .

E apenas como mais um dos exemplos, citam que esse motor THP 1.6 turbo flex produz oficialmente 173 cvs com 24,5 kgfm no etanol ...

Mas a realidade é que isso soa mais como uma bela piada de salão , afinal já sabemos que vários veículos da Citroen e tbm da Peugeot equipados com esse motor THP 1.6 turbo flex já alcançaram ainda originais e no etanol, mais de 190 cvs com quase 28 kgfm de torque.

Imaginem fazendo-se um bom upgrade de stage 2 nesse motor THP 1.6 turbo ou até ainda um pouco mais do que isso e com ele sempre abastecido no etanol , ele vai lá para os 230 cvs no mínimo com mais de 33 kgs de torque e ainda ajudados por um bom remap desse câmbio aut. Aisin que tbm já existe disponível aqui no nosso mercado ...

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 Título: Re: Impressões do Citroen C4 Cactus THP 1.6 turbo flex aut.
MensagemEnviado: 28 Dez 2022 00:23 
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Retornando a esse tópico para relatar sobre um item de muita importância sobre essa manutenção preventiva extra que sempre faço em todos os meus veículos quando comprados zero KM :

A primeira troca de oleo/filtro que é um item tão importante para uma máxima vida útil de qq motor novo em fase de amaciamento e com esse nosso Cactus 1.6 THP turbo flex não seria nada diferente disso !

Esse veículo foi comprado e retirado zero KM da CCS Citroen em 19/08/2022 e até hoje havia percorrido nele apenas 390 kms .

Ora, se esse pouco uso é caracterizado perfeitamente como uma " utilização severa " lógico que as trocas de oleo e filtro do seu motor devem tbm ser reduzidas para uma maxima segurança e durabilidade desse motor !

Por isso , era para ser providenciada por mim essa 1ª troca de oleo e filtro desse motor logo após os primeiros 4 meses de uso ( em 19/12 ) apesar dessa pouca quilometragem percorrida até agora , mas que só foi possível a mim fazer essa manutenção hoje (27/12) !

E ao drenar esse oleo , observei que ele escorreu numa tonalidade marron mas já bem escura mesmo nesse caso que esse veículo tenha rodado menos de 400 kms nesse período até aqui e mesmo que ele sempre foi abastecido desde zero km somente com a mistura de E-85 ( 85% de etanol e 15% de gasolina ) .

Ou seja, esse oleo de fábrica já havia se contaminado o bastante para modificar rapidamente e de maneira precoce, a sua coloração original, apesar desse motor ser ainda bem novo e portanto, totalmente livre de qq vestígio de carbonização interna devido a alguma eventual queima de gasolinas.

E assim sendo eu pergunto :

Qual seria o motivo ou a razão técnica que justifique essa coloração já bem marron escura desse oleo num motor tão moderno e com apenas um pouco mais de 4 meses de uso e somente com um pouco menos de 400 kms rodados e com o importante detalhe desse motor estar consumindo somente essa mistura de E-85 ???

Fico imaginando então a crítica situação desse veículo ao ter de rodar até os 10 mil kms ou ter de esperar por 12 meses com esse mesmo oleo quando seria realizada de acôrdo com a sua tabela de manutenção preventiva contida no seu manual, a sua tal 1ª revisão obrigatória onde se inclui nela essa citada 1ª troca de oleo e filtro do seu motor dentre mais algum outro eventual componente !

Ou seja, essa 1ª carga de oleo de fábrica iria se submeter a todo o período de amaciamento desse motor turbo e ainda um pouco mais, por isso entendo pessoalmente que 12 meses é de fato um tempo bem exagerado para se fazer essa 1ª troca de oleo e filtro desse motor e portanto , um tempo mais do que suficiente para haver uma forte e importante oxidação e contaminação desse oleo causando como consequência direta disso, um inicio de um desgaste precoce e anormal que se refletiria tranquilamente numa real redução da vida útil desse motor.

E essa situação se tornaria mais crítica ainda se esse veículo fosse abastecido somente com gasolinas que comprovadamente contaminam bem mais o oleo do motor do que o etanol.

Obs : Foi realizada essa manutenção preventiva extra desse veículo fora da oficina autorizada Citroen por óbvios motivos para se evitar aquele exaustivo bate boca recheado de explicações que para a grande maioria dos atuais mecânicos seria em vão tão somente para justificar o porque dessa 1ª troca de oleo e de filtro nesse período tão curto de tempo !

Mas por precaução, eu já havia adquirido previamente uma unidade do filtro de oleo original para esse motor THP, exatamente para se evitar algum eventual problema de garantia com a oficina autorizada por ocasião da 1ª revisão obrigatória desse veículo , nesse caso aqui 12 meses após a data da sua retirada do show room da CCS Citroen !

O oleo que usei nesse motor foi o mesmo que sempre é usado tbm no nosso Jetta TSI, no HB20 1.6 e tbm no Creta 2.0 , ou seja, o oleo 0W-20 API: SP .

Apesar de que a Citroen recomenda um oleo 0W-30 para esse motor THP 1.6 turbo flex.

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 Título: Re: Impressões do Citroen C4 Cactus THP 1.6 turbo flex aut.
MensagemEnviado: 22 Jan 2023 22:45 
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E como o nosso HB20 1.6 assim tbm como o Creta 2.0 seguem firmes e fortes, retorno aqui para relatar novas impressões sobre o nosso novo Citroen Cactus 1.6 THP flex.

Retornamos agora a tardinha (22/01) da 1ª viagem mais longa realizada com ele da nossa cidade até Salvador-Ba , num percursos total de pouco mais de 2000 kms .

Saímos de casa com esse veículo com apenas 400 kms rodados, apenas duas pessoas e mais a nossa bagagem para essa viagem de uma semana , o que considero um pêso transportado de no máximo meia carga , portanto com o veículo ainda leve.

A maior parte da rodovia utilizada foi de pista simples , com menos de 400 kms de pista dupla do total do percurso mas felizmente que com o tempo firme e sem chuvas tanto na ida e tbm na volta.

O A/C esteve ligado o tempo todo e esse veículo foi sempre abastecido desde zero KM somente com a mistura de E-85 e as vezes até com E-90 e propositalmente deixei a média de consumo total se acumular mostrando no final dessa viagem 10,9 kms/l , o que considerei uma média de consumo até boa, lembrando que o motor dele ainda está algo prêso devido a fase de amaciamento , sendo submetido a muitas ultrapassagens e reacelerações de intensidade médias a fortes por todo o percurso, o que sabemos que isso sempre contribui para aumentar um pouco mais o consumo médio além do normal.

Mas o resultado final dessas mais recentes impressões após essa 1ª viagem mais longa com esse nosso novo veículo foi surpreendentemente positiva , com esse Cactus THP se mostrando bem confortável, silencioso , bem funcional nos seus comandos e com uma mecânica geral muito bem acertada, mostrando tbm que ele tem um conjunto de suspensões muito bem calibrada proporcionando uma ótima estabilidade geral além do maravilhoso desempenho sempre oferecido pela dupla do motor 1.6 THP flex com o câmbio Aisin aut. de 6 marchas em qq tipo de solicitação , chegando mesmo a empolgar o condutor o tempo todo !

Lembrando aqui que devido a fase de amaciamento em que ainda passa esse nosso Cactus THP, obviamente que não solicitamos todo o seu potencial em sua plenitude nessa sua 1ª viagem , mas já sabemos que após os primeiros 3000 kms rodados ou um pouco mais disso, imaginamos que o desempenho geral dele se abastecido com etanol ou com a mistura de E-85 , ainda vai nos surpreender bastante !

E assim, posso anunciar aqui que de fato, esse modelo específico oferece sem sombra de dúvidas, uma excelente relação custo-benefício , talvez imbatível atualmente na sua categoria e faixa de preço nesse nosso mercado atual !

Portanto , para mim, essa nossa mais recente compra já está mais do que amplamente aprovada em todos os sentidos !

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 Título: Re: Impressões do Citroen C4 Cactus THP 1.6 turbo flex aut.
MensagemEnviado: 28 Jan 2023 13:24 
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E diante desse notável e mais recente fiasco da dona Stellantis com o lançamento dessa sua nova linha de motores 1.0 e 1.3 turbo flex , que esses novos motores estão apresentando insistentes problemas de um exagerado e anormal consumo de oleo que a dona Fiat ainda tem a coragem de justificar como sendo normal nessa sua recente geração de motores turbo flex , vejo felizmente que de fato, essa minha escolha por esse modelo da Citroen, o Cactus C4 com o motor 1.6 THP turbo flex , foi a mais acertada em tudo .

E olhem que eu até olhava e aguardava com muito interesse pelo lançamento desse novo modelo Pulse Abarth 1.3 turbo flex , mas estamos vendo que essa mecânica dele está realmente deixando muito a desejar e pensar que ele custa hj pelo pelo uns 20 mil a mais do que esse nosso novo C4 Cactus THP o que é uma diferença nada desprezível ...

Pior que ele não oferece nem mesmo mais desempenho ou ainda mais economia de combustível do que o C4 cactus THP , que leva uma ligeira vantagem nesses itens além desse modelo de Cactus ainda ser quase 50 kgs mais leve do que esse seu concorrente direto, mas esse novo Pulse Abarth 1.3 oferece apenas um pouco mais de espaço no seu porta-malas ...

Mas verdade seja dita aqui, além da soberba confiabilidade da mecânica do Cactus THP com o seu afinado e consagrado conjunto de motor 1.6 thp flex com o câmbio aut. Aisin , esse modelo da Citroen ainda leva a vantagem de vir equipado com o excelente conjunto de freios a disco traseiros contra os mais do que antiquados e já ultrapassados tambores de freios traseiros desse tal de novo Pulse Abarth 1.3 turbo sem falar ainda na economia que fiz dos nada desprezíveis 20 mil da diferença de preços entre esses modelos !!!

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