Bem-vindo: 28 Mar 2024 08:03

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 11 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Aditivos para limpeza de bico. Corretiva ou Preventiva?
MensagemEnviado: 28 Ago 2018 09:45 
Offline

Registrado em: 22 Mar 2017 16:16
Mensagens: 26
Bom dia amigos,

Tenho percebido o motor do meu HB20s com todos os sinais de bicos injetores sujos ou até mesmo TBI. Me corrijam se eu estiver errado mas, a marcha lenta em oscilação, arrancadas com engasgos e falta de potência do motor. Estes seriam os sintomas que estou observando no meu carro. Pelo que andei lendo indicam bicos sujos ou até mesmo a TBI precisando de uma limpeza.

Pois bem, se eu estiver correto o que vocês recomendam, utilizar estes aditivos que se vende para misturar com o combustível ou encostar o carro em um mecânico para fazer a limpeza dos componentes.

Obrigado a todos que poderem me ajudar.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Aditivos para limpeza de bico. Corretiva ou Preventiva?
MensagemEnviado: 28 Ago 2018 10:23 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Eduardo_Ferreira escreveu:
Bom dia amigos,

Tenho percebido o motor do meu HB20s com todos os sinais de bicos injetores sujos ou até mesmo TBI. Me corrijam se eu estiver errado mas, a marcha lenta em oscilação, arrancadas com engasgos e falta de potência do motor. Estes seriam os sintomas que estou observando no meu carro. Pelo que andei lendo indicam bicos sujos ou até mesmo a TBI precisando de uma limpeza.

Pois bem, se eu estiver correto o que vocês recomendam, utilizar estes aditivos que se vende para misturar com o combustível ou encostar o carro em um mecânico para fazer a limpeza dos componentes.

Obrigado a todos que poderem me ajudar.



Bom dia Eduardo e pessoalmente eu recomendaria nesse seu caso primeiro tentar resolver isso vc mesmo antes de levar o carro para qq mecanico resolver pq é algo simples !

Talvez tenha havido essa carbonização com esse acúmulo de sujeiras nesse motor do seu HB20 pq vc utiliza basicamente apenas gasolina e não o etanol, que tem a propriedade de agir como um detergente nessa limpeza interna dos motores.

E assim, compre tb um bom aditivo de combustível do tipo flex, que pode ser das marcas Bardahal , STP ou da ACDelco , despeje-o no tanque do seu HB20 e depois abasteça com etanol mas até a metade do tanque, ou seja, coloque apenas uns 20 a 25 lts para misturar o frasco desse aditivo e rode com essa mistura até o tanque atingir a reserva e de preferência por rodovias ou por trajetos mais longos para dar tempo do motor esquentar mais e isso favorecer uma eficaz limpeza e imprima tb ocasionais picos de acelerações até uns 5000 rpm onde lhe for possível para que esse procedimento tb ajude a expulsar os resíduos de carvão impregnados desse motor pelo escape do veículo.

Obs : E a partir daí , para ajudar a manter esse motor mais limpo e livre dessas sujeiras, tente abastecer pelo menos com 50% de gaolina e 50% de etanol ou até com um pouco mais de etanol do que de gasolina dependendo do preço desses combustíveis na sua região e sempre a cada 3000 kms, use tb um frasco desse aditivo FLEX em meio tanque de etanol pq isso sempre vai ajudar a promover uma boa faxina interna no motor desse seu veículo.

E se a marcha lenta continua a oscilar , compre um tubo spray de Car80 em uma loja de auto-peças e tente aplica-lo na borboleta de aceleração desse motor que ele tb remove todos os resíduos dessa peça e assim, a rotação de marcha lenta se normaliza novamente.

É isso aí colega, boa sorte colega !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Aditivos para limpeza de bico. Corretiva ou Preventiva?
MensagemEnviado: 28 Ago 2018 10:58 
Offline

Registrado em: 22 Mar 2017 16:16
Mensagens: 26
ianisgreek escreveu:
Eduardo_Ferreira escreveu:
Bom dia amigos,

Tenho percebido o motor do meu HB20s com todos os sinais de bicos injetores sujos ou até mesmo TBI. Me corrijam se eu estiver errado mas, a marcha lenta em oscilação, arrancadas com engasgos e falta de potência do motor. Estes seriam os sintomas que estou observando no meu carro. Pelo que andei lendo indicam bicos sujos ou até mesmo a TBI precisando de uma limpeza.

Pois bem, se eu estiver correto o que vocês recomendam, utilizar estes aditivos que se vende para misturar com o combustível ou encostar o carro em um mecânico para fazer a limpeza dos componentes.

Obrigado a todos que poderem me ajudar.



Bom dia Eduardo e pessoalmente eu recomendaria nesse seu caso primeiro tentar resolver isso vc mesmo antes de levar o carro para qq mecanico resolver pq é algo simples !

Talvez tenha havido essa carbonização com esse acúmulo de sujeiras nesse motor do seu HB20 pq vc utiliza basicamente apenas gasolina e não o etanol, que tem a propriedade de agir como um detergente nessa limpeza interna dos motores.

E assim, compre tb um bom aditivo de combustível do tipo flex, que pode ser das marcas Bardahal , STP ou da ACDelco , despeje-o no tanque do seu HB20 e depois abasteça com etanol mas até a metade do tanque, ou seja, coloque apenas uns 20 a 25 lts para misturar o frasco desse aditivo e rode com essa mistura até o tanque atingir a reserva e de preferência por rodovias ou por trajetos mais longos para dar tempo do motor esquentar mais e isso favorecer uma eficaz limpeza e imprima tb ocasionais picos de acelerações até uns 5000 rpm onde lhe for possível para que esse procedimento tb ajude a expulsar os resíduos de carvão impregnados desse motor pelo escape do veículo.

Obs : E a partir daí , para ajudar a manter esse motor mais limpo e livre dessas sujeiras, tente abastecer pelo menos com 50% de gaolina e 50% de etanol ou até com um pouco mais de etanol do que de gasolina dependendo do preço desses combustíveis na sua região e sempre a cada 3000 kms, use tb um frasco desse aditivo FLEX em meio tanque de etanol pq isso sempre vai ajudar a promover uma boa faxina interna no motor desse seu veículo.

E se a marcha lenta continua a oscilar , compre um tubo spray de Car80 em uma loja de auto-peças e tente aplica-lo na borboleta de aceleração desse motor que ele tb remove todos os resíduos dessa peça e assim, a rotação de marcha lenta se normaliza novamente.

É isso aí colega, boa sorte colega !


Exatamente amigo,

Essa é a minha idéia, tentar resolver eu mesmo (até por não ter o bom e velho mecânico de confiança). Somente após as tentativas é que continuando o problema (espero que não) levaria em um mecânico.

Qual o(s) produto(s) você me recomenda para fazer este trabalho?

Obrigado.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Aditivos para limpeza de bico. Corretiva ou Preventiva?
MensagemEnviado: 28 Ago 2018 12:23 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Eduardo_Ferreira escreveu:
ianisgreek escreveu:
Eduardo_Ferreira escreveu:
Bom dia amigos,

Tenho percebido o motor do meu HB20s com todos os sinais de bicos injetores sujos ou até mesmo TBI. Me corrijam se eu estiver errado mas, a marcha lenta em oscilação, arrancadas com engasgos e falta de potência do motor. Estes seriam os sintomas que estou observando no meu carro. Pelo que andei lendo indicam bicos sujos ou até mesmo a TBI precisando de uma limpeza.

Pois bem, se eu estiver correto o que vocês recomendam, utilizar estes aditivos que se vende para misturar com o combustível ou encostar o carro em um mecânico para fazer a limpeza dos componentes.

Obrigado a todos que poderem me ajudar.



Bom dia Eduardo e pessoalmente eu recomendaria nesse seu caso primeiro tentar resolver isso vc mesmo antes de levar o carro para qq mecanico resolver pq é algo simples !

Talvez tenha havido essa carbonização com esse acúmulo de sujeiras nesse motor do seu HB20 pq vc utiliza basicamente apenas gasolina e não o etanol, que tem a propriedade de agir como um detergente nessa limpeza interna dos motores.

E assim, compre tb um bom aditivo de combustível do tipo flex, que pode ser das marcas Bardahal , STP ou da ACDelco , despeje-o no tanque do seu HB20 e depois abasteça com etanol mas até a metade do tanque, ou seja, coloque apenas uns 20 a 25 lts para misturar o frasco desse aditivo e rode com essa mistura até o tanque atingir a reserva e de preferência por rodovias ou por trajetos mais longos para dar tempo do motor esquentar mais e isso favorecer uma eficaz limpeza e imprima tb ocasionais picos de acelerações até uns 5000 rpm onde lhe for possível para que esse procedimento tb ajude a expulsar os resíduos de carvão impregnados desse motor pelo escape do veículo.

Obs : E a partir daí , para ajudar a manter esse motor mais limpo e livre dessas sujeiras, tente abastecer pelo menos com 50% de gaolina e 50% de etanol ou até com um pouco mais de etanol do que de gasolina dependendo do preço desses combustíveis na sua região e sempre a cada 3000 kms, use tb um frasco desse aditivo FLEX em meio tanque de etanol pq isso sempre vai ajudar a promover uma boa faxina interna no motor desse seu veículo.

E se a marcha lenta continua a oscilar , compre um tubo spray de Car80 em uma loja de auto-peças e tente aplica-lo na borboleta de aceleração desse motor que ele tb remove todos os resíduos dessa peça e assim, a rotação de marcha lenta se normaliza novamente.

É isso aí colega, boa sorte colega !


Exatamente amigo,

Essa é a minha idéia, tentar resolver eu mesmo (até por não ter o bom e velho mecânico de confiança). Somente após as tentativas é que continuando o problema (espero que não) levaria em um mecânico.

Qual o(s) produto(s) você me recomenda para fazer este trabalho?

Obrigado.



Nas CCS GM vc encontra o aditivo da ACDelco para combustível FLEXPOWER e em lojas de autopeças e até em postos de combustíveis vc encontra os aditivos flex da Bardahal e da STP.

Qualquer um desses 3 aditivos citados são eficazes nesse tipo de limpeza e ainda serão auxiliados pelo etanol que tb vai ajudar nessa faxina.

É isso aí colega !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Aditivos para limpeza de bico. Corretiva ou Preventiva?
MensagemEnviado: 16 Jul 2021 15:50 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Vou reviver esse tópico só para chatear mais ainda os defensores desses LIXOS de mijolinas nacionais.

E responder ao título desse tópico dizendo que se usar sempre o ETANOL e nunca essas mijolinas , nunca que vai ser necessário fazer essa limpeza corretiva pq a limpeza preventiva o próprio etanol já o faz e ainda com uma eficiência mais do que já comprovada !

Acredito que eu ainda tenha um dos mais velhos HB20 1.6 c/ câmbio manual de todos os usuários desse forum.

É um modelo Confort Plus 2013 que foi comprado zero KM na CCS Hyundai daqui da minha cidade em Novembro de 2012.

Esse nosso HB20 1.6 já está com quase 80 mil kms rodados nesses quase 9 anos de uso diário e misto entre viagens ocasionais e transito urbano.

Sempre foi abastecido desde zero KM e até agora e sempre será somente com a mistura de 85% de etanol com 15% de gasolina comum e nunca, jamais senti a necessidade de usar quaisquer tipos de aditivos para combustível no tanque dele.

Jamais houve qq tipo de falha de funcionamento, nem devido a bicos injetores sujos e carbonizados com a queima dessas mijolinas e nem devido a sujeiras e fuligens de carvão nas velas de ignição, ou na sonda lambda do escape ou mesmo jamais ocorreu até agora algum entupimento do seu catalisador que continua sendo o original do veículo.

Mas deixe que se eu optasse em abastece-lo desde zero KM somente com essas porcarias de mijolinas nacionais para vcs verem só o nojo que estaria esse pobre motor Gamma 1.6 por dentro ...

Sem falar na necessidade dessas caras e trabalhosas limpezas de bicos injetores, trocas de velas de ignição e de sonda lambda devido a carbonizações, sem falar ainda do catalizador todo carbonizado por dentro e com isso, roubando uma boa parte da potência desse motor.

Portanto todas essas são despesas que podem ser perfeitamente evitadas apenas ao se usar sempre o nosso nobre etanol.

Obs : E fugindo só um pouco do assunto aqui, no meu pobre Jetta TSI atual que é importado e tem um motor turbo somente a gasolina, sou obrigado a usar aditivos flex misturados com querosene para a gasolina em TODOS os abastecimentos dele, pq não dá para confiar de jeito algum nessas mijolinas nacionais ditas "ADITIVADAS" por essas empresas petroleiras daqui e ainda, sem falar que fui obrigado a desenvolver atravez do Unichip , todo um novo mapa específico para a ECU desse nosso Jetta para assim ele aceitar e funcionar 100% e otimizado para me permitir a misturar 25% de etanol no tanque de gasolina dele e com isso, diminuir um pouco mais os efeitos nocivos e negativos das carbonizações deixadas pela queima dessas mijolinas nacionais e tbm para ganhar mais algumas octanas extras nas gasolinas que abasteço e com isso, beneficiar na obtenção de um melhor desempenho do turbo desse motor.

Ou seja, em outras palavras, com essa mistura citada aqui de combustíveis com esses aditivos, ele desenvolve um leve melhor desempenho do que se ele fosse abastecido com a melhor das gasolinas podium ou octapro do Brasil, posso apostar nisso com toda certeza e ainda confirmar isso na prática.

Pelo menos essas minhas invenções me trazem um ótimo e inegável divertimento geral além da satisfação plena e do prazer que tenho em usar esse jetta assim modificado por mim ... rsrsrsrs !!!

Então, diante desses fatos, temos de ficar sempre "ajeitando" as coisas na esperteza e no conhecimento técnico pessoal para assim, tentar driblar todos esses efeitos negativos com essas atitudes e prejudicar o mínimo possível esses motores turbo importados a gasolina que rodam aqui no Brasil ... eita decepção essa nossa , infelizmente colegas !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Aditivos para limpeza de bico. Corretiva ou Preventiva?
MensagemEnviado: 19 Jul 2021 14:27 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Todas as gasolinas tem um período de validade que pode variar de 3 a 6 meses dependendo ser a gasolina comum ou as aditivadas além das do tipo premium mais caras, sendo essas as que apresentam uma maior validade entre todas as demais.

Mas já existem no mercado aditivos específicos para prolongar a vida útil das gasolinas por até 2 anos.

Eles se chamam estabilizadores de combustível flex e podem ser encontrados em lojas de artigos de náutica em geral.

Um deles é o aditivo Teccom Speed Flex que adicionado em um tanque de qq veículo contendo qq tipo de misturas entre gasolina e etanol aumenta o prazo de validade desse combustível misturado em até 2 anos mantendo essa mistura por todo esse período sempre ativa e fresca e sem que esse combustível perca as suas propriedades originais.

Obs : Recomenda-se por isso sempre abastecer em postos de combustíveis que tenham uma alta rotatividade e um maior movimento de vendas pq assim aumenta-se as chances de comprar e abastecer combustíveis mais frescos e mais eficazes.

Lembrando que combustíveis velhos e já apodrecidos de uma estocagem mais prolongada são prejudiciais para qq motor pq deixam mais resíduos em todo o sistema de alimentação de qq veículo, além do seu rendimento e da sua eficácia serem menores.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Aditivos para limpeza de bico. Corretiva ou Preventiva?
MensagemEnviado: 28 Jul 2021 15:11 
Offline

Registrado em: 22 Mar 2017 16:16
Mensagens: 26
ianisgreek escreveu:
Vou reviver esse tópico só para chatear mais ainda os defensores desses LIXOS de mijolinas nacionais.

E responder ao título desse tópico dizendo que se usar sempre o ETANOL e nunca essas mijolinas , nunca que vai ser necessário fazer essa limpeza corretiva pq a limpeza preventiva o próprio etanol já o faz e ainda com uma eficiência mais do que já comprovada !

Acredito que eu ainda tenha um dos mais velhos HB20 1.6 c/ câmbio manual de todos os usuários desse forum.

É um modelo Confort Plus 2013 que foi comprado zero KM na CCS Hyundai daqui da minha cidade em Novembro de 2012.

Esse nosso HB20 1.6 já está com quase 80 mil kms rodados nesses quase 9 anos de uso diário e misto entre viagens ocasionais e transito urbano.

Sempre foi abastecido desde zero KM e até agora e sempre será somente com a mistura de 85% de etanol com 15% de gasolina comum e nunca, jamais senti a necessidade de usar quaisquer tipos de aditivos para combustível no tanque dele.

Jamais houve qq tipo de falha de funcionamento, nem devido a bicos injetores sujos e carbonizados com a queima dessas mijolinas e nem devido a sujeiras e fuligens de carvão nas velas de ignição, ou na sonda lambda do escape ou mesmo jamais ocorreu até agora algum entupimento do seu catalisador que continua sendo o original do veículo.

Mas deixe que se eu optasse em abastece-lo desde zero KM somente com essas porcarias de mijolinas nacionais para vcs verem só o nojo que estaria esse pobre motor Gamma 1.6 por dentro ...

Sem falar na necessidade dessas caras e trabalhosas limpezas de bicos injetores, trocas de velas de ignição e de sonda lambda devido a carbonizações, sem falar ainda do catalizador todo carbonizado por dentro e com isso, roubando uma boa parte da potência desse motor.

Portanto todas essas são despesas que podem ser perfeitamente evitadas apenas ao se usar sempre o nosso nobre etanol.

Obs : E fugindo só um pouco do assunto aqui, no meu pobre Jetta TSI atual que é importado e tem um motor turbo somente a gasolina, sou obrigado a usar aditivos flex misturados com querosene para a gasolina em TODOS os abastecimentos dele, pq não dá para confiar de jeito algum nessas mijolinas nacionais ditas "ADITIVADAS" por essas empresas petroleiras daqui e ainda, sem falar que fui obrigado a desenvolver atravez do Unichip , todo um novo mapa específico para a ECU desse nosso Jetta para assim ele aceitar e funcionar 100% e otimizado para me permitir a misturar 25% de etanol no tanque de gasolina dele e com isso, diminuir um pouco mais os efeitos nocivos e negativos das carbonizações deixadas pela queima dessas mijolinas nacionais e tbm para ganhar mais algumas octanas extras nas gasolinas que abasteço e com isso, beneficiar na obtenção de um melhor desempenho do turbo desse motor.

Ou seja, em outras palavras, com essa mistura citada aqui de combustíveis com esses aditivos, ele desenvolve um leve melhor desempenho do que se ele fosse abastecido com a melhor das gasolinas podium ou octapro do Brasil, posso apostar nisso com toda certeza e ainda confirmar isso na prática.

Pelo menos essas minhas invenções me trazem um ótimo e inegável divertimento geral além da satisfação plena e do prazer que tenho em usar esse jetta assim modificado por mim ... rsrsrsrs !!!

Então, diante desses fatos, temos de ficar sempre "ajeitando" as coisas na esperteza e no conhecimento técnico pessoal para assim, tentar driblar todos esses efeitos negativos com essas atitudes e prejudicar o mínimo possível esses motores turbo importados a gasolina que rodam aqui no Brasil ... eita decepção essa nossa , infelizmente colegas !


Grande ianisgreek,

Tudo bem contigo? Depois de muito tempo sem ver o fórum recebo uma resposta sua atualizando novamente. Sempre muito bom ouvir a opinião de quem entende do assunto, e mostra não só na teoria, mas também na prática.
Pois bem, me ajude em uma coisa: Nesse período que estive ausente troquei meu HB20 em um Creta com motor 1.6... Tentei usá-lo na velha "mistura mágica" de Etanol com Gasolina (sempre usada com ótimo desempenho no meu HB20), porém, no Creta o consumo estava em 3.6km/l :o Acabou que passei a usar a Gasolina no carro atingindo médias de 7.0 km/l
Como vi que na sua assinatura você tem um Creta 2.0, acredito que possa me ajudar a obter uma melhor relação para o carro com este motor 1.6. O que seria melhor para ele? Gasolina comum? Álcool? Gasolina Aditivada? Alguma mistura?

Grande abraço meu amigo.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Aditivos para limpeza de bico. Corretiva ou Preventiva?
MensagemEnviado: 28 Jul 2021 15:45 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Eduardo_Ferreira escreveu:
ianisgreek escreveu:
Vou reviver esse tópico só para chatear mais ainda os defensores desses LIXOS de mijolinas nacionais.

E responder ao título desse tópico dizendo que se usar sempre o ETANOL e nunca essas mijolinas , nunca que vai ser necessário fazer essa limpeza corretiva pq a limpeza preventiva o próprio etanol já o faz e ainda com uma eficiência mais do que já comprovada !

Acredito que eu ainda tenha um dos mais velhos HB20 1.6 c/ câmbio manual de todos os usuários desse forum.

É um modelo Confort Plus 2013 que foi comprado zero KM na CCS Hyundai daqui da minha cidade em Novembro de 2012.

Esse nosso HB20 1.6 já está com quase 80 mil kms rodados nesses quase 9 anos de uso diário e misto entre viagens ocasionais e transito urbano.

Sempre foi abastecido desde zero KM e até agora e sempre será somente com a mistura de 85% de etanol com 15% de gasolina comum e nunca, jamais senti a necessidade de usar quaisquer tipos de aditivos para combustível no tanque dele.

Jamais houve qq tipo de falha de funcionamento, nem devido a bicos injetores sujos e carbonizados com a queima dessas mijolinas e nem devido a sujeiras e fuligens de carvão nas velas de ignição, ou na sonda lambda do escape ou mesmo jamais ocorreu até agora algum entupimento do seu catalisador que continua sendo o original do veículo.

Mas deixe que se eu optasse em abastece-lo desde zero KM somente com essas porcarias de mijolinas nacionais para vcs verem só o nojo que estaria esse pobre motor Gamma 1.6 por dentro ...

Sem falar na necessidade dessas caras e trabalhosas limpezas de bicos injetores, trocas de velas de ignição e de sonda lambda devido a carbonizações, sem falar ainda do catalizador todo carbonizado por dentro e com isso, roubando uma boa parte da potência desse motor.

Portanto todas essas são despesas que podem ser perfeitamente evitadas apenas ao se usar sempre o nosso nobre etanol.

Obs : E fugindo só um pouco do assunto aqui, no meu pobre Jetta TSI atual que é importado e tem um motor turbo somente a gasolina, sou obrigado a usar aditivos flex misturados com querosene para a gasolina em TODOS os abastecimentos dele, pq não dá para confiar de jeito algum nessas mijolinas nacionais ditas "ADITIVADAS" por essas empresas petroleiras daqui e ainda, sem falar que fui obrigado a desenvolver atravez do Unichip , todo um novo mapa específico para a ECU desse nosso Jetta para assim ele aceitar e funcionar 100% e otimizado para me permitir a misturar 25% de etanol no tanque de gasolina dele e com isso, diminuir um pouco mais os efeitos nocivos e negativos das carbonizações deixadas pela queima dessas mijolinas nacionais e tbm para ganhar mais algumas octanas extras nas gasolinas que abasteço e com isso, beneficiar na obtenção de um melhor desempenho do turbo desse motor.

Ou seja, em outras palavras, com essa mistura citada aqui de combustíveis com esses aditivos, ele desenvolve um leve melhor desempenho do que se ele fosse abastecido com a melhor das gasolinas podium ou octapro do Brasil, posso apostar nisso com toda certeza e ainda confirmar isso na prática.

Pelo menos essas minhas invenções me trazem um ótimo e inegável divertimento geral além da satisfação plena e do prazer que tenho em usar esse jetta assim modificado por mim ... rsrsrsrs !!!

Então, diante desses fatos, temos de ficar sempre "ajeitando" as coisas na esperteza e no conhecimento técnico pessoal para assim, tentar driblar todos esses efeitos negativos com essas atitudes e prejudicar o mínimo possível esses motores turbo importados a gasolina que rodam aqui no Brasil ... eita decepção essa nossa , infelizmente colegas !


Grande ianisgreek,

Tudo bem contigo? Depois de muito tempo sem ver o fórum recebo uma resposta sua atualizando novamente. Sempre muito bom ouvir a opinião de quem entende do assunto, e mostra não só na teoria, mas também na prática.
Pois bem, me ajude em uma coisa: Nesse período que estive ausente troquei meu HB20 em um Creta com motor 1.6... Tentei usá-lo na velha "mistura mágica" de Etanol com Gasolina (sempre usada com ótimo desempenho no meu HB20), porém, no Creta o consumo estava em 3.6km/l :o Acabou que passei a usar a Gasolina no carro atingindo médias de 7.0 km/l
Como vi que na sua assinatura você tem um Creta 2.0, acredito que possa me ajudar a obter uma melhor relação para o carro com este motor 1.6. O que seria melhor para ele? Gasolina comum? Álcool? Gasolina Aditivada? Alguma mistura?

Grande abraço meu amigo.




Fala Eduardo, agradeço seu apoio a mim e ainda temos aqui em casa o nosso Creta Prestige 2.0 2018 que está atualmente com pouco mais de 45 mil kms rodados e continua firme e forte, mas que ele tem sim sempre um consumo médio elevado, defeito esse de todo Creta em qq versão, mesmo se ele for comprado zero KM.

Como eu nunca fui a favor de gasolina nenhuma para abastecer pura sem misturas com etanol hidratado, nós tbm sempre usamos nesse Creta desde que ele era zero KM a mistura mágica de 15% de gasolina comum com 85% de etanol.

Bom, o consumo urbano com essa mistura fica entre 4,6 a 5,1 kms/l e na estrada mantendo não mais de 120 kms/h ele apresenta médias de 7,5 kms/l .

Mas que apesar disso, não recomendo a ninguém que tem qq modelo de Creta a abastece-lo somente com gasolinas pq o motor vai sim carbonizar inteiro por dentro e depois virão as dores de cabeça causadas por essas carbonizações como as limpezas de injetores, as trocas precoces de sondas lambdas, entupimentos precoces de catalisadores, vida útil menor das velas de ignição, contaminação precoce de oleo lubrificante do motor e por ai segue a lista só de desvantagens e que não se consegue jamais se livrar delas.

Mas mesmo assim , para quem faz questão de abastecer somente com gasolinas, que pelo menos abasteça com uma mistura de meio a meio com etanol e gasolina comum mesmo pq com isso, ainda se aproveita das melhores vantagens do etanol quando comparado com qq das nossas gasolinas e aqui nesse assunto, nem temos o que discutir !!!

E sinceramente falando aqui aos colegas, nenhum modelo de Creta eu indico como uma compra vantajosa para um SUV médio exatamente pq ele tem uma mecânica melhor dizendo inadequada sim para um SUV como os Cretas e que por isso mesmo eles são uns beberrões inveterados de combustível, não importa de qual versão ele seja.

Pior ainda é essa versão de Creta 1.6 pq o pêso de mais de 1300 kgs desse SUV é exagerado para um motor 1.6 aspirado de apenas 130 cvs.

Já o motor 2.0 combina melhor com o porte e pêso dos Cretas, mas que mesmo assim, ele apresenta esse consumo sempre elevado apesar do desempenho ser melhor do que o apresentado pelos Cretas 1.6 !!!

Lamentavelmente esse é um fato já confirmado por todos da imprensa automotiva nacional, portanto isso não é nenhuma novidade para ninguém.

E se vcs me perguntarem o pq compramos esse modelo de SUV já que existem essas desvantagens com ele, falo e repito sempre para todos que essa foi uma escolha pessoal e incondicional somente da esposa que se encantou com o estilo dele, então não pude falar mais nada para impedir essa compra apesar das minhas argumentações contra esse SUV mas que mesmo assim foram todas em vão !

Porém não tenho receio nenhum de informar aqui que na realidade, já era esses Cretas com essa atual mecânica e infelizmente dona Hyundai do Brasil a fila andou e vc ficou muito para trás, portanto trate logo de atualizar e urgente toda essa sua atual linha Creta antes que seja tarde ...

Então é isso aí, grande abraço Eduardo Ferreira !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Aditivos para limpeza de bico. Corretiva ou Preventiva?
MensagemEnviado: 02 Set 2021 12:07 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Colegas, retornando a esse tópico somente para relembrar que o melhor aditivo para uma eficaz limpeza em todo o sistema de alimentação de qq motor flex é e sempre será o nobre e sempre desprezado etanol.

Óbvio que isso não é nenhuma invenção minha, mas quem quiser, pode pesquisar na net em sites do mundo todo e vai confirmar isso sozinho.

Bom, mas para aqueles que ainda preferem e fazem questão absoluta de utilizar gasolinas em seus veículos flex, que não joguem o suado $$$$$ seus fora abastecendo com gasolinas aditivadas pq esses aditivos adicionados nelas pela Cias de Petroleo são sempre de eficácia muito duvidosa e além disso, eles no máximo e na melhor das hipóteses vão é manter o sistema de alimentação desses veículos mais limpo mas jamais eles irão fazer uma faxina mais completa e eficaz no sistema de alimentação desses motores.

E para isso, basta a cada 3000 kms a 5000 kms rodados comprar um frasco de algum bom aditivo para combustíveis FLEX ( que pode ser da STP, da Bardahl ou da ACDelco ) e adicionar no tanque preferencialmente quando ele estiver na reserva , 1 frasco desses aditivos e colocar em seguida apenas uns 10 a 15 lts de combustível para não haver uma diluição muito grande desse aditivo e assim, o efeito de limpeza dele será sempre melhor e mais eficaz.

Basta em seguida usar o veículo até o combustível atingir a reserva de novo antes de reabastecer.

E para quem quiser usar esses aditivos em viagens ( que seria o mais recomendado e de melhor efeito ) basta comprar 2 frascos desses aditivos e adicionar no tanque o conteúdo deles primeiro e em seguida completar o tanque.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Aditivos para limpeza de bico. Corretiva ou Preventiva?
MensagemEnviado: 24 Out 2023 11:47 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Acredito que atualmente já não seja mais novidade para ninguém que o etanol é um excelente combustível detergente com a capacidade comprovada de remover e limpar toda a sujeira daqueles resíduos e crostas de carvão deixados pela combustão das gasolinas !

E tanto isso é verdadeiro que posso dar como um real exemplo, esse nosso pioneiro e atual HB20 1.6 2013 , que agora está com um pouco mais de 116 mil kms rodados em quase 11 anos de uso regular mas que jamais necessitou de nenhuma limpeza corretiva nos seus injetores originais e muito menos a substituição de nenhum sensor do seu sistema de injeção eletrônica .

Por isso acredito certamente que todo esse mérito seja devido ao uso constante do etanol misturado com 15% de gasolina desde que esse nosso HB20 ainda era zero KM e com isso, nunca precisei até agora, adicionar no tanque dele , sequer algum aditivo para limpeza e descarbonização desse sistema, portanto o etanol, apesar de ainda ser injustamente desprezado e desvalorizado aqui mesmo no nosso mercado, está provando que é disparado, o melhor combustível de fonte renovável de origem vegetal para motores a combustão interna do mundo !!!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 11 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB