ianisgreek escreveu:
Eduardo, esse assunto da quilometragem percorrida por um veículo é de fato polêmico, pq sofre da influência direta de diversos fatores :
10000 kms por ano pode até ser considerado pouco se esse veículo rodou basicamente no transito urbano, mas nesse caso, ele está enquadrado na situação de condição severa de uso e pelo menos nesse caso, o oleo do motor e o seu respectivo filtro devem por precaução serem trocados a cada 5000 kms rodados ou 2 vezes por ano.
Mas nessa mesma condição acima, se o veículo é usado basicamente para fazer viagens de pequena a média distância, ele já pode ser submetido a apenas uma única troca de oleo e filtro do motor por ano.
Lembrando aqui de um fato comprovado de que em mecânica automotiva, já é uma unanimidade técnica considerar que motores que rodaram entre 40000 kms a 50000 kms mas que sempre foram bem cuidados desde zero KM, que eles estariam saindo somente nessa fase, do período total de amaciamento e que estariam assim entrando no auge da sua vitalidade e saúde máximas.
E isso é uma convenção técnica já bem antiga e que me lembro ainda dela já ser considerada desde a década de 70 e citada em todos os seminários, palestras e cursos de mecânica automotiva !
Obs : Inclusive em algumas publicações especializadas em automóveis como as revistas Quatro Rodas e Auto Esporte tb já citavam essa citação desde aquela época em artigos sobre motores e sua durabilidade.
É isso aí colega, valeu !
Então Ianis, como isso é um pouco subjetivo para leigos e depende uma análise mais profunda, em meios termos, acredito que até uns 10.000 km e com as revisões em ordem num carro de até 3 anos estaríamos minimizando um pouco o risco, pois esse contexto que você citou seria o ideal porém difícil de aplicar-se...
Existe uma garagem aqui na região que se chama quase zero, só pega carros com menos de 10.000 km... já vi carros com menos de 10.000km... enfim, está ficando cada vez mais difícil pegar carro zero, visto a desvalorização de apenas emplacar o carro, mais toda documentação e IPVA, o que é minimizado no seminovo, porém existem condições que ainda permitem excluir esses custos... a FORD aqui está dando a documentação e IPVA grátis na nova Eco...