Peguei o carro nesta sexta e minhas impressões são parecidas com as já relatadas. Sobre o carro, não há o que reclamar, mas sobre a concessionária...
Primeiro, parece haver muito descaso das concessionárias, a velha história de parecer que estão fazendo um favor ao comprador. No meu caso específico, a vendedora que me atendeu era uma mera tiradora de pedidos e fraca. Anotou meu pedido errado, coisa que só fui descobrir um mês depois, quando ela ligou dizendo que "meu carro" tinha chegado, ainda que não na cor que desejava (eu pedi com o sistema de audio e só na concessionária descobri que ela anotou o código sem audio). Neste momento, me disse que eu ia para o fim da fila de espera, pois a maior parte dos pedidos era com audio e eu não tinha deixado a entrada de R$ 4 mil, sendo que no primeiro dia em que estive na concessionária perguntei se era preciso dar entrada ou preencher algum formulário de pedido e ela me disse que não para ambos os casos (ela simplesmente anotou meu nome, telefone e modelo do carro em um caderninho). Resignado, preenchi o formulário de pedido e o cheque de entrada e, após eu assinar o pedido para que ela levasse para aprovação da gerência, ela acrescentou a observação "prazo médio de entrega 120 dias", o que me deixou indignado (além de não me dizer isto antes, é um absurdo colocar uma informação no formulário depois de eu assiná-lo, como se eu tivesse ciência e concordasse com aquilo!). Como queria o carro, disse que além do 1.0 eu consideraria o 1.6 também e "para minha sorte" (termos da vendedora) na semana seguinte tinha um modelo 1.6 disponível...
No momento de fechar o negócio, também foi colocado como obrigatório usar o despachante da concessionária (R$ 900). Comentei que eu tinha um mais barato e que eu não precisava fazer lá e a vendedora inicialmente me disse que era parte das condições de venda, para depois dizer que eu poderia emplacar o carro por minha conta, mas o resto deveria ser feito lá, pois eles "precisam" que a documentação seja feita rapidamente para girar o estoque logo e receber novos lotes da fábrica (o que me soa estranho já que o estoque gira na hora em que a nota fiscal é emitida e não quando emito os documentos, mas enfim...)
Um último aspecto é a atenção na venda. Totalmente compreensível que o carro está se vendendo sozinho, mas só fui descobrir detalhadamente o que vinha ou não no carro quando o peguei na concessionária. Quando indaguei, me mostraram um cartão com a lista de características dos modelos, coisa que já tinha visto no site. Em nenhum momento, por exemplo, me foi informada a possibilidade de comprar acessórios como o sistema de fechamento automáticos dos vidros com o fechamento das portas, ou mencionado que o tapetes não vinham (velho esquema "se não perguntarem, não precisa falar").
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