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 Título: Erros de engenharia causam quebras e incêndios nos Onix.
MensagemEnviado: 08 Dez 2019 12:03 
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E por curiosidade, resolvi dar uma pesquisada mais detalhada sobre o porque dos novos Onix turbo começarem a apresentar problemas de incêndios em veículos ainda bem novos !

O problema parece ter origem em erros de engenharia em sequência quando do projeto desse motor e tudo isso na tentativa de se obter resultados finais de rendimentos acima do normal para esse tipo de motor turbo desses novos Onix equipados com um antigo sistema de injeção multiponto e ainda flexfuel.

E que possivelmente , tb pode ter se originado com uma escolha ousada mas errada da turbina utilizada nesses motores 1.0 turbo dos Onix, cujo modelo era destinado primariamente para motores equipados com sistemas de injeção direta.

Isso causava uma provável sobrepressão interna nesse motor resultando em aquecimentos excessivos e pre-ignição, principalmente quando esses motores são abastecidos apenas com gasolinas.

Aliado a essa causa anterior, parece que a GM tb calibrou sua ECU para esse seu novo motor turbo trabalhar com misturas um pouco mais pobres (magras) de ar + combustível do que o habitual e sempre com o intuito de melhorar ao máximo o rendimento obtido com esse seu novo motor, o que tb provocava um anormal aquecimento interno desse motor e isso causava pre-ignição e detonações principalmente quando esse propulsor era abastecido com gasolinas .

E por uma interessante coincidência ou não, é bem curioso o fato de que as duas unidades desses novos Onix que pegaram fogo estavam abastecidas com gasolinas ...

Esse superaquecimento anormal causado por esses erros acima citados, causava a quebra do motor e com isso, haviam vazamentos do oleo do motor tb já bem superaquecido devido a esse excesso anormal de calor e assim, ele entrava em combustão e iniciavam-se os incêndios.

Diante disso , a GM fez o recall para todos os novos Onix turbo vendidos e entregues até agora (mais de 19500 veículos) e já providenciou uma nova recalibração das ECUs desses motores via scanner pela tomada OBD2, possivelmente alterando as curvas de pressão da turbina, curvas de ignição e de misturas de ar+combustível, na tentativa de corrigir essas falhas de funcionamento desses seus novos motores turbo.

Mas o lado negativo dessa correção técnica é que com essa nova recalibração dessas ECUs, houve como consequência direta disso, uma comprovada perda e redução de rendimento desses motores, tanto em desempenho e tb em consumo médio que inclusive foi até comprovada por vários jornalistas especializados após testarem novas unidades do Onix turbo já com essa nova recalibração da ECU.

Ou seja, ao que parece, a GM tentou tirar leite de pedra ao economizar de um lado mas perdeu do outro, no esforço inútil de tentar conseguir com que esse seu novo motor turbo com injeção multiponto, apresentasse um rendimento equiparado ao de um motor semelhante ao seu porém equipado com os modernos sistemas de injeção direta e assim, o tiro acabou saindo pela culatra como não poderia deixar de ser diferente disso ... rsrsrsrs !

Obs : E eu confesso aqui que até cheguei a me surpreender muito de como a GM havia conseguido essa baita mas intrigante façanha de tentar igualar o rendimento desse seu novo motor turbo porém ainda equipado com uma antiga injeção de combustível multiponto com o rendimento do novo motor TGDI da Hyundai ou do motor 1.0 TFSI da VW que são reconhecidamente mais modernos e já equipados com injeção direta, ou seja, sabemos que milagres só Deus faz e mais ninguém !!!

E finalizando, mais um outro ponto negativo muito importante citado nesses artigos na net sobre as possíveis causas para esse problema dos Onix turbo é que tudo indica que a GM tb não incluiu na programação da ECU desses seus Onix turbo por motivos óbvios de redução de custos, um sistema chamado de "Estratégia de emergência ou de proteção" que significa que quando um motor qq , seja ele aspirado ou turbo , começar a atingir temperaturas de trabalho anormalmente elevadas a ponto de colocar em risco a própria integridade do motor, esse sistema atravez de seus sensores trata de imediatamente ir reduzindo o desempenho desse motor com a utilização de algumas estratégias de proteção decididas e tomadas pela ECU e assim, o desempenho dele fica limitado para rotações menores, além de no caso de motores turbo, de se reduzir a sua pressão de trabalho e com isso se evita a tempo, uma completa destruição desse motor.

Mas tão logo esses mesmos sensores perceberem que a temperatura de trabalho desse motor está voltando aos seus níveis normais, é automaticamente restabelecido de forma gradual o mesmo rendimento original do motor e assim esse sistema age sucessivamente e sempre em alerta !

O mesmo ocorre tb nos casos de se abastecer com combustíveis adulterados, onde o motor detecta essa adulteração do combustível presente no tanque e limita propositalmente o desempenho desse motor como medida de segurança, para se evitar assim que os danos maiores ocorram !

Ele seria como um anjo da guarda eletrônico do motor !

E como já diziam alguns sábios ditados populares que se encaixam perfeitamente nessa situação aqui :

" Passarinhos que inventam de acompanhar os morcegos em seus vôos noturnos, amanhecem mortos espetados nos galhos das árvores" ou

" A economia sempre é a base da porcaria "

É isso aí colegas, valeu !

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 Título: Re: Erros de engenharia causam quebras e incêndios nos Onix.
MensagemEnviado: 08 Dez 2019 23:06 
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E abaixo, segue o link da entrevista concedida pelo presidente da GM do Brasil a um jornal comentando sobre esse problema técnico que surgiu em alguns veículos da nova linha Onix com o motor turbo além de um outro link da revista Auto Esporte abordando tb sobre esse mesmo assunto :

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2 ... a-gm.shtml

https://revistaautoesporte.globo.com/No ... -plus.html

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 Título: Re: Erros de engenharia causam quebras e incêndios nos Onix.
MensagemEnviado: 12 Dez 2019 11:27 
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E agora, após o lançamento simultâneo das novas linhas HB20 e Onix, alguns profissionais da imprensa especializada na net e no Youtube estão atacando os novos HB20 em prol dos Onix turbo na mais pura apelação ... rsrsrsrsrs!

Mas as justificativas citadas por eles são sempre aquelas e que pessoalmente eu as considero como bem fracas de que no Latin Ncap, o Onix foi pouco melhor classificado do que os novos HB20 , ao que eu não posso deixar de alfinetar essa turma dizendo :

Então , usem tb essa leve melhor classificação dos Onix turbo nesse Latin Ncap para tentar melhorar e atualizar essa sua antiga e já ultrapassada concepção mecânica e o rendimento desse motor turbo dele para ver se assim, quem sabe vcs conseguem essa tal façanha, afinal, quem move qq veículo automotor é a sua mecânica e a não sua classificação de segurança ... rsrsrsrsrs!

E argumentos não faltam para criticar os novos Onix turbo, afinal eles não são nenhuma obra prima de perfeição da engenharia mecânica e muito menos estão assim tão atualizados mecanicamente como os novos HB20 turbo o são se comparados com eles ...

É isso aí colegas, pq essa apelação ainda vai muito longe ...

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 Título: Re: Erros de engenharia causam quebras e incêndios nos Onix.
MensagemEnviado: 12 Dez 2019 21:36 
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Pode ter sido uma unidade

https://youtu.be/0YwC9nJtdVo

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 Título: Re: Erros de engenharia causam quebras e incêndios nos Onix.
MensagemEnviado: 12 Dez 2019 23:50 
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Quanto mais vídeos eu assisto e quanto mais artigos vejo na net sobre os novos Onix, mais me convenço de que os novos HB20 são de fato superiores tanto em acabamento, na qualidade da montagem além da sua mais atualizada concepção mecânica.

E a partir daí , óbvio que cada um é livre para fazer suas escolhas pessoais mas continuo mantendo minha posição de defender os novos HB20 turbo pq estou convencido de que eles tem o que oferecer de vantagens para merecerem essa defesa.

Abaixo, segue mais um link de um artigo sobre o recall dos novos Onix turbo :

https://www.noticiasautomotivas.com.br/ ... -software/

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 Título: Re: Erros de engenharia causam quebras e incêndios nos Onix.
MensagemEnviado: 13 Dez 2019 11:16 
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E uma renomada e conhecida empresa fabricante de piggybacks (chips) automotivos comprou para sua frota de desenvolvimento, um novo Onix sedan turbo c/ câmbio manual zero KM e sempre o abasteceu apenas com ETANOL !

Desenvolveram para esse motor tb um piggyback e em seguida, ele foi ensaiado no dinamômetro deles com resultados positivos comprovados em ganhos de potência e torque .

E agora, após a GM recomendar esse recall para todos esses modelos, essa empresa tb submeteu esse Onix da frota deles para fazer essa recalibração da ECU e em seguida, o veículo foi novamente experimentado no dinamômetro porém sempre abastecido apenas com etanol e os resultados obtidos foram semelhantes aos anteriores com a calibração inicial e original da sua ECU.

Onde foi concluído que o problema nesses novos Onix turbo ocorreu devido a erros na calibração original da ECU mas apenas quando esses motores eram abastecidos com as gasolinas e não com o etanol !

Confirmando mais uma vez que não adianta quererem tirar leite de pedra, ou seja, tentarem obter grande rendimento em motores turbo quando alimentados com esses nossos LIXOS de gasolinas de péssima qualidade, pq esse combustível que normalmente apresenta uma baixa octanagem já é comprovado ser o maior inimigo para esse tipo de motor.

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 Título: Re: Erros de engenharia causam quebras e incêndios nos Onix.
MensagemEnviado: 16 Dez 2019 19:49 
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https://motor1.uol.com.br/news/388254/c ... mbustivel/

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 Título: Re: Erros de engenharia causam quebras e incêndios nos Onix.
MensagemEnviado: 16 Dez 2019 20:58 
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Mais problemas de projeto surgindo desses novos Onix, demonstrando que houve sim de fato, uma injustificável economia de materiais na execução do projeto desses veículos, podendo até ser atribuída a responsabilidade para essa economia porca à GM chinesa e os seus parceiros comerciais ...

Obs : E pelo relato desse artigo, percebe-se que a maioria dos proprietários desses novos Onix ainda insiste em continuar abastecendo com esses nossos LIXOS de gasolinas ...

Valeu pelo feedback Kaction !

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 Título: Re: Erros de engenharia causam quebras e incêndios nos Onix.
MensagemEnviado: 20 Dez 2019 23:55 
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Amigos com certeza o projeto é de baixa qualidade

https://youtu.be/-xNEo4uOJIk

https://youtu.be/OFXX9EFUhCE

https://youtu.be/-C1HGF9QpiE

https://youtu.be/3rIbOeSfpPo

Há um vídeo no autoentusiastas avaliando o carro, e na avaliação por baixo do carro mostra que toda a tubulação de combustível fica visível

Vejo também um monte de crítica de pessoas falando para não comprar carro no lançamento. Perae, não podemos generalizar gente....

Abraços

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 Título: Re: Erros de engenharia causam quebras e incêndios nos Onix.
MensagemEnviado: 21 Dez 2019 02:05 
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Kaction, agradeço pelo seu feedback e concordo de que não podemos generalizar que novos lançamentos de veículos ainda mais nos tempos atuais ainda tendem a apresentar problemas pq quando a linha HB20 foi lançada ao público brasileiro lá em Outubro/2012 , eu comprei esse nosso atual HB20 1.6 sem nem mesmo fazer antes um simples test-drive nele por falta de unidades disponíveis para essa finalidade nas CCS da rede !

E a vendedora que me vendeu esse HB20 me falou que eu faria o test-drive no meu próprio HB20 novinho e obviamente que após ele ser faturado no meu nome.

Pois eu tinha tanta certeza da qualidade desse veículo que fechei a compra assim mesmo e nunca me arrependi pq nem ao menos uma lâmpada desse nosso HB20 queimou até agora após 7 longos anos de uso rotineiro e diário com ele.

Mas o que nos sugere esse novo lançamento dos Onix turbo é dele apresentar vários improvisos de projeto e que infelizmente culminaram nessas ocorrências que vemos aí na prática e resultando nesses recalls para decepção e incredulidade da própria GM do Brasil !

Obs : Pessoalmente eu culpo essas falhas percebidas nesses Onix turbo a ajuda dessa engenharia dos chineses ao colaborarem nesse projeto pq eles gostam de aceitar desafios de fabricarem de tudo para o mundo mas com uma qualidade ainda bem duvidosa pq pelo menos na area automotiva, eles não tem ainda nenhuma tradição nem confiabilidade comprovada.

Inclusive , já é de conhecimento do mundo todo que há algum tempo , a industria automotiva chinesa contrata a pêso de ouro vários renomados engenheiros e projetistas alemães para trabalharem lá na China ajudando os chineses a desenvolverem novos veículos naquele país utilizando-se da já consolidada confiabilidade tecnológica da industria automotiva alemã !!!

E apenas deixando aqui mais um outro exemplo da qualidade duvidosa de alguns produtos automotivos chineses aqui mesmo no nosso mercado, os pneus "made in China" não se mostram confiáveis exatamente por não apresentarem a devida e necessária qualidade ...

Tanto é que eu jamais compraria para mim um pneu "made in China " !!!

Saibam tb que nada tem a ver a engenharia automotiva sul coreana com a chinesa, coisas bem distintas e separadas !!!

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