Bem-vindo: 27 Abr 2024 07:30

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 22 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Impressões do Citroen C4 Cactus THP 1.6 turbo flex aut.
MensagemEnviado: 17 Abr 2023 23:11 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
E passando por esse tópico para atualizar as mais recentes notícias sobre essa nova geração de motores turbo flex da Fiat/Stellantis !

Conforme já escapou e caiu na net, o grupo Fiat/Stellantis , cientes obviamente do problema de um estranho consumo excessivo de oleo apresentado muito precocemente por esses seus novos motores 1.0 e 1.3 turbo flex , tem tentado apenas soluções paliativas e mais fáceis e tbm menos onerosas para solucionar esse problema.

Sim, pq a decisão de fazer as trocas das bombas de oleo desses motores não é de fato, nenhuma sábia solução definitiva !

E a outra tentativa mais recente que já está sendo utilizada de se modificar a programação original da ECU desses motores tbm não é nenhuma solução acertada, mas apenas mais um mero paliativo e explicando melhor :

O real problema desses novos motores turbo desse grupo Stellantis está comprovadamente numa deficiência dos conjuntos dos anéis dos pistons , que a fornecedora nacional Mahle dessas peças para esse grupo muito provavelmente errou no desenho (perfil) dessas peças , causando assim esse problema desse consumo excessivo e precoce de lubrificante por esses 2 novos motores.

E agora, depois de milhares de motores já montados e instalados em vários modelos de veículos desse grupo, foi que a ficha caiu para essa montadora e certamente que a solução definitiva não é nada fácil e muito menos barata para ser executada !

Vejam só que sobre essa mais recente solução paliativa e meramente provisória de se modificar a programação da ECU desses veículos, que consiste na prática em se diminuir a pressão do turbo e tentar assim, compensar essa perda com alguma nova afinação dos mapas de ignição e de mistura de ar/combustível desses 2 motores.

Só que os testes realizados em dinamômetros revelaram que essa nova reprogramação dessas ECUs , apesar de conter um pouco mais esse consumo excessivo de oleo, lógico que fez esses motores perderem rendimento pq já se sabe que com o turbo soprando menos pressão dentro das câmaras de combustão desses motores, isso vai sim diminuir o rendimento geral apesar de aliviar um pouco mais o trabalho de vedação dos anéis dos pistons.

Mas é fato tbm que com essa nova reprogramação de ECU, tanto o motor Stellantis 1.0 turbo flex que dos seus 130 cvs iniciais com etanol perde sim uma boa parcela desse desempenho assim como tbm o seu parceiro maior , o novo motor 1.3 turbo flex que orgulhosamente ostentava os seus 185 cvs iniciais com etanol, tbm perde uma parte desse rendimento e essa soberba toda que esse grupo Fiat/Stellantis ostentava e propagava aos 4 cantos do Brasil por ocasião desse seu lançamento aqui no nosso mercado !

É óbvio ainda que por pura conveniência, que não houve nenhuma declaração oficial desse fabricante em anunciar que com esse novo paliativo de se alterar a programação original da ECU desses seus motores turbo flex , que isso resultaria em uma perda real de rendimento deles, mas em mecânica automotiva não existem milagres e apenas fatos reais que não podem ser assim tão facilmente manipulados por engenharia nenhuma desse mundo !

E diante dessa atual situação, vejo cada vez mais que foi sim bem acertada a minha opção em escolher o meu novo C4 Cactus THP 1.6 turbo flex pq de fato, ele tem um motor já bem consagrado e consolidado no mercado e livre desses imperdoáveis e inexplicáveis erros de projeto em pleno seculo XXI.

Obs : E com esse fiasco todo apresentado por esses novos motores turbo flex da Stellantis, acredito que nenhuma empresa de performance vai se atrever a desenvolver um kit de stage 1 ou 2 para esses motores pq isso seria um grande desastre com toda a certeza desse mundo !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Impressões do Citroen C4 Cactus THP 1.6 turbo flex aut.
MensagemEnviado: 23 Jun 2023 12:20 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
Tudo bem que esse assunto seja off topic pq é sobre um Citroen e não um modelo da Hyundai, mas acredito que em assunto de carros tudo agrega conhecimentos gerais que sempre são muito bem vindos !

Retornei ontem de mais uma viagem com o nosso novo Citroen C4 cactus THP turbo flex , dessa vez num percurso total de um pouco mais de 2000 kms e o veículo se comportou maravilhosamente bem, me surpreendendo de forma bem positiva !

Sempre abastecido com uma mistura de E-90 ou seja , 90% de etanol e 10% de gasolina comum ele retornou em casa com uma média geral de 9,7 kms/l mas as médias de velocidade mantidas foram quase sempre mais elevadas a ponto de em uma longa reta na viagem de volta, com o motor já mais amaciado e com uns 4500 kms rodados, eu arrisquei testar a sua velocidade máxima e vi com muita surpresa o velocímetro digital dele chegar até os 227 kms/h quando abortei imediatamente a aceleração dele, dando-me por muito mais do que plenamente satisfeito com esse resultado.

Infelizmente que o asfalto nessa longa reta não era dos melhores pq o piso tinha irregularidades indesejáveis e esse C4 cactus balançou muito transmitindo a mim muita insegurança, o que me fez abortar a aceleração e nesse momento confesso aqui que desejei muito que esse C4 cactus fosse pelo menos uns 8 cms mais baixo com toda certeza !

Mas notei tbm que o câmbio aut. dele de 6 marchas manteve a 5ª marcha engatada durante esse teste pq o pé estava todo embaixo no acelerador acionando o botão do quick down , mas mesmo assim valeu muito por essa surpreendente experiencia !

Lembrando ainda que apesar da ótima aerodinâmica desse modelo C4 Cactus , que a distancia livre até o solo são de exagerados 22,5 cms o que justifica plenamente essas balançadas normais desse veículo ao atingir essa alta velocidade citada , tanto é que a Citroen divulga uma velocidade máxima para esse seu modelo com o motor 1.6 turbo flex sendo de 212 kms/h e ele mostrou ser tranquilamente capaz de ir muito além desse limite dependendo de se encontrar pela frente uma longa reta em terreno mais plano mas que seja com um asfalto de uma boa qualidade !

E imaginem nessa situação dessa altíssima velocidade com a quantidade de ar entrando por baixo desse veículo e querendo levanta-lo da pista mas que até velocidades ao redor dos 200 kms/h eu já havia percebido por algumas vezes que ele se comporta ainda bem estável e seguro na rodovia !

E que esse é um veículo que oferece um excelente nível de conforto geral permitindo viajar entre 120 kms/h a 140 kms/h com muito conforto e silencio interno dando para ouvir músicas tranquilo em um volume mais baixo , além da ampla sobra de potencia e do seu excelente sistema de freios com discos nas 4 rodas e da sua direção elétrica impecável o tempo todo !

Ou seja, esse é o típico caso de um carro com muito motor e câmbio sobrando para a pouca estrutura de suspensão que ele oferece, justamente por ser mais alto e mais macio mas gosto disso e não do contrário quando se tem em mãos um ótimo veiculo de estabilidade geral mas que infelizmente faltam exatamente muito mais motor e câmbio numa situação que podem fazer vc passar até raiva na rodovia !

Conclusão pessoal desse episódio é que vale sim muito a pena a compra desse pequeno veículo cross over que apresenta uma excelente relação custo-benefício e muito provável que imbatível nessa categoria de veículo dentro do nosso atual mercado !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Impressões do Citroen C4 Cactus THP 1.6 turbo flex aut.
MensagemEnviado: 07 Ago 2023 15:02 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
E ontem a noite, retornei de mais uma longa viagem de pouco mais de 900 kms de percurso total com o nosso novo C4 Cactus 1.6 THP turbo flex.

Foi uma viagem rápida de poucos dias , estava só, mas que deixou novamente interessantes impressões sobre esse veículo !

Inciamos essa viagem com quase 5000 kms rodados no odômetro dele e esse C4 sempre foi abastecido com a mistura de 15% de gasolina comum + 85% de etanol.

E ficou claro e óbvio mais uma vez dentre tantas outras que qq motor novo a combustão interna , seja ele aspirado ou turbo , que sempre quando ele é bem amaciado incluindo tbm todas as suas trocas de oleo e filtro feitas bem mais precoces do que o fabricante indica, mostra com certeza benefícios práticos bem perceptíveis como um leve maior desempenho geral acompanhado de um consumo médio um pouco menor e ainda, com um mínimo e desprezível consumo de oleo lubrificante desse motor apesar dele ser nesse caso , uma unidade turbo.

E como eu estava só e com esse veículo mais leve, confesso que abusei um pouco do excelente desempenho mostrado por essa sua excelente configuração mecânica durante todo esse trajeto , cujo motor oferecia sempre respostas prontas e afiadas em qq situação de condução fazendo com que todas as subidas desse trajeto se transformassem em reais descidas , tamanha era a desenvoltura mostrada por esse seu motor 1.6 turbo flex quando ele é abastecido com etanol !

Esse modelo de Citroen C4 THP aut. oferece 3 tipos de programas de condução sendo o econômico, o normal e o sport !

Onde o primeiro desses programas deixa o motor um pouco mais manso e tranquilo, com respostas mais suaves e um consumo médio um pouco mais contido , o segundo programa é o normal e está sendo o mais usado por mim e o terceiro programa, de fato deixa o motor com respostas um pouco mais prontas e agressivas e tbm estica um pouco mais todas as 6 marchas do seu ótimo câmbio aut. e com isso, ele não prioriza um menor consumo médio.

E as médias de consumo mostradas no comp. de bordo e viajando sempre nesse modo normal e em ritmo entre 110 kms/h a 140 kms/h ainda ficaram em ótimos 10,4 kms/l apesar da rodovia ter ajudado muito por estar com um transito mais leve e tranquilo tanto na ida e tbm no retorno, além da topografia dessa região ser basicamente plana com raras regiões montanhosas.

De negativo que novamente foi percebido nessa viagem é a excessiva altura livre do solo, o que deixa esse veículo com alguns leves e indesejados balanços nas curvas feitas em velocidades mais elevadas, apesar desse modelo contar com sistemas de controle eletrônico de estabilidade , de tração e de frenagem além do seu ótimo sistema ABS normal e dos seus freios a disco nas 4 rodas !

Esse fabricante poderia sim oferecer alguma versão sport desse modelo com uma suspensão um pouco mais firme e com uns 6 a 8 cms mais baixo na altura da sua suspensão para assim proporcionar uma melhor dirigibilidade geral em rodovias !

E no mais além dessas observações, esse é um ótimo veículo atendendo bem nessa sua proposta de utilização, bem confortável, econômico e silencioso mesmo em maiores velocidades , bem equipado e mostrando ter um ótimo custo tanto quanto a sua aquisição e tbm quanto a sua manutenção geral , mostrando que ele tem de fato um excelente motor turbo flex sobrando bem mais do que o seu chassi e assim, faltando um pouco mais de uma melhor estabilidade geral exatamente devido a essa sua exagerada altura do solo.

Obs : E agora que esse nosso C4 Cactus 1.6 turbo flex já está com 6000 kms rodados e já bem amaciado, compramos para ele um piggyback da Tork One e tbm um downpipe de aço inox sem catalisador para instalar nele o upgrade de stage 2 e assim ele vai ficar igual ao nosso atual jetta TSI, com um desempenho extra disponível e até muito bem vindo para se ter como uma reserva de potência utilizada durante os casos de ultrapassagens em rodovias de pista simples.

Mais difícil ainda vai ser esconder esse upgrade de desempenho caso ele for descoberto na CCS Citroen por ocasião da 1ª revisão obrigatória desse C4 THP aos 10 mil kms ou nesse seu 1º ano após sua compra , veremos o que vamos justificar aos mecânicos da oficina autorizada !

Lembrando aqui que, afinal de contas esse C4 Cactus é nosso e que ele já está devidamente pago e assim, ele não é mais da dona Citroen, portanto temos o direto de fazer com ele o que bem entendermos assim como já fizemos com o nosso atual jetta TSI que tbm está com stage 2 desde os seus primeiros 5000 kms rodados e continua uma bala de perfeito apesar dos seus 10 anos de uso !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Impressões do Citroen C4 Cactus THP 1.6 turbo flex aut.
MensagemEnviado: 08 Ago 2023 11:28 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
E só complementando a postagem anterior , no trajeto de ida dessa viagem citada acima, não faltaram as boas e curiosas brincadeiras entre esse nosso C4 turbo flex e alguns outros veículos que não gostaram de ser ultrapassados por ele e que foram um Hyundai I-30 2.0 que insistiu em querer me ultrapassar mas acabou desistindo , em seguida foi o dono de um Cruze 1.4 turbo que tbm disputou com o C4 Cactus uma insistente e boa aceleração lado a lado numa pequena reta , mas que esse tbm perdeu.

E no trajeto de volta tbm não faltaram outras disputas interessantes, dessa vez primeiro foi com um Compass T270 turbo , depois foi com uma Toro Ranch turbo diesel e finalmente foi o caso de um nervoso corolla desses modelos mais recentes de 177 cvs e que apesar de todos eles se mostrarem fortes em aceleração, tbm foram deixados para trás pelo nosso valente C4 Cactus THP , mérito do seu brilhante conjunto de motor 1.6 turbo flex da BMW alimentado obviamente com etanol e associado com um ótimo câmbio aut. da japonesa Aisin muito bem escalonado e tbm devido a ajuda da sua ótima aerodinâmica além do fato dele estar leve, vazio.

E em ambos esses trajetos, feitos durante o dia com um tempo firme e uma temperatura amena , com pouco movimento e com uma ampla visibilidade devido as muitas retas planas desse percurso e com uma boa pavimentação apesar das pistas simples dessas rodovias utilizadas !

Enfim, não tenho pq esconder que estou sim me divertindo um pouco com esse nosso novo C4 Cactus THP nesse seu 1º ano de uso depois de comprado e até agora, completados os primeiros 6000 kms rodados, foram zero problemas com ele !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Impressões do Citroen C4 Cactus THP 1.6 turbo flex aut.
MensagemEnviado: 20 Nov 2023 13:36 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
E atualizando esse tópico sobre esse nosso novo veículo que já fez um pouco mais de 1 ano que ele foi adquirido zero KM e está atualmente com um pouco mais de 6200 kms rodados.

Usado tanto em viagens ocasionais e mais recente tbm no transito diário, já que o nosso pioneiro HB20 1.6 tbm está sendo usado no transito diário pelo meu filho que tem cuidado muito bem dele e não poupa elogios quanto a confiabilidade e as respostas prontas do seu motor Gamma 1.6 sempre abastecido com a mistura de 85% de etanol com 15% de gasolina.

E como não poderia deixar de ser , essa tbm está sendo a mistura de combustíveis usada para abastecer esse nosso novo C4 Cactus THP desde quando ele era ainda zero KM e tbm o nosso Creta 2.0 2018 hoje com quase 85 mil kms rodados e que continua funcionando firme e forte !

Óbvio que esse C4 turbo flex é um ótimo companheiro tanto rodando pelo transito urbano e melhor ainda viajando com ele , principalmente agora depois desse tempo me acostumando a esse pequeno citroen C4 que tem se mostrado como uma compra bem acertada por mim e portanto como sendo uma inteligente escolha devido ao seu excelente custo-benefício.

Ele tem um maravilhoso e eficaz sistema de ar cond. e a sua direção elétrica que é levíssima e bem macia, o seu motor THP turbo flex com origem na BMW que se mostra sempre impecável no seu afiado rendimento geral sendo ainda muito econômico principalmente se usado o seu programa eco onde ele solta todas as marchas bem mais cedo em rotações mais baixas do que se usado no modo Drive, devido ao seu alto torque mostrado desde as mais baixas rotações e logo acima da marcha lenta.

E ele ainda dispõe do programa sport onde o seu motor se apresenta um pouco mais nervoso e estica mais todas as suas marchas, justamente para oferecer assim, o seu máximo desempenho que é sempre surpreendente em qq situação de uso !

Mas mesmo sendo usado a maior parte do tempo no modo Drive tanto dentro da cidade e tbm por rodovias, esse seu motor 1.6 turbo flex tem respostas sempre prontas e agressivas se o seu acelerador for cutucado um pouco mais a ponto de fazer todos os ocupantes serem jogados para trás e colarem as costas nos encostos dos seus bancos !

Elogios tbm merecem a sua suspensão robusta e o seu notável silencio interno em qq tipo de piso e assim, eu posso compara-lo nesse aspecto com o nosso Creta 2.0 e tbm no seu elogiável e excelente sistema de freios a disco nas 4 rodas , sempre muito eficiente e bem calibrado !

E me desculpem por não postar novas médias de consumo obtidas com esse nosso novo veículo, pq tanto rodando no transito urbano e tbm em rodovias, o desempenho que esse C4 com esse seu motor 1.6 turbo flex associado a esse eficaz câmbio aut. oferece acaba por empolgar além da conta e com isso, fica praticamente impossível de conseguir andar com o pé mais aliviado no seu acelerador como eu consigo fazer rodando normalmente com o nosso HB20 1.6 nessas mesmas condições , ou seja, ainda não estou com o foco somente em conseguir boas médias de consumo com esse nosso novo veículo !

E até agora, após 1 ano e 3 meses que ele foi comprado, nenhum problema surgiu para ser apontado e corrigido na sua 1ª revisão obrigatória que foi realizada no final de Agosto desse ano.

Portanto esse é mais um veículo que eu desconhecia antes, mas que me surpreendeu muito positivamente e por isso, posso indica-lo como uma ótima e interessante opção de compra na sua categoria de veículo sem medo de errar e que hoje pode ser comprado zero KM exatamente nessa versão mais completa, a Shine Pack THP turbo flex na faixa ao redor de uns 130 mil reais !!!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Impressões do Citroen C4 Cactus THP 1.6 turbo flex aut.
MensagemEnviado: 23 Dez 2023 11:42 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
Retornando aqui somente para citar uma vez mais a minha insatisfação pela decisão da dona Hyundai do Brasil em insistir com motores fracos em sua atual linha de produção !

Pq aqui para nós, os HB20 bem que mereciam uma versão esportiva dotada de motor um pouco mais forte do que esse atual 1.0 TGDI flex.

Quanto a essa atual linha Creta, vale até agora esse mesmo descontentamento pessoal, ou seja, nem o insuficiente motor 1.0 TGDI e nem o já obsoleto e ultrapassado motor 2.0 aspirado não dão conta do recado, sem falar tbm no insuficiente motor 1.6 aspirado que equipou até ha pouco tempo atrás a linha HB20.

Por isso que eu optei sim na compra desse nosso atual Cactus THP 1.6 turbo flex aut. e estou muito satisfeito com essa minha escolha, pq esse é um veículo que apresenta uma imbatível relação custo-benefício , até agora invencível nesse nosso atual mercado.

Ele está agora com 7 mil kms rodados e em Setembro desse ano , após 1 ano que foi comprado zero KM, o levei para fazer sua primeira revisão obrigatória na CCS Citroen local, onde apenas trocaram o oleo do motor com o filtro e nada mais apesar de que antes dessa revisão, eu mesmo já havia feito mais duas outras trocas de oleo do motor dele por tempo de uso e tbm devido ao seu importante período de amaciamento.

Sempre abastecido com a mistura de 85% de etanol com 15% de gasolina, ele continua com um funcionamento geral maravilhoso, perfeito para a minha rotina diária, além de utiliza-lo tbm para fazer algumas poucas e ocasionais viagens rápidas.

O seu motor 1.6 turbo flex da BMW junto ao seu ótimo câmbio aut. é um show a parte, sempre me surpreendendo com o seu maravilhoso desempenho, digno dos melhores elogios e um exemplo a ser seguido por todos os demais fabricantes atuais.

Obs : E o concorrente direto e mais próximo dele seria o Pulse Abarth 1.3 turbo flex aut. mas que tem um preço de uns 25 mil mais caro e o pior, ainda tem os antigos freios a tambor nas rodas traseiras enquanto que esse modelo de Citroen C4 Cactus nessa sua versão THP turbo já vem de fábrica com os 4 freios a disco de uma eficiência impressionante !

E confesso aqui que estou sim bem curioso para ter uma oportunidade de testar o desempenho desse nosso C4 THP com um Pulse Abarth 1.3 turbo só para vermos como esses dois concorrentes vão se sair numa aceleração plena lado a lado ...

Lógico que se eu tiver qq novidade, com certeza que postarei aqui !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Impressões do Citroen C4 Cactus THP 1.6 turbo flex aut.
MensagemEnviado: 29 Dez 2023 12:29 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
E ontem, retornei de mais uma ótima porém rápida viagem de 2 dias até a capital mineira , distante 410 kms da minha cidade e fui dessa vez com o nosso eficiente Citroen C4 cactus 1.6 turbo flex , que estava com 7 mil kms rodados !

E como mais uma experiencia , decidi usar dessa vez, o seu programa ECO desse veículo, tanto na ida e tbm na volta só para ver como ele iria se comportar.

E de fato ficou comprovado que nesse modo de condução, é usado um programa diferenciado da sua ECU que diminui somente um pouco do desempenho desse motor em favor de uma maior economia geral.

Tanto é que abastecemos o seu tanque de 55 lts com aquela mistura de 85% de etanol + 15% de gasolina comum e chegamos a Belo Horizonte ainda com 2 palitinhos indicados no nível do seu tanque o que dá uma sobra aproximada de 14 lts.

Numa viagem em uma rodovia toda pedagiada e bem pavimentada, fizemos esse trajeto tranquilamente em 4 horas e meia , mantendo velocidades entre 110 kms/h a 130 kms/h , onde concluí que vale sim muito a pena usar esse interessante e funcional programa disponível nessa versão desse veículo.

Mas no nosso retorno ontem, resolvi sair as 4:30 hs da manhã, justamente para aproveitar o levíssimo movimento tanto na saída da capital e tbm na rodovia e exatamente as 8:30 hs chegava tranquilo na minha cidade, graças a Deus.

Óbvio que nessa viagem de retorno , a nossa velocidade média utilizada foi um pouco maior do que na ida, justamente pq o movimento nessa rodovia foi bem menor nesse horário e assim, o consumo médio tbm aumentou um pouco mais, sendo que na ida fizemos uma média de 10,2 kms/l enquanto que na volta essa média ficou em ainda ótimos 9,4 kms/l !

E esse valente motor de origem BMW THP 1.6 turbo flex se manteve impecável em todas as situações de utilização, respondendo bem em qq faixa de rpms e mostrando um excelente torque desde as mais baixas rotações e que devido a isso, o seu câmbio aut. fazia as trocas de marcha quase sempre em rotações menores justamente para aproveitar esse ótimo rendimento geral desse seu motor e beneficiando assim o seu consumo médio !

Obs : E somente como comparação, acredito certamente que nenhum outro modelo de cross over nem de algum SUV pequeno ou médio desse nosso mercado atual fariam essa mesma viagem com esse rendimento geral e ainda com esse custo com combustível e o melhor de tudo, custando o mesmo que se paga hoje por esse modelo de Citroen C4 Cactus THP zero KM !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Impressões do Citroen C4 Cactus THP 1.6 turbo flex aut.
MensagemEnviado: 25 Jan 2024 20:16 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
Mas apesar desse meu ultimo comentário sobre esse nosso atual Citroen C4 cactus thp turbo flex, nem me lembrei de citar aqui uma boa proeza desse seu sempre brilhante desempenho em rodovias, mesmo que nessa minha ultima viagem à capital mineira BH, eu sempre mantive a opção do programa ECO da sua mecânica ligada o tempo todo.

E como já percebi que com esse programa acionado, ele limita um pouco mais , todo o seu desempenho máximo mas não é que em uma determinada reta bem longa e plana logo que o dia havia amanhecido , observei pelo retrovisor que uma pick up amarok aparentemente nova se aproximava rápido e apavorando atrás de nós e foi quando comentei com meu irmão que estava comigo que aquela pick up poderia ser tanto a V6 ou a versão de 180 cvs com o motor 2.0 biturbo ...

E eu não tive como obter uma resposta exata se não decidisse deixar ela me ultrapassar e assim , veríamos logo na traseira dela quais os emblemas de V6 ou não que ela tinha !

Aliviei um pouco o pé e encostei mais um pouco para a direita já que aquela era uma rodovia de pista simples e aquela amarok logo me passou bem rápido e foi aí que confirmamos visualmente que aquela não era a amarok na versão V6 e sim a outra versão dela mais fraca e com o motor de 180 cvs bi-turbo apesar de que ela parecia ser bem nova.

Mas para não deixar o condutor dela achar que aquela amarok dele era a tal e a rainha dona do pedaço e da rodovia e que ela tinha mais mecânica do que o nosso singelo C4 Cactus com o seu afiado e eficaz motor 1.6 turbo flex e que ainda estava alimentado com a mistura de etanol com 15% de gasolina e assim, eu lasquei logo o pé direito todo embaixo e vi no painel desse C4 que uma 5ª marcha foi rapidamente solicitada e engatada e logo em seguida, percebi que já iria se dar por terminada toda aquela breve alegria daquele condutor ousado e afoito dessa amarokona 2.0 de 4 cilindros biturbo ...

E enquanto esse nosso C4 reacelerava avançando e se aproximando rapidamente da traseira dessa pick up da VW e pronto para ultrapassa-la, comentei com meu irmão como que uma boa aerodinâmica faz toda a diferença entre dois veículos quaisquer em altas velocidades e mais ainda se um deles tiver um pouco mais de motor e câmbio do que o outro ...

Pq com toda certeza que qq amarok da vida vai encontrar um paredão de ar bem maior na sua frente para freia-la quanto maior for a velocidade que ela desenvolver do que seria o caso com esse Citroen C4 nessa versão THP e agora vamos comparar tbm essa dupla de motor e câmbio dessa amarok , se eles tem de fato fôlego suficiente para serem capazes de impulsionar essa pick up da VW mais rápido em altas velocidades do que pode fazer o conjunto mecânico desse nosso C4 cactus THP e a resposta veio rapidinho na prática quando despachamos logo e fácil essa amarokona deixando-a lá atrás e foi quando vimos no painel desse C4 mostrar rápido no seu velocímetro digital acima de 210 kms/h, velocidade que essa pick up da VW com essa configuração de motor jamais sonharia atingir algum dia ...

E dalí em diante até o trevo que divide essa rodovia em duas outras, numa distancia de uns 30 kms pela frente e que foi de uma insistência estúpida , idiota e infrutífera desse coitado apelador e condutor dessa amarok, pq ele tentava de todas as maneiras me ultrapassar mesmo percebendo claramente que ele não tinha mecânica suficiente para isso e que só bastava eu cutucar um pouco mais fundo o meu pé direito e pronto, deixava tranquilo e fácil essa pobre amarok bem decepcionada lá atrás e assim, a diversão para nós continuava ...

E com essa curiosa situação, até me lembrei de um velho e sábio ditado popular muito citado por essas bandas aqui de MG :

"Passarinhos mais ousados que inventam de acompanhar morcegos voando pelas noites amanhecem com os peitos espetados nos galhos das árvores ... "

Obs : Mas ficou ainda uma boa dúvida nas nossas mentes sobre o resultado do desempenho entre esse nosso C4 THP e uma Amarok V6 lógico que ambos ainda originais e numa aceleração a fundo e lado a lado numa boa reta desimpedida de alguma rodovia ...

Pq se for o caso de instalarem um upgrade de stage 2 numa amarok V6, vcs podem apostar que eu tbm posso perfeitamente fazer exatamente o mesmo com esse nosso C4 THP e assim vamos ver nesse novo caso os resultados finais , sem dizer aqui que tanto o piggyback e tbm o downpipe para esse nosso C4 cactus THP já estão aqui em casa comprados e prontinhos para serem instalados nele a qq momento desses ...

E tão logo eu tiver essa resposta sobre esse teste , vcs podem ter certeza que eu irei comentar aqui , afinal, todos esses veículos existem para serem experimentados e testados por qq um condutor bem experiente que assim o desejar fazer !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Impressões do Citroen C4 Cactus THP 1.6 turbo flex aut.
MensagemEnviado: 09 Fev 2024 19:17 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
E venceu hoje mais uma troca de oleo e filtro do motor desse nosso atual Citroen C4 cactus THP 1.6 turbo flex , com 9130 kms rodados e depois de um pouco mais de 5 meses que foi realizada a 1ª revisão obrigatória dele com um pouco mais de 5 mil kms rodados, mas lembrando que eu já havia realizado a 1ª troca de oleo e filtro do motor dele com um pouco menos de 1300 kms rodados.

E como sempre fazemos com todos os carros da nossa família, levamos na mesma loja de troca de oleo daqui da nossa cidade só que dessa vez percebi ao drenar o oleo do motor desse C4 Cactus que apesar dele ter rodado menos de 5 mil kms num intervalo de tempo de um pouco mais de 5 meses e que apesar desse veículo sempre ser abastecido com a mistura de etanol com 15% de gasolina, que o oleo usado escorreu numa tonalidade amarronzada mas já bem escura e com muito pouca viscosidade ( bem aguado ) ...

Foi nesse momento que eu me lembrei de que o oleo do motor usado na última troca por ocasião dessa 1ª revisão obrigatória na CCS Citroen foi retirado de um tambor de 200 lts e que quando questionei sobre isso ao mecânico dessa CCS que atendia esse meu Citroen, ele falou que lá naquela CCS da rede Citroen era assim mesmo, mas que aquele oleo era o exato e recomendado para aquele veículo.

Ocorre que essa não tinha sido a 1ª vez que eu presenciei esse fato pq tbm na CCS Hyundai daqui da minha cidade, eu presenciei que eles já haviam utilizado um oleo de motor retirado de um tambor de 200 lts e na época eu tbm fiquei com uma grande dúvida na minha mente sobre a qualidade desse oleo utilizado .

Então, diante desses fatos, a nítida impressão bem negativa que fica é que aquele oleo retirado dos tambores de 200 lts é de uma qualidade inferior e logicamente que de um custo tbm mais reduzido , para trazer mais lucros operacionais para essas revendas e oficinas autorizadas !!!

Foi quando eu me lembrei na hora da importante citação do meu irmão caçula que tbm havia comprado na mesma época que eu em Setembro de 2022 , um outro Citroen C4 cactus THP zero KM igualzinho ao meu mas o dele é cinza grafite e o meu é prata.

E ele foi categórico em me avisar de que ele não iria definitivamente levar esse novo Citroen C4 THP dele para fazer nenhuma das revisões anuais obrigatórias a cada 10 mil kms ou a cada 1 ano na rede de CCS da Citroen.

E a justificativa dele é que ele sabe sim cuidar da manutenção preventiva desse Citroen dele até melhor e com muito mais cuidado e esmero do que o próprio pessoal da rede de CCS Citroen e que ele ainda iria economizar uma boa grana com essa atitude dele no que eu o apoio 100% !

Pois depois de ver hoje esse oleo usado escorrer assim nesse estado bem duvidoso para um uso tão curto durante essa manutenção preventiva nesse nosso C4 cactus THP, eu tbm vou aderir a essa ideia desse meu irmão , afinal é um direito todo nosso de consumidores, obvio que assumindo todos os riscos a que um veículo novo está sujeito sendo mantido fora da rede de CSS do seu fabricante.

E olhem que eu paguei foi bem caro nessa 1ª revisão obrigatória desse nosso C4 Cactus THP onde essa revisão incluiu 4,25 lts de oleo, o filtro de oleo, aquele kit com os 3 aerosóis de oleo desengripante, silicone , a graxa branca e tbm o detergente do lavador dos vidros e eu paguei por esses tão poucos itens salgados 870,00 portanto agora que eu vejo que foi uma baita de uma tapeação daquelas comigo ...

Obs : Lembro-me bem de mais um outro detalhe importante quando comprei esse nosso ainda atual Jetta 2.0 Highline TSI zero KM lá em Junho de 2013 e que quando foi realizada a 1ª revisão obrigatória dele na CCS VW daqui da minha cidade, que eles queriam colocar um oleo 5W-40 e eu definitivamente não aceitei alegando que no manual desse veículo dizia claramente que a recomendação de oleos para o seu motor eram de 0W-30 até 5W-40.

E se o motor desse nosso Jetta ainda era novinho e todo justinho por dentro naquela época com apenas 5 mil kms rodados, pq diabos eu iria usar o mais pesado desses oleos recomendados pela dona VW e não o mais leve como é o correto para qq motor quando ele ainda está novo e sem maiores folgas internas ?

Foi assim que o gerente dessa oficina autorizada VW aceitou colocar o oleo que eu levei ( era um oleo 0W-30 ) mas mediante eu assinar um termo de responsabilidade citando que se qq coisa acontecesse de errado como desgastes ou ruídos anormais nesse motor 2.0 TSI , que a garantia da VW não iria cobrir os reparos e assim, eu topei na hora esse desafio e assinei na frente de todos os mecânicos esse têrmo de responsabilidade.

E agora que esse nosso jetta TSI já está com quase 90 mil kms em um pouco mais de 10 anos de uso normal e sempre com o upgrade de stage 2 desde os seus primeiros 5 mil kms rodados, ainda estou esperando o motor dele pifar e cair aos pedaços no meio da rua por eu sempre usar oleos bem mais finos do que os oleos recomendados pela rede de CCS da dona VW para esse Jetta 2.0 TSI.

Pois eu usei mas foram por poucas vezes o oleo 0W-30 nesse Jetta mas que logo o substituí pelos oleos de última geração e bem mais modernos da viscosidade 0W-20 assim como nesse nosso atual Citroen C4 THP em que é recomendado pelo seu fabricante os oleos 0W-30, bem como até nesse nosso pioneiro HB20 1.6 e tbm agora nesse nosso novo BMW 320i flex 2024 que inclusive a própria fábrica dele recomenda esses oleos 0W-20 para o seu motor 2.0 turbo flex e portanto , já está assim mais do que resolvida essa questão aqui.

Então, baseado em mais esse grande MITO, vamos continuar esperando todos esses motores de todos esses nossos veículo zero KM da nossa família e que não são poucos e de marcas diversas pifarem precocemente ou caírem aos pedaços por aí pq sempre cuidamos deles até melhor do que os seus próprios fabricantes recomendam ...

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Impressões do Citroen C4 Cactus THP 1.6 turbo flex aut.
MensagemEnviado: 27 Fev 2024 22:29 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
E de fato, eu acabei por estar utilizando diariamente o nosso novo Citroen C4 Cactus 1.6 turbo flex THP no lugar do nosso atual e pioneiro HB20 1.6 que está sendo mais utilizado no uso diário pelo meu filho tanto para ele ir a sua escola e tbm no trabalho dele e percebo que ele está gostando muito desse nosso HB20 1.6 c/ o seu câmbio manual além dele se mostrar bem cuidadoso com a sua conservação geral.

Lógico que não podemos jamais comparar veículos de categorias diferentes como são eles e isso nem mesmo seria nada justo, mas que a verdade seja dita aqui, esse C4 Cactus turbo flex com esse seu câmbio automático é um pequeno SUV muito prático para o dia a dia, esperto até demais, confortável , econômico e bem funcional em tudo inclusive com um eficaz sistema de freios a disco nas 4 rodas e que se mostra sempre muito fácil de estacionar e de ser utilizado no transito urbano, além dele ter um maravilhoso sistema de direção elétrica levíssima para ser utilizada em qq situação de condução !

E que ele tbm já tem provado por diversas vezes que é um excelente companheiro para qq tipo de viagens , onde ele se mostra confortável, silencioso, econômico e com um desempenho impecável de fazer inveja e de causar surpresas inesperadas a muitos donos de outros veículos considerados capazes de ótimos desempenhos em estradas abertas.

Enfim, ele está se mostrando ser um veículo sempre maravilhoso e que sabe surpreender apresentando ter uma excelente relação custo-benefício, acredito eu que imbatível atualmente na sua categoria de veículo e nessa sua faixa de preço !

Portanto , essa está mostrando ser sem dúvidas como mais uma ótima opção de escolha pessoal que fizemos quanto a essa sua compra e assim, como não tenho nada a reclamar dele , bola pra frente !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 22 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 24 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB