Bem-vindo: 30 Abr 2024 07:46

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 8 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Quase me matei.
MensagemEnviado: 12 Jan 2013 11:44 
Offline

Registrado em: 03 Out 2012 21:15
Mensagens: 103
Buenas pessoal,

Então, depois de limpada as calças do cagaço, venho contar o que me aconteceu na primeira viagem mais longa que fiz com meu Premium AT. Eu estava indo de boa em uma pista de faixa dupla no meu sentido e unica no sentido oposto. Na faixa da direita um caminhão (andando devagar) e um lixo velho de um carro tdo amassado atras do caminhão. Eu continuei na minha pista da esquerda e acelerei um pouco pra ultrapassar tendo em vista que a pista dupla iria acabar mais a frente.

Quando menos espero, a caganeira que estava atras do caminhão, sem aviso nenhum entra na minha frente e me fecha. Na pista de sentido contrário vindo um carro, na da direita o caminhão e na minha a lata velha que me fechou. Imediatamente dei um pisão forte no freio, e o carro começou a dançar na pista perdendo o controle!! Nesse momento achei que ia bater ou capotar o carro. Quando vi que ia perder totalmente o controle soltei o freio e deixei o carro ir e tentei controlar pra ele se manter na mesma pista.

Depois de um tango completo (de tanto que dançou o carro) e freiando bem aos poucos consegui manter o carro. E o idiota que me fechou voltou pra tras do caminhão. Acelerei e efetuei a ultrapassagem. Eu estava com velocidade aproximada de 100km/h, talvez um pouco mais. A distância entre o meu carro e o que me fechou era talvez uns 50m, não sei dizer porque não me lembro.

Só sei que depois de tudo isso acontecer me deu uma moleza nas pernas. Quase que eu faço um crashtest do HB.


Abraços e cuidado nessas nossas "maravilhosas" estradas.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Quase me matei.
MensagemEnviado: 12 Jan 2013 11:47 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 16 Dez 2012 16:45
Mensagens: 257
mas porque o carro dançou tanto? o abs funciounou? suspensão muito mole?


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Quase me matei.
MensagemEnviado: 12 Jan 2013 11:51 
Offline

Registrado em: 03 Out 2012 21:15
Mensagens: 103
k270kmh escreveu:
mas porque o carro dançou tanto? o abs funciounou? suspensão muito mole?


Isso que eu queria saber. Esse é meu primeiro carro e não conversei com pessoas mais experientes para saber opiniões. Eu sei que com moto em frenagens muito bruscas ela dança feito uma bailarina. Eu não chequei a pressão dos pneus, mas eu acredito sim que a suspensão contribuiu.

Não vou falar muita coisa, primeiro vou me informar e levantar algo mais concreto. Só sei que o susto foi grande. Deu umas 3 rabiadas o carro.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Quase me matei.
MensagemEnviado: 12 Jan 2013 12:07 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Nov 2012 14:55
Mensagens: 2561
Localização: Curitiba-PR
Bom dia amigo!
Independente do que aconteceu, o importante é que você está bem e nada de mais grave aconteceu.
E é isso aí galera, vamos tomar cuidado, esse carro tem um motor forte pro porte dele e as vezes nos empolgamos um pouco. Já vi posts aqui de gente socando o pé e até tirando rachas. Cada um faz o que quer da vida, mas vamos levar em consideração que no trânsito não é só a nossa vida que tá em jogo, muita gente inocente morre por besteira dos outros!
Não pretendo criar um tópico "Velórios" aqui no clube!
:mrgreen:

_________________
---------------------------------
Arnaldo S. Moro Junior
Moderador
HB20 Comfort 1.6 Prata
---------------------------------
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Quase me matei.
MensagemEnviado: 12 Jan 2013 12:10 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Out 2012 08:42
Mensagens: 471
Localização: Niterói-RJ
Eu vi uma reportagem uma vez que ao pisar no freio, ao invés de pisar fundo você tem que pisar, soltar, pisar e soltar em segundos para que o tempo de frenagem seja melhor do que o pisar fundo.

Quando você pisa muito forte no freio, seu carro derrapa a uma distância bem maior não evitando a colisão.

No caso do abs edb não sei como teria que utilizar.

_________________
HB20 1.6 Premium Prata Metal
Câmbio Automatic
Bancos em Couro
Película Anti-Vandalismo G20

Navegação:Garmin Nuvi 3460LT


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Quase me matei.
MensagemEnviado: 12 Jan 2013 13:17 
Offline

Registrado em: 12 Nov 2012 21:50
Mensagens: 22
no caso do ABS tem que pisar fundo por que o freio não trava com isso vc terá uma frenagem bem mais eficiente, já os freios a disco sem ABS trava por isso que vc tem que pisar e tirar rapidamente ( como se fosse bombear o freio) !!!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Quase me matei.
MensagemEnviado: 12 Jan 2013 19:32 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 03 Nov 2012 17:44
Mensagens: 206
Localização: São Paulo
alias ao pessoal que comprou qualquer 1.6 ou o style 1.0 tem que fazer uns teste de frenagem em local seguro pra se adaptar ao abs, q em algumas ocasiões tem controle diferente da pisada, principalmente pra quem tem ele como o 1º carro com abs...vi isso não sei se foi no vrum ou no autoesporte, mas vou fazer alguns testes com o meu..


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Quase me matei.
MensagemEnviado: 12 Jan 2013 19:52 
Offline

Registrado em: 11 Jan 2013 22:58
Mensagens: 150
Isso mesmo que o bruno falou. Quando você pisa e tira, pisa e tira o pé do freio, você está simulando um abs.

Em física isso se chama atrito estático, se a força de atrito estático for vencida, entra em ação o atrito dinâmico. É nessa
hora que entra a famosa travada de pneu.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 8 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 25 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB