Olá, galera. Não pretendo colocar o protetor do cárter no meu carro (ao menos por enquanto), contudo, pesquisando na internet sobre ele, encontrei uma informação sucinta a respeito do tema numa pequena matéria da OFICINA AUTO ESPORTE:
“Em alguns carros, quando ocorre uma colisão frontal, a estrutura é projetada para deixar o motor cair no chão e evitar que ele invada o habitáculo, atingindo as pernas do motorista. Nesses casos, quando o projeto do carro prevê um protetor de cárter, ele é feito de modo que não atrapalhe essa movimentação, sem comprometer a segurança dos passageiros.
Já os modelos que não têm o protetor de cárter instalado de fábrica podem oferecer risco se tiverem o equipamento colocado posteriormente, sem contar que isso também invalida a garantia do carro. ‘Isso explica porque algumas concessionárias não instalam o item’, diz Rubens Venosa, engenheiro mecânico proprietário da oficina Motor Max”.
Também vimos que a VW não equipa seus carros com o protetor, pois seus novos projetos eliminaram o uso de tal equipamento. O mesmo acontece com a Nissan, por exemplo.
Contudo, existem marcas e modelos em que o protetor vem de fábrica ou a sua instalação é recomendada.
Existe outra matéria, da mesma AUTO ESPORTE, que é um pouco divergente da anteriormente citada. Confira no link:
http://autoesporte.globo.com/edic/ed434/seguranca.htmDe qualquer maneira, o uso do protetor nos carros (precisando ou não) tem que ter acompanhamento, pois, ao sofrer alguma avaria, o equipamento pode ficar empenado e raspar no cárter, ocasionando seu desgaste e perfuração. Ou ficar prensado no cárter levando ao aquecimento anormal do motor (pela dificuldade em dissipar calor). É sempre bom dar uma olhada ao trocar o óleo ou se suspeitar de alguma batida na parte inferior do carro.
E quanto à garantia da concessionária sobre a instalação de qualquer equipamento, segue um link com dicas úteis:
http://quatrorodas.abril.com.br/guia-de ... cessorios/Por fim, a minha dúvida (afinal, sou leigo no assunto). Se o equipamento não vem de fábrica e sua instalação não é recomendada pela Hyundai, como os caras das oficinas conseguem instalar? Fazem furos na lataria e o aparafusam, “colam” ou “amarram” o protetor no motor ou na suspensão, dão um jeito de encaixá-lo junto ao radiador, ou existe no projeto do carro local específico de suporte para o "(in)dispensável" protetor?
É isso aí, abraços.