Bem-vindo: 28 Mar 2024 15:53

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 36 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Insatisfação com o HB20 Comfort Style: Tabela FIPE
MensagemEnviado: 25 Mai 2015 21:49 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Out 2014 23:35
Mensagens: 5015
Localização: Minas Gerais
Boa noite pessoal,

Hoje eu tava pesquisando o valor do meu carro, que está com 7 meses de uso e 12.000 km.

Bem, quando o comprei no final de setembro/2015, o valor tabelado pela css era de R$ 46.540.

Analisando a Tabela FIPE, o carro já está desvalorizado abaixo dos R$ 40.000, justamente pelo fato da Hyundai, não distinguir na dita tabela os modelos Comfort Plus, do Style ( que tem a mais os faróis de neblina, regulagem de altura e profundidade no volante, as rodas de liga leve aro 14 e acho que só, mas que logicamente agregam algum valor a mais em relação a outra "versão" Comfort).

Parece que a Hyundai afirma que não são modelos diferentes, mas versões de um mesmo modelo, o que na minha opinião é incoerente. Seria o volante com regulagem de altura e profundidade um mero acessório?

Hoje enviei um e-mail para eles, para ouvir se é essa mesma a explicação.

Lembrando que na nota fiscal, pelo menos na minha, o carro é bem descrito como sendo o Comfort Style e inclusive no site, eles distinguem bem as duas "versões" do Comfort, não falam que são modelos diferentes ( inclusive, já tenho o print em meu pc).

O interessante, que pesquisando pela tabela MOLICAR, no qual diferenciam as duas "versões" do Comfort, o sobrepreço do Style chega a R$ 3.000, de acordo com os dados do meu HB20.

Quando fui fazer meu seguro, inclusive, coloquei 110% na tabela FIPE, justamente sabendo dessa desvalorização do meu modelo.

O problema será na hora que eu for vender, caso o comprador seja fiel a tabela FIPE, será muito mais enfadonha a negociação.

Infelizmente, na hora da compra, ninguém lhe avisa sobre isso e é difícil pensar em pesquisar.

Hoje, além do e-mail enviado para Hyundai, também enviei um para a FIPE, solicitando uma explicação que me convença que são carros do mesmo modelo.

Sinceramente, exceto se eu estiver totalmente equivocado, caso as explicações não sejam convincentes e estritamente legais, penso até numa ação na justiça, solicitando a diferenciação dos modelos na tabela FIPE.

Não sou advogado, mas observem uma parte do Art. 6° do Código do Consumidor:

III - a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentem;

IV - a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços;

(não me informaram sobre a diferenciação dos modelos Comfort em duas versões, nem por palavras e muito menos por documentos)

Desculpem pelo longo texto. Vou manter o tópico atualizado, na medida que for recebendo as informações e de acordo com as minhas ações.

Abraços,

_________________
HB20 Comfort Style 1.6 14/15

Moderador no Fórum e no Facebook do HB20 Clube.


Editado pela última vez por Ricardo M. em 24 Jun 2015 16:27, em um total de 1 vez.

Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Minha maior insatisfação com o HB20 Comfort Style
MensagemEnviado: 25 Mai 2015 22:02 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 25 Nov 2014 19:01
Mensagens: 840
Ricardo!

Compartilho da tua indignação também, pois o meu é da mesma versão porém 1.0.

Já fiz contato com a FIPE e a resposta deles foi essa:

Caro Mateus,



Informo que o cód.Fipe 015088-6 esta agregado as três versões Confort/Confort Plus/Confort Style, sendo que a Fipe coloca na média Brasil que esta na tabela as três versões.



Importante!!



1. A Tabela Fipe expressa preços médios de veículos efetivamente praticados no mercado, base nacional. Há, portanto, transações que ocorrem acima ou abaixo dos preços divulgados. Quem utilizar a Tabela como referência para compra (inclusive junto a lojas e concessionárias) e para venda (inclusive junto a seguradoras, em caso de roubo ou indenização integral) deve fazê-lo tomando-a como parâmetro de negociação.

2. Para a obtenção do valor médio de mercado foram considerados preços de veículos das várias regiões do país e com diferentes características, tais como estado de conservação, cor, tipo de pintura e itens acessórios ou opcionais, sendo desconsiderados, para efeito de cálculo, aqueles preços excessivamente distantes da média.

3. Como qualquer índice de preços, a tabela Fipe pode ser utilizada, livre e voluntariamente, em contratos. Os valores são expressos em R$ (reais) do mês/ano de referência.



Fipe

Eduardo Lima

Supervisor Projeto Veículos

Tel: (11) 3767-1785

http://www.fipe.org.br

veículos@fipe.org.br / elima@fipe.org.br

_________________________________________________

Mas além disso o meu carro no documento não está discriminado como Comfort Style, está apenas Comfort.

Realmente bem decepcionante nesse quesito, ainda mais que o meu custou em Janeiro praticamente 43k com a cor Azul Ocean.
E na Fipe hoje vale um bom valor a menos já.
Isso que o HB20 tem uma boa fama de valor bom de revenda. Imagina se não fosse??! :shock: :mrgreen: :idea:

_________________
Mateus - Canoas - RS
HB20 Comfort Style 1.0 14/15 - Azul Ocean
[Garagem]


Editado pela última vez por mateusjost em 25 Mai 2015 22:04, em um total de 1 vez.

Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Minha maior insatisfação com o HB20 Comfort Style
MensagemEnviado: 25 Mai 2015 22:03 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mar 2015 10:53
Mensagens: 38
Acompanhando..

Percebi isso quando fiz o seguro do meu style no começo do ano! Eh bem chato a seguradora te pagar um valor inferior ao do carro por esse motivo! Comprei o carro num dia, no outro faço o seguro e dou PT. Mesmo com os 110% recebo bem menos do que paguei pois estou sendo segurado de um carro versão inferior! Fora o absurdo que eh o seguro desse carro!

Quanto ao preço de revenda, mesmo nao tendo na FIPE, creio que absolutamente ninguém venda pelo preço do PLUS! Teria que ser muito "nó cego"..

_________________
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Minha maior insatisfação com o HB20 Comfort Style
MensagemEnviado: 26 Mai 2015 09:36 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Out 2014 23:35
Mensagens: 5015
Localização: Minas Gerais
Valeu pela divulgação do e-mail Mateus!

Infelizmente, deverá ser a mesma resposta que receberei. Ainda não me convence.

Outro item do style, que o Plus não tem, é o repetidor de seta no retrovisor, que esqueci de citar. Também é considerado um acessório? Então o ar, alarme e rodas do Premium, também seriam considerados acessórios.

Depois, quando tiver um tempinho, vou olhar as outras montadoras, caso alguma segue o padrão utilizado pela Hyundai.

Datoievisk,

O complicado dos 110% da tabela FIPE nas seguradoras é que pagamos a mais pelos 10%. Algumas seguradoras, creio que nos primeiros 3 meses, pagam o valor da nota fiscal, caso o veículo zero km venha a ser roubado ou sofrer uma PT.

Abraços,

_________________
HB20 Comfort Style 1.6 14/15

Moderador no Fórum e no Facebook do HB20 Clube.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Minha maior insatisfação com o HB20 Comfort Style
MensagemEnviado: 26 Mai 2015 12:27 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 25 Nov 2014 19:01
Mensagens: 840
Ricardo de Melo escreveu:
Valeu pela divulgação do e-mail Mateus!

Outro item do style, que o Plus não tem, é o repetidor de seta no retrovisor, que esqueci de citar. Também é considerado um acessório? Então o ar, alarme e rodas do Premium, também seriam considerados acessórios.


Disponha, Ricardo.
Além dos repetidores se seta os espelhos no caso do Style são com ajustes elétricos que no plus são manuais.
Em algum lugar vi dizer que a Fipe considera versão diferente caso ela venha mencionada na carroceria, como vem no Spyce, ForYou, Impress, etc.
Mas mesmo assim o Premium pertenceria as demais pois não tem nada escrito nele dizendo ser o Premium.
Mas isso aí sigo acompanhando, e fico a disposição para colaborar no caso.
Abraços

_________________
Mateus - Canoas - RS
HB20 Comfort Style 1.0 14/15 - Azul Ocean
[Garagem]


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Minha maior insatisfação com o HB20 Comfort Style
MensagemEnviado: 26 Mai 2015 17:42 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Dez 2013 19:18
Mensagens: 1004
Localização: Belém/PA
Realmente, esse é um problema muito discutido por aqui, e não há nenhuma justificativa plausível para a FIPE não realizar a correta diferenciação de valores. Para vocês terem idéia a edição limitada COPA, por exemplo, tem valor próprio na tabela FIPE. Bom, se até edição limitada tem valor diferente, pq as versões fixas não deveriam ter!?
Muita gente já reclamou (inclusiva há outros tópicos sobre o assunto), mas até agora não mudaram.
No entanto, uma coisa eu já notei. Se você for vender seu carro por conta própria pra outro particular, essa tabela FIPE não é levada em consideração. Sempre vejo venderem tranquilamente acima do valor da tabela. Por isso, não me preocupo tanto.

_________________
Representante Oficial do HB20 Clube em Belém/PA

Garagem:
HB20 - Comfort Style - Preto Onix - VTR
Imagem

Você é de Belém? Então faça parte do nosso Grupo no Whatsapp! Basta enviar seu número via MP, ou adicionar (91) 9913-2747.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Minha maior insatisfação com o HB20 Comfort Style
MensagemEnviado: 26 Mai 2015 17:55 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 25 Nov 2014 19:01
Mensagens: 840
VTR escreveu:
Se você for vender seu carro por conta própria pra outro particular, essa tabela FIPE não é levada em consideração. Sempre vejo venderem tranquilamente acima do valor da tabela. Por isso, não me preocupo tanto.


Ainda bem né VTR, o grande problema é no caso de sinistro.
Olha os dados atualizados da FIPE:

Mês de referência: Maio de 2015
Código Fipe: 015088-6
Marca: Hyundai
Modelo: HB20 Comf./C.Plus/C.Style 1.0 Flex 12V
Ano Modelo: 2015 Gasolina
Autenticação rzwqxlh1y6vt
Data da consulta terça-feira, 26 de maio de 2015 17:50:36
Preço Médio R$ 36.125,00

_____________________

Imagina só, o meu saiu quase 43k se dou PT ou sinistro vou ficar numa situação bem ruim né.

A justificativa da FIPE é a ausência de qualquer nome, ou plaquinha indicadora de versão, por isso a versão copa tem, o ForYou e também o Spyci, e Impress também deverá ter em breve.

Mas de fato o Premium não tem uma plaquinha dizendo e tem sua distinção na FIPE.

Será que no caso do sinistro dessa versão que atitude tomam as seguradoras, é FIPE a risca?

_________________
Mateus - Canoas - RS
HB20 Comfort Style 1.0 14/15 - Azul Ocean
[Garagem]


Editado pela última vez por mateusjost em 26 Mai 2015 18:00, em um total de 1 vez.

Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Minha maior insatisfação com o HB20 Comfort Style
MensagemEnviado: 26 Mai 2015 17:58 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Dez 2013 19:18
Mensagens: 1004
Localização: Belém/PA
mateusjost escreveu:
VTR escreveu:
Se você for vender seu carro por conta própria pra outro particular, essa tabela FIPE não é levada em consideração. Sempre vejo venderem tranquilamente acima do valor da tabela. Por isso, não me preocupo tanto.


Ainda bem né VTR, o grande problema é no caso de sinistro.
Olha os dados atualizados da FIPE:

Mês de referência: Maio de 2015
Código Fipe: 015088-6
Marca: Hyundai
Modelo: HB20 Comf./C.Plus/C.Style 1.0 Flex 12V
Ano Modelo: 2015 Gasolina
Autenticação rzwqxlh1y6vt
Data da consulta terça-feira, 26 de maio de 2015 17:50:36
Preço Médio R$ 36.125,00

_____________________

Imagina só, o meu saiu quase 43k se dou PT ou sinistro vou ficar numa situação bem ruim né.

A justificativa da FIPE é a ausência de qualquer nome, ou plaquinha indicadora de versão, por isso a versão copa tem, o ForYou também e os novos Spyci e Impress também deverão ter.

Mas de fato o Premium não tem uma plaquinha dizendo e tem sua distinção na FIPE.

Será que no caso do sinistro dessa versão que atitude tomam as seguradoras, é FIPE a risca?

Pois é Mateus, não tem qualquer justificativa. Se fosse por isso, o Premium estaria junto com os nossos. Agora, se o problema for a simples falta de uma plaquinha no carro, Hyundai, por favor, providencie isso!!!! Huahuahuahua

_________________
Representante Oficial do HB20 Clube em Belém/PA

Garagem:
HB20 - Comfort Style - Preto Onix - VTR
Imagem

Você é de Belém? Então faça parte do nosso Grupo no Whatsapp! Basta enviar seu número via MP, ou adicionar (91) 9913-2747.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Minha maior insatisfação com o HB20 Comfort Style
MensagemEnviado: 26 Mai 2015 18:09 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 08 Out 2012 23:35
Mensagens: 1194
Localização: São Paulo
Todos tem razão quanto ao Style não ter tabela exclusiva, mas convém lembrar que o seguro foi criado para amenizar os prejuízos, e não para dar vantagem para o segurado.

Independente de ser auto, imóvel, etc., ninguém deveria lucrar com um sinistro. Pelo menos na teoria.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Minha maior insatisfação com o HB20 Comfort Style
MensagemEnviado: 26 Mai 2015 18:16 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 25 Nov 2014 19:01
Mensagens: 840
Betox escreveu:
[...] mas convém lembrar que o seguro foi criado para amenizar os prejuízos, e não para dar vantagem para o segurado.


Perfeitamente Betox.

Mas a questão aqui é de ser justo, pois se não o dono do Premium 1.6 deveria receber o mesmo do Style 1.6 que recebe o mesmo que o Plus, etc.

Sem contar que o seguro já costuma uma verdadeira fábula.
Se me acontece um sinistro eu não aceitaria de boa a FIPE e procuraria meus direitos sem dúvida.

_________________
Mateus - Canoas - RS
HB20 Comfort Style 1.0 14/15 - Azul Ocean
[Garagem]


Editado pela última vez por mateusjost em 26 Mai 2015 18:30, em um total de 1 vez.

Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 36 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB