Ricardo de Melo escreveu:
bernardo_bee escreveu:
De qualquer forma a FIPE é apenas uma tabela de referência que usa quem quer.
Olá Bernardo!
Concordo com tudo dito por você, exceto a parte acima da citação.
O "Mercado" não é tão caridoso assim. A tabela FIPE, querendo ou não, é utilizada na maioria esmagadora das negociações, muitas vezes ainda perdendo em cima dela.
Um exemplo é campanha atual da Hyundai que pagaria a Tabela FIPE no Premium.
Mesmo negociando com um particular, ele vai buscar saber o valor referenciado, onde? Na FIPE. Pode-se até conseguir negociar, mas se a tabela reflete-se a real diferença de valor entre o Plus e o Style, certamente a negociação tenderia a ser mais benéfica ao vendedor.
Mudando de assunto:
O que até agora não consegui entender?
Por que raios o Spicy, o Copa, talvez o Impress ( alguns talvez com menos "acessórios" que o Style) e Premium tenham a diferenciação na Tabela e o Style não.
Será que há custos altos envolvidos? Estratégias de marketing para ferrar o consumidor?
Para quem não sabe: A Fipe é uma organização de direito privado, sem fins lucrativos, ligada a USP.
Quem será que a financia? Caso receba apoio financeiro e pessoal da USP, então teremos o interesse público envolvido, dessa maneira ela deveria ser clara em suas pesquisas, o que não acontece com o problema que estamos discutindo.
Vamos questionando...
Abraços,
O que eu disse é que a tabela FIPE não é absoluta, acontece que passaram a usar ela como referência, mas não existe nenhuma LEI que obriga vc a usar, porém o mercado acabou obrigando e adotando, virou lei de mercado, mas não é uma Lei no código civil e tudo mais.
Seria como vc passar a usar o Neymar para efeito de comparação com outros jogadores. Ele não pediu para ser usado como comparação, mas acabou sendo pelo mercado. Saca ??
Creio eu que a única coisa é a preguiça em pesquisar e diferenciar os modelos. O custo seria dividir em mais categorias nas pesquisas, coisa que não mudaria tanto o trabalho da FIPE.
Não teria porque ter estratégia para ferrar ninguém, para mim é preguiça em pesquisar, visto que o HB20 é um modelo mais novo, enquanto a VW por exemplo tem uns 30 modelos de Gol na FIPE. Óbvio que eles dão mais prestígio já que tem bem mais carros e a mais tempo no mercado. Não sei quem financia as pesquisas, mas não creio em uma conspiração contra nós.
Não teria vantagem já que a tabela também ajudaria que tem o modelo confort básico a ganhar mais valor. Para mim essa zona ai é por preguiça e/ou falta de tempo/dinheiro para tal.