Roberto Bertoche escreveu:
Ricardo de Melo escreveu:
Roberto Bertoche escreveu:
Eu quero experimentar dirigindo o que faz esse ESP para saber se quero ele ligado ou desligado. Só isso.
Para ser efetivamente de segurança, obrigatório, não poderia ter a opção de ser ligado ou desligado.
Senão entramos na discussão do pessoal que usa artimanhas para que o HB20 não fique apitando quando não se utiliza o cinto.
Além do mais, numa condução normal não se perceberia a atuação do controle de estabilidade, somente se você tentasse fazer alguma "gracinha", como um "cavalo de pau", por exemplo.
Abraços,
Claro que não. Nos melhores carros o controle de estabilidade pode ser ligado ou desligado.
É claro que eu vou querer testar ele fazendo ele funcionar, senão não vai dar para testar nada.
Quero ver em que situações ele funciona e o que faz, como corrige e se corrige para melhor ou não.
"Para ser efetivamente de segurança, obrigatório, não poderia ter a opção de ser ligado ou desligado." Me admiro da sua credulidade em defender que um dispositivo fique ligado sempre, sem poder desligar, e que você só conhece o nome dele.
Eu quero saber qual a interferência dele no comportamento do carro, testando, em local controlado, as diversas reações para diversas situações diferentes.
Bem Bertoche, não vou tentar lhe convencer dos benefícios do sistema de controle de estabilidade, apesar que você parece ser o único que "implica" com ele. Será por que o HB20 não tem e os concorrentes sim?
Eu acredito que é mais fácil o Sachs elogiar o motor 1.0 e o câmbio manual do HB20 do que você tecer alguma crítica ao carro.
Sobre minha afirmação:
"Para ser efetivamente de segurança, obrigatório, não poderia ter a opção de ser ligado ou desligado."Mantenho a mesma posição. O que acho incoerente é você afirmar que tal mecanismo deveria ter a opção de se desligar.O estranho é que em outros tópicos você critica quem não utiliza o cinto de segurança ( utilizando artimanhas para bloquear o apito) ou quem utiliza a CM desbloqueada com o carro em movimento. Com o controle sendo obrigatório, como na minha afirmação, é meio incoerente desliga-lo, comparando com suas outras posições.
Realmente, carros esportivos de verdade, possuem a opção "Mode Race" que permite desligar o controle de estabilidade. Basta você procurar no youtube um tanto de camarada que faz "cagada" nos esportivos quando o controle provavelmente estaria desligado. Ao meu ver, quem gostaria do Controle de Estabilidade desligado, normalmente confia em excesso na própria capacidade de dirigir. Só lembro que 99,99% dos motoristas são simplesmente condutores e não pilotos.
Abraços,