Bem-vindo: 28 Mar 2024 18:56

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 29 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3
Autor Mensagem
 Título: Re: Ajuda ao amigo Sam
MensagemEnviado: 11 Jul 2015 20:32 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 19 Jan 2014 23:31
Mensagens: 534
Localização: Jaboticabal-SP (Rib.Preto)
AH recursos em multas são foda. Realmente não sei como os casos que vcs me contaram Não ganharam os recursos, como no caso da emergência médica, ou de abrir espaço para uma viatura.

O que ocorre é a MALDITA indústria das multas que não quer educar mas sim lucrar com comissões e pelo serviço. Em Ribeirão Preto, a Transerp (municipal) paga policiais (estaduais) para aplicar multas, com convênio oficial e tudo. Tudo vale para o governo arrecadar, mas vc morre num acidente CAUSADO pelo estado, e vc entra na fila do precatório.
Meu amigo vai receber o valor de 20mil referente ao Avô dele. Faz tanto tempo que além do velhinho ter morrido, ATÉ o advogado dele MORREU também !!! PQP.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Ajuda ao amigo Sam
MensagemEnviado: 12 Jul 2015 00:49 
Offline

Registrado em: 26 Jul 2013 22:44
Mensagens: 42
Desde já agradeço a atenção de todos.

Na segunda-feira vou enviar pra vocês a Defesa Escrita que eu entreguei ao Detran.

Boa noite!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Ajuda ao amigo Sam
MensagemEnviado: 12 Jul 2015 01:11 
Offline

Registrado em: 26 Jul 2013 22:44
Mensagens: 42
Clever escreveu:
O problema é esse, no sinal amarelo se foi iniciada a passagem a mesma deve ser terminada, tenho minhas dúvidas se esses radares de semáforo conseguem identificar o momento exato da passagem, se ao iniciar a travessia da faixa o sinal já estava vermelho... jeito tem, mas no Brasil eu tenho minhas dúvidas...


Sam escreveu:
Imagem

Imagem


Você pode ver na imagem capturada pelo radar como eu já havia passado o semáforo na luz amarela há mil anos luz da Terra, tanto que o radar flagrou o carro já no final da travessia. Tô com muita raiva!!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Ajuda ao amigo Sam
MensagemEnviado: 12 Jul 2015 14:30 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 30 Ago 2014 14:16
Mensagens: 133
Já fui multado por dirigir falando ao celular (coisa que jamais faço) em uma cidade em que nunca estive. Como não saí de casa naquele dia, não tinha nenhum tipo de comprovante, nota fiscal, preferi pagar pois com certeza não iria ter como provar.

Enviado de meu Moto X 2014 usando Tapatalk

_________________
HB20x 1.6 Premium 14/15 - Branco | Bancos em couro | Multimídia LogiGo | Câmera de Ré


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Ajuda ao amigo Sam
MensagemEnviado: 12 Jul 2015 15:03 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Out 2014 23:35
Mensagens: 5015
Localização: Minas Gerais
Sam escreveu:

Você pode ver na imagem capturada pelo radar como eu já havia passado o semáforo na luz amarela há mil anos luz da Terra, tanto que o radar flagrou o carro já no final da travessia. Tô com muita raiva!!


Sam,

Por mais que o pessoal tenha afirmado dificuldade em ter parecer favorável nos recursos, acredito que o seu bem fundamentado poderá ter êxito. Lembrando que mesmo negado de início, você poderá recorrer. Lembre de citar a questão da aferição do equipamento também.

Depois que sair o resultado nos fale.

Abraços,

_________________
HB20 Comfort Style 1.6 14/15

Moderador no Fórum e no Facebook do HB20 Clube.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Ajuda ao amigo Sam
MensagemEnviado: 12 Jul 2015 19:53 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Ricardo de Melo escreveu:
Sam escreveu:

Você pode ver na imagem capturada pelo radar como eu já havia passado o semáforo na luz amarela há mil anos luz da Terra, tanto que o radar flagrou o carro já no final da travessia. Tô com muita raiva!!


Sam,

Por mais que o pessoal tenha afirmado dificuldade em ter parecer favorável nos recursos, acredito que o seu bem fundamentado poderá ter êxito...

Também acho o argumento válido.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Ajuda ao amigo Sam
MensagemEnviado: 12 Jul 2015 20:59 
Offline

Registrado em: 19 Jan 2014 01:22
Mensagens: 164
Você passou o sinal ,mas está em cima da faixa de pedestre ,e os sensores geralmente ficam em cima da faixa.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Ajuda ao amigo Sam
MensagemEnviado: 13 Jul 2015 08:52 
Offline

Registrado em: 26 Jul 2013 22:44
Mensagens: 42
Bom dia!

Segue a Defesa:

"Ao





SENHOR DIRETOR GERAL DO DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO DO DISTRITO FEDERAL – DETRAN/DF





AUTO DE INFRAÇÃO: ST00092640
CÓDIGO DO ÓRGÃO AUTUADOR: 107100





"Dados do Condutor Infrator", venho respeitosamente à presença de Vossa Senhoria, com fundamentos no Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997), na Resolução nº 160, de 22 abril de 2004 e Resolução nº 396, de 13 de dezembro de 2011 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), apresentar


DEFESA PRÉVIA



contra o Auto de Infração de nº ST00092640, conforme notificação anexa, pelos fatos e direitos a seguir:


DOS FATOS E DOS DIREITOS:

De acordo com o Auto de Infração, o veículo de minha propriedade, um HYUNDAI/HB20 1.6M, de placa JKM-5682, avançou o sinal vermelho do semáforo na W3 SUL CRS 511, SEMÁFORO CRUZ 068 às 18h15min44s do dia 12 de maio 2015.

No dia 1º de junho de 2015 fui notificada por meio da referida Notificação de Autuação da infração de trânsito presente no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) no Art. 208 que assim dispõe:

“Avançar sinal vermelho do semáforo ou o de parada obrigatória:

Infração – gravíssima;
Penalidade – multa.”

O Artigo 42 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), por sua vez, prevê que “Nenhum condutor deverá frear bruscamente seu veículo, salvo por razões de segurança.” – O objetivo deste Código é estabelecer a condução prudente do condutor, de forma a evitar danos para pedestres, para ele mesmo e para outros condutores.

Em vista disso, apontou-se violação ao Art. 208 do Código de Trânsito Brasileiro.

É de conhecimento de todos que a via W3 Sul neste sentido tem trânsito intenso neste horário. O sinal havia amarelado quando eu já havia passado pela faixa de retenção, tanto que o radar flagrou o carro já no final da faixa de pedestres e trocado para a luz vermelha neste mesmo instante.

Dessa forma, não havia outra opção a não ser seguir em frente. Isso porque, se optasse por frear bruscamente, já na faixa de retenção, poderia ter meu veículo abalroado por outro que vinha logo atrás, que não foi alcançado pela imagem presente no Auto de Infração, de modo a trazer riscos aos condutores, passageiros e pedestres, já que uma colisão deste tipo é capaz de lançar o veículo da frente à calçada, ou, ainda, fazê-lo parar em cima da faixa de pedestres, conduta vedada pelo Artigo 183 do Código de Trânsito Brasileiro.

Foi observada, portanto, a determinação prevista no Artigo 28 do CTB, segundo o qual “O condutor deverá, a todo momento, ter domínio de seu veículo, dirigindo-o com atenção e cuidados indispensáveis à segurança do trânsito”.

Ainda que se diga que o objetivo dos semáforos é a preservação do controle de tráfego e servem para dar maior segurança aos usuários das vias públicas na cidade, tendo em vista que é a maneira mais democrática de controlar a preferência de passagem nos locais de alto índice de movimento e velocidade, naquele momento a manobra foi feita com total margem de segurança, obedecendo ao previsto no Artigo 34 do CTB: “O condutor que queira executar uma manobra deverá certificar-se de que pode executá-la sem perigo para os demais usuários da via que o seguem, precedem ou vão cruzar com ele, considerando sua posição, sua direção e sua velocidade.”

Além disso, conforme foi escrito por Arnaldo Rizzardo em seu livro Comentários ao Código de Trânsito Brasileiro:

“Quando ao semáforo vermelho, a parada de veículos deverá ocorrer na faixa de retenção (sinalização horizontal), que é composta de uma faixa ligando de um lado para outro da via e aposto antes da faixa de pedestres, quando existente. Se aparecer a luz amarela, estando a desenvolver-se a travessia, isto é, já ultrapassada a faixa que liga um lado ao outro da via, deverá seguir o motorista, não podendo ser autuado. Não é possível deter o veículo depois de tal linha, porquanto bloqueará a circulação nos sentidos que se cruzam.”

Portanto, procedi de forma adequada ao seguir em frente, pois já havia ultrapassado a linha de retenção quando o sinal amarelou, inexistindo, dessa forma, fundamento para a aplicação da penalidade.







Todo esse entendimento pode ser extraído do Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito, mais especificamente em seu Código 605-01, responsável por regulamentar o Art. 208 do CTB. Tal Manual prevê as situações em que o condutor do veículo deve ser autuado.

São elas:

I) “Semáforo efetivamente no vermelho, no início da passagem do veículo pela linha de retenção” – conforme se verifica, para que o condutor seja autuado, é necessário que o semáforo esteja efetivamente no vermelho quando do início da passagem pela linha de retenção. No caso em apreço, o veículo já havia concluído a passagem da linha de retenção; essa passagem, portanto, se iniciou antes do sinal avermelhar.

II) “Mesmo que não complete o movimento, tendo transposto a linha de retenção na fase vermelha, parando na área de cruzamento ou sobre faixa de pedestre” – esta hipótese também não se aplica, pois o veículo não parou na área de cruzamento, tampouco parou sobre a faixa de pedestres.

III) “Veículo que passa pela linha de retenção na fase do verde ou do amarelo, fica imobilizado sobre a faixa de pedestres ou na área de cruzamento, e, tendo visão do foco semafórico, mudando este para a fase vermelha, continua na marcha e completa o movimento” – a última hipótese, regulamentada pelo referido Manual também não se aplica ao caso em apreço pela mesma razão acima: o veículo não parou em nenhum momento.

Todas essas situações são ratificadas pela compreensão firmada por Arnaldo Rizzardo, transcrita acima, no sentido de que se o veículo ultrapassa a linha de retenção, não deve em hipótese alguma parar sobre faixa de pedestres ou na área de cruzamento, mas, sim, seguir em frente.

Alia-se a isso, também, o fato de que por disposição prevista no Anexo II do CTB – subitem 4.1.2 – alínea b – Pág. 77; aprovado pela Resolução nº 160/04 do CONTRAN, deve o condutor prosseguir o percurso diante do sinal amarelo, se a parada do veículo “resultar em situação de perigo”.







E, de acordo com a Resolução 396/11, em seu Artigo 3º, Incisos I, II e III do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN): “O medidor de velocidade de veículos deve observar os seguintes requisitos:

I - ter seu modelo aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - INMETRO, atendendo à legislação metrológica em vigor e aos requisitos estabelecidos nesta Resolução;

II – ser aprovado na verificação metrológica pelo INMETRO ou por entidade por ele delegada;

III – ser verificado pelo INMETRO ou entidade por ele delegada, obrigatoriamente com periodicidade máxima de 12 (doze) meses e, eventualmente, como determina a legislação metrológica em vigência.”

Ocorre, Senhor Diretor, que o aparelho que faz a fiscalização da via não está de acordo com esta Resolução, pois a data de aferição do equipamento foi na data de 24/06/2013 e o mesmo teria que ser aferido no dia 24/06/2014 e não foi feito. No dia 24/06/2015 faz 2 (dois) anos que o equipamento está sem aferição. No Auto de Infração não consta também o nome do órgão ou entidade pelo INMETRO delegada responsável pela última aferição do equipamento.

Entretanto, por se tratar de um radar, tal aparelho fica exposto ao sol, chuva, vento, granizo, calor, frio, umidade, todas essas alterações climáticas que afetam seu funcionamento, sendo indispensável tal verificação.



DOS PEDIDOS:

Ante o exposto, requero o cancelamento do Auto de Infração nº ST00092640 imposto com a consequente revogação dos pontos de meu prontuário, visando a Justiça e sensatez que caracterizam as decisões de Vossa Senhoria, e respeitosamente peço que tome conhecimento da impugnação para reconhecer a nulidade da notificação.



Termos em que espera deferimento.


Brasília-DF, 29 de junho de 2015




________________________________________"


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Ajuda ao amigo Sam
MensagemEnviado: 13 Jul 2015 09:00 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Out 2014 23:35
Mensagens: 5015
Localização: Minas Gerais
Muito bom Sam!

Caso não acatem o seu recurso, pode ter certeza que nem leem mesmo. Aí vale recorrer. Lembrando que mesmo negado, você poderá recorrer. E na situação de persistir a negação, caso você ache conveniente, acredito que possa acionar o Judiciário para contestar a decisão administrativa.

Abraços,

_________________
HB20 Comfort Style 1.6 14/15

Moderador no Fórum e no Facebook do HB20 Clube.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 29 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB