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 Título: Re: HB20 1.0 Turbo x HB20 1.0 x HB20 1.6
MensagemEnviado: 18 Abr 2017 15:06 
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GABRIELCS escreveu:
Segue gráfico retirado de um vídeo no Youtube onde um proprietário de HB20 Turbo passou seu carro no dinamômetro:

Imagem
Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=e-Z7HV- ... L&index=14

A Hyundai informa que o torque máximo (15 kgfm no motor) está disponível à partir de 1.500 rpm, mas no gráfico fica claro que o torque máximo (nas rodas) só foi atingido após 3.500 rpm e o mais próximo desse pico em rotação mais baixa ocorre em 2.500 rpm.
Abaixo de 2.000 rpm o carro tem pouco torque.
Quem tem um HB20 Turbo (como eu), sabe o quanto essa falta de torque em baixas rotações é incomoda, algo que não ocorre no UP TSi.


Nas palavras de um dono de canal de carros no Youtube, tanto HB20 Turbo como Up TSI sofrem do mesmo mal em baixas rotações, mas no Up TSI, apesar de "empurrar" mesmo só lá pelas 3.000 rpm (como no HB20, segundo esse canal), você sente menos esse turbo lag se comparado ao HB20.
Vale lembrar que além do motor mais moderno, o Up também é mais leve que o HB20.

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 Título: Re: HB20 1.0 Turbo x HB20 1.0 x HB20 1.6
MensagemEnviado: 19 Abr 2017 03:56 
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Tb já li relatos e artigos na net citando sobre esse lag e sobre essa falta de torque desses motores 1.0 turbo abaixo de 2000 rpms, apesar de que quando eu testei um HB20 turbo sedan que estava abastecido apenas como etanol, não percebi com facilidade essa eventual falta de torque nessas rotações mais baixas e na realidade, nem mesmo isso chegou a incomodar-me e nem aos demais familiares meus que tb testaram esse mesmo HB20 turbo ...

Lembrando aqui que no caso específico do motor 1.0 turbo do HB20, já se sabe que a engenharia da Hyundai do Brasil conteve propositalmente a performance desse motor, que é exatamente para ele não se sobressair com um melhor desempenho do que o motor 1.6 aspirado da linha HB20 e essa não era a intenção óbvia da Hyundai ao lançar essa nova versão turbo do HB20 .

Mas a realidade é que com um simples chip instalado nesse motor turbo para desbloquear e liberar na hora essa parcela extra de desempenho que está propositalmente contida pela dona Hyundai do Brasil ... rsrsrsrsrs!

E saibam tb que todos os motores turbo de fábrica são suficientemente reforçados desde o seu projeto para lidarem com folga com esse percentual de performance que foi contido pelo seu fabricante na maioria das vezes, por motivos de marketing como é o caso dos HB20 turbo!

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 Título: Re: HB20 1.0 Turbo x HB20 1.0 x HB20 1.6
MensagemEnviado: 19 Abr 2017 11:40 
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Também Ianis, em relação a esse lag abaixo dos dois mil giros, vamos combinar que quem quer andar rápido com o HB20 Turbo, em momento algum deverá estar com motor "em carga" abaixo de 2.500 giros, né!
Se estiver é porque não quer andar rápido.

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 Título: Re: HB20 1.0 Turbo x HB20 1.0 x HB20 1.6
MensagemEnviado: 19 Abr 2017 12:04 
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Exatamente isso Bertoche, além do fato de que os modelos HB20 turbo tem um excelente câmbio mecânico de 6 marchas muito bem escalonado e de um excelente manuseio, tanto é que quando fiz o test drive gostei muito das respostas desse pequeno motor turbo e da ação do câmbio dele.

Rodei tanto de forma suave no transito urbano como tb o usei de forma mais intensa em rodovias fazendo até pequenas viagens em cidades vizinhas à minha e sinceramente, pessoalmente não senti essa falta de torque do motor em nenhuma situação de utilização dessa versão turbo !

Por isso que eu defendo essa nova versão turbo bem mais do que o motor 1.6 aspirado do HB20 e vejam que eu ainda tenho atualmente um HB20 1.6 ...

Obs : E um outro detalhe importante que tb deve ser citado é que o HB20 turbo empolga bem mais quem o dirige do que a versão com motor 1.6 e essa foi mais uma positiva constatação pessoal quando fiz o test drive naquele modelo sedan turbo !

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 Título: Re: HB20 1.0 Turbo x HB20 1.0 x HB20 1.6
MensagemEnviado: 19 Abr 2017 13:50 
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ianisgreek escreveu:
pessoalmente não senti essa falta de torque do motor em nenhuma situação de utilização dessa versão turbo


Essa falta de torque existe apenas num regime de rotação bem baixo, de 1500 rpm para menos e de 2ª marcha em baixíssima velocidade é que é possível sentir essa falta de força. De 1ª marcha ou com o carro já embalado, isso não acontece.
Mas hoje mesmo peguei meu antigo 207 1.4 para andar e logo percebi que ele também demora a desenvolver nessa faixa de rotação, embora o HB20 pareça "sofrer" mais (antes do turbo acordar, ele é um 1.0 aspirado praticamente). Só que depois disso, à partir das 2.000 rpm aproximadamente não há comparação, o HB20 dispara na frente e exige menos trocas de marcha para manter a velocidade.

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 Título: Re: HB20 1.0 Turbo x HB20 1.0 x HB20 1.6
MensagemEnviado: 19 Abr 2017 14:44 
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filipeamc3 escreveu:
ianisgreek escreveu:
pessoalmente não senti essa falta de torque do motor em nenhuma situação de utilização dessa versão turbo


Essa falta de torque existe apenas num regime de rotação bem baixo, de 1500 rpm para menos e de 2ª marcha em baixíssima velocidade é que é possível sentir essa falta de força. De 1ª marcha ou com o carro já embalado, isso não acontece.
Mas hoje mesmo peguei meu antigo 207 1.4 para andar e logo percebi que ele também demora a desenvolver nessa faixa de rotação, embora o HB20 pareça "sofrer" mais (antes do turbo acordar, ele é um 1.0 aspirado praticamente). Só que depois disso, à partir das 2.000 rpm aproximadamente não há comparação, o HB20 dispara na frente e exige menos trocas de marcha para manter a velocidade.



Concordo pq afinal, se essa nova geração desses atuais motores turbo não fossem mais vantajosos do que os motores aspirados maiores, então nesse caso não haveria o advento dessa nova e atual tendência do dowsizing que são os motores de menor cilindrada turbinados e dotados de alta tecnologia e desenvolvendo pelo menos a mesma performance dos motores aspirados atuais de no mínimo uns 75% ou mais em cilindrada porém com a vantagem real de um menor consumo médio !

Obs : Razão pela qual eu cito aqui no forum de que esse motor 1.0 turbo dos HB20 foi PROPOSITALMENTE CONTIDO pelo seu próprio fabricante no seu rendimento máximo apenas para beneficiar esse já antigo e ultrapassado motor gamma 1.6 aspirado da atual linha HB20 !

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