Hyundai HB20 Clube
https://hb20clube.com.br/

HB20 1.0 Turbo x HB20 1.0 x HB20 1.6
https://hb20clube.com.br/viewtopic.php?f=12&t=11376
Página 2 de 3

Autor:  Roberto Bertoche [ 17 Abr 2017 15:18 ]
Título:  Re: HB20 1.0 Turbo x HB20 1.0 x HB20 1.6

GABRIELCS escreveu:
Concordo com o que comentaram no vídeo, HB20 Turbo não tem todo o torque disponível à partir de 1.500 rpm como divulga a fábrica.

Como você consegue saber isso de algum modo que não seja com um gráfico produzido em um teste em dinamômetro?

Ou, tentando ser mais simples e claro, como vc consegue "sentir" a diferença entre torque e potência?

Autor:  GABRIELCS [ 17 Abr 2017 16:22 ]
Título:  Re: HB20 1.0 Turbo x HB20 1.0 x HB20 1.6

Roberto Bertoche escreveu:
GABRIELCS escreveu:
Concordo com o que comentaram no vídeo, HB20 Turbo não tem todo o torque disponível à partir de 1.500 rpm como divulga a fábrica.

Como você consegue saber isso de algum modo que não seja com um gráfico produzido em um teste em dinamômetro?

Ou, tentando ser mais simples e claro, como vc consegue "sentir" a diferença entre torque e potência?


Eu notei isso dirigindo o carro, assim como fez o pessoal do vídeo.
Tenho um HB20 Turbo e dirigindo ele é nítido a falta de torque antes de 2.000 rpm.
Não preciso de um gráfico para me mostrar o que sinto e vejo ao dirigir o meu carro.

Autor:  Roberto Bertoche [ 17 Abr 2017 16:55 ]
Título:  Re: HB20 1.0 Turbo x HB20 1.0 x HB20 1.6

Um gráfico ajuda muito.
Até para saber se o motor do seu carro está de acordo com o que se pode esperar dele ou se a turbina está "entrando" no momento certo.
Quando a turbina entra em funcionamento, espera-se que faça grande diferença.
E ainda assim, na prática, acho difícil diferenciar torque de potência.
Alguém tem alguma dica?

Ele não ter muita potência aos 1.500 rpm é bem óbvio, já que a potência máxima ocorre aos 6 mil rpm. Mas como saber sobre o torque?
Como você sente a diferença entre torque e potência?

Li numa reportagem que "o turbo pega pra valer a partir das 1.800 rpm e aí faz o motor crescer rápido de giro".
http://quatrorodas.abril.com.br/testes/ ... uem-manda/

Encontrei um outro artigo interessante, (http://www.autoentusiastas.com.br/2016/ ... com-video/) com as seguintes informações do HB20 Turbo:
Taxa de compressão (:1) 9,5
Potência máxima (cv/rpm) (G/A) 98/105/6.000 rpm
Torque máximo (m·kgf/rpm) (G/A) 13,8/15,0/1.550 rpm
Corte de rotação limpo (rpm) 6.600

Autor:  Roberto Bertoche [ 17 Abr 2017 17:45 ]
Título:  Re: HB20 1.0 Turbo x HB20 1.0 x HB20 1.6

GABRIELCS escreveu:
Eu notei isso dirigindo o carro, assim como fez o pessoal do vídeo.
Tenho um HB20 Turbo e dirigindo ele é nítido a falta de torque antes de 2.000 rpm.
Não preciso de um gráfico para me mostrar o que sinto e vejo ao dirigir o meu carro.


Pelos números que postei acima, se eles estão certos, ou seu carro ou a sua sensibilidade para sentir "torque" estão com defeito.
Porque o torque máximo desse motor se apresenta aos 1.550 rpm, e daí para mais rotações, ele nunca terá maior torque.

Então, é o que estou tentando dizer, você sente falta de potência e não de torque.
Realmente não fácil diferenciar essas duas unidades de força.
É mais fácil ver a diferença entre elas em um gráfico mesmo. hahaha.

Autor:  ianisgreek [ 17 Abr 2017 18:58 ]
Título:  Re: HB20 1.0 Turbo x HB20 1.0 x HB20 1.6

Deixando a minha opinião sobre essas grandezas de torque e potência de um motor automotivo, o torque é o que se sente o tempo todo rodando normalmente com o veículo com o pé direito acelerando até uns 2/3 da aceleração total disponibilizada pelo motor e a potência é quando vc está numa rodovia e acelera a fundo e deixa o seu pé colado lá embaixo no assoalho o tempo todo enquanto vê a velocidade crescer cada vez mais atravéz de todas as marchas até se chegar na velocidade final do veículo !

E no caso do HB20 turbo, eu que rodei bastante em diversas situações de uso em um modelo de test drive, posso falar aqui que qualquer dono de HB20 1.6 não vai sentir praticamente nenhuma diferença em uma menor resposta desse motor 1.0 turbo desde as baixas rotações até a final, pq o torque desse motor turbo se inicia beeeeeeeeeeeemmmmm abaixo do que se inicia a entrega de torque do motor 1.6 embora segundo a ficha técnica de ambos esses motores, o valor de torque máximo absoluto produzido pelo motor 1.6 seja sim um pouco maior do que o produzido pelo motor 1.0 turbo !

MAS ... acontece que se for analisada em um gráfico toda a faixa de torque que esses 2 motores produzem os seus picos máximos de torque, nesse caso o motor 1.0 turbo ganha do motor 1.6 na soma do torque máximo disponibilizado em toda a faixa de rotações utilizada por esses motores !

E estamos falando aqui de motores absolutamente originais, pq se formos chipar ambos esses motores, o que atualmente é facílimo de se fazer, ADEUS motor 1.6 aspirado, pq o turbo vai deixa-lo muito para trás em qualquer comparação de desempenho e até de consumo médio !

É por isso que eu sempre cito aqui no forum que se hoje eu fosse comprar um HB20 zero KM, ele seria com total certeza um modelo sedan e equipado com um motor 1.0 turbo e jamais, nunca com o motor 1.6 e acredito que nem preciso citar aqui tb que vou mexer nele, pq quanto a isso vcs podem apostar que eu vou fuçar mesmo ... rsrsrsrsrs!!!

Obs : É obvio e desnecessário citar aqui que todas essas comparações entre esses motores são para quando eles são alimentados apenas com etanol, pq nenhum motor turbo e nem mesmo os atuais motores aspirados flex com taxas de compressão mais elevadas merecem ser alimentados com esses LIXOS de gasolinas comuns/aditivadas que temos hoje no nosso mercado de míseras e insuficientes 88/89 octanas lembrando aqui apenas como uma mera comparação que o nosso etanol hidratado tem quase 110 octanas (na realidade são exatas 109,84 octanas) !!!

É isso aí colegas, valeu !

Autor:  Ricardo M. [ 17 Abr 2017 23:12 ]
Título:  Re: HB20 1.0 Turbo x HB20 1.0 x HB20 1.6

ianisgreek escreveu:
Deixando a minha opinião sobre essas grandezas de torque e potência de um motor automotivo, o torque é o que se sente o tempo todo rodando normalmente com o veículo com o pé direito acelerando até uns 2/3 da aceleração total disponibilizada pelo motor e a potência é quando vc está numa rodovia e acelera a fundo e deixa o seu pé colado lá embaixo no assoalho o tempo todo enquanto vê a velocidade crescer cada vez mais atravéz de todas as marchas até se chegar na velocidade final do veículo !

E no caso do HB20 turbo, eu que rodei bastante em diversas situações de uso em um modelo de test drive, posso falar aqui que qualquer dono de HB20 1.6 não vai sentir praticamente nenhuma diferença em uma menor resposta desse motor 1.0 turbo desde as baixas rotações até a final, pq o torque desse motor turbo se inicia beeeeeeeeeeeemmmmm abaixo do que se inicia a entrega de torque do motor 1.6 embora segundo a ficha técnica de ambos esses motores, o valor de torque máximo absoluto produzido pelo motor 1.6 seja sim um pouco maior do que o produzido pelo motor 1.0 turbo !

MAS ... acontece que se for analisada em um gráfico toda a faixa de torque que esses 2 motores produzem os seus picos máximos de torque, nesse caso o motor 1.0 turbo ganha do motor 1.6 na soma do torque máximo disponibilizado em toda a faixa de rotações utilizada por esses motores !

E estamos falando aqui de motores absolutamente originais, pq se formos chipar ambos esses motores, o que atualmente é facílimo de se fazer, ADEUS motor 1.6 aspirado, pq o turbo vai deixa-lo muito para trás em qualquer comparação de desempenho e até de consumo médio !

É por isso que eu sempre cito aqui no forum que se hoje eu fosse comprar um HB20 zero KM, ele seria com total certeza um modelo sedan e equipado com um motor 1.0 turbo e jamais, nunca com o motor 1.6 e acredito que nem preciso citar aqui tb que vou mexer nele, pq quanto a isso vcs podem apostar que eu vou fuçar mesmo ... rsrsrsrsrs!!!

Obs : É obvio e desnecessário citar aqui que todas essas comparações entre esses motores são para quando eles são alimentados apenas com etanol, pq nenhum motor turbo e nem mesmo os atuais motores aspirados flex com taxas de compressão mais elevadas merecem ser alimentados com esses LIXOS de gasolinas comuns/aditivadas que temos hoje no nosso mercado de míseras e insuficientes 88/89 octanas lembrando aqui apenas como uma mera comparação que o nosso etanol hidratado tem quase 110 octanas (na realidade são exatas 109,84 octanas) !!!

É isso aí colegas, valeu !


Eu queria era ver um estudo de longo prazo em relação ao desgaste do motor turbo 1.0 e do 1.6 aspirado, em mesmas condições.

A única vantagem que vejo no motor 1.0 turbo do HB20, seria no quesito consumo, mas restrito a vias urbanas. Nas rodovias a diferença não seria grande.

Por mais que o torque do 1.0 possa aparecer mais cedo, o do 1.6 também não demora a surgir. Em todos comparativos da internet, o 1.6 deixou o turbo para trás. Logicamente, a intenção da Hyundai foi posicionar o 1.0T entre o 1.0 aspirado e o 1.6.

Abraços,

Autor:  filipeamc3 [ 18 Abr 2017 09:19 ]
Título:  Re: HB20 1.0 Turbo x HB20 1.0 x HB20 1.6

GABRIELCS escreveu:
Eu notei isso dirigindo o carro, assim como fez o pessoal do vídeo.
Tenho um HB20 Turbo e dirigindo ele é nítido a falta de torque antes de 2.000 rpm.
Não preciso de um gráfico para me mostrar o que sinto e vejo ao dirigir o meu carro.


Existe um tópico aqui no fórum mostrando justamente isso, os gráficos de potência e torque obtidos no dinamômetro.
Quanto ao assunto, é possível sentir o carro começar a ganhar força às 1.500 rpm, mas ele puxa de verdade à partir das 2.000 mesmo. Isso quando abastecido com etanol, já na gasolina, não sei dizer.

Autor:  Roberto Bertoche [ 18 Abr 2017 11:01 ]
Título:  Re: HB20 1.0 Turbo x HB20 1.0 x HB20 1.6

" "...Se existe algo que embaralha a cabeça de muitos, é a questão de torque e potência.
A tal ponto que se criou o ditado, ou o mito, de que "torque é para arrancada e potência é para velocidade".
Pois bem, não é nada disso..." " (Bob Sharp)

Para quem gosta de automóveis e motores e quiser saber o que são torque e potência, este artigo é um ótimo começo.
http://www.motorpress.com.br/carro/noti ... potenciaij

Para aqueles que além de carros, são fãs da física, aqui o assunto é mais aprofundado.
http://www.autoentusiastas.com.br/2016/ ... sa-mais-2/

Espero que gostem.
Sds.

Autor:  GABRIELCS [ 18 Abr 2017 14:22 ]
Título:  Re: HB20 1.0 Turbo x HB20 1.0 x HB20 1.6

Segue gráfico retirado de um vídeo no Youtube onde um proprietário de HB20 Turbo passou seu carro no dinamômetro:

Imagem
Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=e-Z7HV- ... L&index=14

A Hyundai informa que o torque máximo (15 kgfm no motor) está disponível à partir de 1.500 rpm, mas no gráfico fica claro que o torque máximo (nas rodas) só foi atingido após 3.500 rpm e o mais próximo desse pico em rotação mais baixa ocorre em 2.500 rpm.
Abaixo de 2.000 rpm o carro tem pouco torque.
Quem tem um HB20 Turbo (como eu), sabe o quanto essa falta de torque em baixas rotações é incomoda, algo que não ocorre no UP TSi.

Autor:  Roberto Bertoche [ 18 Abr 2017 14:53 ]
Título:  Re: HB20 1.0 Turbo x HB20 1.0 x HB20 1.6

Verdade, inicia em 13,5 kgfm aos 2,2 krpm e depois se mantém por volta de 14 kgfm até os 4,5 krpm.
Acho que já vi algum grafico de torque e potência do HB20 Turbo melhor que esse.
Acho que foi no lançamento do carro, apresentado pela própria Hyundai.
Se alguém lembrar onde tem e postar...

Página 2 de 3 Todos os horários são GMT - 3 horas
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
http://www.phpbb.com/