Hyundai HB20 Clube
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HB20 Turbo encara o dinamômetro.
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Autor:  barbacinza [ 09 Nov 2016 15:27 ]
Título:  HB20 Turbo encara o dinamômetro.

Eu concordo com os itens apontados aqui. Tanto sobre a injeção direta quanto ao controle eletrônico das válvulas de exaustão.

No entanto como opinião de proprietário eu posso com afirmar com segurança o seguinte:

Torque (principalmente em baixas): muito satisfeito, valores melhores que os apontados pela hyundai.

Potência: desejaria mais, mas na pratica não posso reclamar pois é exatamente o apontado pela hyundai. Querer mais a gente sempre quer, mas soa um pouco estranho culpar a hyundai por algo que sequer é reivindicado por ela.

Consumo: esse sim eu gostaria que fosse um pouco melhor. Pois é ótimo entre velocidades de 60-80km/h. Mas é bem mediano quando falamos em velocidades de 100 a 140km/h.
Nesse ponto a injeção direta iria ajudar, pois mesmo descontando o maior peso do hb20 em relação ao up tsi, o consumo do up é melhor.




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Autor:  Clever [ 09 Nov 2016 16:47 ]
Título:  Re: HB20 Turbo encara o dinamômetro.

barbacinza escreveu:
Eu concordo com os itens apontados aqui. Tanto sobre a injeção direta quanto ao controle eletrônico das válvulas de exaustão.

No entanto como opinião de proprietário eu posso com afirmar com segurança o seguinte:

Torque (principalmente em baixas): muito satisfeito, valores melhores que os apontados pela hyundai.

Potência: desejaria mais, mas na pratica não posso reclamar pois é exatamente o apontado pela hyundai. Querer mais a gente sempre quer, mas soa um pouco estranho culpar a hyundai por algo que sequer é reivindicado por ela.

Consumo: esse sim eu gostaria que fosse um pouco melhor. Pois é ótimo entre velocidades de 60-80km/h. Mas é bem mediano quando falamos em velocidades de 100 a 140km/h.
Nesse ponto a injeção direta iria ajudar, pois mesmo descontando o maior peso do hb20 em relação ao up tsi, o consumo do up é melhor.




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Exato Barba, a Hyundai está onde ela quer, nem mais nem menos, nós que somos amantes da máquina sempre queremos melhorias, dá para entender ambos os lados...

Mas se a Hyundai foi modesta nas inovações foi também em sua reivindicação, pois como você disse ela não quer nada mais do que já é...

Abs!

Autor:  ianisgreek [ 09 Nov 2016 20:14 ]
Título:  Re: HB20 Turbo encara o dinamômetro.

Colegas Clever e BarbaCinza, eu posso entender o posicionamento de vcs, mas definitivamente não concordo com essa proposital contenção de uma significativa parte do torque e da potência que esse motor 1.0 turbo seja capaz de fornecer somente para beneficiar os seus atuais modelos equipados com o motor aspirado 1.6 !!!

Quero dizer com isso que esse novo motor 1.0 turbo tem sim uma ampla capacidade de desenvolver bem mais do que esse atual e bem contido rendimento que atualmente ele apresenta.

E saibam tb que esses atuais motores aspirados 1.6 dos HB20 não vão muito além desse atual desempenho que eles já fornecem e se a Hyundai do Brasil de fato, liberar os comandos variáveis eletrônicos para as válvulas de escape desses seus motores 1.6, isso não vai tb transforma-los em exemplos de motores aspirados de alta performance pq ainda faltará com certeza para ele, a indispensável e tão necessária injeção direta.

Já no caso desse novo motor 1.0 turbo, se a Hyundai de fato, lançasse mão de todos os recursos tecnológicos disponíveis atualmente para ele no seu próprio portfolio de engenharia de motores, ele iria em muito ultrapassar o desempenho oferecido por esses seus atuais motores aspirados 1.6 mesmo que eles fossem mais modernizados ainda e disso eu não tenho a mínima dúvida!!!

É isso aí colegas, valeu !

Autor:  barbacinza [ 09 Nov 2016 20:55 ]
Título:  Re: HB20 Turbo encara o dinamômetro.

ianisgreek escreveu:

Quero dizer com isso que esse novo motor 1.0 turbo tem sim uma ampla capacidade de desenvolver bem mais do que esse atual e bem contido rendimento que atualmente ele apresenta.

E saibam tb que esses atuais motores aspirados 1.6 dos HB20 não vão muito além desse atual desempenho que eles
Já no caso desse novo motor 1.0 turbo, se a Hyundai de fato, lançasse mão de todos os recursos tecnológicos disponíveis atualmente para ele no seu próprio portfolio de engenharia de motores, ele iria em muito ultrapassar o desempenho oferecido por esses seus atuais motores aspirados 1.6 mesmo que eles fossem mais modernizados ainda e disso eu não tenho a mínima dúvida!!!

É isso aí colegas, valeu !


Sim isso eu concordo plenamente com você. Existe potencial oculto nesse motor para mantê-lo a uma distância comercialmente segura do 1.6. Não sou a favor de grandes modificações mas talvez um simples chip com presets moderados extraia alguns cavalinhos sem que isso traga prejuízo potencial a longos prazos.


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Autor:  ianisgreek [ 09 Nov 2016 21:54 ]
Título:  Re: HB20 Turbo encara o dinamômetro.

A solução seria exatamente essa colega BarbaCinza e vc que mora aí no RJ, convém quando tiver um tempo livre, visitar a Dastek lá na estrada do Itanhangá e procure pelo Leonardo Domingues que é o responsável pelo piggyback Unichip, ele é um competente e experiente engenheiro mecânico especializado em motores turbo e assim, ele certamente terá prazer e satisfação em explicar-lhe sobre a instalação, a calibração e a ação desse chip sobre o funcionamento do motor do seu HB20 turbo.

Boa sorte e boa diversão colega !

Autor:  Roberto Bertoche [ 10 Nov 2016 00:27 ]
Título:  Re: HB20 Turbo encara o dinamômetro.

barbacinza escreveu:
Eu concordo com os itens apontados aqui. Tanto sobre a injeção direta quanto ao controle eletrônico das válvulas de exaustão.

No entanto como opinião de proprietário eu posso com afirmar com segurança o seguinte:

Torque (principalmente em baixas): muito satisfeito, valores melhores que os apontados pela hyundai.

Potência: desejaria mais, mas na pratica não posso reclamar pois é exatamente o apontado pela hyundai. Querer mais a gente sempre quer, mas soa um pouco estranho culpar a hyundai por algo que sequer é reivindicado por ela.

Consumo: esse sim eu gostaria que fosse um pouco melhor. Pois é ótimo entre velocidades de 60-80km/h. Mas é bem mediano quando falamos em velocidades de 100 a 140km/h.
Nesse ponto a injeção direta iria ajudar, pois mesmo descontando o maior peso do hb20 em relação ao up tsi, o consumo do up é melhor.

Além de tudo o que vc disse, não posso ignorar o teste prático dos dois carros na pista do Acelerados.
Potência e nem aceleração representam tudo.
Controle e capacidade de imprimir velocidade ao carro numa pista real, e não apenas em acelerações em pistas retas, mostram o seu valor.
Segue foto do video, mostrando os tempos de volta:
Anexo:
acelerados Up TSI - HB20 Turbo.jpg
acelerados Up TSI - HB20 Turbo.jpg [ 68.32 KiB | Exibido 17747 vezes ]


Em tempo, falando em mexer, tudo o que se puder fazer de preparação num HB20 Turbo para ele ser mais rápido que o HB20 1.6, poderá ser feito, com um pouco mais de investimento, num HB20 1.6.
E então ele fará o 1.0 comer muita poeira...

Abraço,

Autor:  ianisgreek [ 10 Nov 2016 01:19 ]
Título:  Re: HB20 Turbo encara o dinamômetro.

Com certeza colega Bertoche que os upgrades de performance existem para quaisquer motores, tanto superalimentados como para os aspirados.

Mas lembre-se tb que o único upgrade de performance que faria um HB20 1.6 aspirado fazer um HB20 turbo comer poeira seria instalar nele UM BOM KIT TURBO, pq se vc está citando aqui upgrades de performance para manter esse motor 1.6 dos HB20 ainda aspirado, simplesmente ESQUEÇA colega, pq um HB20 turbo c/ upgrades de performance é que certamente vai fazer esse HB20 1.6 aspirado e envenenado comer muita poeira a ponto de fazer o seu pobre piloto cuspir muitos tijolos ... rsrsrsrsrs!

E a propósito colega Bertoche, vc poderia citar aqui para nós, quais seriam esses prováveis upgrades de performance que vc sugere para esse motor 1.6 dos HB20 exceto o kit de turbina ???

Autor:  Roberto Bertoche [ 10 Nov 2016 01:30 ]
Título:  Re: HB20 Turbo encara o dinamômetro.

ianisgreek escreveu:
...pq se vc está citando aqui upgrades de performance para manter esse motor 1.6 dos HB20 ainda aspirado, simplesmente ESQUEÇA colega...

Sim Ianis.
Achei que isso era tão óbvio que nem imaginei ser necessário dizer.
Mas foi por isso que disse "com um pouco mais de investimento", justamente para custear a instalação de um turbo e depois fazer melhorias semelhantes às que se fariam no motor HB20 Turbo 1.0, que dispensam esse acréscimo porque já vem com o referido equipamento.

Em tempo, o que achou da comparação de tempos na pista entre o HB20 Turbo e o UP Tsi?

Abraço,

Autor:  barbacinza [ 10 Nov 2016 05:49 ]
Título:  Re: HB20 Turbo encara o dinamômetro.

Roberto Bertoche escreveu:
ianisgreek escreveu:
...pq se vc está citando aqui upgrades de performance para manter esse motor 1.6 dos HB20 ainda aspirado, simplesmente ESQUEÇA colega...



Em tempo, o que achou da comparação de tempos na pista entre o HB20 Turbo e o UP Tsi?

Abraço,


A desvantagem que o UP! Tsi levou foi por conta do controle de tração. Essa é uma pista amarrada em que o controle de tração do UP fez seu papel nas curvas. Já o hb20 respondeu melhor ao pé do Rubinho pelos simples fato de não ter essa tecnologia.

Tem um teste em Interlagos realizado pelo fullpower que o resultado é invertido, pois Interlagos é uma pista menos amarrada dando vantagem ao UP! Tsi


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Autor:  ianisgreek [ 10 Nov 2016 12:27 ]
Título:  Re: HB20 Turbo encara o dinamômetro.

Então Bertoche, de fato, concordo contigo que seria somente uma cuidadosa instalação de um bom kit turbo para que um HB20 1.6 sumisse na frente de um HB20 1.0 turbo.

Lembremos aqui tb que quaisquer outros upgrades de performance, como comandos de válvulas variáveis tb no escape, trabalhos em cabeçote, escapes esportivos e mais livres, admissão de ar frio, chip , podem perfeitamente ser instalados em ambos os HB20 e assim como o HB20 turbo tem uma turbina a mais do que o motor 1.6 que é aspirado, todos esses upgrades que eu citei aqui farão comprovadamente um maior efeito no motor 1.0 turbo do que no motor 1.6 aspirado, por isso que eu disse que "exceto por um kit turbo" acrescentado num HB20 1.6, assim em todos os outros casos, ganha essa disputa com toda certeza o HB20 1.0 turbo se ele receber todos esses upgrades de performance aqui citados.

E quanto a esse teste, ele é de fato bem interessante e elucidativo, principalmente os tempos conseguidos pelo HB20 turbo com etanol e depois com gasolina.

Valeu Bertoche, abrç !

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