edukunigami escreveu:
E se no tanque tiver meio a meio? Será que prejudica o rendimento do que um combustível(no caso álcool) só? Apesar dos carros serem flex.
Oi Eduardo ! Utilizar a mistura de meio a meio de gasolina comum ou aditivada e etanol já é bem melhor e dá melhor resultado do que as péssimas gasolinas mencionadas sozinhas no tanque. Mas o ideal é vc utilizar uma mistura de 75% a 80% de etanol e de 25% a 20% de gasolina comum ou aditivada, sendo que o ideal mesmo seria utilizar nessa mistura a gasolina podium.
Vou explicar o porque dessa mistura: se vc utilizar apenas etanol puro, com o tempo ele deixa uma goma por onde ele passa e esses 20% a 25% de gasolina tem o efeito de dissolver essa goma deixada pelo etanol.
Uma das vantagens desse pequeno percentual de gasolina nessa mistura é que a gasolina , como vaporiza bem mais facil que o etanol, facilita muito nas partidas a frio, dispensando até o famigerado tanquinho de partida a frio.
E uma outra vantagem de se misturar essa pequena quantidade de gasolina nessa mistura é que como a gasolina tem mais calorias por litro do que o etanol, ela ajuda esse etanol da mistura a render mais km/l do que se fosse utilizado o etanol puro, assim, essa gasolina nessa mistura iria potencializar um pouco o etanol.
E a ultima vantagem a ser comentada de se utilizar a maior parte dessa mistura de etanol, é pq ele tem bem mais octanagem e resfria melhor o motor do que a gasolina, além de produzir uma queima mais limpa sem deixar residuos de carvão no interior do motor, produzindo mais potencia e torque.
Espero que essa explicação tenha ajudado um pouco a tirar suas dúvidas quanto as misturas desses dois combustiveis. Mas se vc ainda tiver qualquer dúvida, pode me perguntar! Abraço colega !
Boa ianisgreek, foi bem explicativa sim. Começar a fazer esse esquema. ;D