Hyundai HB20 Clube
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Enquete Motor 1.0 Turbo ou 1.6?
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Autor:  Bart_MS [ 15 Ago 2016 16:10 ]
Título:  Re: Enquete Motor 1.0 Turbo ou 1.6?

Pelo q eu sei esse HB20 1.0 Turbo virou mico :roll: .. não vi nenhum rodando na minha cidade, os próprios vendedores da hyundai sempre sugerem o 1.6 logo na hora da venda.

Fora que a diferença de preço é irrisória entre turbo e 1.6...sendo que em termo de economia, já vi videos que dizem q não são aquelas coisas...infelizmente no Turbo faltou a injeção direta :cry:

Ps. o único que o Turbo foi o test drive da Css..hehe

Autor:  VAGNERF1 [ 15 Ago 2016 16:17 ]
Título:  Re: Enquete Motor 1.0 Turbo ou 1.6?

Colega Derick, vc pode apostar que um motor 1.0 turbo da geração downsizing com comandos variáveis, alta compressão e injeção direta em uma versão flex, alcança sim até um pouco mais do que esses 128 cvs do motor 1.6 dos HB20 quando alimentado com etanol e isso sem contar ainda tb no maior torque apresentado em rotações bem baixas por esses novos motores !

Veja os testes em dinamômetro de revistas especializadas com o UP TSI que apresentou com etanol 136 cvs no seu motor ...

O torque tb chegou a pouco mais de 20 mkgf e ainda em baixas rotações , portanto ta aí a explicação da performance superior desse UP TSI quando comparado com os HB20 1.6 e isso já é um fato que não temos por enquanto, como modifica-lo ![/quote]
Ianis, quando sair o X com esse turbo de mais de 128 cv, pode crer que vou pensar nisso... hahaha[/quote]

Quando sair o Automático, tbm vou pensar carinhosamente, não me preocupando que seja X,Y ou Z, Sedan, pickup ou Perua rsrs, andei no carrinho em interlagos e realmente é muito bom, principalemnte pra quem gosta de uma tocada mais arrojada, as vezes curto essa tocada arrojada, mas geralmente estou na marginal pinheiros, e ai vou correr praonde a 70km/h kkkk

Autor:  ianisgreek [ 15 Ago 2016 17:53 ]
Título:  Re: Enquete Motor 1.0 Turbo ou 1.6?

VAGNERF1 escreveu:
Colega Derick, vc pode apostar que um motor 1.0 turbo da geração downsizing com comandos variáveis, alta compressão e injeção direta em uma versão flex, alcança sim até um pouco mais do que esses 128 cvs do motor 1.6 dos HB20 quando alimentado com etanol e isso sem contar ainda tb no maior torque apresentado em rotações bem baixas por esses novos motores !

Veja os testes em dinamômetro de revistas especializadas com o UP TSI que apresentou com etanol 136 cvs no seu motor ...

O torque tb chegou a pouco mais de 20 mkgf e ainda em baixas rotações , portanto ta aí a explicação da performance superior desse UP TSI quando comparado com os HB20 1.6 e isso já é um fato que não temos por enquanto, como modifica-lo !

Ianis, quando sair o X com esse turbo de mais de 128 cv, pode crer que vou pensar nisso... hahaha[/quote]

Quando sair o Automático, tbm vou pensar carinhosamente, não me preocupando que seja X,Y ou Z, Sedan, pickup ou Perua rsrs, andei no carrinho em interlagos e realmente é muito bom, principalemnte pra quem gosta de uma tocada mais arrojada, as vezes curto essa tocada arrojada, mas geralmente estou na marginal pinheiros, e ai vou correr praonde a 70km/h kkkk[/quote]


É verdade colega Wagner, estive a 2 semanas atrás em São Paulo por uns 5 dias e ao rodar um pouco no transito da cidade, percebo que de fato, as marginas com os seus limites de 50 kms/h, 60 kms/h e 70 kms/h apesar de manterem os motoristas circulando mais com uma maior disciplina e com o transito razoavelmente organizado, limita um pouco mais, um maior escoamento do fluxo de veículos e isso até acaba por favorecer tb os congestionamentos nessas vias do tipo das marginais !

E não vai ter jeito desses motores aspirados rivalizarem com esses novos motores da geração turbo downsizing pq certamente fala mais alto essa nova tecnologia por isso que daqui a mais alguns anos, podem dar adeus a toda essa cambada de velhos motores aspirados ... rsrsrsrsrs !!!

Autor:  Stealth Hunter [ 27 Ago 2016 17:44 ]
Título:  Re: Enquete Motor 1.0 Turbo ou 1.6?

Pelo motor turbo não ter duplo comando e injeção direta, iria de 1.6, que mesmo sem contar com tais itens é mais potente.
Por mim matava o 1.6 lançando o 1.0 TGDI, pelo mesmo preço do 1.6, com a vantagem de IPVA mais barato, consumo menor, maior resposta do motor.

O pecado da VW é prender o 1.0 TSI no up, pra salvar a caixinha com rodas do limbo total.

Autor:  ianisgreek [ 27 Ago 2016 18:21 ]
Título:  Re: Enquete Motor 1.0 Turbo ou 1.6?

Betox escreveu:
Vejam meu raciocínio e me corrijam se estiver errado.

Estão divulgando esse Kappa 1.0 turbo com potência entre 120 e 125 cv e torque entre 17 e 19 kgfm. O Gamma 1.6 tem o torque máximo (16 kgfm) à 4.500 rpm e esse 1.0 turbo tem seu torque máximo à partir de 1.500 rpm.

Assisti um vídeo do Tonella meses atrás, e percebi que temos uma idéia errada sobre potência máxima e torque. Ele diz que em 90% do tempo, usamos o motor girando entre 1.500 e 3.500 rpm. Olhando a curva do Hb20 nessa faixa, esse motor 1.6 entrega apenas algo entre 40 e 70 cv (números próximos do fusca 1.600 kkk). Raramente utilizaremos a potência máxima de 128 cv, pois ela só aparece nos 6.000 rpm. Isso significa que tanto faz o motor ter 100, 120 ou 130 cv. O importante é a potência que existe nessa faixa mais comum de operação. É isso que nos fará "sentir" o carro.

A minha dúvida é: se o turbo adianta o torque máximo de 4.500 para 1.500 rpm, será que essa potência pré divulgada seria alcançada em rotações menores que no motor 1.6?



Betox, somente comentando sobre essa sua dúvida, então, será nunca que um motor aspirado atual 1.6 ou 1.8 vai produzir um torque e potências nas mesmas baixas faixas de rotações que os motores turbo de apenas 1000 cc.

E nem tem jeito de comparar esses motores pq enquanto o motor aspirado tem de sugar, aspirar a mistura de ar+combustível, os motores turbo nem precisam se dar a esse trabalho pq a mistura já está lá prontinha e sob pressão somente esperando a hora certa dela entrar sob pressão e bem mais facilmente para dentro dos cilindros.

Por isso que o futuro será da tecnologia dos motores turbo enquanto que os motores aspirados vão aos poucos se tornando peças de museu ... rsrsrsrsrs!!!

Autor:  ianisgreek [ 27 Ago 2016 18:35 ]
Título:  Re: Enquete Motor 1.0 Turbo ou 1.6?

E vejam só as vantagens de um motor turbo comparado com um aspirado :

Sabe-se que a cada 1000 mts de altitude o motor aspirado perde 10% de potência e torque pq o ar atmosférico vai se tornando cada vez mais rarefeito com o aumento da altitude.

Então imaginem agora um motor 1000 cc turbo alimentado por uma pressão de 1 bar ou 14,7 lbs que seria o dobro da pressão atmosférica normal ao nível do mar entrando na sua admissão.

Então ele vai engolir grosseiramente uma quantidade de ar que seria equivalente a 2000 cc enquanto que um motor 2000 cc aspirado se estiver em uma cidade a 1000 mts de altitude , vai perder 10% dessa aspiração se tornando um motor 1.9 e mais 20% referentes às perdas normais que esses motores aspirados apresentam quanto ao seu enchimento total pela sua aspiração natural.

Então esse suposto motor aspirado 2.0 se comportaria na realidade como um motor de apenas 1.5 de cilindrada em uma cidade a 1000 mts de altitude mas mesmo ao nível do mar, ele ainda perderia 400 cilindradas se tornando efetivamente um motor aspirado de 1.6 enquanto o motor turbo alimentado com uma pressão de 1 bar se comportaria na prática como um motor de 2.0 aspirado ...

Então se esses motores se encontrarem em alguma cidade ao nível do mar seria um motor aspirado 1.6 vs um motor 1.0 turbo que se comportaria como um motor aspirado 2.0 !!!

Imaginem agora o comparativo de um motor aspirado 1.6 contra um motor turbo 1.0 ???

Autor:  Ricardo M. [ 27 Ago 2016 21:04 ]
Título:  Re: Enquete Motor 1.0 Turbo ou 1.6?

ianisgreek escreveu:
E vejam só as vantagens de um motor turbo comparado com um aspirado :

Sabe-se que a cada 1000 mts de altitude o motor aspirado perde 10% de potência e torque pq o ar atmosférico vai se tornando cada vez mais rarefeito com o aumento da altitude.

Então imaginem agora um motor 1000 cc turbo alimentado por uma pressão de 1 bar ou 14,7 lbs que seria o dobro da pressão atmosférica normal ao nível do mar entrando na sua admissão.

Então ele vai engolir grosseiramente uma quantidade de ar que seria equivalente a 2000 cc enquanto que um motor 2000 cc aspirado se estiver em uma cidade a 1000 mts de altitude , vai perder 10% dessa aspiração se tornando um motor 1.9 e mais 20% referentes às perdas normais que esses motores aspirados apresentam quanto ao seu enchimento total pela sua aspiração natural.

Então esse suposto motor aspirado 2.0 se comportaria na realidade como um motor de apenas 1.5 de cilindrada em uma cidade a 1000 mts de altitude mas mesmo ao nível do mar, ele ainda perderia 400 cilindradas se tornando efetivamente um motor aspirado de 1.6 enquanto o motor turbo alimentado com uma pressão de 1 bar se comportaria na prática como um motor de 2.0 aspirado ...

Então se esses motores se encontrarem em alguma cidade ao nível do mar seria um motor aspirado 1.6 vs um motor 1.0 turbo que se comportaria como um motor aspirado 2.0 !!!

Imaginem agora o comparativo de um motor aspirado 1.6 contra um motor turbo 1.0 ???


Continuo com o meu 1.6 aspirado.

Posso até trocar por um turbo, mas será 1.4 para cima.

O interessante é que no resultado da enquete, há um tempo o 1.6 tava "ganhando" disparado, mas agora o 1.0T tá chegando. Creio que muito devido ao HB20T, que cada dia mais atrai mais membros para os Clube.

Abraços,

Autor:  Clever [ 29 Ago 2016 11:07 ]
Título:  Re: Enquete Motor 1.0 Turbo ou 1.6?

Ricardo M. escreveu:
ianisgreek escreveu:
E vejam só as vantagens de um motor turbo comparado com um aspirado :

Sabe-se que a cada 1000 mts de altitude o motor aspirado perde 10% de potência e torque pq o ar atmosférico vai se tornando cada vez mais rarefeito com o aumento da altitude.

Então imaginem agora um motor 1000 cc turbo alimentado por uma pressão de 1 bar ou 14,7 lbs que seria o dobro da pressão atmosférica normal ao nível do mar entrando na sua admissão.

Então ele vai engolir grosseiramente uma quantidade de ar que seria equivalente a 2000 cc enquanto que um motor 2000 cc aspirado se estiver em uma cidade a 1000 mts de altitude , vai perder 10% dessa aspiração se tornando um motor 1.9 e mais 20% referentes às perdas normais que esses motores aspirados apresentam quanto ao seu enchimento total pela sua aspiração natural.

Então esse suposto motor aspirado 2.0 se comportaria na realidade como um motor de apenas 1.5 de cilindrada em uma cidade a 1000 mts de altitude mas mesmo ao nível do mar, ele ainda perderia 400 cilindradas se tornando efetivamente um motor aspirado de 1.6 enquanto o motor turbo alimentado com uma pressão de 1 bar se comportaria na prática como um motor de 2.0 aspirado ...

Então se esses motores se encontrarem em alguma cidade ao nível do mar seria um motor aspirado 1.6 vs um motor 1.0 turbo que se comportaria como um motor aspirado 2.0 !!!

Imaginem agora o comparativo de um motor aspirado 1.6 contra um motor turbo 1.0 ???


Continuo com o meu 1.6 aspirado.

Posso até trocar por um turbo, mas será 1.4 para cima.

O interessante é que no resultado da enquete, há um tempo o 1.6 tava "ganhando" disparado, mas agora o 1.0T tá chegando. Creio que muito devido ao HB20T, que cada dia mais atrai mais membros para os Clube.

Abraços,


Ricardo,

Acho que nem precisa ser 1.4 turbo, se o TGDi 1.0 viesse já engolia o 1.6, só não pode ser que nem a Ford com o Ecoboost, um dos melhores motores na Europa porém com preço fora da realidade no Brasil e ainda sem a tecnologia Flex, agora, imagino o Ecoboost e o TGDi da Hyundai com preço dos 1.6 atuais, acho que venderia muito, melhoria o bom desempenho que já temos com economia...

Agora, se quer uma adrenalina, dai sim, turbos acima de 1.0 são para acabar com o pequi de Goias... rsrsrsrs

Abs!!!

Autor:  ianisgreek [ 29 Ago 2016 11:27 ]
Título:  Re: Enquete Motor 1.0 Turbo ou 1.6?

rsrsrsrsrsrs, essa foi boa colega Clever !!!

De fato já temos bons exemplos de novos motores 1.4 e 1.6 turbo flex de várias marcas e modelos e eles tem oferecido na prática uma ótima performance aliada a uma boa economia de combustível.

E acredito que dentro de mais uns 2 anos, mais opções desses novos motores aparecerão aqui no nosso mercado abrindo ainda mais o leque de ofertas para todos os interessados nesse tipo dessa interessante motorização.

Autor:  Clever [ 29 Ago 2016 12:39 ]
Título:  Re: Enquete Motor 1.0 Turbo ou 1.6?

ianisgreek escreveu:
rsrsrsrsrsrs, essa foi boa colega Clever !!!

De fato já temos bons exemplos de novos motores 1.4 e 1.6 turbo flex de várias marcas e modelos e eles tem oferecido na prática uma ótima performance aliada a uma boa economia de combustível.

E acredito que dentro de mais uns 2 anos, mais opções desses novos motores aparecerão aqui no nosso mercado abrindo ainda mais o leque de ofertas para todos os interessados nesse tipo dessa interessante motorização.


Então... rsrsrs... mais ou menos assim, se quisermos algo parecido o 1.0 serve, agora se quisermos um up mesmo... dai vamos para esses... rsrsrs... mas é um caminho sem volta...

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