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Motor 1.0 Turbo ou 1.6?
1.0 Turbo 51%  51%  [ 30 ]
1.6 49%  49%  [ 29 ]
Outra Motorização 0%  0%  [ 0 ]
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 Título: Re: Enquete Motor 1.0 Turbo ou 1.6?
MensagemEnviado: 29 Ago 2016 16:44 
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será que eles virão o 0.8 turbo ou 0.6 turbo?

0.8 era o motor daquelas Towner, que vendiam cachorro quentes, acho que os gurgels eram ainda menores....

Colega Ianes que nos compartilha de seu extenso conhecimento, pode nos explicar por que em algumas subidas o carro a alcool, erá tão ruinzinho?

Muito obrigado


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 Título: Re: Enquete Motor 1.0 Turbo ou 1.6?
MensagemEnviado: 29 Ago 2016 21:57 
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VAGNERF1 escreveu:
será que eles virão o 0.8 turbo ou 0.6 turbo?

0.8 era o motor daquelas Towner, que vendiam cachorro quentes, acho que os gurgels eram ainda menores....

Colega Ianes que nos compartilha de seu extenso conhecimento, pode nos explicar por que em algumas subidas o carro a alcool, erá tão ruinzinho?

Muito obrigado




Olá colega WagnerF1, é isso mesmo que vc comentou e acredito que vc tb se refere à aqueles antigos e primitivos motores a etanol ainda dos anos 80 que de fato, sofriam de falhas e falta de força quando ainda estavam frios ou em fase de aquecimento ... rsrsrsrsrs !

E foi aí nessa época que os condutores mais curiosos descobriram que fazendo um rabo de galo, que era a exatamente mesma mistura mágica atual que naquela época era assim conhecida, melhorava bem mais a dirigibilidade à frio desses motores a etano ainda carburados.

E eu tb não vou esconder aqui de vcs que até hoje, ainda me utilizo desse artifício de sempre abastecer o meu atual voyage 1.8 a etanol ainda dotado de carburador com a mistura mágica e assim, ele pega de estalo, por mais intenso que estejam os invernos e que as temperaturas caiam, ele sempre pega na primeira tentativa e nem preciso ficar esquentando o motor dele, pq já dá para sair rodando normalmente no transito da minha cidade com ele com o seu motor ainda frio !

Aliás, até aquele famigerado reservatório de partida a frio original dele, eu o retirei do meu voyage e o guardei pq ele se tornou totalmente desnecessário com o uso constante da mistura mágica nele ... rsrsrsrsrs !!!

Sim, os motores dos antigos Gurgel eram motores de 2 cilindros opostos, ou melhor, eram motores de fusca a ar cortados pela metade ... rsrsrsrsrs !

Valeu colega, sempre à disposição !

_________________
Jetta TSI 13/13 cinza platinum, unichip, cold air intake, DP sem catalisador.

Creta Prestige 2.0 - 17/18 beje metálico original .

Opala coupé 1982 - verde metálica, 4400 aspirada/performance.

Voyage 1986 1.8 GLS - prata - aspirado/performance .


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 Título: Re: Enquete Motor 1.0 Turbo ou 1.6?
MensagemEnviado: 29 Ago 2016 23:40 
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ianisgreek escreveu:
VAGNERF1 escreveu:
será que eles virão o 0.8 turbo ou 0.6 turbo?

0.8 era o motor daquelas Towner, que vendiam cachorro quentes, acho que os gurgels eram ainda menores....

Colega Ianes que nos compartilha de seu extenso conhecimento, pode nos explicar por que em algumas subidas o carro a alcool, erá tão ruinzinho?

Muito obrigado




Olá colega WagnerF1, é isso mesmo que vc comentou e acredito que vc tb se refere à aqueles antigos e primitivos motores a etanol ainda dos anos 80 que de fato, sofriam de falhas e falta de força quando ainda estavam frios ou em fase de aquecimento ... rsrsrsrsrs !

E foi aí nessa época que os condutores mais curiosos descobriram que fazendo um rabo de galo, que era a exatamente mesma mistura mágica atual que naquela época era assim conhecida, melhorava bem mais a dirigibilidade à frio desses motores a etano ainda carburados.

E eu tb não vou esconder aqui de vcs que até hoje, ainda me utilizo desse artifício de sempre abastecer o meu atual voyage 1.8 a etanol ainda dotado de carburador com a mistura mágica e assim, ele pega de estalo, por mais intenso que estejam os invernos e que as temperaturas caiam, ele sempre pega na primeira tentativa e nem preciso ficar esquentando o motor dele, pq já dá para sair rodando normalmente no transito da minha cidade com ele com o seu motor ainda frio !

Aliás, até aquele famigerado reservatório de partida a frio original dele, eu o retirei do meu voyage e o guardei pq ele se tornou totalmente desnecessário com o uso constante da mistura mágica nele ... rsrsrsrsrs !!!

Sim, os motores dos antigos Gurgel eram motores de 2 cilindros opostos, ou melhor, eram motores de fusca a ar cortados pela metade ... rsrsrsrsrs !

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O Ianis é uma enciclopédia automotiva.

Valeu Ianis!

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 Título: Re: Enquete Motor 1.0 Turbo ou 1.6?
MensagemEnviado: 30 Ago 2016 01:28 
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rsrsrsrsrs, valeu Ricardo, agradeço pelo seu apoio, tb puderá pq já estou velho e imagine vc que desde os meus 14 anos foi que comecei a estudar mecânica automotiva e já dirigia aquelas Rural e Aero Willys com os antigos motores de 6 cilindros em linha com as válvulas de escape ainda no bloco do motor, distribuidor com platinados, carburador, os freios desses veículos eram ainda todos a tambor nas 4 rodas e sem servo freio com o pedal bem pesado de acionar, os sistemas de direção eram ainda em sua grande maioria apenas mecânicos, pesados e com aqueles volantes enormes e era assim, toda aquela mecânica bem antiquada ... mas tudo isso c/ certeza que foi me servindo de escola ... rsrsrsrs !!!

Abrç !

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 Título: Re: Enquete Motor 1.0 Turbo ou 1.6?
MensagemEnviado: 30 Ago 2016 10:15 
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ianisgreek escreveu:
VAGNERF1 escreveu:
será que eles virão o 0.8 turbo ou 0.6 turbo?

0.8 era o motor daquelas Towner, que vendiam cachorro quentes, acho que os gurgels eram ainda menores....

Colega Ianes que nos compartilha de seu extenso conhecimento, pode nos explicar por que em algumas subidas o carro a alcool, erá tão ruinzinho?

Muito obrigado




Olá colega WagnerF1, é isso mesmo que vc comentou e acredito que vc tb se refere à aqueles antigos e primitivos motores a etanol ainda dos anos 80 que de fato, sofriam de falhas e falta de força quando ainda estavam frios ou em fase de aquecimento ... rsrsrsrsrs !

E foi aí nessa época que os condutores mais curiosos descobriram que fazendo um rabo de galo, que era a exatamente mesma mistura mágica atual que naquela época era assim conhecida, melhorava bem mais a dirigibilidade à frio desses motores a etano ainda carburados.

E eu tb não vou esconder aqui de vcs que até hoje, ainda me utilizo desse artifício de sempre abastecer o meu atual voyage 1.8 a etanol ainda dotado de carburador com a mistura mágica e assim, ele pega de estalo, por mais intenso que estejam os invernos e que as temperaturas caiam, ele sempre pega na primeira tentativa e nem preciso ficar esquentando o motor dele, pq já dá para sair rodando normalmente no transito da minha cidade com ele com o seu motor ainda frio !

Aliás, até aquele famigerado reservatório de partida a frio original dele, eu o retirei do meu voyage e o guardei pq ele se tornou totalmente desnecessário com o uso constante da mistura mágica nele ... rsrsrsrsrs !!!

Sim, os motores dos antigos Gurgel eram motores de 2 cilindros opostos, ou melhor, eram motores de fusca a ar cortados pela metade ... rsrsrsrsrs !

Valeu colega, sempre à disposição !

Bom dia, Ianis.
Compartilho do elogio do Ricardo, você realmente possui um conhecimento enciclopédico sobre automóveis. rs.
Quando você disse do rabo de galo no seu Voyage, me lembrou que antigamente, por volta de 1983, quando eu tinha uma Parati S (câmbio longo) a Álcool, eu utilizava querosene como aditivo nos carros a álcool. Em muitas cidades e em Teresópolis-RJ, onde eu morava, em alguns postos BR mais periféricos, haviam bombas de gasolina, diesel, etanol e querosene, e então era muito fácil, e barato, adicionar 1 ou 2 litros de querosene no tanque de etanol.
Na minha percepção, funcionava sim como aditivo.

É bom ler seus depoimentos.

Abração,

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 Título: Re: Enquete Motor 1.0 Turbo ou 1.6?
MensagemEnviado: 30 Ago 2016 10:58 
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Roberto Bertoche escreveu:
ianisgreek escreveu:
VAGNERF1 escreveu:
será que eles virão o 0.8 turbo ou 0.6 turbo?

0.8 era o motor daquelas Towner, que vendiam cachorro quentes, acho que os gurgels eram ainda menores....

Colega Ianes que nos compartilha de seu extenso conhecimento, pode nos explicar por que em algumas subidas o carro a alcool, erá tão ruinzinho?

Muito obrigado




Olá colega WagnerF1, é isso mesmo que vc comentou e acredito que vc tb se refere à aqueles antigos e primitivos motores a etanol ainda dos anos 80 que de fato, sofriam de falhas e falta de força quando ainda estavam frios ou em fase de aquecimento ... rsrsrsrsrs !

E foi aí nessa época que os condutores mais curiosos descobriram que fazendo um rabo de galo, que era a exatamente mesma mistura mágica atual que naquela época era assim conhecida, melhorava bem mais a dirigibilidade à frio desses motores a etano ainda carburados.

E eu tb não vou esconder aqui de vcs que até hoje, ainda me utilizo desse artifício de sempre abastecer o meu atual voyage 1.8 a etanol ainda dotado de carburador com a mistura mágica e assim, ele pega de estalo, por mais intenso que estejam os invernos e que as temperaturas caiam, ele sempre pega na primeira tentativa e nem preciso ficar esquentando o motor dele, pq já dá para sair rodando normalmente no transito da minha cidade com ele com o seu motor ainda frio !

Aliás, até aquele famigerado reservatório de partida a frio original dele, eu o retirei do meu voyage e o guardei pq ele se tornou totalmente desnecessário com o uso constante da mistura mágica nele ... rsrsrsrsrs !!!

Sim, os motores dos antigos Gurgel eram motores de 2 cilindros opostos, ou melhor, eram motores de fusca a ar cortados pela metade ... rsrsrsrsrs !

Valeu colega, sempre à disposição !

Bom dia, Ianis.
Compartilho do elogio do Ricardo, você realmente possui um conhecimento enciclopédico sobre automóveis. rs.
Quando você disse do rabo de galo no seu Voyage, me lembrou que antigamente, por volta de 1983, quando eu tinha uma Parati S (câmbio longo) a Álcool, eu utilizava querosene como aditivo nos carros a álcool. Em muitas cidades e em Teresópolis-RJ, onde eu morava, em alguns postos BR mais periféricos, haviam bombas de gasolina, diesel, etanol e querosene, e então era muito fácil, e barato, adicionar 1 ou 2 litros de querosene no tanque de etanol.
Na minha percepção, funcionava sim como aditivo.

É bom ler seus depoimentos.

Abração,



Bom dia Bertoche !

Vejo que vc tb viveu e aproveitou bastante daquelas épocas mais antigas, nesse ano de 1983 me recordo bem que tinha um dodge polara 1800 ano 1977 ... rsrsrsrsrs !

Pois é exatamente isso mesmo colega, o querosene sempre foi usado como um excelente aditivo lubrificante desde aquelas épocas nos motores a etanol, exatamente para ajudar aos veículos a etanol a funcionarem melhor e haver menos corrosão no sistema de alimentação deles.

E vc sabia que muitos dos atuais aditivos para combustível fabricados atualmente contém uma grande parte de querosene nas suas formulas ?

Inclusive naquelas máquinas atualmente muito usadas para se fazer as limpezas técnicas em bicos injetores, usam-se nelas é um aditivo tb a base de querosene ... rsrsrsrsrs !

Agradeço-lhe pelo seu apoio, sempre à disposição, abrç !

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Editado pela última vez por ianisgreek em 30 Ago 2016 13:40, em um total de 1 vez.

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 Título: Re: Enquete Motor 1.0 Turbo ou 1.6?
MensagemEnviado: 30 Ago 2016 12:39 
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Olha ai Ianis:
http://carpress.uol.com.br/slider/1646- ... nha-irrita

Dê uma lida e nos brinde com sua análise... abs!

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 Título: Re: Enquete Motor 1.0 Turbo ou 1.6?
MensagemEnviado: 30 Ago 2016 12:57 
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Clever escreveu:
Olha ai Ianis:
http://carpress.uol.com.br/slider/1646- ... nha-irrita

Dê uma lida e nos brinde com sua análise... abs!



Então Clever, o repórter Luiz Perez do Car Express apenas deu azar de pegar uma unidade de um HB20 sedan 1.0 turbo com alguma eventual desregulagem no sistema do trambulador do câmbio, porém nada muito sério e que qualquer CCS Hyundai pode perfeitamente resolver com um simples reajuste do trambulador da alavanca do câmbio !

E uma prova prática disso é que fiquei um final de semana inteirinho com um HB20 desse mesmo modelo citado nesse artigo e rodei nele foram interessantes 460 kms nas mais diversas situações de uso e confesso aqui aos colegas que gostei muito desse novo câmbio mecânico de 6 marchas desse modelo 1.0 turbo e não cheguei a errar uma única vez as passagens de marchas nesse câmbio dele.

Já um dos meu irmãos ao fazer um test drive nesse HB20, errou por algumas vezes no engate de algumas marchas desse novo câmbio talvez pq ele tem uma S-10 turbo diesel aut. e talvez por isso, já estivesse um pouco mais sem prática ... rsrsrsrs !

E falo isso pq o meu outro irmão caçula que tb fez um test drive nesse HB20 turbo já elogiou muito esse câmbio mecânico dele e jamais errou uma marcha, com certeza um reflexo direto pq ele possui 2 veículos com esse exato mesmo câmbio manual de 6 marchas sendo uma frontier turbo diesel e um peugeot 2008 tb e ambos possuem um câmbio manual de 6 marchas !

Mas tb é óbvio que quanto mais marchas houver em um câmbio manual, maiores são as possibilidades de se errar alguma vez o engate de alguma determinada marcha, principalmente quando ainda não temos a devida prática com ele ...

E isso que o repórter falou tb procede pq andando no transito urbano até de cidades planas e bem pavimentadas como Brasilia DF, não se deve por exemplo engatar a 5ª marcha de um HB20 turbo antes dos 50 kms/h e nem a 6ª marcha antes dos 65 a 70kms/h e isso estando o veículo trafegando em locais mais planos, exatamente para se evitar de forçar desnecessariamente o motor em rotações demasiado baixas e assim, provocando desgastes precoces no motor.

Valeu colega, é isso aí !

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MensagemEnviado: 30 Ago 2016 15:21 
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ianisgreek escreveu:
Clever escreveu:
Olha ai Ianis:
http://carpress.uol.com.br/slider/1646- ... nha-irrita

Dê uma lida e nos brinde com sua análise... abs!



Então Clever, o repórter Luiz Perez do Car Express apenas deu azar de pegar uma unidade de um HB20 sedan 1.0 turbo com alguma eventual desregulagem no sistema do trambulador do câmbio, porém nada muito sério e que qualquer CCS Hyundai pode perfeitamente resolver com um simples reajuste do trambulador da alavanca do câmbio !

E uma prova prática disso é que fiquei um final de semana inteirinho com um HB20 desse mesmo modelo citado nesse artigo e rodei nele foram interessantes 460 kms nas mais diversas situações de uso e confesso aqui aos colegas que gostei muito desse novo câmbio mecânico de 6 marchas desse modelo 1.0 turbo e não cheguei a errar uma única vez as passagens de marchas nesse câmbio dele.

Já um dos meu irmãos ao fazer um test drive nesse HB20, errou por algumas vezes no engate de algumas marchas desse novo câmbio talvez pq ele tem uma S-10 turbo diesel aut. e talvez por isso, já estivesse um pouco mais sem prática ... rsrsrsrs !

E falo isso pq o meu outro irmão caçula que tb fez um test drive nesse HB20 turbo já elogiou muito esse câmbio mecânico dele e jamais errou uma marcha, com certeza um reflexo direto pq ele possui 2 veículos com esse exato mesmo câmbio manual de 6 marchas sendo uma frontier turbo diesel e um peugeot 2008 tb e ambos possuem um câmbio manual de 6 marchas !

Mas tb é óbvio que quanto mais marchas houver em um câmbio manual, maiores são as possibilidades de se errar alguma vez o engate de alguma determinada marcha, principalmente quando ainda não temos a devida prática com ele ...

E isso que o repórter falou tb procede pq andando no transito urbano até de cidades planas e bem pavimentadas como Brasilia DF, não se deve por exemplo engatar a 5ª marcha de um HB20 turbo antes dos 50 kms/h e nem a 6ª marcha antes dos 65 a 70kms/h e isso estando o veículo trafegando em locais mais planos, exatamente para se evitar de forçar desnecessariamente o motor em rotações demasiado baixas e assim, provocando desgastes precoces no motor.

Valeu colega, é isso aí !


Foi o que pensei, nada tão sério... mas direcionei justamente a você pelo test drive que fez...

Em síntese, é preciso adaptar um pouco ao modo de condução...

grande abraço!!!

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