ianisgreek escreveu:
Compartilhando mais uma dica sobre esse assunto :
Com a aproximação do verão e o aumento das temperaturas ambientes principalmente durante o dia, todos os veículos flex quando abastecidos apenas com gasolinas apresentam um leve maior consumo médio acompanhado tb de um leve menor rendimento.
E o motivo para ocorrer esse fato é bem simples pq como a compressão desses motores flex favorece mais o uso de combustíveis de maior octanagem e as nossas gasolinas são pobres nessa questão, esses motores flex vão funcionar a maior parte do tempo e devido a essas temperaturas ambiente mais elevadas , com os avanços de ignição mais atrasados para evitar assim as pre-ignições e/ou detonações , porém com isso perde-se tanto em desempenho e tb em economia de combustível.
Sendo assim, quem resolver dar preferencia ao etanol ou mesmo de pelo menos misturar leves percentuais de etanol nas gasolinas já vai ajudar bastante esses motores a apresentarem um leve melhor rendimento geral.
E a partir de uns 20% a 25% de etanol extra que for adicionado nas gasolinas já vai aumentar a octanagem delas das atuais 87 octanas para 92 a 93 octanas e assim, a ECU vai perceber imediatamente esse aumento de octanagem e com isso ela vai se auto-ajustar a essa nova condição de funcionamento do motor e nesse momento , melhora-se um pouco mais tanto o rendimento e tb o funcionamento geral desses motores.
Lembrando que quanto maior for a proporção de etanol adicionado nas gasolinas , aumenta-se progressivamente a octanagem dessa mistura até se atingir os 100% de etanol e suas 113 octanas.
E que quanto maior for a temperatura ambiente externa, mais quente tb funcionarão esses motores flex e assim, cresce tb proporcionalmente essa necessidade por combustíveis com maiores octanagens para justamente haver uma maior prevenção contra essas nocivas detonações ou pre-ignições, as famosas e popularmente conhecidas griladas ou batidas de pino que podem danificar os motores.
E no caso da linha HB20, todos os motores flex da Hyundai do Brasil são de compressão elevada, no que eles são diretamente favorecidos com essa dica.
Obs : A outra dica é que sempre que forem misturados em quaisquer proporções o etanol nas gasolinas ao abastecer , recomenda-se colocar primeiro a gasolina por ser mais leve e por último o etanol que por ser um pouquinho mais pesado , vai assim proporcionar uma mais rápida e homogênea mistura de ambos os combustíveis nos tanques desses veículos.
Gasolina pesa aprox. uns 750 gramas o litro.
Etanol hidratado pesa aprox. uns 803 gramas o litro.
É isso aí colegas, valeu !
Bacana seu comentário Ian!
Vou realmente avaliar o desempenho do meu HB20... porém ainda não me vejo usando álcool e tendo com isso o aumento de consumo médio do eu veículo. Ainda, pra mim, o que pesa é o bolso no final do mês... Ainda prefiro usar gasolina e ter médias próximas de 17 km/L do que usar álcool e cair pra algo próximo de 10 km/L. Mas verdade seja dita que ainda não usei álcool no meu carro... então estou colocando médias próximas de 10 de amigos que tem HB20 e já usaram ou usam álcool.