Bem-vindo: 28 Mar 2024 07:18

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 10 mensagens ] 

Qual escolher?
PUNTO ESSENCE 1.6 17%  17%  [ 4 ]
NEW FIESTA 1.5 S 30%  30%  [ 7 ]
HYUNDAI HB20 1.6 C.P. 52%  52%  [ 12 ]
Total de votos : 23
Autor Mensagem
 Título: PUNTO ESSENCE 1.6 X NEW FIESTA 1.5 S X HYUNDAI HB20 1.6 C.P.
MensagemEnviado: 09 Jun 2013 23:46 
Offline

Registrado em: 09 Jun 2013 23:15
Mensagens: 3
Olá galera, sou novo aqui e me registrei pois preciso da ajuda de vocês, to na procura da melhor opção para meu primeiro carro, sou solteiro e o carro é basicamente pra ir pra faculdade e trabalho, além de "rolê" pela cidade, preciso de um carro que não me dê dor de cabeça e transmita segurança, ficarei com ele pelo menos pelos próximos 4 anos, por isso a escolha de um carro 0 km, tbm procuro um carro mais "completo", esses três são minhas primeiras escolhas.

NOVO PUNTO ESSENCE 1.6 16 V FLEX 4P 2013
Carro R$ 42.870,00
Opcionais R$ 3.732,00
TOTAL R$ 46.602,00(valor de mercado)
C/ Desconto R$ 41.611,00 (Desconto concedido para funcionário FIAT) Não eu, um colega tiraria para mim. :D
Vidros elétricos traseiros com one touch e antiesmagamento
Alarme antifurto
Kit Creative 4 (Blue&Me" (Sistema baseado no Windows Mobile®, operado por comandos de voz, com porta USB e Viva-voz Bluetooth® - inclui volante em couro com comandos do rádio e telefone - 8 botões + ECODRIVE), Adesivo Creative nas colunas das portas dianteiras, Rodas de liga leve 6.0 x 16" + Pneus 195/55 R16, Rádio CD/MP3 integrado ao painel com entrada USB compatível com iPod, Kit parafusos antifurto das rodas (um por roda), Spoiler na tampa traseira na cor do veículo)
ITENS DE SÉRIE
Alertas de limite de velocidade e manutenção programada
Alças de segurança dianteiras (incompatível com Skydome)
Alças de segurança traseiras
Apoia-pé para o motorista
Apoios de cabeça traseiros (3) rebaixados e com regulagem de altura
Ar-condicionado + Para-brisas degradê
Banco do motorista com regulagem de altura
Bancos dianteiros com regulagem milimétrica do encosto
Bolsa porta objetos em rede no console central
Bolsa porta-objetos nas portas dianteiras e traseiras
Bolsa porta-revistas no encosto dos bancos dianteiros
Bolsas nas laterais do encosto dos bancos dianteiros (incompatíveis com side bag)
Brake light
Calotas integrais
Capô retrátil com dobradiças de segurança
Chave canivete com telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas
Check luzes e portas
Cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura (cinza)
Cintos de segurança laterais traseiros retráteis de 3 pontos e central fixo de 2 pontos (cinza)
Comando interno de abertura da tampa do tanque de combustível
Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso)
Computador de Bordo B (distância B, consumo médio B, velocidade média B e tempo de percurso B)
Console central com porta-objetos e porta-copos (2 dianteiros e 1 traseiro)
Conta-giros
Desembaçador do vidro traseiro temporizado
Detalhes do interno em prata (maçanetas e frisos das portas, aros laterais das saídas de ar, aro do quadro de instrumentos, moldura da coifa de câmbio e alavanca do freio de mão)
Direção hidráulica
Drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração)
ESS (Sinalização de frenagem de emergência)
Embreagem com acionamento hidráulico
Espelho no para-sol lados motorista e passageiro
Faróis de neblina
Fiat Code 2ª geração
Follow me home
HSD (High Safety Drive) - Airbag duplo (motorista e passageiro) e ABS com EBD
Hodômetro digital (total e parcial)
Iluminação do porta-malas
Indicador de temperatura externa
Lanternas traseiras com iluminação a led
Limpador e lavador dos vidros dianteiro e traseiro com intermitência
Limpador traseiro com acionamento automático à ré
Logo Push ( Sistema de abertura elétrica do porta-malas )
Luzes de leitura dianteiras (com spot)
Motor E.torQ 1.6 16V Flex
My Car Fiat (personaliza várias funções do
Para-choques, maçanetas externas e retrovisores na cor do
Porta-luvas
Porta-objetos móvel (copinho)
Porta-óculos (incompatível com Skydome)
Relógio digital
Retrovisores externos elétricos
Revestimento externo nas colunas das portas
Rodas de aço estampado 6.0 x 15" + Pneus 195/60 R15 (Baixa resistência a rolagem)
Sistema de gerenciamento elétrico e eletrônico NANO-FLORENCE
Tomada 12V
Travas elétricas + Trava automática das portas a 20 km/h
Vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento
Vidros verdes Plus
Volante com regulagem de altura e profundidade
Válvula antirrefluxo de combustível.

New Fiesta 1.5 S R$ 38.990,00 (Posso consegui um desconto para produtor rural tbm, só não sei o quanto exatamente, de 5% a 10%)
Primeira versão do New Fiesta, equipada com Direção Elétrica+ Ar condicionado + Vidros Dianteiros / Travas e Espelhos Elétricos + My Connection Gen3 + Air bag Duplo + Freios ABS com EBD + Alarme Volumétrico.
Itens de série
4 Alto-falantes
Abertura e fechamento das portas com controle remoto integrado na chave
Abertura elétrica da tampa do combustível
Abertura elétrica do porta-malas
Acabamento das portas em tecido
Acendimento automático das luzes de emergência após frenagem brusca
Aerofólio traseiro na cor do veículo
Air bag duplo (motorista/passageiro)
Ajuste de altura e profundidade da coluna de direção
Ajuste manual de altura do banco do motorista
Alarme volumétrico
Alerta de manutenção programada por tempo e/ou quilometragem
Antena de teto
Apoio de cabeça dianteiros com regulagem de altura
Apoio de cabeça traseiros com regulagem de altura
Aquecedor
Ar condicionado
Aviso sonoro de portas abertas
Aviso sonoro dos faróis acesos
Banco traseiro com encosto rebatível
Bancos revestidos em tecido
Calota integral 15"
Chave canivete c/ função keyless (acionamento de alarme e travas elétricas)
Cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura
Cintos de segurança dianteiros de 3 pontos com pré-tensionadores
Cintos de segurança traseiro de 3 pontos retráteis (2) e central abdominal
Computador de bordo
Console central com porta copos
Conta-giros (Tacômetro)
Controle da intensidade da luz do painel
Desembaçador do vidro traseiro
Direção elétrica
EPATS - Sistema Ford Anti-furto
Espelho cortesia (motorista/passageiro)
Espelhos retrovisores externos com comando elétrico
Espelhos retrovisores externos na cor do veículo
Faróis dianteiros com acabamento escurecido
Fixadores laterais traseiros (2 posições) para cadeiras de crianças (ISOFIX)
Ford Easy-Start
Freios ABS com EBD nas 4 rodas
Grade frontal preta
Iluminação do porta-malas
Lavador e limpador do vidro traseiro
Limpador do vidro dianteiro intermitente e com velocidade variável
Luz de cortesia com temporizador
Luz elevada de freio (Brake-light)
My Connection Gen. 3 (Radio AM, FM / USB / Bluetooth / Controle para Ipod )
Painel de portas com inserto em tecido
Pneus 195/55 R15"
Ponto de força 12V (console central)
Preparação para som
Régua do porta-malas na cor do veículo
Sistema de abertura/fechamento com 1 toque para cima/baixo nos vidros dianteiros
Temporizador dos faróis após fechamento das portas
Trava de segurança para crianças nas portas traseiras
Trava elétrica das portas com controle remoto
Travamento automático das portas a 7 km/h
Vidros verdes

HB 20 Comfort Plus com áudio Hyundai BTH R $ 41,290
2 porta-copos e 2 porta-Objetos nenhum console central
ABS com EBD
Airbag duplo
Ajuste de Altura fazer banco do Motorista
Alarme
Alavanca de Abertura do Tanque de Combustível
Apoio de Cabeça traseiro do (2) com regulagem de Altura
AR CONDICIONADO
Áudio Hyundai BTH **: Rádio 2 DIN com função MP3 player, Bluetooth ® com áudio streaming, Conexões USB / AUX frontal, comando de audio e Bluetooth ® sem volante
Áudio Hyundai BTH **: Rádio 2 DIN com função MP3 player, Bluetooth ® com áudio streaming, Conexões USB / AUX frontal, comando de audio e Bluetooth ® no volante, 4 alto-falantes e micro-antena sem teto.
Aviso de Abertura de porta
Bolsas canguru (2)
Cintos de Segurança dianteiros de 3 pontos dianteiros retráteis e com pré-tensionadores e regulagem de Altura
Cintos de Segurança dianteiros retráteis com pré tensionador de 3 pontos
Comandos de Áudio e Bluetooth ® sem volante
Computador de bordo
Defletores (4)
Desembaçador traseiro do
Direção hidráulica
Farol com moldura negra
Fechamento automático das Portas
Fixação ISOFIX ®
Gaveta Sob o banco do Motorista
Grade frontal na cor preta (preto brilhante)
Limpador traseiro do
Refletores traseiros
Sistema Keyless com chave canivete
Supervisão Cluster
Travamento central das Portas e porta-malas.
Vidros Elétricos dianteiros e traseiros (Descida Automática parágrafo Motorista)

Lembrando que o consumo tbm é um fator interessante, a principio estava muito interessado no HB20, mas ouvi muitas queixas sobre ele, o New Fiesta me chamou a atenção logo em seguida, ainda mais por ter o Motor Sigmma, o melhor da categoria(segundo engenheiro da FIAT), então apareceu o Punto e seus muitos opcionais, esse ficaria muito acima do meu orçamento, mas como vai seria tirado por um colega da FIAT, com o desconto ficaria na faixa dos demais. Então galera o que recomendam, lembrando que praticamente o carro irá depreciar em minhas mãos. Obrigado pela ajuda desde já. (Orçamento estouradíssimo em R$ 42.000,00)


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: PUNTO ESSENCE 1.6 X NEW FIESTA 1.5 S X HYUNDAI HB20 1.6
MensagemEnviado: 10 Jun 2013 00:07 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 18 Mar 2013 11:42
Mensagens: 281
cara, eu iria de HB20.
Motivo: não confio nos carros da Fiat, o New Fiesta só pegaria o powershift 1.6

;)

_________________
HB20 1.0 Comfort Plus + Audio
Imagem
Fotos do meu HB20 - Preto Onix [~DARK]
Vídeo avaliativo do meu HB20 Comfort Plus 1.0
[i]Peugeot 208 melhor que o HB20??
[i]Consumo do meu HB20 1.0 na estrada


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: PUNTO ESSENCE 1.6 X NEW FIESTA 1.5 S X HYUNDAI HB20 1.6
MensagemEnviado: 11 Jun 2013 09:41 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 02 Mai 2013 22:31
Mensagens: 163
Localização: Belém-PA
HB20, pois esse modelo do Punto tá saindo fora de linha, e o motor é ultrapassado. O new fiesta o motor é um sigma (ao invés do ecoboost), outro motor defasado.

Nessa faixa de preço (41.000), o HB20 1.6 Confort Plus chuta a bunda forte desses dois.

_________________
Imagem
HB20 Confort Plus 1.6 - Vermelho


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: PUNTO ESSENCE 1.6 X NEW FIESTA 1.5 S X HYUNDAI HB20 1.6
MensagemEnviado: 11 Jun 2013 23:04 
Offline

Registrado em: 09 Jun 2013 23:15
Mensagens: 3
Darth Mordred escreveu:
HB20, pois esse modelo do Punto tá saindo fora de linha, e o motor é ultrapassado. O new fiesta o motor é um sigma (ao invés do ecoboost), outro motor defasado.

Nessa faixa de preço (41.000), o HB20 1.6 Confort Plus chuta a bunda forte desses dois.

Creio que o Punto não vá sair de linha por agora, ele acabou de ser reenstilizado para padronizar o modelo com os demais fora do Brasil, teria sido informado sobre sua saída do mercado brasileiro, pois conheço "um pessoal" da Fiat que já me alertaram de outros que saíram e outros que virão, e o Punto não é um deles, quanto ao seu motor isso sim é verdade, está sim um pouco atrás dos demais, o Sigmma da Ford é o melhor da categoria, segundo um engenheiro da própria Fiat, então não vejo tanta evolução assim no HB20, não falo por mim, pois não tenho o conhecimento avançado sobre eles, mas perguntei muito a pessoas com conhecimento técnico do assunto, e como disse em se tratando de motor, o New Fiesta está a frente dos demais. Mas tenho visto sim muitas queixas sobre o Punto, outras sobre o HB20, já o New Fiesta brasileiro acho ainda ser mto recente por isso não encontrei muita coisa. Obrigado.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: PUNTO ESSENCE 1.6 X NEW FIESTA 1.5 S X HYUNDAI HB20 1.6
MensagemEnviado: 12 Jun 2013 16:06 
Offline

Registrado em: 23 Nov 2012 09:33
Mensagens: 16
O punto não vai ser reestizado tão cedo, pelos meus cálculos a próxima geração só em 2016, data prevista também para reestilização do new fiesta.

Mediante aos descontos citados, muito mais vantagem comprar o new fiesta ou o punto, o hb20 na faixa de preço já não fica tão interessante, apenas mantê-lo, que será considerado carro popular, já que os outros dois é considerado premiuns.

Agora pelo preço mais barato new fiesta, questões de conformo opcionais o punto, que eu iria escolher se fosse o seu caso, falam mau do motor do punto, mas ele é o que tem maior torque, o que regassa o punto é o peso do carro, o mais pesado dos três citados, mas mesmo assim, o punto consegue ser mais rápido que o new fiesta, tanto 1.5 quanto 1.6 fazendo em 10 segundos, o new fiesta faz 12 segundos com ambos motores, o HB20 não me recordo o tempo, mas é quase a mesma coisa do punto, se for melhor pouca coisa, devido ao peso de quase 300kg a menos que o hb20 tem do punto e mesmo assim o motor do punto não é tão ruim, levando o peso em consideração.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: PUNTO ESSENCE 1.6 X NEW FIESTA 1.5 S X HYUNDAI HB20 1.6
MensagemEnviado: 13 Jun 2013 21:49 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 07 Abr 2013 10:24
Mensagens: 56
danillo_cl07 escreveu:
Darth Mordred escreveu:
HB20, pois esse modelo do Punto tá saindo fora de linha, e o motor é ultrapassado. O new fiesta o motor é um sigma (ao invés do ecoboost), outro motor defasado.

Nessa faixa de preço (41.000), o HB20 1.6 Confort Plus chuta a bunda forte desses dois.

Creio que o Punto não vá sair de linha por agora, ele acabou de ser reenstilizado para padronizar o modelo com os demais fora do Brasil, teria sido informado sobre sua saída do mercado brasileiro, pois conheço "um pessoal" da Fiat que já me alertaram de outros que saíram e outros que virão, e o Punto não é um deles, quanto ao seu motor isso sim é verdade, está sim um pouco atrás dos demais, o Sigmma da Ford é o melhor da categoria, segundo um engenheiro da própria Fiat, então não vejo tanta evolução assim no HB20, não falo por mim, pois não tenho o conhecimento avançado sobre eles, mas perguntei muito a pessoas com conhecimento técnico do assunto, e como disse em se tratando de motor, o New Fiesta está a frente dos demais. Mas tenho visto sim muitas queixas sobre o Punto, outras sobre o HB20, já o New Fiesta brasileiro acho ainda ser mto recente por isso não encontrei muita coisa. Obrigado.


Queria ver os testes que esse engenheiro fez para dizer que o Sigma 1.5 da Ford é melhor que o Gamma 1.6 da Hyundai...

_________________
HB20S Premium 1.6
Cinza Titanium
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: PUNTO ESSENCE 1.6 X NEW FIESTA 1.5 S X HYUNDAI HB20 1.6
MensagemEnviado: 15 Jun 2013 19:58 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 02 Mai 2013 22:31
Mensagens: 163
Localização: Belém-PA
Vamos falar do Punto.
Se estamos falando do novo modelo, vamos pegar dois modelos como comparação: HB20 1.6 PLUS e Novo Punto Essence 1.6 16V

O Punto tem preço estimado em R$ 41.750 (sem som) (sem emplacamento e taxa de intermediários que faz o valor do carro ser até 2 à 4 mil mais caro dependendo da cidade em que more) e o HB em R$ 41.000 (sem emplacamento, porém se comprado na CAOA não pagará intermediários)

1. Ambos os modelos são novos, no que diz respeito ao facelift.
2. Motor 1.6 do HB20 se equipara ao desempenho do 1.8, sendo seu projeto muito mais recente em termos de tecnologias aplicadas
"O E.torQ 1.6 16V continua com 115/117 cv e 16,2/16,9kgfm, o E.torQ 1.8 16V permanece com 130/132 cv e 18,4/18,9 kgfm e o 1.4 16V T-Jet ainda entrega 152 cv e 21,1kgfm."

Os itens de série são basicamente os mesmos, com a diferença que no caso do HB (modelo avaliado, o essence 1.6 x 1.6 plus)vem sem farol de neblina o Plus (mora em regiões que precisa, é útil) e retrovisor elétrico, porém se quiser o rádio, o valor aumenta um bocado. (41k do hb plus 1.6 é com som, o modelo avaliado do punto é sem)

Em suma, o punto é premium no que? Premium pra mim é um carro que entrega algo mais. Só pelo motor do HB20 ser um projeto bem superior, eu já ficaria balançado a ficar na Hyundai, aliado ao fato de ter cinco anos de garantia, um carro lindo (se bem que vai de gosto).

Lembre-se, o HB20 tem esse preço pois o motor que lhe é equipado, é de uma categoria superior (I30, um carro que custa 75mil) e entrega uma potencia aproximada de um 1.8 mais moderno, ou um 2.0 mais velho.

Um carro como o Gamma 1.6 ainda não se vende no Brasil em carro de entrada e nem nos pseudo-premium pelo valor que é cobrado no HB20 Plus 1.6. O New Fiesta pra minha decepção é o Sigma (bom motor, e só, na média) e nao o fantástico ecobooster que só vai vir nos carros de categoria superior da Ford.

Quem dirigiu um HB20 ou I30 sabe que vale a pena ter esse motor, que ele é bom e tem um bom consumo. Como não tenho 75mil para dar num i30, comprei um HB20.

_________________
Imagem
HB20 Confort Plus 1.6 - Vermelho


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: PUNTO ESSENCE 1.6 X NEW FIESTA 1.5 S X HYUNDAI HB20 1.6
MensagemEnviado: 16 Jun 2013 21:06 
Offline

Registrado em: 09 Jun 2013 23:15
Mensagens: 3
Darth Mordred escreveu:
Vamos falar do Punto.
Se estamos falando do novo modelo, vamos pegar dois modelos como comparação: HB20 1.6 PLUS e Novo Punto Essence 1.6 16V

O Punto tem preço estimado em R$ 41.750 (sem som) (sem emplacamento e taxa de intermediários que faz o valor do carro ser até 2 à 4 mil mais caro dependendo da cidade em que more) e o HB em R$ 41.000 (sem emplacamento, porém se comprado na CAOA não pagará intermediários)

1. Ambos os modelos são novos, no que diz respeito ao facelift.
2. Motor 1.6 do HB20 se equipara ao desempenho do 1.8, sendo seu projeto muito mais recente em termos de tecnologias aplicadas
"O E.torQ 1.6 16V continua com 115/117 cv e 16,2/16,9kgfm, o E.torQ 1.8 16V permanece com 130/132 cv e 18,4/18,9 kgfm e o 1.4 16V T-Jet ainda entrega 152 cv e 21,1kgfm."

Os itens de série são basicamente os mesmos, com a diferença que no caso do HB (modelo avaliado, o essence 1.6 x 1.6 plus)vem sem farol de neblina o Plus (mora em regiões que precisa, é útil) e retrovisor elétrico, porém se quiser o rádio, o valor aumenta um bocado. (41k do hb plus 1.6 é com som, o modelo avaliado do punto é sem)

Em suma, o punto é premium no que? Premium pra mim é um carro que entrega algo mais. Só pelo motor do HB20 ser um projeto bem superior, eu já ficaria balançado a ficar na Hyundai, aliado ao fato de ter cinco anos de garantia, um carro lindo (se bem que vai de gosto).

Lembre-se, o HB20 tem esse preço pois o motor que lhe é equipado, é de uma categoria superior (I30, um carro que custa 75mil) e entrega uma potencia aproximada de um 1.8 mais moderno, ou um 2.0 mais velho.

Um carro como o Gamma 1.6 ainda não se vende no Brasil em carro de entrada e nem nos pseudo-premium pelo valor que é cobrado no HB20 Plus 1.6. O New Fiesta pra minha decepção é o Sigma (bom motor, e só, na média) e nao o fantástico ecobooster que só vai vir nos carros de categoria superior da Ford.

Quem dirigiu um HB20 ou I30 sabe que vale a pena ter esse motor, que ele é bom e tem um bom consumo. Como não tenho 75mil para dar num i30, comprei um HB20.


Realmente amigo, nas versoes de entrada eles se equiparam, sendo q o hb20 leva vantagem no motor, designe e garatia, por outro lado a versao q coloquei no comparativo nao e a de entrada, ela tem opcionais nos quais o hb20 nao tem, vidro eletrico cm um toque em todos os vidros, retrovisores eletricos, banco e volante com regulagem de altura e profundidade, volante com comandos e de voz e revestido em couro, farol de milha, indiferente se util ou nao e um diferencial, roda de liga leve aro 16, com esse opcionais sairia proximo ao valor do hb20 premium, um pouco acima na verdade, $46.600. porem o valor que consegui foi $41.600. msm valor do hb20 con. plus. e quanto a garantia da hyundai e uma faca de dois gumes, em casos de manutencao nao coberta pela garantia vc e obrigado a fazer sempre na concessionaria o q gera um custo mto grande, entao na verdade exixte varios pros e contras para os tres modelos, a questao e, qual o melhor custo beneficio a longo prazo das tres versoes apresentadas? desculpe os erros de portugues, mas digitar em um tablet e um porre.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: PUNTO ESSENCE 1.6 X NEW FIESTA 1.5 S X HYUNDAI HB20 1.6
MensagemEnviado: 20 Jun 2013 13:49 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 30 Jan 2013 21:03
Mensagens: 807
Localização: Brasília-DF
po, pelo preço do Punto dá pra entrar num Fiesta 1.6 com ESP!

apesar de gostar muito do punto

_________________
meu amigo cogita um HB20, sou fã de carros e participativo em clubes de outras marcas também
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: PUNTO ESSENCE 1.6 X NEW FIESTA 1.5 S X HYUNDAI HB20 1.6
MensagemEnviado: 14 Ago 2013 14:17 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 03 Mar 2013 23:16
Mensagens: 866
Localização: SSA - BA
Nesse caso, eu iria de Punto Essence.

_________________
ViniciusDOHC.

"The Power Of Dreams "


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 10 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB