Bem-vindo: 28 Mar 2024 05:18

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 12 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Dúvidas em Projeto de Som
MensagemEnviado: 07 Ago 2016 11:03 
Offline

Registrado em: 07 Ago 2016 10:23
Mensagens: 3
Olá Pessoal, bom dia.

Adquiri meu HB20 Comfort Plus 2016 há pouco tempo e estou montando um projeto de som. Estou em um estágio bem inicial, e estou pensando em algo na linha:


Kit 2 Vias

Para as portas dianteiras. Apesar de ter pesquisado algumas marcas (NAR, Audiophonic) ainda não escolhi qual modelo utilizar.

Coaxiais

Para as portas traseiras. Aqui também não decidi qual utilizar.

Subwoofer Pioneer TS-SW2502S4 (http://pioneer.com.br/subwoofer/TS-SW2502S4)

Acredito que a marca Pioneer seja legal em termos de qualidade e encontrei este modelo slim, já que estou tentando ocupar menos espaço na mala desta vez.

Módulo Taramps TS 700.5D (http://taramps.com.br/site/?p=produto&id=325)

Pensei em um módulo 5 canais para os falantes das 4 portas mais o subwoofer, mas confesso que ainda não me atentei a ver se as potências casam com as dos falantes.


Fora que não decidi os falantes, ainda tenho as dúvidas abaixo:

Player?

O player original tem Bluetooth e é integrado aos comandos no volante do carro assim não penso em trocá-lo. Porém há o risco do mesmo "não dar conta". Encontrei vários relatos de que o som original do HB20 não é bom, porém também encontrei alguns relatos de que o 2016 deu uma melhorada no som. O que vocês acham?

Coaxial ou Flat?

Estava acostumado a sempre trocar a tampa do porta malas por uma de madeira e colocar um par de flats (Falantes 6x9) nos meus antigos carros. Gosto de qualidade interna, mas também gosto de abrir o porta-malas e dar o som ambiente em algum churrasco, por exemplo. Não sei iria conseguir fazer o mesmo com a configuração acima (em que basicamente os coaxiais traseiros ficariam no lugar dos flats). O que vocês acham?

Imagem


Espaço Mala?

Gostaria dessa vez de não perder muito espaço na mala, assim pensei em montar aquelas caixas de fibra que ficam na lateral da mala, e também por isso estou querendo um sub menor (tamanho slim). Também pensei em fixar o módulo na lateral (exemplo abaixo). Alguém tem alguma experiência neste formato? Fica bom?

Imagem



Por hora, acho que é isso. Agradeço de antemão pela ajuda.

Abraços!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Dúvidas em Projeto de Som
MensagemEnviado: 08 Ago 2016 10:52 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Mar 2015 08:36
Mensagens: 2538
Localização: Pouso Alegre/MG
Seja bem vindo Ademir, continue participando conosco e parabéns pela aquisição...

Eu penso tbm em futuramente dar um upgrade no meu Som, comecei trocando o rádio original por uma Central Multimidia da Winca e posso lhe dizer que foi a melhor coisa que fiz, melhorou muito a qualidade do som, opções de equalização... Sem falar que a CM tem saída RCA então para um projeto que use módulo vai ficar top...

No rádio original não tem saída RCA, aí tem como colocar adaptadores mas se tem perda, também é importante que você use sempre cabos RCA de boa qualidade para não ter problema de ruído ou interferência, de toda forma se fosse você futuramente analisaria com carinho a possibilidade de trocar o rádio original, porque ele para projeto com módulo funciona, mas não fica 1000%....

Eu gostei do seu projeto, só trocaria os coaxiais traseiros por outro kit 2 vias, aí vc ficaria com um som campeão interno, não precisaria nem de 6x9 que só servem para zoar o som... o Sub Pioneer e o módulo Taramps é um kit de nome e qualidade garantida, só tem que ver certinho primeiro se os modelos e potência vão casar certinho, eu só acho algumas coisas da Pioneer meio caras, tem outras marcas boas tbm que dependendo do item custa metade do preço, mas vai de cada um...

Eu penso em fazer um projeto assim:
- 2 kit 2 vias para as 4 portas;
- 1 caixa trio com um Sub de Bobina Dupla de pelo menos 550w + 1 driver Selenium + 1 Super Tweeter Selenium;
- 1 módulo de 1200w - 1400w;
- 1 disjuntor automotivo na bateria, pq ninguém merece porta fusíveis pra ficar queimando e dando trabalho...

Aí fica campeão tanto interno como externo quando abrir o porta malas num churrasco como vc disse, com porta malas fechado dá um grave gostoso na parte traseira e quando abre dá um som bem equilibrado, sem aquela gritaria quando tem várias cornetas, 6x9 e outros itens de agudos e médios...

É q vc quer preservar o porta malas inteiro, porque uma caixa trio não ocupa todo o porta malas, ainda mais se usar um sub slim... Eu acho bacana os subslims pela proposta de poder se montar um projeto legal de som sem ocupar espaço, só que pelo que andei vendo eles deixam a desejar na potência, chegam a ter em alguns modelos quase a mesma potência de um bom kit 2 vias... Aí é osso...

Abraço...

_________________
J. Hugo Vieira
Pouso Alegre/MG
HB20 Comfort Plus 15/15 White Top - Versão: Customizado.
Garagem: viewtopic.php?f=8&t=10613
HB20 Clube Sul de MG: viewtopic.php?f=45&t=10626


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Dúvidas em Projeto de Som
MensagemEnviado: 08 Ago 2016 11:23 
Offline

Registrado em: 08 Jul 2016 11:15
Mensagens: 4
Olá! Estou com um projeto parecido com o seu e com os mesmos requisitos, não quero ocupar todo o porta malas e quero um som misto.
No meu caso vou aproveitar boa parte dos equipamentos que eu tinha no meu antigo carro. Estou mais em duvida é quanto a montagem/disposição dos equipamentos. Acho que podemos trocar algumas informações.

Estou pensando em usar um kit duas vias também, usava um da bravox e deixei no meu carro antigo para o novo dono. Acho que fazem uma boa diferença e tem uma boa qualidade, pretendo comprar outro igual.

Os coaxiais dependendo do que vc for adicionar no som (principalmente os 6x9), pouco vai ser ouvido. De toda forma em regra gera,l por terem baixa potencia e ficarem em local que pouco favorece algum rendimento maior (portas não tratadas), pretendo deixar os originais.

No caso tenho dois subs da selenium que adoro e vou migrar eles para o HB20, cada um tem a mesma potencia que esse Pionner. Eu só sou meio cético quanto a modelos Slim. Acho que acabam perdendo um pouco de rendimento contra um sub "tradicional", mas pode ser que eu esteja errado.

Não consegui ver as especificações do modulo que vc escolheu.

O player, pretendo colocar uma CM com saída RCA, pois já vi aqui no fórum que o rádio original não tem e é uma características que eu acho essencial.

Só com os coaxiais traseiros e o kit 2 vias e sub, dá pra vc tomar sua cervejinha de boa com as portas abertas. Mas os 6x9 com certeza dão uma diferença significativa. Digamos que já daria pra animar um churras na piscina tranquilamente. Eu tenho 4 unidades da selenium e vou migra-los para o hb20.

As caixas de fibras aguentam essa potencia do pionner slim, mas tem que ser uma boa caixa de fibra. E já que vc tá aberto a essa opção de fazer em caixa selada, também pode fazer uma caixa tradicional bem fininha, no fundo do porta malas já que é só um subwoofer, slim, e a caixa selada por si só vai pedir menos litragem.
Eu pretendo fazer uma caixa tradicional dutada, só que dessa vez aproveitando toda a largura do porta malas e toda a inclinação dos bancos pra tentar fazer ela mais fina. Os 6x9 quero colocar em uma caixa selada, pra melhorar o rendimento deles e não ficar só gritaria, em cima dos subs levemente direcionados para fora.

Pensei na mesma solução de colocar os módulos nas laterais, acho que é o mais viável.

Espero ter ajudado e que possamos trocar informações sobre projetos com esse perfil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Dúvidas em Projeto de Som
MensagemEnviado: 08 Ago 2016 13:28 
Offline

Registrado em: 13 Abr 2016 10:26
Mensagens: 68
Localização: Curitiba - PR
Boa tarde Ademir, antes de sair gastando sugiro que leia meu tópico onde relatei como fiz no meu carro:

http://www.hb20clube.com.br/viewtopic.php?f=21&t=11400&start=20

Abraços!

_________________
Kart Mini 2009 RD135cc - 28CV
Kart Mini 2012 Ktt125cc - 32CV
HB20 Comfort Plus 2016 1.0 - 80CV


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Dúvidas em Projeto de Som
MensagemEnviado: 08 Ago 2016 17:38 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 20 Out 2012 13:55
Mensagens: 3477
Atualmente estou com:
- 1 kit duas vias da pioneer (importado);
- 1 par de 6
- um sub de 10
- duas taramps de 400 (estéro e mono).

Internamente ficou muito bom e manteve-se quase todo o espaço da mala.

A linha JBL GTO também é muito boa... estou com um de 10 da bomber, mas penso em pegar um audiophonic de 350 rms.

Hugo, 2 kit duas vias mais uma caixa trio vai dar muita voz, utilize apenas um kit 2 vias para o interno e deixe o trio.

Abs!

_________________
Moderador
Imagem
Meu HB20


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Dúvidas em Projeto de Som
MensagemEnviado: 09 Ago 2016 22:43 
Offline

Registrado em: 07 Ago 2016 10:23
Mensagens: 3
Pow pessoal, valeu pelas respostas!

hugodj182, dei uma pesquisada rápida em centrais multimídias e vi que o preço é um pouco salgado (na casa dos R$ 1600 para cima). Ai foge um pouco do orçamento que tenho em mente (+/- R$ 1200). Por hora devo manter o player original mesmo. Seu projeto ta muito show, bem mais arrojado que o meu.

Na parte de trás ta a dúvida cruel mesmo, Coaxial, 6x9 ou outro kit 2 vias. Continuo indeciso. Pensei até em tirar como sugeriu o Sum. Vendo as mensagens também fiquei em dúvida se seria melhor utilizar os cabos RCA ou não.

Também havia surgido uma dúvida de aonde se colocaria o tweeter do kit 2 vias, mas vi algum relato de que eles fazem uma adaptação perto do retrovisor.

Mas esta semana devo passar em uma equipadora aqui em Recife para explicar o projeto e pedir opinião também, principalmente sobre a caixa de fibra lateral e a fixação do módulo na outra lateral, investigar como é o processo.

Quando tiver mais informações/ações compartilho com vocês.

Por hora... valeu galera!

Abraços!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Dúvidas em Projeto de Som
MensagemEnviado: 10 Ago 2016 08:56 
Offline

Registrado em: 08 Jul 2016 11:15
Mensagens: 4
Eu acho as propostas bem diferentes, de forma genérica fica:
1-Coaxial: Menor custo
2-Kit 2 vias: Melhor qualidade
3-6X9: Volume mais alto

Respectivamente, cada escolha também pede mais por um player de melhor qualidade.
Nos mantenha atualizado sobre o projeto.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Dúvidas em Projeto de Som
MensagemEnviado: 10 Ago 2016 09:01 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 20 Out 2012 13:55
Mensagens: 3477
Ademir Junior escreveu:
Pow pessoal, valeu pelas respostas!

hugodj182, dei uma pesquisada rápida em centrais multimídias e vi que o preço é um pouco salgado (na casa dos R$ 1600 para cima). Ai foge um pouco do orçamento que tenho em mente (+/- R$ 1200). Por hora devo manter o player original mesmo. Seu projeto ta muito show, bem mais arrojado que o meu.

Na parte de trás ta a dúvida cruel mesmo, Coaxial, 6x9 ou outro kit 2 vias. Continuo indeciso. Pensei até em tirar como sugeriu o Sum. Vendo as mensagens também fiquei em dúvida se seria melhor utilizar os cabos RCA ou não.

Também havia surgido uma dúvida de aonde se colocaria o tweeter do kit 2 vias, mas vi algum relato de que eles fazem uma adaptação perto do retrovisor.

Mas esta semana devo passar em uma equipadora aqui em Recife para explicar o projeto e pedir opinião também, principalmente sobre a caixa de fibra lateral e a fixação do módulo na outra lateral, investigar como é o processo.

Quando tiver mais informações/ações compartilho com vocês.

Por hora... valeu galera!

Abraços!


Eu furei a moldura da coluna do vidro frontal para o tweeter, depois comprei duas peças novas para vender o carro (R$ 120,00), ficou muito bom.. sobre o 6x9 eu não mexeria no tampão, um bom 6" atrás resolverá, quanto ao Kit duas vias eu colocaria apenas um, dois lhe dará muito agudo internamente. O módulo eu usei uma banda 8.4D embaixo do banco e tinha um cara preta de 12, batia muito...

Boa sorte!!!

_________________
Moderador
Imagem
Meu HB20


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Dúvidas em Projeto de Som
MensagemEnviado: 10 Ago 2016 09:35 
Offline

Registrado em: 13 Abr 2016 10:26
Mensagens: 68
Localização: Curitiba - PR
O ruim dos 6x9 é que além de estragar o tampão, quando quiser tirá-lo por algum motivo, vai ficar aqueles fios atrapalhando...

_________________
Kart Mini 2009 RD135cc - 28CV
Kart Mini 2012 Ktt125cc - 32CV
HB20 Comfort Plus 2016 1.0 - 80CV


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Dúvidas em Projeto de Som
MensagemEnviado: 10 Ago 2016 12:21 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Mar 2015 08:36
Mensagens: 2538
Localização: Pouso Alegre/MG
Se optar por 6x9 recomendo preservar o tampão original e fazer outro de fibra(mais leve) ou madeira mesmo... E sobre soltar é só colocar conectores para vc só desplugar quando precisar tirar o tampão... O mesmo vale para uma caixa trio por exemplo... 8-)

Particularmente não gosto de 6x9 em projeto com módulo por mais que não seja projetos de som muito potente porque pra não distorcer vc tem que colocar capacitor, daí ele fica com uma função semelhante a um SuperTweeter ou Driver(Corneta) com a diferença de ser inferior em qualidade e potência...

2 Kits 2 vias ficaria show desde que sejam kits de qualidade, com crossover e que sejam equalizados de forma correta, internamente ficaria um som bom pakas... Daí colocaria o sub no porta malas onde enquanto fechado reforçaria os graves e quando você abrir o porta malas sai inclusive parte do som dos kit 2 vias, pode até dar uma abridinha nas portas para o som sair mais livre... Eu acho que só um subslim para meu gosto por graves não seria suficiente, também para abrir o porta malas num churras só com um subslim acho que faltaria médio/agudo... Por isso penso mesmo na caixa trio...

A CM de fato é cara, mas vale a pena o investimento, tanto por possuir as saídas RCA como por você ter mais opções de equalização, além de outras funções bem mais atraentes que o rádio original(CÂmera de ré, GPS, DVD/Videos pelo USB ou SD...)... Seu caso é semelhante ao meu, também não tenho condições de fazer tudo de uma vez, então vou fazendo aos poucos, no caso optei primeiro em pegar a CM para mais a diante mexer com o som, mas você pode mexer primeiro no som e depois futuramente pega a CM que será tudo compatível...

Abraço...

_________________
J. Hugo Vieira
Pouso Alegre/MG
HB20 Comfort Plus 15/15 White Top - Versão: Customizado.
Garagem: viewtopic.php?f=8&t=10613
HB20 Clube Sul de MG: viewtopic.php?f=45&t=10626


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 12 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 14 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB