Ricardo M. escreveu:
Só um detalhe:
Não vejo o controle de Tração agindo com eficiência em terrenos com barrentos e escorregadios.
Há cerca de 1 mês tive a oportunidade de comprovar.
Fomos para um sítio no carro do meu irmão, um New Fiesta Sedã AT.
Para chegarmos no local, foi tranquilo, mas para voltar foi tenso, pois choveu demais.
Então, em dado momento, em um ligeiro aclive, onde não havia como o carro desenvolver muita velocidade, pois era próximo de uma porteira, o carro começou a patinar e não saia do lugar.
Poxa vida, meu irmão tentou diversas vezes e não conseguia. Aí assumi o volante e também não conseguia. Até que tive a ideia de desligar o controle de tração.
Bem, com o mecanismo desligado, não foi fácil, pois parecia que eu estava fazendo um Drift, o CB chegou a emitir aviso de superaquecimento no câmbio, mas por fim conseguimos sair do local.
Abraços,
Me corrijam se eu estiver enganado, mas para situações como essas, faria-se necessário o uso de correntes nos pneus, para aumentar o atrito e ajudar a sair mais facil. Não duvido de controle de tração e estabilidade, mesmo nunca tendo dirigido um, Mas as vezes temos que nos desgarrar das modernidades e lembrar as "soluções do passado".
Curiosamente, estava comentando algo relativo à isso com um amigo, hoje pela manha.