Hyundai HB20 Clube
https://hb20clube.com.br/

Controle de tração
https://hb20clube.com.br/viewtopic.php?f=22&t=11031
Página 1 de 1

Autor:  Rodrigo Monteiro [ 25 Fev 2016 10:33 ]
Título:  Controle de tração

Bom dia pessoal.

Este mês passei por duas situações distintas que me fizeram questionar o quão útil pode ser o controle de tração. O primeiro caso ocorreu num sítio em Mairiporã onde para chegar na casa, era necessário subir um aclive bem elevado, e chovendo. Meu carro é 1.6 manual e tive que engatar 1° marcha. O carro perdeu totalmente o controle e patinou. Tive que controlar bem o acelerador pois aparentemente, o torque chega muito cedo. Outro caso foi em uma subida na zona norte de São Paulo. Percebi que em aclives muito acentuados, deve-se controlar bem o pé, porque senão, da uma fritada no pneu.
Minha pergunta aos colegas é a seguinte:
Por se tratar de um componente eletrônico, ligado ao ABS( que o hb20 já possui), seria possivel instalá-lo?

Outra dúvida:
Meu HB está com 18.000 km rodados. Os pneus estão muito bons ainda. O Spicy usa o mesmo pneu do premium.
O uso de um pneu misto poderia ajudar nestas situações?

Vlw pessoal!!!

Autor:  ianisgreek [ 25 Fev 2016 20:54 ]
Título:  Re: Controle de tração

Rodrigo Monteiro escreveu:
Bom dia pessoal.

Este mês passei por duas situações distintas que me fizeram questionar o quão útil pode ser o controle de tração. O primeiro caso ocorreu num sítio em Mairiporã onde para chegar na casa, era necessário subir um aclive bem elevado, e chovendo. Meu carro é 1.6 manual e tive que engatar 1° marcha. O carro perdeu totalmente o controle e patinou. Tive que controlar bem o acelerador pois aparentemente, o torque chega muito cedo. Outro caso foi em uma subida na zona norte de São Paulo. Percebi que em aclives muito acentuados, deve-se controlar bem o pé, porque senão, da uma fritada no pneu.
Minha pergunta aos colegas é a seguinte:
Por se tratar de um componente eletrônico, ligado ao ABS( que o hb20 já possui), seria possivel instalá-lo?

Outra dúvida:
Meu HB está com 18.000 km rodados. Os pneus estão muito bons ainda. O Spicy usa o mesmo pneu do premium.
O uso de um pneu misto poderia ajudar nestas situações?

Vlw pessoal!!!


Boa noite colega Rodrigo !

Eu tb já percebi foi por muitas vezes a falta que faz um sistema de controle de tração e de estabilidade nos HB20 1.6 exatamente pq essa versão apresenta uma performance bem considerável ...

Mas certamente a Hyundai do Brasil preferiu economizar e por isso não disponibilizou ainda nessas versões 1.6 dos HB20 esses recursos eletrônicos muito úteis e necessários para melhorar a segurança desses veículos !

Inclusive em alguns modelos de veículos concorrentes do HB20 já é possível encontrar esses recursos eletrônicos.

Infelizmente não é possível para os donos de HB20 em nenhuma versão, instalar por conta própria esses tipos de acessórios eletrônicos, mas quem sabe algum dia no futuro a própria Hyundai decida acordar e resolver esse falha nos atuais HB20 !!!

Autor:  Rodrigo Monteiro [ 25 Fev 2016 23:09 ]
Título:  Re: Controle de tração

Vlw pelo feedback ianisgreek. Espero que a Hyundai acorde. Tai um item que com certeza vou avaliar no próximo carro.

Autor:  Letox [ 26 Fev 2016 11:08 ]
Título:  Re: Controle de tração

É, infelizmente é o que sempre digo: A Hyundai aprendeu com as outras a ganhar mais dinheiro oferecendo cada vez menos e cobrando cada vez mais.
Engraçado que os principais concorrentes do HB20 - KA e UP!, tem esse importante item.

Autor:  Roberto Bertoche [ 26 Fev 2016 12:15 ]
Título:  Re: Controle de tração

Eu também quero que tenha controle de tração e de estabilidade, mas sou enjoado e só quero isso se tiver também um botão que, quando eu quiser, desligue, se não, se for para economizar essa merreca de botão, prefiro que não tenha nada disso.

Autor:  Ricardo M. [ 26 Fev 2016 17:57 ]
Título:  Re: Controle de tração

Só um detalhe:

Não vejo o controle de Tração agindo com eficiência em terrenos com barrentos e escorregadios.

Há cerca de 1 mês tive a oportunidade de comprovar.

Fomos para um sítio no carro do meu irmão, um New Fiesta Sedã AT.
Para chegarmos no local, foi tranquilo, mas para voltar foi tenso, pois choveu demais.

Então, em dado momento, em um ligeiro aclive, onde não havia como o carro desenvolver muita velocidade, pois era próximo de uma porteira, o carro começou a patinar e não saia do lugar.

Poxa vida, meu irmão tentou diversas vezes e não conseguia. Aí assumi o volante e também não conseguia. Até que tive a ideia de desligar o controle de tração.

Bem, com o mecanismo desligado, não foi fácil, pois parecia que eu estava fazendo um Drift, o CB chegou a emitir aviso de superaquecimento no câmbio, mas por fim conseguimos sair do local.

Abraços,

Autor:  OSilva [ 26 Fev 2016 20:27 ]
Título:  Re: Controle de tração

Ricardo M. escreveu:
Só um detalhe:

Não vejo o controle de Tração agindo com eficiência em terrenos com barrentos e escorregadios.

Há cerca de 1 mês tive a oportunidade de comprovar.

Fomos para um sítio no carro do meu irmão, um New Fiesta Sedã AT.
Para chegarmos no local, foi tranquilo, mas para voltar foi tenso, pois choveu demais.

Então, em dado momento, em um ligeiro aclive, onde não havia como o carro desenvolver muita velocidade, pois era próximo de uma porteira, o carro começou a patinar e não saia do lugar.

Poxa vida, meu irmão tentou diversas vezes e não conseguia. Aí assumi o volante e também não conseguia. Até que tive a ideia de desligar o controle de tração.

Bem, com o mecanismo desligado, não foi fácil, pois parecia que eu estava fazendo um Drift, o CB chegou a emitir aviso de superaquecimento no câmbio, mas por fim conseguimos sair do local.

Abraços,



Me corrijam se eu estiver enganado, mas para situações como essas, faria-se necessário o uso de correntes nos pneus, para aumentar o atrito e ajudar a sair mais facil. Não duvido de controle de tração e estabilidade, mesmo nunca tendo dirigido um, Mas as vezes temos que nos desgarrar das modernidades e lembrar as "soluções do passado".

Curiosamente, estava comentando algo relativo à isso com um amigo, hoje pela manha.

Autor:  Ricardo M. [ 26 Fev 2016 20:48 ]
Título:  Re: Controle de tração

OSilva escreveu:
Ricardo M. escreveu:
Só um detalhe:

Não vejo o controle de Tração agindo com eficiência em terrenos com barrentos e escorregadios.

Há cerca de 1 mês tive a oportunidade de comprovar.

Fomos para um sítio no carro do meu irmão, um New Fiesta Sedã AT.
Para chegarmos no local, foi tranquilo, mas para voltar foi tenso, pois choveu demais.

Então, em dado momento, em um ligeiro aclive, onde não havia como o carro desenvolver muita velocidade, pois era próximo de uma porteira, o carro começou a patinar e não saia do lugar.

Poxa vida, meu irmão tentou diversas vezes e não conseguia. Aí assumi o volante e também não conseguia. Até que tive a ideia de desligar o controle de tração.

Bem, com o mecanismo desligado, não foi fácil, pois parecia que eu estava fazendo um Drift, o CB chegou a emitir aviso de superaquecimento no câmbio, mas por fim conseguimos sair do local.

Abraços,



Me corrijam se eu estiver enganado, mas para situações como essas, faria-se necessário o uso de correntes nos pneus, para aumentar o atrito e ajudar a sair mais facil. Não duvido de controle de tração e estabilidade, mesmo nunca tendo dirigido um, Mas as vezes temos que nos desgarrar das modernidades e lembrar as "soluções do passado".

Curiosamente, estava comentando algo relativo à isso com um amigo, hoje pela manha.


Sem dúvida que ajudaria, mas não precisei delas, até porque não tínhamos como arrumar no momento.

Por isso que o carro teve que sair no "braço" mesmo. 8-)

Abraços,

Autor:  OSilva [ 26 Fev 2016 23:31 ]
Título:  Re: Controle de tração

Ricardo M. escreveu:
OSilva escreveu:
Ricardo M. escreveu:
Só um detalhe:

Não vejo o controle de Tração agindo com eficiência em terrenos com barrentos e escorregadios.

Há cerca de 1 mês tive a oportunidade de comprovar.

Fomos para um sítio no carro do meu irmão, um New Fiesta Sedã AT.
Para chegarmos no local, foi tranquilo, mas para voltar foi tenso, pois choveu demais.

Então, em dado momento, em um ligeiro aclive, onde não havia como o carro desenvolver muita velocidade, pois era próximo de uma porteira, o carro começou a patinar e não saia do lugar.

Poxa vida, meu irmão tentou diversas vezes e não conseguia. Aí assumi o volante e também não conseguia. Até que tive a ideia de desligar o controle de tração.

Bem, com o mecanismo desligado, não foi fácil, pois parecia que eu estava fazendo um Drift, o CB chegou a emitir aviso de superaquecimento no câmbio, mas por fim conseguimos sair do local.

Abraços,



Me corrijam se eu estiver enganado, mas para situações como essas, faria-se necessário o uso de correntes nos pneus, para aumentar o atrito e ajudar a sair mais facil. Não duvido de controle de tração e estabilidade, mesmo nunca tendo dirigido um, Mas as vezes temos que nos desgarrar das modernidades e lembrar as "soluções do passado".

Curiosamente, estava comentando algo relativo à isso com um amigo, hoje pela manha.


Sem dúvida que ajudaria, mas não precisei delas, até porque não tínhamos como arrumar no momento.

Por isso que o carro teve que sair no "braço" mesmo. 8-)

Abraços,


Normal, raramente alguém tem isso à mão. Mas no caso desse tipo de viagem se tornar frequente, vale pensar em adquirir. Mais facil se sujar e montar uma dessa que 'fritar' o cambio e arriscar outras coisas

Página 1 de 1 Todos os horários são GMT - 3 horas
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
http://www.phpbb.com/