Bem-vindo: 26 Abr 2024 18:14

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 16 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Farol auxiliar de LED ou DLR? O que utilizar para nova lei?
MensagemEnviado: 17 Jun 2016 13:48 
Offline

Registrado em: 30 Jul 2015 13:11
Mensagens: 1
Com a nova lei para usar faróis acesos ou dlr nas estradas, gostaria de sugestões ou experiências para colocar. Barra de LEDs nos faróis ou LEDs nos milhas? Qual melhor solução?


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Farol auxiliar de LED ou DLR? O que utilizar para nova l
MensagemEnviado: 17 Jun 2016 14:18 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 09 Jul 2013 19:39
Mensagens: 1102
Localização: Porto Alegre
Boa pergunta, mas acho que a primeira coisa a fazer é ler a lei. O que diz ela? Eu particularmente não sei.

Pois dependendo do que está escrito na lei a luz deverá vir do farol e não da milha, daí tem que ver se ainda ela estipula tipo de fonte de luz, led, halógena, etc...


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Farol auxiliar de LED ou DLR? O que utilizar para nova l
MensagemEnviado: 17 Jun 2016 15:34 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
diogopp escreveu:
Boa pergunta, mas acho que a primeira coisa a fazer é ler a lei. O que diz ela? Eu particularmente não sei.

Pois dependendo do que está escrito na lei a luz deverá vir do farol e não da milha, daí tem que ver se ainda ela estipula tipo de fonte de luz, led, halógena, etc...


É verdade.
Aliás, essa lei já está vigorando?
Se sim, é preciso que a conheçamos.
De qualquer modo, se ela disser que devem ser acesos os faróis baixos, os faróis de neblina são faróis e são baixos... rs.

Li uma polêmica sobre a não menção dos DLR na lei.
Se o DLR for de fato visível (em alguns carros eles são só de enfeite e mau gosto), estará muito bom e, pelo bom senso, atenderão, se não à lei, pelo menos, ao espírito dela.
DLR para ser DLR de verdade tem que ser forte e visível à distância.
Li junto com essa polêmica que farol alto ofusca durante o dia. Truco! Depois do amanhecer e antes do entardecer, faróis altos não ofuscam ninguém, porque são MUITO mais fracos que a luz do dia.

Muito antes da lei, há mais de 20 anos, eu uso os faróis acesos nas estradas.
Ser visto ajuda MUITO na prevenção de acidentes.

O problema é maior para quem opta pelas lâmpadas H4 NightBreaker Osram ou Xtreme Vision Philips, cuja duração média, segundo o fabricante, é por volta de 450 horas.
Para quem mantiver os faróis acesos durante todo o tempo e usar o carro como eu, por exemplo, em média de 2 h por dia, acabará trocando as lâmpadas a cada 7,5 meses, em média.
No meu caso, se usasse essas lâmpadas mais fortes (no carro branco, com quase 2,5 anos) já teria trocado 3 vezes o par de lâmpadas e mês que vem estaria trocando elas pela quarta vez.

Em tempo, todas as lâmpadas dos meus HB20 são ainda as originais que vieram de fábrica.

Abraço,

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Farol auxiliar de LED ou DLR? O que utilizar para nova l
MensagemEnviado: 17 Jun 2016 15:37 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 18 Abr 2015 14:24
Mensagens: 2781
Li uma matéria que falavam dos prós e contras do farol baixo de dia e o uso do DRL. Explicaram de onde surgiu a idéia da lei, do que deu certo ou não em outros países e no final, chegaram a perguntar pra algum orgão sobre a possibilidade de uso do DRL. Este orgão disse, que quem puder fazer uso do DRL estaria liberado (já que a idéia é aumentar a chance de ser visto de dia).
Porém, o editor da matéria destacou bem o que diz a lei: A lei fala em uso de farol baixo, não cita o DRL especificamente. Então ficaria a cargo da interpretação do agente de transito multar ou não, mas na dúvida, faz o q o diz a lei: farol baixo.


Roberto, acho que lemos a mesma matéria. A parte de ofuscamento não é o ofuscamento que temos durante a noite que nos 'cega'. O ofuscamente dirno atrapalha principalmente pedestres, pois o facho do farol, pode acabar 'encobrindo' a visualização de setas e o fato de ter as lanternas também acesas, pode atrapalhar o motorista perceber a luz de freio no veiculo à frente.

A lei deve entrar em vigor em julho. Na minha opinião, a idéia é boa, mas a lei foi totalmente mal feita. Aparentemente não houve nenhum tipo de estudo real, consulta ou coisa do tipo pra basear a lei, só dizer que vai evitar acidentes e boa. Do jeito que vamos, logo algum gênio vai dizer que pra evitar acidentes e mortes no transito, basta não ter carros rodando, ae quem tirar o carro da garagem comete infração gravissima.

_________________
HB20 Premium 1.6AT - 16/16
Acesse a garagem clicando aqui.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Farol auxiliar de LED ou DLR? O que utilizar para nova l
MensagemEnviado: 17 Jun 2016 16:17 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
OSilva escreveu:
Li uma matéria que falavam dos prós e contras do farol baixo de dia e o uso do DRL. Explicaram de onde surgiu a idéia da lei, do que deu certo ou não em outros países e no final, chegaram a perguntar pra algum orgão sobre a possibilidade de uso do DRL. Este orgão disse, que quem puder fazer uso do DRL estaria liberado (já que a idéia é aumentar a chance de ser visto de dia).
Porém, o editor da matéria destacou bem o que diz a lei: A lei fala em uso de farol baixo, não cita o DRL especificamente. Então ficaria a cargo da interpretação do agente de transito multar ou não, mas na dúvida, faz o q o diz a lei: farol baixo.


Roberto, acho que lemos a mesma matéria. A parte de ofuscamento não é o ofuscamento que temos durante a noite que nos 'cega'. O ofuscamente dirno atrapalha principalmente pedestres, pois o facho do farol, pode acabar 'encobrindo' a visualização de setas e o fato de ter as lanternas também acesas, pode atrapalhar o motorista perceber a luz de freio no veiculo à frente.

A lei deve entrar em vigor em julho. Na minha opinião, a idéia é boa, mas a lei foi totalmente mal feita. Aparentemente não houve nenhum tipo de estudo real, consulta ou coisa do tipo pra basear a lei, só dizer que vai evitar acidentes e boa. Do jeito que vamos, logo algum gênio vai dizer que pra evitar acidentes e mortes no transito, basta não ter carros rodando, ae quem tirar o carro da garagem comete infração gravissima.


Boa tarde, Silva.
Sim, acho que lemos ao menos matérias produzidas a partir da mesma fonte original.
A luz de freio do HB20 não tem esse problema, é bem visível, além do acréscimo do break light, com grande diferença da luz das lanternas traseiras, e não se confundindo com elas.
Mesma coisa as luzes de seta. Os outros motoristas devem até ter vontade de pedir para a gente desligar as luzes de seta, de tão forte que são.
Elas fazem as placas reflexivas dos carros à frente piscarem com força.

Mas vejo muitos carros com DLR que de dia a gente só percebe que os DLR estão acesos quando os carros estão a menos de 30 m de distância.
Na verdade muitos DLR são como árvores de Natal, feitos apenas para serem engraçadinhos e vistos somente à noite...

Abraço,

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Farol auxiliar de LED ou DLR? O que utilizar para nova l
MensagemEnviado: 17 Jun 2016 16:25 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 18 Abr 2015 14:24
Mensagens: 2781
Roberto Bertoche escreveu:
Boa tarde, Silva.
Sim, acho que lemos ao menos matérias produzidas a partir da mesma fonte original.
A luz de freio do HB20 não tem esse problema, é bem visível, além do acréscimo do break light, com grande diferença da luz das lanternas traseiras, e não se confundindo com elas.
Mesma coisa as luzes de seta. Os outros motoristas devem até ter vontade de pedir para a gente desligar as luzes de seta, de tão forte que são.
Elas fazem as placas reflexivas dos carros à frente piscarem com força.

Mas vejo muitos carros com DLR que de dia a gente só percebe que os DLR estão acesos quando os carros estão a menos de 30 m de distância.
Na verdade muitos DLR são como árvores de Natal, feitos apenas para serem engraçadinhos e vistos somente à noite...

Abraço,


Sim Roberto, mas de modo geral tem carros que são horriveis de ver e ainda tem os relaxados. Só pra cidar um caso de hoje. Estavamos na via Dutra sentido são paulo e o corsa sedan a nossa frente não tinha quaisquer luzes de freio ou mesmo o brake light (qto a isso parece q ninguem fiscaliza ne?). Tempo depois entrou um gol G5 e era horrivel ver a luz de freio (e nem estava com aos farois acesos). Dependendo da hora do dia, a incidencia do sol já da a impressão de luzes acesas, tenho quase certeza q no começo vai dar muita merda isso.

Sobre os DRL, a verdade é que poucos carros aki tem o DRL de verdade, muitos colocam uma faixa de led ou coisa do tipo só pela estética. Os que vem com DRL de fabrica vc consegue ver de longe. Acho que temos tanta coisa a melhorar antes de se preocupar com isso, por exemplo: Educação! - aqui basta você deixar o minimo de espaço de segurança ou até menos (tipo um meio carro), sempre tem um pilantra q joga o carro e entra na 'vaga'.

_________________
HB20 Premium 1.6AT - 16/16
Acesse a garagem clicando aqui.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Farol auxiliar de LED ou DLR? O que utilizar para nova l
MensagemEnviado: 17 Jun 2016 16:55 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Concordo completamente.
Abraço,

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Farol auxiliar de LED ou DLR? O que utilizar para nova l
MensagemEnviado: 18 Jun 2016 17:07 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 10 Mai 2016 11:27
Mensagens: 296
diogopp escreveu:
Boa pergunta, mas acho que a primeira coisa a fazer é ler a lei. O que diz ela? Eu particularmente não sei.

Pois dependendo do que está escrito na lei a luz deverá vir do farol e não da milha, daí tem que ver se ainda ela estipula tipo de fonte de luz, led, halógena, etc...



A lei entra em vigor a partir do dia 7 de julho.

Mas o led que vem nos faróis dos hb20 premium, não é DLR, é apenas luz de posição normal.

Lembro que na legislação não está muito bem especificado o uso da DLR, então está sujeito a interpretação individual do guarda.

_________________
HB20S Branco Polar


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Farol auxiliar de LED ou DLR? O que utilizar para nova l
MensagemEnviado: 18 Jun 2016 20:31 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Oboe escreveu:
diogopp escreveu:
Boa pergunta, mas acho que a primeira coisa a fazer é ler a lei. O que diz ela? Eu particularmente não sei.

Pois dependendo do que está escrito na lei a luz deverá vir do farol e não da milha, daí tem que ver se ainda ela estipula tipo de fonte de luz, led, halógena, etc...



A lei entra em vigor a partir do dia 7 de julho.

Mas o led que vem nos faróis dos hb20 premium, não é DLR, é apenas luz de posição normal.

Lembro que na legislação não está muito bem especificado o uso da DLR, então está sujeito a interpretação individual do guarda.


Acho que interpretação adequada é a de que a lei pretende estabelecer um farol de rodagem diurna.
Isso é exatamente o que procura fazer o DRL (daylight running lamp). Apenas o nome é em inglês.

Não cabe à interpretação individual de nenhum guarda de mediana instrução e boa fé embaçar o DRL.
Se ele fizer é porque não foi com a cara do desinfeliz.
E isso, infelizmente, pode acontecer, mas aconteceria também por qualquer outro motivo...

Sds.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Farol auxiliar de LED ou DLR? O que utilizar para nova l
MensagemEnviado: 18 Jun 2016 21:24 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 10 Mai 2016 11:27
Mensagens: 296
Roberto Bertoche escreveu:
Oboe escreveu:
diogopp escreveu:
Boa pergunta, mas acho que a primeira coisa a fazer é ler a lei. O que diz ela? Eu particularmente não sei.

Pois dependendo do que está escrito na lei a luz deverá vir do farol e não da milha, daí tem que ver se ainda ela estipula tipo de fonte de luz, led, halógena, etc...



A lei entra em vigor a partir do dia 7 de julho.

Mas o led que vem nos faróis dos hb20 premium, não é DLR, é apenas luz de posição normal.

Lembro que na legislação não está muito bem especificado o uso da DLR, então está sujeito a interpretação individual do guarda.


Acho que interpretação adequada é a de que a lei pretende estabelecer um farol de rodagem diurna.
Isso é exatamente o que procura fazer o DRL (daylight running lamp). Apenas o nome é em inglês.

Não cabe à interpretação individual de nenhum guarda de mediana instrução e boa fé embaçar o DRL.
Se ele fizer é porque não foi com a cara do desinfeliz.
E isso, infelizmente, pode acontecer, mas aconteceria também por qualquer outro motivo...

Sds.


Pode acontecer sim Roberto.
DLR ou luzes diurnas não estão especificadas em nenhum ítem no código brasileiro de transito.

A lei diz o seguinte:

Art. 40. O uso de luzes em veículo obedecerá às seguintes determinações:

I – o condutor manterá acesos os faróis do veículo, utilizando luz baixa, durante a noite e durante o dia nos túneis providos de iluminação pública e nas rodovias;

Art. 250. Quando o veículo estiver em movimento:

I – deixar de manter acesa a luz baixa:

a) durante a noite;

b) de dia, nos túneis providos de iluminação pública e nas rodovias

c) de dia e de noite, tratando-se de veículo de transporte coletivo de passageiros, circulando em faixas ou pistas a eles destinadas;

d) de dia e de noite, tratando-se de ciclomotores;

No entanto, o Denatran foi questionado por um site automotivo sobre as luzes diurnas e recebeu a seguinte resposta:

"Cabe destacar, ainda, que embora a lei não seja totalmente clara neste sentido, o uso de faróis baixos ou de faróis de rodagem diurna (DRL) é suficiente para o cumprimento da lei e estão regulamentados pela Resolução CONTRAN nº 227/2007. Contudo, faróis de neblina, de milha, ou faroletes, não cumprem a função exigida pela lei”.

No entanto, já houve casos em que policiais rodoviários já pararam um condutor, cujo carro possuía luzes diurnas de fábrica e mesmo assim foi orientado a ligar o farol baixo.

_________________
HB20S Branco Polar


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 16 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 21 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB