ianisgreek escreveu:
...vc não acha que as fábricas já não pensaram nisso e por isso mesmo, utilizam uma regulagem de facho de altura média que sirva para ambas as situações dos veículos carregados e vazios ?
Por isso mesmo que eu gostaria de uma regulagem interna dos faróis. Porque a regulagem de fábrica, se for no meio termo, ficará ruim tanto com o carro cheio quanto vazio.
A única alternativa da fábrica e das ccss, para não provocar um acidente, é regular os faróis para ficarem bons com o carro carregado, mas assim ficará péssimo com ele vazio.
Vc se engana se pensa que regular a altura dos faróis é coisa complicada.
Veja bem, eu já afirmei aqui que a regulagem lateral, direita/esquerda, é mais complicada, porque as referências de alinhamento e perpendicularidade são imprecisas, mas a altura?
É mole pra nóis... rs.
Desde toda vida regulo a altura dos faróis dos meus carros.
E não continuo a viagem na estrada se vejo que meus faróis atingem e invadem a altura da cabine dos outros carros.
Paro em um posto de serviços e corrijo, para não cegar motoristas em sentido contrário.
As ccss não regulam os faróis melhor que eu. O menino aprendiz que faz a regulagem nem sabe que o carro carregado e vazio dá diferença.
Quando vc diz equipamento, isso nada mais é que uma lente colocada na frente do farol para "encurtar" a distância necessária para fazer uma boa regulagem.
Em tese o farol baixo tem que ter o facho descendente, ou seja, se vc afastar o carro da parede a linha do limite superior do foco tem que descer.
O ideal no plano é que esse limite toque o chão a uns 50 m à frente do carro. Mas basta que essa linha toque o chão que o seu farol já não vai ofuscar ninguém.
Engraçado, você fala em detalhes técnicos tão específicos e complicados que eu jamais imaginaria que visse algum mistério em fazer essa coisa banal que é regular a altura dos faróis.
É muito simples e mesmo alguns carros como o Monza por exemplo, que tinham a possibilidade de fazer isso por um dispositivo elétrico interno, se a pessoa não souber o que está fazendo, vai sair por aí ofuscando outros motoristas.
Em tempo, uma coisa que me esqueci de dizer ao regular, é importante ter um modo de tampar a luz de um farol para poder ver o foco de um de cada vez.
Geralmente uso um casaco ou peço para quem está comigo ficar na frente do outro farol.
Quem não tiver as manhas, faz na ccss mesmo.
Não fica tão bom, mas qualquer coisa é melhor que sair ofuscando os outros.
Outra coisa que já regulei muito, mas que muita gente nova nem sabe o que é ou para que serve, é carburador... rs.
Abraço,