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 Título: DRL serão obrigatórias, mas troca de lâmpadas será proibído
MensagemEnviado: 31 Mai 2017 10:40 
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Recentemente estive observando algumas alterações em relação a legislação envolvendo segurança nos veículos (ESP será obrigatório futuramente) e uma delas, acredito que irá gerar certa polêmica, mas que também possui certa razão (já passei por muitos, mas muitos veículos com farol desregulado em pista plana e reta, cores e internsidade irregulares (roxo, azul, verde...). Segue a notícia para interesse e conhecimento. Pelo menos, a lei só deverá entrar em vigor a partir de 2021.

Site: http://quatrorodas.abril.com.br/noticia ... -proibida/
Publicação: 26/05/2017
Acesso: 31/05/2017
Autor: Henrique Rodriguez

Luzes DRL serão obrigatórias, mas troca de lâmpadas será proibida

Medidas irão proibir troca das lâmpadas originais por leds, xenônio ou super brancas

Lei estabelece que os DRL deverão ter intensidade mínima e máxima (Marco de Bari/Quatro Rodas)
A partir de 2021, projetos de novos veículos (inclusos caminhões e ônibus) terão de possuir luzes de circulação diurna (DRL) – aquele sistema de iluminação que permanece aceso mesmo quando os faróis ou lanternas estão desligados – para serem homologados. Após 2023, todos os veículos fabricados no país serão obrigados a ter o equipamentos. As regras só não se aplicarão às motocicletas.

Esta é apenas uma das novidades da Resolução n° 667 do Contran, publicada no Diário Oficial na última segunda-feira, 22. Ela estabelece normatizações para novos sistemas de iluminação já presentes em automóveis mais sofisticados, como acendimento automático dos faróis e faróis altos, luzes de frenagem de emergência e faróis direcionais.

Com exceção da obrigatoriedade das DRL, todas as outras entrarão em vigor em 2021. Porém, a medida que mais chama atenção está no inciso 5 da Resolução:

“É proibida a substituição de lâmpadas dos sistemas de iluminação ou sinalização de veículos por outras de potência ou tecnologia que não seja original do fabricante.”

Com este parágrafo, o Contran proíbe qualquer alteração no conjunto de luzes de todos os veículos a partir de 2021. Será proibido instalar luzes de led ou xenônio em um carro que saiu de fábrica com lâmpadas halógenas nos faróis. Nem mesmo a lâmpada de filamento que ilumina a placa do carro poderá ser alterada.

Perguntamos ao Ministério das Cidades se seria permitido trocar a lâmpada halógena por uma de led original em outra versão de um mesmo carro. A resposta: “A lâmpada halógena é uma tecnologia diferente da led, portanto se a versão do veículo utiliza tecnologia da lâmpada halógena, qualquer uma que não seja esta, não é original.”

O texto não fala sobre temperatura da luz emitida pelas lâmpadas. Ou seja, aparentemente não proíbe a instalação de lâmpadas mais brancas ou azuladas. Porém, o Ministério das Cidades explica que também não irá permitir alterações neste sentido: “Lâmpada de mesma potência, mas que emite luz em temperatura diferente, pode afetar as especificações técnicas quanto à colorimetria. Neste caso, há o entendimento de que essa lâmpada é de tecnologia que não a original do fabricante.”

Esta nova resolução não altera a de número 384, de 2 de junho de 2011. Ela permite lâmpadas de xenônio apenas em veículos que saíram de fábrica com elas ou nos que foram regularizados junto ao Inmetro e ao Detran antes desta resolução.

A resolução também passa a estabelecer regras para tecnologias recentes, tais como: faróis direcionais, cornering light (equipamento que aciona a luz o farol de neblina para o mesmo lado em que o volante está apontando), sinalização de frenagem de emergência, sistema de ajuste automático dos faróis e farol alto automático.

Luzes diurnas

Em julho do ano passado, quando lei passou a exigir faróis acesos de dia em estradas, um anexo definia que luzes de rodagem diurna (DRL) também cumpriam a regra. Mas não dizia se estas luzes deveriam ser de led ou poderiam ser de filamento, o que gerou dúvidas até entre os fabricantes.


DRL com lâmpadas halógenas (como o do Renegade) serão homologados apenas se tiverem entre 400 e 1200 candelas (Divulgação/Divulgação)
A nova resolução acaba de vez com estas dúvidas: fala em farol de rodagem diurna (leds) e em farol de rodagem diurna de tipos diferentes (lâmpadas de filamento). É uma diferenciação que serve apenas para testes de homologação – ambos poderão ser utilizados pelos motoristas, sem distinção prática.

O importante é que as lâmpadas dos dois tipos precisam ter intensidade da luz emitida entre 400 candelas e 1200 candelas para serem consideradas DRL. A intenção, de acordo com a lei, é tornar o veículo visível mesmo durante o dia.

Pela nova lei, as luzes diurnas podem permanecer desligadas quando o câmbio estiver na posição “Parking”, com o freio de estacionamento acionado ou até que o veículo passe dos 10 km/h.

Para que o motorista não esqueça de acender os faróis à noite – que é muito comum quando o quadro de instrumentos está sempre ligado –, ou o carro deverá atender a um destes requisitos:

Ter acendimento automático dos faróis;
Quadro de instrumentos com dois níveis de iluminação (um para o dia e outro para a noite);
Alertas visuais e/ou sonoros para acender os faróis à noite;
Luzes diurnas acumulam a função de luz de posição, com as lanternas traseiras passando a estar sempre acesas;
Esta resolução também passa a estabelecer regras para tecnologias recentes, tais como: faróis direcionais, cornering lights, sinalização de frenagem de emergência, sistema de ajuste automático dos faróis e farol alto automático.

Abraços!

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 Título: Re: DRL serão obrigatórias, mas troca de lâmpadas será proib
MensagemEnviado: 31 Mai 2017 11:27 
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Tinha lido um pouco sobre isso ontem, mas fico [complete aqui] com a criação de algumas leis de forma 'jogada', que pode dar mais 'combustível' pra aplicação de multas conforme o humor do agente de transito e afins. Não que eu seja contra a proibição de vários desses itens, mas será que vão conseguir fiscalizar corretamente? (acho bem dificil).

Me corrijam se eu estiver errado, mas em certo ponto, entendi que quem não tem o DRL de fabrica no seu carro, ficará refém de ter que ligar as luzes 'pra sempre' e correndo risco da lampada queimar e vc ainda levar multa por lampada queimada, porque não será permitido que você compre um DRL como acessório (mesmo que atenda as especificações). Entendo que um acessorio desse tipo e dentro das normas, além de te livrar da multa, aumentaria a sua segurança, mas agora será multado só pq não veio no carro...

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 Título: Re: DRL serão obrigatórias, mas troca de lâmpadas será proib
MensagemEnviado: 31 Mai 2017 23:32 
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OSilva escreveu:
Tinha lido um pouco sobre isso ontem, mas fico [complete aqui] com a criação de algumas leis de forma 'jogada', que pode dar mais 'combustível' pra aplicação de multas conforme o humor do agente de transito e afins. Não que eu seja contra a proibição de vários desses itens, mas será que vão conseguir fiscalizar corretamente? (acho bem dificil).

Me corrijam se eu estiver errado, mas em certo ponto, entendi que quem não tem o DRL de fabrica no seu carro, ficará refém de ter que ligar as luzes 'pra sempre' e correndo risco da lampada queimar e vc ainda levar multa por lampada queimada, porque não será permitido que você compre um DRL como acessório (mesmo que atenda as especificações). Entendo que um acessorio desse tipo e dentro das normas, além de te livrar da multa, aumentaria a sua segurança, mas agora será multado só pq não veio no carro...


Verdade. Se considerarmos como a fiscalização hoje está atuando, não mudará muito (quase nada) o cotidiano dos motoristas. Lojas continuarão a vender acessórios e lâmpadas e muitos fiscais irão ignorar o fato de estarem instalados ou desregulados.

Quanto ao DRL, uma delas seria a obrigatoriedade do farol baixo ligado em rodovias e estradas. E caso seja obrigatório a presença do DRL, só consigo imaginar o mesmo que aconteceu com o extintor de incêndio que do nada se torna obrigatório o extinto de classe ABC e colocaram um prazo limite de aquisição. Com isso houve desfoque de estoque, preços absurdos, empresários que investiram em expansão para atender a demanda, etc (Paguei absurdos R$200,00 no meu pro antigo celtinha).

Empresas homologadas teriam padrões de DRL para carros que não vieram de fábrica e cobrariam absurdos, além da demanda enorme. O mesmo penso quanto ao ESP obrigatório (além auxiliarem as montadoras a justificar ainda mais o aumento dos futuros automóveis).

Ou simplesmente que, aos veículos adquiridos e com fabricação anterior ao ano em que passará a valer a lei, seriam facultativos a presença do DRL, se tornando obrigatório o uso do farol baixo em estradas e rodovias.

Não consigo imaginar nada que seja pensado em apenas beneficiar os motoristas. A primeira coisa que penso é que será mais um modo deles "roubarem" nosso dinheiro.

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 Título: Re: DRL serão obrigatórias, mas troca de lâmpadas será proib
MensagemEnviado: 01 Jun 2017 11:17 
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Japa - Hryk escreveu:

Não consigo imaginar nada que seja pensado em apenas beneficiar os motoristas. A primeira coisa que penso é que será mais um modo deles "roubarem" nosso dinheiro.


Da forma que essas leis são criadas, é o que penso da maioria delas.

Eu comprei o carro pretendendo colocar um DRL pois ando pouco em rodovia e nas saídas não existem as placas de aviso (como disseram que iria ter). Mas se eu esquecer de ligar, mesmo que por distração, é certeza que vou levar uma multa e nem recorrer adianta, porque isso não funciona por aqui. Porém, a lei não permite que eu instale um acessorio visando a segurança, só pq não veio com o carro.

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 Título: Re: DRL serão obrigatórias, mas troca de lâmpadas será proib
MensagemEnviado: 01 Jun 2017 15:51 
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Como alguns falaram aqui, eu vou ser bem sincero na minha opinião. E pode guarda, lembrar e deixar dito aqui.

Isso ajuda um pouco no cotidiano?!?! Sim ajuda, ma anotem ai...

A Partir do ano 2021... carro de entrada no "Brasil".. 1.0, 1.3, 0.8 ou 0.5... Deus la que seja...

Vão custar de entrada mas de R$ 60.000,00... talvez tenha um promoção de R$ 59.999,00... igual o FORD KA faz... 39 termer num Ford KA :lol:

Não subiu drasticamente quando colocaram "Obrigatoriamente sendo que a maioria dos veículos já tinham" Ar-Bag e ABS?!?!

Voces acham que vai custa quanto a partir de 2021?

Vamos lá, fazem suas aposta, muitas pessoas e empresas vão ficar ricos nesta questão.

O HB20 chuto R$ 59,999,00 de entrada... hoje ela ja custa R$ 42.000,00

Vamos lá... valendo uma COCA de 2 litro... :lol:


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 Título: Re: DRL serão obrigatórias, mas troca de lâmpadas será proib
MensagemEnviado: 01 Jun 2017 16:20 
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Pelo que entendi, será apenas para os veículos novos.

Os antigos talvez devam andar com os faróis acesos mesmo.

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 Título: Re: DRL serão obrigatórias, mas troca de lâmpadas será proib
MensagemEnviado: 01 Jun 2017 18:59 
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bordini escreveu:
Pelo que entendi, será apenas para os veículos novos.

Os antigos talvez devam andar com os faróis acesos mesmo.

Enviado de meu SM-G610M usando Tapatalk


Sim, para os veiculos novos o dono não terá preocupação ou problemas, porque as montadoras vão rechear os modelos com tudo que for obrigatorio (e aumentar o custo, como disse o amigo acima). Mas o que acho pior é que aparentemente quem quiser adicionar um acessório desse tipo (que é perfeitamente possivel ser feito avulso, para varios modelos e assim também gerar empregos - como acontece com os faróis de neblina por exemplo) não vai poder colocar, pois foge das características de fábrica e fica passível a multa certamente.
As coisas aqui são burocráticas e engessadas demais e no final dá mais margem pra erro ou 'não pegar' do que fazer uma legislação mais abrangente com fiscalização efetiva.

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 Título: Re: DRL serão obrigatórias, mas troca de lâmpadas será proib
MensagemEnviado: 02 Jun 2017 08:46 
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Haverá um tempo adequado para as montadoras se adequarem.

Para mim, a lei será boa. Muita gente, irresponsavelmente, executa alterações amadoras nos faróis dos carros e acabam prejudicando terceiros nas rodovias por isto.
Só uma pena para quem faz as modificações de maneira profissional e que não prejudica outros condutores.

Abraços,

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 Título: Re: DRL serão obrigatórias, mas troca de lâmpadas será proib
MensagemEnviado: 02 Jun 2017 09:57 
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Se me lembro a lei vigente fala em faróis auxiliares, de neblina e de longa distância (milha) e limita quantos deles podem ser instalados.
Instalar um farol auxiliar (em acréscimo) não é a mesma coisa que modificar a lâmpada do farol original, coisa que acho bem sensato proibir.
Sempre critiquei a troca das lâmpadas originais dos carros. A pessoa não se importa com regulagem e correção do facho nem nada, mas apenas que fique na cor branco azulado da modinha... pqp.

Acho que se essa menção a faróis auxiliares não tenha sido, ou vá ser ainda, revogada, o DLR pode entrar nessa brecha como equipamento auxiliar de iluminação.
Na verdade o farol baixo não é o melhor dispositivo para funcionar como DLR porque é feito para não iluminar acima de determinada altura, para não ofuscar motoristas que venham em sentido contrário. Não basta ter 400 e 1200 candelas se a luz estiver direcionada para uma altura que não é visível pelos outros motoristas, como são, de regra, os faróis baixos.

Poderia haver nos postos da Polícia Rodoviária uma parede de verificação dos faróis, com a marcação de altura mínima e máxima do facho e qualquer carro poderia ser chamado para, de distância determinada, jogar sua luz baixa na parede. Se a luz estiver fora dos limites mínimo e máximo, receberia multa e retenção do carro até a correção da irregularidade.

Sds.

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 Título: Re: DRL serão obrigatórias, mas troca de lâmpadas será proib
MensagemEnviado: 02 Jun 2017 11:18 
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Tópico esse de real interesse geral !

E aproveitando a oportunidade, cito que dentre as muitas qualidades da linha HB20, particularmente o nosso HB20 após 4 anos e meio de utilização normal, não queimou sequer uma de suas muitas lampadas, demonstrando um cuidado perceptível na sua linha de montagem !

Informo ainda que tb não fiz nenhuma modificação nas lâmpadas originais desse HB20 que continua ainda com tudo absolutamente original de fábrica e funcionando perfeitamente !

Valeu colegas !

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