Danilo Koch escreveu:
Boa tarde !
Tenho um HB20 1.6 manual , 15/16, 28000 km .
A luz de falha do motor acendeu , levei a um mecânico de confiança há anos e foram trocadas as velas , passado scanner e a luz apagou.
Abasteci o carro e 2 dias depois a luz acendeu de novo .
Novamente levei ao mecânico e foi trocado a sonda lambda pré . Tudo ok, a luz apagou .
Enchi o tanque novamente e a luz acendeu de novo .
Sugestões , ajuda ?
Grato !
Boa noite colega Danilo e seja bem vindo ao forum !
Isso é uma ocorrência até corriqueira demais no mundo atual dos automóveis modernos já equipados com sistemas eletrônicos de injeção e de ignição, mas o que acontece é que o procedimento correto para a devida reparação desses veículos nem sempre é corretamente executado pelo pessoal que trabalha com esse tipo de manutenção.
E nesse seu caso, tudo indica que o mecânico que lhe atendeu não tinha disponível um scanner especifico para atender a linha HB20 e por causa disso, ele com certeza não conseguiu visualizar os códigos de falhas que estavam gravados na ECU desse HB20 e que indicam quais são os motivos e causas para essas falhas de funcionamento já registradas na ECU desse veículo.
E assim, infelizmente esse mecânico foi no "chutômetro" mesmo e julgou pela cabeça dele onde provavelmente estariam os motivos dessas falhas trocando todas essas peças talvez até desnecessariamente e com isso, esse procedimento apenas mascarou ainda mais esses defeitos, porém sem resolve-los definitivamente !!!
E vc foi infelizmente, a vítima desse procedimento errado e só lhe resta agora procurar uma CCS da rede Hyundai para que eles investiguem com uma maior precisão, pelos motivos reais que estão de fato provocando o acendimento dessa luz amarela no painel do seu HB20.
Obs : Provavelmente esse tipo de falha é provocado por algum sensor ou por alguma outra peça que está pifada do sistema de injeção desse motor e que esse mecânico não conseguiu realmente localizar.
É isso aí colega, boa sorte !