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Falha nas luzes de freio do HB20s 2014/2015 https://hb20clube.com.br/viewtopic.php?f=22&t=13551 |
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Autor: | JamesValle [ 03 Jan 2018 08:59 ] |
Título: | Falha nas luzes de freio do HB20s 2014/2015 |
Olá pessoal, tenho uma "questãozinha" para vocês! Será que podem dar uma força? Tenho um HB20s 2014/2015. Durante um passeio, um amigo notou que as luzes de freio não acendem, o que inclui as duas lâmpadas e o brakelight. Antes de chamar o seguro, eu fiz o seguinte checklist: - Checar se as lâmpadas estavam queimadas; (todas ok) - Checar o fusível do conjunto de freio; (ok) - Checar os fusíveis das lampadas. (ok) Depois de testar tudo sem sucesso, chamei o técnico do seguro. Ele mexeu nas mesmas coisas e disse apenas que devo estar sofrendo com uma pane elétrica. Afirmou que eu deveria levar o carro direto para a oficina. Perguntei então se não seria mal contato da cebolinha de freio, e ele apenas disse que "não tinha como saber". Meu medo é que alguém me cobre caro por alguma coisa que pode ser bem simples, como um mal contato. Como não entendo bem do assunto, fico com esse receio. Daí vem a pergunta: alguém já passou por esse tipo de problema antes? Sabe qual pode ser a origem do problema? Obrigado e um feliz 2018 a todos! |
Autor: | ianisgreek [ 03 Jan 2018 10:12 ] |
Título: | Re: Falha nas luzes de freio do HB20s 2014/2015 |
JamesValle escreveu: Olá pessoal, tenho uma "questãozinha" para vocês! Será que podem dar uma força? Tenho um HB20s 2014/2015. Durante um passeio, um amigo notou que as luzes de freio não acendem, o que inclui as duas lâmpadas e o brakelight. Antes de chamar o seguro, eu fiz o seguinte checklist: - Checar se as lâmpadas estavam queimadas; (todas ok) - Checar o fusível do conjunto de freio; (ok) - Checar os fusíveis das lampadas. (ok) Depois de testar tudo sem sucesso, chamei o técnico do seguro. Ele mexeu nas mesmas coisas e disse apenas que devo estar sofrendo com uma pane elétrica. Afirmou que eu deveria levar o carro direto para a oficina. Perguntei então se não seria mal contato da cebolinha de freio, e ele apenas disse que "não tinha como saber". Meu medo é que alguém me cobre caro por alguma coisa que pode ser bem simples, como um mal contato. Como não entendo bem do assunto, fico com esse receio. Daí vem a pergunta: alguém já passou por esse tipo de problema antes? Sabe qual pode ser a origem do problema? Obrigado e um feliz 2018 a todos! Seja bem vindo ao forum JamesValle e segundo esse seu relato, tudo leva a crer que se trata mesmo de algum defeito no sensor do pedal do freio e a simples substituição dele já resolveria esse caso. E se vc tem mantido a manutenção preventiva com as devidas revisões desse seu HB20 em dia, a garantia dele continua valendo normalmente e assim, esse tipo de defeito é perfeitamente coberto por ela em qualquer CCS da rede Hyundai. Boa sorte colega ! |
Autor: | JamesValle [ 03 Jan 2018 10:20 ] |
Título: | Re: Falha nas luzes de freio do HB20s 2014/2015 |
ianisgreek escreveu: Seja bem vindo ao forum JamesValle e segundo esse seu relato, tudo leva a crer que se trata mesmo de algum defeito no sensor do pedal do freio e a simples substituição dele já resolveria esse caso. E se vc tem mantido a manutenção preventiva com as devidas revisões desse seu HB20 em dia, a garantia dele continua valendo normalmente e assim, esse tipo de defeito é perfeitamente coberto por ela em qualquer CCS da rede Hyundai. Boa sorte colega ! Obrigado! Vou pegar o manual com as revisões e fazer uma visita ao CSS aqui perto! Abs |
Autor: | calbertouepb [ 05 Fev 2023 15:23 ] |
Título: | Re: Falha nas luzes de freio do HB20s 2014/2015 |
Olá pessoALL, desculpem ressuscitar o tópico, mas passei pelo mesmo problema recentemente e para tirar a dúvida antes de levar na concessionária resolvi testar o interruptor do pedal do freio. Esse interruptor está montado na haste do pedal do freio: A haste do freio está indicada pela seta azul, enquanto o interruptor está circulado na foto. Para retirar o interruptor (pelo menos no meu veículo, HB20 1.6 Automático Premium 2014/2015, pois existe outro modelo de interruptor com haste metálica e porca rosqueada) é necessário soltar a trava branca, indicada na foto abaixo: e depois girar o interruptor no sentido anti-horário para liberá-la do limitador. Testando o interruptor com a mão percebi que estava com mau contato no interior, às vezes funcionava e às vezes não funcionava então, antes de comprar uma nova para substituir decidi abrir e verificar o estado interno dos componentes. Na verdade o funcionamento do interruptor é bem simples, consiste em um pino plástico com alguns ressaltos que abrem e fecham os contatos do interruptor quando o pino é empurrado pelo pedal. Inspecionando a parte interna percebi que os contatos estavam bem sujos, o que estava gerando o mau contato e percebi também um certo empeno na chapa onde ficam os contatos que acionam as luzes de freio. Creio ser um projeto mal planejado a forma como os contatos são acionados pois da forma que está durante o repouso do pedal de freio, o que ocorre 99% do tempo, o pino do interruptor fica pressionando a chapa para abrir os contatos, o que com o tempo acaba empenando a chapa e abrindo os contatos permanentemente, o que faz com que as luzes não mais acendam, forçando a troca do interruptor. O que não deixa de ser uma vantagem para a Hyundai, pois de outra forma não haveria necessidade de trocar esse interruptor Após a limpeza e o desempeno da chapa os contatos voltaram a trabalhar corretamente. E assim consegui resolver o problema que estava ocorrendo com as luzes de freio do carro. Estou explanando aqui o serviço executado apenas a título informativo, com o intuito de explicar como o circuito funciona e como testá-lo a fim de identificar o problema, e não recomendo a realização desse serviço caso não tenha experiência e conhecimento necessário para montar e desmontar componentes elétricos do carro. De toda forma, em caso de dúvida com o funcionamento do carro sempre é melhor levar na concessionária, a fim de executar os serviços de inspeção e reparo da forma mais adequada possível. Grato pela atenção. |
Autor: | OSilva [ 05 Fev 2023 16:43 ] |
Título: | Re: Falha nas luzes de freio do HB20s 2014/2015 |
calbertouepb escreveu: Olá pessoALL, desculpem ressuscitar o tópico, mas passei pelo mesmo problema recentemente e para tirar a dúvida antes de levar na concessionária resolvi testar o interruptor do pedal do freio. Esse interruptor está montado na haste do pedal do freio: A haste do freio está indicada pela seta azul, enquanto o interruptor está circulado na foto. Para retirar o interruptor (pelo menos no meu veículo, HB20 1.6 Automático Premium 2014/2015, pois existe outro modelo de interruptor com haste metálica e porca rosqueada) é necessário soltar a trava branca, indicada na foto abaixo: e depois girar o interruptor no sentido anti-horário para liberá-la do limitador. Testando o interruptor com a mão percebi que estava com mau contato no interior, às vezes funcionava e às vezes não funcionava então, antes de comprar uma nova para substituir decidi abrir e verificar o estado interno dos componentes. Na verdade o funcionamento do interruptor é bem simples, consiste em um pino plástico com alguns ressaltos que abrem e fecham os contatos do interruptor quando o pino é empurrado pelo pedal. Inspecionando a parte interna percebi que os contatos estavam bem sujos, o que estava gerando o mau contato e percebi também um certo empeno na chapa onde ficam os contatos que acionam as luzes de freio. Creio ser um projeto mal planejado a forma como os contatos são acionados pois da forma que está durante o repouso do pedal de freio, o que ocorre 99% do tempo, o pino do interruptor fica pressionando a chapa para abrir os contatos, o que com o tempo acaba empenando a chapa e abrindo os contatos permanentemente, o que faz com que as luzes não mais acendam, forçando a troca do interruptor. O que não deixa de ser uma vantagem para a Hyundai, pois de outra forma não haveria necessidade de trocar esse interruptor Após a limpeza e o desempeno da chapa os contatos voltaram a trabalhar corretamente. E assim consegui resolver o problema que estava ocorrendo com as luzes de freio do carro. Estou explanando aqui o serviço executado apenas a título informativo, com o intuito de explicar como o circuito funciona e como testá-lo a fim de identificar o problema, e não recomendo a realização desse serviço caso não tenha experiência e conhecimento necessário para montar e desmontar componentes elétricos do carro. De toda forma, em caso de dúvida com o funcionamento do carro sempre é melhor levar na concessionária, a fim de executar os serviços de inspeção e reparo da forma mais adequada possível. Grato pela atenção. Muito bom! Parabéns! |
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