Bem-vindo: 28 Mar 2024 04:12

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 4 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Piloto semi-automático universal
MensagemEnviado: 31 Mai 2018 18:10 
Offline

Registrado em: 13 Set 2014 21:49
Mensagens: 51
Piloto semi-automático universal

Descrição

Utilizar um segundo acelerador eletrônico para fornecer um sinal fixo para o motor eliminando a necessidade de ficar com o pé no pedal.

Funciona em veículos automáticos ou manuais de qualquer marca que utilize acelerador eletrônicos, porém precisa ajustar a pinagem do acelerador que pode mudar dependendo do modelo/marca.

Seguro de usar pois se desarma ao pisar no pedal de freio como nos equipamentos comerciais.

Equipamento de menor custo, cerca de R$ 350,00, em relação aos disponíveis no mercado, que estão de R$ 1.000,00 à R$ 2.600,00

Funciona perfeitamente em faixas planas, podendo se ajustar manualmente a velocidade com botão de acelerador manual para alterar a velocidade ou subir de descer aclives/declives.

O acelerador original continua funcionando em conjunto com o piloto automático ativado

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Fotos instalado no HB20
Botão de acionamento junto a chave
Imagem

Controle de velocidade por botão e LED indicador
Imagem


A lógica interna é a seguinte:
- O relé DNI 126 (ou 136 ou 134) que designei como relé A manda um sinal de 12V para o relé DNI415 e para os relés B e C, mas os desliga caso receba o sinal de 12V do pedal de freio acionado, desarmando todo o sistema.
- O relé DNI 415 que está energizado pelo DNI 126A ao receber um pulso negativo do botão acionador, arma os relés DNI 126B e DNI 126C e o LED indicador com o terra em conjunto com os 12V do DNI 126A. Com um novo pulso negativo do botão o sistema é desarmardo.
- Os relés DNI 126B e DNI 126C levam os sinais 1 e 2 do acelerador eletrônico extra enviando o sinal para a ECU.

Lembrando que os números ao lado dos pinos dos relés são a numeração do próprio relé.

Removemos a mola de retorno do segundo acelerador e colocamos um feltro dentro para que não fique solto e possa ser mantido em uma posição fixa.

O sistema pode ser usado com a mão movendo o acelerador para a posição desejada de velocidade, mas como estamos falando de movimentos de milímetros, preferi usar um motor de passo para ter maior precisão.

A chave de onda irá enviar os pulsos para o motor de passo, eliminando a necessidade de uma placa controladora.

Ao rearmar o sistema o acelerador estará na última posição retomando a última velocidade “programada”.

O suporte do motor de passo foi feito em impressora 3D mas pode ser feito a mão com madeira.

As engrenagens plásticas foram retiradas de um vídeo-cassete estragado.

Custos:

3 relés DNI 126 ou 136 ou 143 R$ 5,00 cada

1 relé DNI 415 R$ 35,00

2 chicotes conectores de acelerador GM (serve no HB20 também) R$ 25,00 cada
1 Pedal de acelerador usado R$ 110,00

1 botão de acionamento R$ 15,00

1 Led vermelho ou verde R$ 5,00

6 terminais de conexão finos R$ 3,00 cada, mas eu usei um conector de Fonte de PC cortado e ajustado os pinos (vide foto)

1 resistor de 500 ohms R$ 1,00

30 terminais de conexão normais R$ 3,00 cada

10 metros de fio de muitas cores (usei os de algumas fontes de PC queimada)

Se quiser o controle mais preciso:
Chave de onda rotativa R$ 15,00 (pode ser 2: 12 como eu tinha, ou 1:4, 2:8, basicamente qualquer uma que envie 4 sinais para os 4 fios do motor de passo um por vez.)
Motor de passo 6 pinos 12V usado R$ 25,00

Total: 379,00 ou menos se reciclar fios, conetores e outras coisas, ou cortar os fios e fazer as emendas neles, eu preferi não os cortar e usar os conectores.

O único cuidado maior é não acionar o sistema com o carro em neutro, pois o motor irá acelerar até a rotação máxima.

Eu instalei no HB20 da minha mulher, pois a Zafira já tem e sinto muito a falta dele na estrada, mas como falei no início, serve em qualquer veículo com acelerador eletrônico, bastando ajustar a pinagem para ver os pinos da saída de sinal de cada marca/modelo.

O 12V pós cheve pode ser do acendedor de cigarros/tomada 12 V assim como o terra.

Depois é só esconder tudo em baixo do painel.


Editado pela última vez por CarlosZ em 02 Jun 2018 09:03, em um total de 6 vezes.

Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Piloto semi-automático universal
MensagemEnviado: 31 Mai 2018 19:17 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Parabéns colega CarlosZ pela postagem desse interessante projeto desse piloto aut.

Achando-se essas peças dá para montar tudo sem maiores dificuldades e ele fica perfeitamente funcional.

Agradeço pq tenho real interesse em instalar um sistema desses no nosso HB20 1.6 principalmente para usa-lo em viagens.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Piloto semi-automático universal
MensagemEnviado: 22 Fev 2019 12:58 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 08 Jun 2015 08:37
Mensagens: 158
ianisgreek escreveu:
Parabéns colega CarlosZ pela postagem desse interessante projeto desse piloto aut.

Achando-se essas peças dá para montar tudo sem maiores dificuldades e ele fica perfeitamente funcional.

Agradeço pq tenho real interesse em instalar um sistema desses no nosso HB20 1.6 principalmente para usa-lo em viagens.



Muito interessante, alguém experimentou fazer esse Cruise Control? Eu gostaria muito de instalar no meu, é algo muito útil, até mesmo pra andar em alguns trechos da cidade, como vias expressas e tudo mais.

Achei um da WZ Control para vender por algo em torno de 1000 reais. Vale a pena?

_________________
HB20S 1.0 Limited 2023[atual]
HB20 1.0 Comfort 2015[anterior]


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Piloto semi-automático universal
MensagemEnviado: 22 Fev 2019 13:59 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
samuelbreder escreveu:
ianisgreek escreveu:
Parabéns colega CarlosZ pela postagem desse interessante projeto desse piloto aut.

Achando-se essas peças dá para montar tudo sem maiores dificuldades e ele fica perfeitamente funcional.

Agradeço pq tenho real interesse em instalar um sistema desses no nosso HB20 1.6 principalmente para usa-lo em viagens.



Muito interessante, alguém experimentou fazer esse Cruise Control? Eu gostaria muito de instalar no meu, é algo muito útil, até mesmo pra andar em alguns trechos da cidade, como vias expressas e tudo mais.

Achei um da WZ Control para vender por algo em torno de 1000 reais. Vale a pena?



O preço desses kit de cruse control paralelos gira ao redor desse valor mesmo.

A utilidade é relativa, ou seja, é uma comodidade bem vinda para quem viaja mais ou mesmo apenas para se ter esse acessório disponível nos HB20 já que a dona Hyundai do Brasil nos mostra que nunca se importou com isso, infelizmente !!!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 4 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB