Bem-vindo: 27 Abr 2024 07:24

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 10 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Travas das portas acionando sem parar
MensagemEnviado: 09 Nov 2022 19:24 
Offline

Registrado em: 09 Nov 2022 19:07
Mensagens: 9
Boa noite a todos!
Estou com um problema no meu hb20 hatch 13/14
Quando ligo o carro e acelero, ao passar dos 10km/h as travam trancam as portas automaticamente, isso sempre funcionou, mas ultimamente sempre que ligo e saio com o carro, a trava tenta travar 4 vezes seguidas, mesmo a porta ja estando travada.

Quando saio do carro e dou o comando de travar pela chave ele também não pisca as luzes de seta, que deveriam piscar uma vez, sinalizando que houve o travamento das portas e acionamento do alarme. As portas ficam travadas corretamente mas é como se o carro entendesse que há uma porta aberta.

Vi no forum que isso poderia ocorrer caso alguma porta ou capô estivessem abertos, no entanto as 4 portas e o porta malas estão fechados e não aparece advertência no painel, o capo esta também firmemente fechado (apesar de não ter luz de capô no painel).
Os dois problemas apareceram ao mesmo tempo, por isso devem estar relacionados...

Como sou técnico em eletrônica, tenho condições de fazer o reparo , fiz os testes dos sensores de porta, capo e porta malas e estão ok, mas como não tenho esquema elétrico, fica mais difícil identificar o problema

Gostaria de dicas do que pode ser, caso não resolva, pensei em instalar uma alarme positron...
Caso consiga resolver, posto aqui os resultados
Obrigado!!


Editado pela última vez por ewerton91 em 10 Nov 2022 19:17, em um total de 1 vez.

Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Travas das portas acionando sem parar
MensagemEnviado: 09 Nov 2022 20:09 
Offline

Registrado em: 09 Nov 2022 19:07
Mensagens: 9
Consegui o esquema unifilar elétrico do hb20, o sistema de alarme e trava estão na pagina 120, vou testar o módulo bcm e posto os resultados.

O manual está anexo a esta resposta, acredito ser de grande ajuda a todos.

Obs.: Não consegui postar o manual em pdf poiso fórum não permite, vou deixar apenas uma foto da página, quem quiser o manual fale diretamente comigo.


Anexos:
IMG_20221109_200839.jpg
IMG_20221109_200839.jpg [ 333.77 KiB | Exibido 12218 vezes ]
Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Travas das portas acionando sem parar
MensagemEnviado: 09 Nov 2022 20:49 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 18 Abr 2015 14:24
Mensagens: 2781
muito interessante ver que o sistema contempla trava de teto, mas salvo engano, não há a opção te teto solar nos HB20.

Esse manual que vc tem tem a eletrica do carro todo?

_________________
HB20 Premium 1.6AT - 16/16
Acesse a garagem clicando aqui.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Travas das portas acionando sem parar
MensagemEnviado: 10 Nov 2022 19:47 
Offline

Registrado em: 09 Nov 2022 19:07
Mensagens: 9
OSilva escreveu:
muito interessante ver que o sistema contempla trava de teto, mas salvo engano, não há a opção te teto solar nos HB20.

Esse manual que vc tem tem a eletrica do carro todo?


Sim, o manual é bem completo, fiz upload dele no onedrive, no link abaixo

https://drive.google.com/file/d/1dcBvxW ... p=drivesdk


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Travas das portas acionando sem parar
MensagemEnviado: 10 Nov 2022 19:54 
Offline

Registrado em: 09 Nov 2022 19:07
Mensagens: 9
OSilva escreveu:
muito interessante ver que o sistema contempla trava de teto, mas salvo engano, não há a opção te teto solar nos HB20.

Esse manual que vc tem tem a eletrica do carro todo?


Na real eu não vi ilustração representando trava de teto.
Mas falando em teto, vou testar o modulo das luzes de teto, pois tem alguns fios que estão em serie com o sistema das travas..


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Travas das portas acionando sem parar
MensagemEnviado: 10 Nov 2022 20:17 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 18 Abr 2015 14:24
Mensagens: 2781
ewerton91 escreveu:
OSilva escreveu:
muito interessante ver que o sistema contempla trava de teto, mas salvo engano, não há a opção te teto solar nos HB20.

Esse manual que vc tem tem a eletrica do carro todo?


Na real eu não vi ilustração representando trava de teto.
Mas falando em teto, vou testar o modulo das luzes de teto, pois tem alguns fios que estão em serie com o sistema das travas..


ESQUEÇA! erro de leitura meu. Eu vi a imagem numa tela menor e a inscrição TETD, ficou parecida com TETO, e ai fiz confusão :oops:

_________________
HB20 Premium 1.6AT - 16/16
Acesse a garagem clicando aqui.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Travas das portas acionando sem parar
MensagemEnviado: 18 Nov 2022 10:37 
Offline

Registrado em: 26 Jun 2019 21:58
Mensagens: 171
Muito bom o documento, vlw por compartilhar

_________________
HB20S 1.6 AT 2016/17 Premium
Chooper elétrica X14 2022


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Travas das portas acionando sem parar
MensagemEnviado: 18 Nov 2022 14:05 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
Acredito que essas falhas nessas travas elétricas sejam algum sensor em curto ou mesmo algum curto em alguma dessas travas .

Convém tbm nesses casos , checar toda a fiação dessas travas pq em se tratando de parte elétrica, algum curto pode estar ocorrendo e assim , bagunçar com o correto funcionamento desse sistema.

E em se tratando de sistema elétrico automotivo, penso que conta muito o fator sorte pq no nosso atual HB20 1.6 13/13 , quase completando os 10 anos de uso regular e um pouco mais de 100 mil kms rodados e até agora está com todo o seu sistema elétrico funcionando perfeito e sem apresentar problemas inclusive em todo esse tempo de uso, apenas a lampada da luz de placa traseira que necessitou ser substituída permanecendo todas as demais lâmpadas ainda as originais de fábrica.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Travas das portas acionando sem parar
MensagemEnviado: 26 Nov 2022 13:44 
Offline

Registrado em: 09 Nov 2022 19:07
Mensagens: 9
Boa tarde.
Consegui resolver o problema, era mais simples do que parecia.
Um tempo atras tinha instalado uma câmera de ré no carro, pra alimentar a câmera com 12v conectei ela num chicote traseiro que fica do lado do chicote da luz do porta malas, quanto eu engatava ré a camera recebia 12v e funcionava. No entanto essa linha de 12v fazia parte do sistema de travas, quando as portas estavam fechadas essa linha recebia cerca de 2v e de alguma forma a câmera estava atuando de forma resistiva no circuito de travas, então eu conectei a camera direto no conectores de uma lampada de ré, a câmera funcionou normalmente e o sistema de travas e alarmes voltou ao normal.
Obrigado a todos.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Travas das portas acionando sem parar
MensagemEnviado: 26 Nov 2022 13:50 
Offline

Registrado em: 09 Nov 2022 19:07
Mensagens: 9
ianisgreek escreveu:
Acredito que essas falhas nessas travas elétricas sejam algum sensor em curto ou mesmo algum curto em alguma dessas travas .

Convém tbm nesses casos , checar toda a fiação dessas travas pq em se tratando de parte elétrica, algum curto pode estar ocorrendo e assim , bagunçar com o correto funcionamento desse sistema.

E em se tratando de sistema elétrico automotivo, penso que conta muito o fator sorte pq no nosso atual HB20 1.6 13/13 , quase completando os 10 anos de uso regular e um pouco mais de 100 mil kms rodados e até agora está com todo o seu sistema elétrico funcionando perfeito e sem apresentar problemas inclusive em todo esse tempo de uso, apenas a lampada da luz de placa traseira que necessitou ser substituída permanecendo todas as demais lâmpadas ainda as originais de fábrica.


Felizmente resolvi o problema, como comentei acima, apenas para pontuar, meu hb20 14 1.0 tem 190 mil km rodados, e nunca tive problema eletrico, este problema das travas foi eu mesmo que causei.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 10 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 21 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB