OSilva escreveu:
Eduardo Thadeu escreveu:
Também tem sensor de luminosidade no meu X, mas não uso, gosto de entrar em um túnel já com o farol ligado, talvez use algum dia.
é bom quando se viaja entre final da tarde e inicio de noite, ae ele liga sozinho e ajuda um pouco. Temos aqui também mas o uso é raro.
Nesse sentido tem um lance que seria bom que as pessoas levassem em conta.
Muitas estradas com orientação próxima de leste/oeste e com pista simples, os carros que vêm do poente estão a favor da luz, veem tudo mais brilhante e demoram mais para sentir necessidade de acender os faróis.
Por outro lado, os motoristas que seguem contra a luz veem muito menos, são ofuscado pela luz do poente e gostariam que todos os carros em sentido contrário já estivessem com os faróis acesos, principalmente para facilitar a verificação da possibilidade de ultrapassagem.
Inclusive esses motoristas acendem os próprios faróis para incentivar os carros do outro sentido a fazerem o mesmo, mas os outros motoristas estão vendo ainda tão claro que nem entendem porque o povo quem vem já está de faróis acesos...
Em suma, nesses casos (e talvez em quaisquer outros), se imaginar na situação do outro ajuda a tornar o trânsito mais seguro.
Eu, como quero muito ser visto, viajo sempre com os faróis acesos.
Inclusive, não é má ideia que os "safety day-light" sejam os faróis altos.
Primeiro porque são mais visíveis, e sendo de dia, nenhum farol alto ofusca ninguém, porque a luz do dia é muito mais forte.
Desse modo a gente preserva as lâmpadas (cuja duração é contada em horas) dos faróis baixos, que em média são mais usados e mais imprescindíveis que os faróis altos.
Mesmo no HB20, que a lâmpada é H4, a mesma para o alto e o baixo, ela queima sempre um filamento ou outro (na verdade, se não for por sobretensão, ela queima sempre o baixo, porque é o que tem mais horas de funcionamento).
Se queimar a lâmpada inteira (o alto e o baixo), pode crer que é fusível ou
mau contato.
Abraço,