Bem-vindo: 30 Abr 2024 17:28

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 15 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Giro alto na partida / Reset da injeção eletrônica
MensagemEnviado: 06 Abr 2014 21:45 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Abr 2014 21:28
Mensagens: 3
Prezados Amigos, boa noite!

Meu carro, HB20 1.6 Style, veio bem da concessionária. Quando ligava o carro, ainda frio, o giro subia para 1250 rpm, ficava por ali e ia baixando gradativamente.
Após uns 700 km rodados até hoje, o giro, de uma hora pra outra, no momento em que ligo o carro frio, passou a subir em torno de 2250 rpm, fica por lá uns 2 ou 3 segundos, cai pra 1250, fica um tempão e depois reduz. Com isso dá pra ouvir os tuchos baterem por um tempo.

Fui à concessionária, e, após ser muito bem atendido pela AGO através do mecânico Pablo, a injeção foi resetada e o problema sumiu. Após dois dias, o problema voltou a acontecer e não parou mais.

Todos nós, que entendemos um pouquinho de mecânica, sabemos que não é bom ligar o carro em giro alto, que é bom esquentar um pouco o carro (o óleo) antes de sair, principalmente por conta da viscosidade. Mesmo nos óleos novos sendo baixa, nunca é ideal a frio total.

Pois bem, peço a ajuda dos senhores nos seguintes quesitos:

1) Alguém poderia me dizer, quando frio, para quantos rpm o motor sobe ASSIM que liga o carro? Seria 2250 rpm algo normal?
2) Pode ser um palpite sem sorte, mas tenho a impressão que isto passou a ocorrer depois do seguinte fato: ao descer uma ladeira com o carro desligado, liguei o motor no ponto morto, virando a chave normalmente (sem tranco), com o carro a uns 40 km/h. Eu sei que o sensor de velocidade é ativado com chave virada e motor parado. Faço isso ocasionalmente e, no momento em que liguei o carro na última vez, já percebi um aumento do giro na partida. Será que essa situação está provocando algum erro no módulo de injeção?
3) Alguém sabe como resetar o módulo para que, mesmo de forma momentânea, resolver o problema? Dói o ouvido perceber os tuchos batendo!

Obrigado desde já!

Tamer Salmem


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Giro alto na partida / Reset da injeção eletrônica
MensagemEnviado: 07 Abr 2014 09:47 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 09 Jul 2013 19:39
Mensagens: 1102
Localização: Porto Alegre
Bom dia Amigo,

Vou responder seguindo teus questionamentos, ok?

tamer79 escreveu:
Meu carro, HB20 1.6 Style, veio bem da concessionária. Quando ligava o carro, ainda frio, o giro subia para 1250 rpm, ficava por ali e ia baixando gradativamente.
Após uns 700 km rodados até hoje, o giro, de uma hora pra outra, no momento em que ligo o carro frio, passou a subir em torno de 2250 rpm, fica por lá uns 2 ou 3 segundos, cai pra 1250, fica um tempão e depois reduz. Com isso dá pra ouvir os tuchos baterem por um tempo


É muito provável que teu motor subia menos giro na partida quando novo, pois ainda estava "preso" ou em processo de amaciamento, todas as peças estavam indo para as tolerâncias de uso.
Depois de um certo tempo ele fica mais "solto", isto explicaria a mudança de rpm na partida, assim como de desempenho e consumo.

O meu HB20 1.0, quando na partida, sobe a 1750rpm, porém isto é por um fração de segundo, não chega nem a 1 seg., depois cai para 1100 a 1200 rpm até aquecer completamente, e depois vai para pra 900 rpm, o que é normal de qq carro.

Um pico de 2250 rpm até não acho estranho, porém ficar 3 segundos nesta rotação é realmente é intrigante. Será atuador de marcha lenta?

tamer79 escreveu:
Todos nós, que entendemos um pouquinho de mecânica, sabemos que não é bom ligar o carro em giro alto, que é bom esquentar um pouco o carro (o óleo) antes de sair, principalmente por conta da viscosidade. Mesmo nos óleos novos sendo baixa, nunca é ideal a frio total.


Tua afirmação está correta, porém este tempinho não é para esquentar o óleo, é bom ligar o carro e esperar cerca de 2 a 3 seg. antes de sair, porém não é por causa da temperatura do óleo, e sim é pelo tempo para a bomba bombea-lo do carter até a parte de cima do motor.

Não precisamos "esquentar o óleo", pois ele já é especificado para o trabalho com a viscosidade a frio e a quente, os chamados multiviscosos (Ex: SAE 5W30 / 10W40 / etc..) tem viscosidade SAE 5W (winter, em inglês) para trabalho a frio (inverno) e SAE30 em trabalho a quente.

tamer79 escreveu:
1) Alguém poderia me dizer, quando frio, para quantos rpm o motor sobe ASSIM que liga o carro? Seria 2250 rpm algo normal?


É um pouco alta, mas não acho tão absurdo esta rpm de partida, porém ficar 3 seg. nesta rpm acho realmente estranho.

tamer79 escreveu:
2) Pode ser um palpite sem sorte, mas tenho a impressão que isto passou a ocorrer depois do seguinte fato: ao descer uma ladeira com o carro desligado, liguei o motor no ponto morto, virando a chave normalmente (sem tranco), com o carro a uns 40 km/h. Eu sei que o sensor de velocidade é ativado com chave virada e motor parado. Faço isso ocasionalmente e, no momento em que liguei o carro na última vez, já percebi um aumento do giro na partida. Será que essa situação está provocando algum erro no módulo de injeção?


Não sei te responder esta, mas provavelmente o "sensor de rotação" pode apanhar um pouco mas a I.E. é para se ajustar normalmente.
Mas o giro pode ter saltado, pois vc já tinha inércia né, estava a 40Km/h, não foi o motor de partida que te deu esta inércia.

Agora te pergunto pq fazer este tipo de procedimento para arrancar o carro?
Pq não arranca normalmente com o carro parado e pela chave?
Não vejo nenhuma vantagem nisto.

tamer79 escreveu:
3) Alguém sabe como resetar o módulo para que, mesmo de forma momentânea, resolver o problema? Dói o ouvido perceber os tuchos batendo!


Não sei como fazer isto no HB20, acho que só tendo o scanner mesmo!

Abraço


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Giro alto na partida / Reset da injeção eletrônica
MensagemEnviado: 07 Abr 2014 11:21 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Abr 2014 21:28
Mensagens: 3
Diogo, bom dia!
Antes de mais nada, obrigado por sua atenção!

Sobre o motor "preso", talvez possamos destacar esta opção pois, conforme escrevi, após resetar a injeção pela primeira vez, o giro voltou ao normal, subindo para 1250 rpm. Além disso, as tolerâncias de usinagem hoje em dia permitem livre movimentação do eixo (com válvulas abertas). Acho também que não teria subido de uma hora pra outra. Se o motor estivesse "preso", na primeira subida de giro a 4000 rpm com 600°C lá dentro, as "imperfeições" de usinagem sumiriam e acabariam no filtro de óleo, "soltando" o motor, pois uma imperfeição capaz de segurar o giro daquela forma seria algo considerável.

Sobre o aquecimento do óleo, você tem toda razão. Os sintéticos vêm especificados com uma viscosidade menor para frio. Os testes de temperatura para especificar a viscosidade são feitos a 40°C (winter) e a 100°C. Daí, mede-se a viscosidade. Porém, e isso é uma opinião pessoal, acredito que os motores trabalhem com mais segurança em uma faixa de viscosidade menor, girando em torno dos 100/120 graus, para que as impurezas evaporem e mantenham o óleo em melhores condições, lubrificando melhor. Por isso, há fabricantes que dizem que carro que roda muito em estrada tem o óleo em piores condições após uma distância rodada, que se comparado a um carro de cidade. Na estrada, a temperatura do óleo se mantém abaixo da temperatura de evaporação desses resíduos.

Sobre a pressão subir em 2 ou 3 segundos, também concordo com você. Apesar da camisa do cilindro ser lubrificada por salpicos, o óleo não passou de 3 bar antes de 2 segundos, o que me faz pensar que seja este o motivo da bateção dos tuchos. Não sei bem como os tuchos funcionam, por isso minha dúvida.

Por fim, eu ligo o carro nessas condições apenas quando pego engarrafamento na descida da serra Grajaú-Jacarepaguá aqui no Rio de Janengarrafamento, quando estou indo para o trabalho. Como é descida e perco uns 20 ou 30 minutos ali, costumo desligar o carro e ligo novamente quando estou chegando no fim. Normalmente, o carro está em movimento quando isso acontece.

Se eu deixar o cabo da bateria desconectado por 1 semana será que consigo resetar o módulo??

Grande abraço!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Giro alto na partida / Reset da injeção eletrônica
MensagemEnviado: 07 Abr 2014 15:26 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 09 Jul 2013 19:39
Mensagens: 1102
Localização: Porto Alegre
tamer79 escreveu:

...Sobre a pressão subir em 2 ou 3 segundos, também concordo com você. Apesar da camisa do cilindro ser lubrificada por salpicos, o óleo não passou de 3 bar antes de 2 segundos, o que me faz pensar que seja este o motivo da bateção dos tuchos. Não sei bem como os tuchos funcionam, por isso minha dúvida.


Não sou expert neste motor Gamma, mas pelo que sei dele não tem tuchos hidráulicos, são totalmente mecânicos (estilo motores APs), logo já sabe né, terá que regula-los, talvez está aí teu problema.

tamer79 escreveu:
Por fim, eu ligo o carro nessas condições apenas quando pego engarrafamento na descida da serra Grajaú-Jacarepaguá aqui no Rio de Janengarrafamento, quando estou indo para o trabalho. Como é descida e perco uns 20 ou 30 minutos ali, costumo desligar o carro e ligo novamente quando estou chegando no fim. Normalmente, o carro está em movimento quando isso acontece.


Não te aconselho a fazer isto, não terá grande economia de combustível, e ainda tem o risco de acidente, pois teu servo-freio não funciona com motor desligado!

tamer79 escreveu:
Se eu deixar o cabo da bateria desconectado por 1 semana será que consigo resetar o módulo??


Sinceramente não sei responder, mas procure um CSS. Acho que o caminho é este!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Giro alto na partida / Reset da injeção eletrônica
MensagemEnviado: 12 Abr 2014 20:40 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 27 Fev 2013 02:38
Mensagens: 504
Essa aceleração acontece devido ao sensor de temperatura apenas durante a primeira partida (motor frio) e conforme aquece estabiliza a marcha lenta do veiculo totalmente normal... O fato do giro ter aumentado um pouco mais q o habitual pode tbm ser causado por combustível ruim ...e resetando o modulo como foi feito o módulo simplesmente apaga as leituras feitas pela sonda lambda normalizando o funcionamento... Mas depois de algum tempo utilizando o mesmo combustível o módulo ira novamente fazer a lenta oscilar mais alto.
O técnico Pablo q lhe atendeu , é considerado o melhor técnico Hyundai a nível Brasil no ano passado e ganhou inclusive uma viagem p Coréia onde disputou um campeonato entre vários países .....esse ta conhecido em todo país pelas css


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Giro alto na partida / Reset da injeção eletrônica
MensagemEnviado: 13 Abr 2014 22:34 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Abr 2014 21:28
Mensagens: 3
Pois é... Me pareceu muito competente mesmo! Ficamos bastante tempo conversando sobre preparação de carros, ele inclusive me contou sobre essa viagem para a fábrica. Além de ter prestado um ótimo atendimento, me pareceu mesmo conhecer bastante.
Contudo, nunca tinha visto acontecer em nenhum HB20 o que aconteceu com o meu. Não pode ser combustível ruim, só uso Podium de um posto-escola da Petrobras, ou seja, o posto é monitorado pela Petrobras diariamente.
Penso que algum sensor possa estar enviando um sinal ruim. Pensei no sensor de temperatura, colocamos o computador plugado no módulo e marcou os 90°C certinho, depois de quente, claro. Talvez devamos monitorar o sinal quando frio, o que, devido a demanda da oficina, será um pouco difícil de fazer se não deixar o carro por lá.
Queria saber de quem mais tiver um HB20 1.6 a rotação assim que da a partida no motor.

Obrigado pela resposta! Grande abraço e boa semana!


Sent from my iPad using Tapatalk HD


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Giro alto na partida / Reset da injeção eletrônica
MensagemEnviado: 31 Jul 2014 10:57 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 12 Abr 2014 20:43
Mensagens: 250
Localização: Três Lagoas MS
Tenho um 1.6 e o giro vai em 2000 rpm na primeira partida...na segunda partida segue normal.
Isso ocorre tanto usando Gasolina como Etanol, sendo que o tanquinho tá com gasolina.

Já aconteceu de em dias muito frios acontecer uma ou duas vezes ao dia...mas em dias quentes somente na primeira partida.

Alguém pode afirmar se isso é normal?

_________________
CRETA PRESTIGE 2.0 16/17 PRATA METAL
HB20 HATCH CONFORT 1.0 16/16 BRANCO


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Giro alto na partida / Reset da injeção eletrônica
MensagemEnviado: 31 Jul 2014 11:50 
Offline

Registrado em: 24 Fev 2013 01:23
Mensagens: 165
Localização: Rio
O meu Premium At acontece a mesma coisa, o giro vai ate 2500 e fica por uns segundos... Depois vai abaixando e parece que o carro nem ta ligado.

Preciso conhecer esse Pablo, pra ver se resolve meus problemas, comprei na AGO, porem nunca fui apresentado. Só falam o nome dele...

_________________
1º - Premium hatch AT prata 14/14 BTAUDIO
2º - Premium hatch AT preto 15/15 BTAUDIO + couro


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Giro alto na partida / Reset da injeção eletrônica
MensagemEnviado: 21 Nov 2014 22:20 
Offline

Registrado em: 12 Nov 2014 16:55
Mensagens: 154
Troca o óleo e depois joga um militec e abasteça um tanque de gasosa pódium.

Nunca ví um carro que nao fique uma beleza depois disso


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: Re: Giro alto na partida / Reset da injeção eletrônica
MensagemEnviado: 23 Nov 2014 18:25 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 19 Jan 2014 23:31
Mensagens: 534
Localização: Jaboticabal-SP (Rib.Preto)
Realmente curioso esses relatos. Vou reparar no meu também e conto. De qualquer maneira onde vcs moram ?? Cidades frias ??
Aqui no interior de SP o negócio ferve desde cedo, mas mesmo assim a primeira partida o motor joga a rotação lá pelos 1500 rpm.

>>>Descobri também que depende do tempo que vc gira a chave pra dar a partida, não sei se isto é possível mas aconteceu em vários testes que fiz:

1) Se vc gira e segura bem pouco, coisa de menos de 1 segundo o motor liga, vai a uns 1200rpm e fica em baixa rotação normal.

2)Se vc gira a chave por uns 2 segundos ou mais tenho a impressão que o motor liga, mas o motor elétrico de partida ainda continua dando uma empurrada extra...até que ele para. Não sei se isso é possível mas tive essa impressão pois ao fazer isso a rotação ficou mais elevada por uns 3 ou 4 segundos mesmo.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 15 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 17 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB