Bom dia Amigo,
Vou responder seguindo teus questionamentos, ok?
tamer79 escreveu:
Meu carro, HB20 1.6 Style, veio bem da concessionária. Quando ligava o carro, ainda frio, o giro subia para 1250 rpm, ficava por ali e ia baixando gradativamente.
Após uns 700 km rodados até hoje, o giro, de uma hora pra outra, no momento em que ligo o carro frio, passou a subir em torno de 2250 rpm, fica por lá uns 2 ou 3 segundos, cai pra 1250, fica um tempão e depois reduz. Com isso dá pra ouvir os tuchos baterem por um tempo
É muito provável que teu motor subia menos giro na partida quando novo, pois ainda estava "preso" ou em processo de amaciamento, todas as peças estavam indo para as tolerâncias de uso.
Depois de um certo tempo ele fica mais "solto", isto explicaria a mudança de rpm na partida, assim como de desempenho e consumo.
O meu HB20 1.0, quando na partida, sobe a 1750rpm, porém isto é por um fração de segundo, não chega nem a 1 seg., depois cai para 1100 a 1200 rpm até aquecer completamente, e depois vai para pra 900 rpm, o que é normal de qq carro.
Um pico de 2250 rpm até não acho estranho, porém ficar 3 segundos nesta rotação é realmente é intrigante. Será atuador de marcha lenta?
tamer79 escreveu:
Todos nós, que entendemos um pouquinho de mecânica, sabemos que não é bom ligar o carro em giro alto, que é bom esquentar um pouco o carro (o óleo) antes de sair, principalmente por conta da viscosidade. Mesmo nos óleos novos sendo baixa, nunca é ideal a frio total.
Tua afirmação está correta, porém este tempinho não é para esquentar o óleo, é bom ligar o carro e esperar cerca de 2 a 3 seg. antes de sair, porém não é por causa da temperatura do óleo, e sim é pelo tempo para a bomba bombea-lo do carter até a parte de cima do motor.
Não precisamos "esquentar o óleo", pois ele já é especificado para o trabalho com a viscosidade a frio e a quente, os chamados multiviscosos (Ex: SAE 5W30 / 10W40 / etc..) tem viscosidade SAE 5W (winter, em inglês) para trabalho a frio (inverno) e SAE30 em trabalho a quente.
tamer79 escreveu:
1) Alguém poderia me dizer, quando frio, para quantos rpm o motor sobe ASSIM que liga o carro? Seria 2250 rpm algo normal?
É um pouco alta, mas não acho tão absurdo esta rpm de partida, porém ficar 3 seg. nesta rpm acho realmente estranho.
tamer79 escreveu:
2) Pode ser um palpite sem sorte, mas tenho a impressão que isto passou a ocorrer depois do seguinte fato: ao descer uma ladeira com o carro desligado, liguei o motor no ponto morto, virando a chave normalmente (sem tranco), com o carro a uns 40 km/h. Eu sei que o sensor de velocidade é ativado com chave virada e motor parado. Faço isso ocasionalmente e, no momento em que liguei o carro na última vez, já percebi um aumento do giro na partida. Será que essa situação está provocando algum erro no módulo de injeção?
Não sei te responder esta, mas provavelmente o "sensor de rotação" pode apanhar um pouco mas a I.E. é para se ajustar normalmente.
Mas o giro pode ter saltado, pois vc já tinha inércia né, estava a 40Km/h, não foi o motor de partida que te deu esta inércia.
Agora te pergunto pq fazer este tipo de procedimento para arrancar o carro?
Pq não arranca normalmente com o carro parado e pela chave?
Não vejo nenhuma vantagem nisto.
tamer79 escreveu:
3) Alguém sabe como resetar o módulo para que, mesmo de forma momentânea, resolver o problema? Dói o ouvido perceber os tuchos batendo!
Não sei como fazer isto no HB20, acho que só tendo o scanner mesmo!
Abraço