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 Título: Re: Uso correto do Cambio Automático
MensagemEnviado: 05 Out 2017 14:46 
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Samueluser, apenas um detalhe.
Essa posição "D-3" que você diz, na verdade não existe no câmbio AT-4 do HB20.
A posição é "D", mas está escrito "D - 3" porque elas estão no mesmo nível, sendo "D" à esquerda e "3" à direita.
A grafia faz mesmo parecer que a marcha é a "D-3".
Então numa descida de serra suave, a posição "3", que é a primeira redução em relação a "D", pode já ser suficiente para o carro não ir ganhando velocidade e quando for assim, do carro NÃO ganhar velocidade na descida, é porque a marcha em que o câmbio se encontra, seja "D", "3" ou "2" está correta. Não menciono "L" porque se a descida for tão íngreme que mesmo em "L" o carro ganhe velocidade, aí não há o que fazer a não ser manter em "L" e segurar no freio mesmo.
Caso em um declive o carro começar a ganhar velocidade, o ideal é descer uma marcha de cada vez, sentindo a reação do carro naquela marcha até encontrar a marcha ideal, com o carro nem muito preso, e se tenha que acelerar desnecessariamente na descida, e nem muito solto que se tenha que usar muito os freios.
Abraço,

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 Título: Re: Uso correto do Cambio Automático
MensagemEnviado: 05 Out 2017 15:01 
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Registrado em: 10 Jul 2017 16:58
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Roberto Bertoche escreveu:
Samueluser, apenas um detalhe.
Essa posição "D-3" que você diz, na verdade não existe no câmbio AT-4 do HB20.
A posição é "D", mas está escrito "D - 3" porque elas estão no mesmo nível, sendo "D" à esquerda e "3" à direita.
A grafia faz mesmo parecer que a marcha é a "D-3".
Então numa descida de serra suave, a posição "3", que é a primeira redução em relação a "D", pode já ser suficiente para o carro não ir ganhando velocidade e quando for assim, do carro NÃO ganhar velocidade na descida, é porque a marcha em que o câmbio se encontra, seja "D", "3" ou "2" está correta. Não menciono "L" porque se a descida for tão íngreme que mesmo em "L" o carro ganhe velocidade, aí não há o que fazer a não ser manter em "L" e segurar no freio mesmo.
Caso em um declive o carro começar a ganhar velocidade, o ideal é descer uma marcha de cada vez, sentindo a reação do carro naquela marcha até encontrar a marcha ideal, com o carro nem muito preso, e se tenha que acelerar desnecessariamente na descida, e nem muito solto que se tenha que usar muito os freios.
Abraço,


Perfeito!!!


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 Título: Re: Uso correto do Cambio Automático
MensagemEnviado: 05 Out 2017 18:47 
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Acompanhando para aprender, pois acho que vou apanhar do Tiptronic... rsrs

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 Título: Re: Uso correto do Cambio Automático
MensagemEnviado: 05 Out 2017 19:44 
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Fique tranquilo Clever que esse câmbio aut. da VW é bastante intuitivo e muito eficaz, por isso vc logo pega as dicas de melhor utiliza-lo, principalmente que ele tem aletas atrás do volante para subir ou descer as marchas.

De fato, é bem mais gostoso e empolgante dirigir veículos com esse tipo de câmbio aut. à disposição !

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 Título: Re: Uso correto do Cambio Automático
MensagemEnviado: 05 Out 2017 20:18 
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ianisgreek escreveu:
Fique tranquilo Clever que esse câmbio aut. da VW é bastante intuitivo e muito eficaz, por isso vc logo pega as dicas de melhor utiliza-lo, principalmente que ele tem aletas atrás do volante para subir ou descer as marchas.

De fato, é bem mais gostoso e empolgante dirigir veículos com esse tipo de câmbio aut. à disposição !


Espero que sim, pelo vi nas fotos ele tem P - R- N - D/S acho que o S ativa com o botão da manopla, li que no D se freiar ele reduz para uso do freio motor... não sei ainda... mas vou lendo aqui, que no geral deve ser a mesma metodologia...

Eu li sobre estacionar:
1 - Pé no freio.
2 - Muda o câmbio para posição "N" (Neutral)
3 - Aciona o freio de estacionamento.
4 - Tira o pé do freio.
5 - Muda o câmbio para posição "P" (Parking)
6 - Desliga o carro

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 Título: Re: Uso correto do Cambio Automático
MensagemEnviado: 05 Out 2017 22:24 
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Sim Clever, é isso mesmo e deixando apenas como um exemplo para vc, no caso do jetta TSI que tem câmbio aut. DSG, ele tem essa função e quando vc inicia o percurso de uma descida mais longa, basta colocar esse câmbio noa posição S e ele já percebe nesse mesmo instante que é uma descida e assim imediatamente começa a atuar o freio motor sozinho e ele mantém a velocidade que vc iniciou essa descida retendo e mantendo sempre uma marcha adequada para isso, numa perfeição e sofisticação da engenharia automotiva alemã !

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 Título: Re: Uso correto do Cambio Automático
MensagemEnviado: 12 Out 2017 18:51 
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Sou nova no Fórum e achei muito interessante os topicos abordados.
Eu tinha o hb20 1.6 automatico de 4 marchas e estou trocando para o de 6 marchas por conta do consumo.
MENTINDO o computador de bordo, ja chegou a fazer ate 13 km/L isso quando eu pego avenidas com menos tráfego, e quando ja pego mais transito, vai pra 8, 9km/L mas na pratica nao é isso que eu percebo quanto a economia. E por ser de 4 marchas se eu chego nos 100 km/h o motor ja fica gritando e eu tenho q reduzir pra 80km/h pra ficar em 2.500 giros.
E gostaria de aproveitar o topico do colega e perguntar sobre o amaciamento do motor 1.6 AUT de 6 marchas.
Quais as dicas que voces me recomendam?
Agradeço a atenção de todos!!!


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 Título: Re: Uso correto do Cambio Automático
MensagemEnviado: 13 Out 2017 01:39 
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Silvia Roberta escreveu:
Sou nova no Fórum e achei muito interessante os topicos abordados.
Eu tinha o hb20 1.6 automatico de 4 marchas e estou trocando para o de 6 marchas por conta do consumo.
MENTINDO o computador de bordo, ja chegou a fazer ate 13 km/L isso quando eu pego avenidas com menos tráfego, e quando ja pego mais transito, vai pra 8, 9km/L mas na pratica nao é isso que eu percebo quanto a economia. E por ser de 4 marchas se eu chego nos 100 km/h o motor ja fica gritando e eu tenho q reduzir pra 80km/h pra ficar em 2.500 giros.
E gostaria de aproveitar o topico do colega e perguntar sobre o amaciamento do motor 1.6 AUT de 6 marchas.
Quais as dicas que voces me recomendam?
Agradeço a atenção de todos!!!



Seja bem vinda ao forum colega Silvia e com certeza que os novos HB20 1.6 com o novo câmbio aut. de 6 marchas são um pouco mais econômicos do que os antigos câmbios aut. de apenas 4 marchas.

E nesse caso, rodando nas mesmas velocidades em que se trafegava antes com um HB20 aut. de 4 marchas, com esse novo câmbio de 6 marchas, sempre as rotações do motor vão estar logicamente mais baixas do que antes, o que vai proporcionar tanto essa leve maior economia de combustível, além de um menor nível de ruídos interno.

Quanto ao amaciamento de motores novos, nos casos de veículos automáticos, não há com o que se preocupar pq esses tipos de câmbios já estão programados eletronicamente para se encarregarem de sempre manter a marcha correta e ideal em quaisquer condições de utilização do veículo e assim, o correto amaciamento do motor estará assegurado.

Mas pessoalmente, em todos os meus veículos zero KM e até naqueles em que eu recondiciono o motor, eu sempre fiz e faço a primeira troca de oleo e do respectivo filtro dele aos primeiros 1500 kms a 2000 kms rodados que é justamente para favorecer um melhor e mais garantido amaciamento desses motores novos.

Boa sorte colega !

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