Bem-vindo: 28 Mar 2024 13:03

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 54 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Falha aceleração HB20 1.0 Plus 2017 - Normal segundo Hyu
MensagemEnviado: 18 Fev 2018 10:56 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
E baseado nessas várias reclamações sobre esse ineficiente motor aspirado 1.0 da linha HB20, sinceramente, seria até melhor a Hyundai tira-lo de linha, já que ela não se dispõe a melhora-lo até hoje, modernizando esse seu obsoleto e já ultrapassado motor.

E apenas um recadinho para toda a equipe técnica da dona Hyundai do Brasil se é que eles ainda possam ouvir alguma opinião alheia :

Façam um pequeno test drive em qualquer UP TSI para entenderem melhor o que significa um motor moderno e de desempenho digno para essa categoria de motor 1.0 e depois discutam e vejam o quanto que ainda pode ser melhorado nesse atual e famigerado motor 1.0 aspirado de vcs ...

Pq essa coisa decepcionante e broxante para mim se chama "motor LIXO" ou melhor ainda, um dejeto industrial e dos grandes, infelizmente !!!

Obs : E que me desculpem os colegas que possuem e optaram por um HB20 com esse pequeno motor 1.0 aspirado por causa desse meu desabafo, mas definitivamente, não dá para calar a boca, afinal de contas, NUNCA que valeu a pena gastar o nosso suado $$$$ numa coisa ineficaz dessas !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Falha aceleração HB20 1.0 Plus 2017 - Normal segundo Hyu
MensagemEnviado: 16 Out 2018 10:28 
Offline

Registrado em: 16 Out 2018 07:55
Mensagens: 2
sergioty escreveu:
Pessoal, sou novo no fórum. Comprei um HB20 1.0. Plus 2017, ao pegar o carro na semana passada notei que há um buraco na aceleração ao arrancar em primeira marcha, logo que o motor enche. Saindo com o carro parado em primeira marcha, alcool e com o carro já aquecido, quando o carro atinge 2500~3000 rpm o motor apaga, o carro da uma reduzida, um tranco , a rotação cai até 2000 rpm quando ele volta a acelerar e não falha mais. Se acelerar em primeira já com o carro andando isso não acontece. Notei que esse problema ocorre antes de soltar completamente a embreagem. No começo achei que o tranco era de ter soltado muito rápido a embreagem, mas depois notei que a apagada e redução da velocidade vem do motor, antes mesmo de soltar a embreagem. 100% das vezes que arranca esse problema ocorre. Passei na concessionária, abri um chamado na Hyundai. verificaram o carro e não acharam nada anormal. Sai com o mecânico e chefe da oficina da concessionária e mostrei o problema. Eles disseram, para minha surpresa, que todos os HB20 tem esse problema, ele mesmo tem um HB20 e falha desse jeito e não tem solução. Pegamos outros HB20 na concessionária e todos apresentam o mesmo problema, ao sair em primeira marcha o carro da uma apagada em torno de 2500 a 3000 rpm e só volta a acelerar em 2000 rpm. Já dirigi talvez uma centena de modelos de carro, nunca vi um veiculo falhar desse jeito, parece que está dirigindo um carro velho com problema na injeção. Nas outras marchas isso não acontece. Pesquisei no site e não encontrei nenhuma reclamação desse tipo de problema. No carro de vocês, se sair em primeira marcha, o carro tem essa apagada em torno de 2500~3000 rpm? Experimente sair queimando a embreagem devagar, quando a rotação atinge 2500~3000 rpm o ponteiro de rotação do motor cai sozinho para 2000 rpm quando o carro volta a acelerar, sem você ter soltado a embreagem ou mudado a posição do acelerador. Nessa queda de rotação o carro da um tranco.


Bom dia colega, acabei de adquirir um HB20 Confort 1.0 e faz a mesmíssima coisa, inclusive foi por isso que entrei no fórum, é um buraco na aceleração que dá raiva, a gnt precisa reaprender a dirigir pra evitar isso, igual faria se estivesse dirigindo um carro com problema.
O incrível mesmo é que se vc sair de segunda marcha vc vai queimar embreagem mas isso não vai acontecer pq vc vai pisar mais fundo no acelerador e tb se vc sair sem acelerar e depois acelerar obterá uma aceleração normal.
Tenho quase certeza que isso seja culpa do acelerador eletrônico pq quando vc afunda o pé antes da queda súbita de giro vc acaba compensando isso e tem uma saída normal de semáforo.
No site da Hyundai vc pode observar a curva de torque desse motor, acima de 2000 tem um buraco na curva de torque que vai até os 3500 o que de fato não seria problema se o HB fosse automático como o Kia Picanto para qual esse motor foi projetado, pois a câmbio automático se ajusta ao motor trazendo uma condução correta.
Então seja como um câmbio automático, nas saídas, não eleve a rotação evitando atingir o buraco da curva de torque, engate a primeira, solte a embreagem que o motor tem a marcha lenta bem forte e vai sair depois vc pisa sem buraco de aceleração, ou atola o pe antes da tal engasgada como forma de compensar a perda súbita de torque.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Falha aceleração HB20 1.0 Plus 2017 - Normal segundo Hyu
MensagemEnviado: 31 Out 2018 01:10 
Offline

Registrado em: 31 Out 2018 01:05
Mensagens: 1
Bom dia Sergio, também tenho esse mesmo problema e o HB20 da minha namorada também.

os dois são 1.0, a unica diferença é que o meu é 18/19 e o dela 18/18.

Ambos dão um corte na aceleração na primeira marcha.

Realmente triste por perder desempenho na arrancada.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Falha aceleração HB20 1.0 Plus 2017 - Normal segundo Hyu
MensagemEnviado: 06 Jan 2019 16:37 
Offline

Registrado em: 26 Dez 2018 16:15
Mensagens: 9
Quando eu peguei o meu em 2016 eu achei ruins as "cabeçadas" que o carro dava para arrancar. Um amigo mecânico me disse que isso era vedação de válvula, e de fato depois de amaciar o carro ficou bom.

As vezes a potência some em baixa, mas não sempre. Acho que tem alguma relação com o combustível, tanqueando o problema some, estou experimentando usar stp pra ver se tem o mesmo efeito mas sem problemas.

Crônico mesmo é com ar ligado, direção hidráulica virada perto do batente para sair da vaga.

Eles estão fazendo campanha para proteção do catalizador e melhorou bem em baixa e o motor ficou mais liso em toda curva.

Aqui perto de casa tem um loteamento asfaltado, vou lá dar umas aceleradas. Na verdade agora só dá para acelerar na parte baixa, perto do açude e o retão na subida. Ganhou 3 km/h no final da reta, medindo na subida, de 50-65 km/h baixou em 1s.

Extra o app medindo 0,9g na quebrada, com o pneu verde P1 175/70. Quando o pneu esquenta o g cai pra 0,8...


Anexos:
IMG-20190106-WA0026.jpg
IMG-20190106-WA0026.jpg [ 68.12 KiB | Exibido 10665 vezes ]
IMG-20190106-WA0025.jpg
IMG-20190106-WA0025.jpg [ 89.46 KiB | Exibido 10665 vezes ]
IMG-20190106-WA0024.jpg
IMG-20190106-WA0024.jpg [ 94.34 KiB | Exibido 10665 vezes ]
Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Falha aceleração HB20 1.0 Plus 2017 - Normal segundo Hyu
MensagemEnviado: 06 Jan 2019 23:50 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Interessante essa medição para se aferir as diferenças em performance e somente corrigindo a citação acima :

Em motores novos e em fase de amaciamento, não são as vedações da válvulas de admissão e de escape que estão se assentando pq essas peças já saem das linhas de montagem perfeitamente vedadas e já bem assentadas, senão todos os motores novos falhariam em todas as rotações caso houvessem eventuais falhas por menor que fossem nessas vedações das válvulas dos cabeçotes de todos os motores novos recém montados.

Mas o que de fato não sai já devidamente assentado de fábrica, são as vedações dos anéis dos pistons contra as paredes dos cilindros e para se concluir completamente a fase dessas vedações , somente após rodar os primeiros 3000 kms a 5000 kms , pq antes disso a compressão resultante em cada um dos cilindros sempre será mais baixa do que após se completar o período de amaciamento ideal de todos os motores novos.

Junta-se a isso , todas as bronzinas dos mancais fixos e moveis que estão ainda mais justos e mais presos do que após o periodo de amaciamento e temos então um quadro algo negativo para se obter logo de inicio, um máximo rendimento de todos os motores novos, o que é algo natural e normal para qq tipo de veículo zero KM.

Obs : E como os motores dos HB20 1.0 foram projetados para terem uma elevada taxa de compressão de 12,5 : 1 . isso significa que esse motor somente apresentará o seu melhor rendimento quando abastecido c/ etanol que contém uma bem mais elevada octanagem ou se pelo menos se esses motores forem alimentados com misturas contendo mais etanol do que gasolina , fato esse tb mais do que já comprovado tecnicamente.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Falha aceleração HB20 1.0 Plus 2017 - Normal segundo Hyu
MensagemEnviado: 07 Jan 2019 07:04 
Offline

Registrado em: 26 Dez 2018 16:15
Mensagens: 9
As válvulas antigamente vinham assentadas, pois eram metálicas e se usava pasta abrasiva para dar o fechamento perfeito.

Mas hoje a maioria das sedes são sinterizadas, se passar pasta abrasiva ela permeia na porosidade do material e a sede vira um esmeril permanente. As sedes sinterizadas são 10 vezes mais baratas e tem durabilidade muito superior às sedes metálicas -por causa da porosidade do sinterizado existe menos atrito entre a válvula e a sede, e graças ao menor atrito há menor desgaste. A desvantagem é, até onde eu sei, não se faz assentamento. Claro que com a precisão dimensional o vazamento deve ser mínimo e não deve interferir sensívelmente no funcionamento do motor.

Não se comenta tanto sobre as válvulas talvez por não ser tão crítico. O anel é sem dúvida um ponto muito sensível para qualquer motor, não importa marca, tamanho, potência.

Agora esse 1.0 Kappa parece sensível a questão da vedação de válvula. Então seria uma exceção, como você lembrou a alta taxa de compressão pode ser um motivo, mais pressão de compressão vai exigir mais da vedação... Formato de válvula, fluxo de cabeçote, etc, podem ser outros motivos.

Por curiosidade, alguém já fez ajuste de folga de válvula?


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Falha aceleração HB20 1.0 Plus 2017 - Normal segundo Hyu
MensagemEnviado: 07 Jan 2019 10:23 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Kimchi Eater escreveu:
As válvulas antigamente vinham assentadas, pois eram metálicas e se usava pasta abrasiva para dar o fechamento perfeito.

Mas hoje a maioria das sedes são sinterizadas, se passar pasta abrasiva ela permeia na porosidade do material e a sede vira um esmeril permanente. As sedes sinterizadas são 10 vezes mais baratas e tem durabilidade muito superior às sedes metálicas -por causa da porosidade do sinterizado existe menos atrito entre a válvula e a sede, e graças ao menor atrito há menor desgaste. A desvantagem é, até onde eu sei, não se faz assentamento. Claro que com a precisão dimensional o vazamento deve ser mínimo e não deve interferir sensívelmente no funcionamento do motor.

Não se comenta tanto sobre as válvulas talvez por não ser tão crítico. O anel é sem dúvida um ponto muito sensível para qualquer motor, não importa marca, tamanho, potência.

Agora esse 1.0 Kappa parece sensível a questão da vedação de válvula. Então seria uma exceção, como você lembrou a alta taxa de compressão pode ser um motivo, mais pressão de compressão vai exigir mais da vedação... Formato de válvula, fluxo de cabeçote, etc, podem ser outros motivos.

Por curiosidade, alguém já fez ajuste de folga de válvula?



Muito informativo essa citação sobre as sedes de válvulas usadas atualmente !

Mas vcs podem apostar que quaisquer cabeçotes de motores atuais já saem de fábrica com 100% de suas vedações de válvulas perfeitas devido à grande precisão que existe atualmente nas linhas de montagem de fabricação dos motores.

E o que pode ocorrer com esses motores tanto o 1.0 como o 1.6 da atual Hyundai é que devido ao fato deles estarem equipados com tuchos de válvulas mecânicos, que é possivel sim ocorrer alguma eventual desregulagem da folga de alguma válvula com o uso normal desses motores e aí sim, isso vai prejudicar a perfeita vedação da compressão do cilindro correspondente, mas na ocorrência desses casos, o motor vai funcionar falhando e ficará fraco exatamente devido a perda de compressão nesse cilindro que apresentar essa desregulagem , mas nesses casos, basta levar o HB20 num CCS para se detectar qual ou quais válvulas estão com as folgas dos tuchos de válvulas incorretas e corrigi-las , regulando-as novamente, simples assim.

Obs : Já tentei apenas por curiosidade saber os valores corretos das regulagens desses tuchos de válvulas no 0800 da Hyundai do Brasil mas o atendente não soube me informar sobre esses valores.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Falha aceleração HB20 1.0 Plus 2017 - Normal segundo Hyu
MensagemEnviado: 07 Jan 2019 10:42 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 08 Jun 2015 08:37
Mensagens: 158
ianisgreek escreveu:
Interessante essa medição para se aferir as diferenças em performance e somente corrigindo a citação acima :

Em motores novos e em fase de amaciamento, não são as vedações da válvulas de admissão e de escape que estão se assentando pq essas peças já saem das linhas de montagem perfeitamente vedadas e já bem assentadas, senão todos os motores novos falhariam em todas as rotações caso houvessem eventuais falhas por menor que fossem nessas vedações das válvulas dos cabeçotes de todos os motores novos recém montados.

Mas o que de fato não sai já devidamente assentado de fábrica, são as vedações dos anéis dos pistons contra as paredes dos cilindros e para se concluir completamente a fase dessas vedações , somente após rodar os primeiros 3000 kms a 5000 kms , pq antes disso a compressão resultante em cada um dos cilindros sempre será mais baixa do que após se completar o período de amaciamento ideal de todos os motores novos.

Junta-se a isso , todas as bronzinas dos mancais fixos e moveis que estão ainda mais justos e mais presos do que após o periodo de amaciamento e temos então um quadro algo negativo para se obter logo de inicio, um máximo rendimento de todos os motores novos, o que é algo natural e normal para qq tipo de veículo zero KM.

Obs : E como os motores dos HB20 1.0 foram projetados para terem uma elevada taxa de compressão de 12,5 : 1 . isso significa que esse motor somente apresentará o seu melhor rendimento quando abastecido c/ etanol que contém uma bem mais elevada octanagem ou se pelo menos se esses motores forem alimentados com misturas contendo mais etanol do que gasolina , fato esse tb mais do que já comprovado tecnicamente.



Como nosso colega ianis citou, esses motores 1.0 kappa se dão muito melhor com álcool. Depois que descobri isso, abasteço quase 100% das vezes com álcool. Esse "buraco" próximo às 3000rpm some e consigo praticamente o mesmo consumo usando gasolina. E olha que o álcool aqui na minha cidade é caro (em torno de R$3,40). Se fosse em SP ou RJ (onde já vi álcool abaixo dos R$3,00) eu faria a festa, pois a economia seria ainda maior. O meu uso é 100% urbano, faço geralmente entre 10,5 e 11km/l com gasolina, e 10 a 10,5km/l com álcool. Colocando na ponta do lápis eu economizo muito com álcool, e ainda tenho um desempenho bem melhor.

_________________
HB20S 1.0 Limited 2023[atual]
HB20 1.0 Comfort 2015[anterior]


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Falha aceleração HB20 1.0 Plus 2017 - Normal segundo Hyu
MensagemEnviado: 07 Jan 2019 11:01 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Valeu pelo feedback Samuel, pq quem sabe ele possa ajudar outros colegas usuários e donos de HB20 1.0 que ainda não tem o devido conhecimento das reais vantagens de se abastecer essa versão de HB20 com o etanol.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Falha aceleração HB20 1.0 Plus 2017 - Normal segundo Hyu
MensagemEnviado: 16 Abr 2019 10:45 
Offline

Registrado em: 16 Abr 2019 08:23
Mensagens: 3
Adiquiri recentemente um HB20 1.0 comfort plus 2017 e ele tem esse mesmo problema, achei que era porque não tinha me adaptado ao carro e a aceleração era diferente, mas olhando aqui o tópico vejo que é problema do carro mesmo, isso incomoda, principalmente em cruzamentos onde a resposta tem que rápida, ele sai feito tartaruga, e as vezes sai trepidando como se você não acelerasse. horrível, fora que além disso da um estalo no escapamento, como se fosse problema de velas ou injeção de combustível, não estou satisfeito com esse carro infelizmente, já estou pensando em vender.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 54 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB