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 Título: Re: Devo usar gasolina aditivada?
MensagemEnviado: 08 Mai 2019 15:19 
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Colegas, aproveitando o assunto desse tópico somente para repetir que definitivamente NAO VALE A PENA abastecer com nenhuma das gasolinas nacionais quando se tem a oportunidade de abastecer com o nosso nobre e sempre desprezado etanol.

E para justificar isso, tenho já há 6 anos, o meu atual jetta TSI , foi comprado zero KM e mantido e conservado até melhor do que a propria VW recomenda.

Mas é em vão, tanto eu como vários colegas donos de outros jettas TSI semelhantes ao meu sofrem por causa da péssima e medíocre qualidade das nossas gasolinas.

E como o motor desses jettas TSI é apenas a gasolina, não temos como abastece-los com etanol e assim, o motor deles sofre com problemas nos sensores diretamente em contato com as nossas gasolinas.

E com uma certa frequência, acende no painel dele aquela luz amarela de pane na injeção pq no caso dos jettas TSI , acredito que esse motor dele com certeza que foi concebido para funcionar com gasolinas decentes dos países de 1º mundo e não com esses nossos lixos de gasolinas que é uma excessão no cenário mundial.

Após acender essa luz amarela da injeção, ao ser usado o scanner das oficinas das CCS VW para ser verificada qual a provável causa, ela é sempre a mesma :

"Combustível fora das especificações", ou seja, entendam como quiserem , pode ser gasolina adulterada, ou de péssima qualidade e por aí vai a bagunça toda.

Sim, pode ser tb que uma boa parte dessa culpa seja da própria engenharia da VW por provavelmente não ter adequado devidamente a calibração do sistema de injeção desses motores para lidar e digerir especificamente essas nossas medíocres gasolinas.

E um paliativo encontrado pelas oficinas das CCS VW para sanar esses problemas é o de retirar os sensores do motor em contato com a gasolina quando acende a luz amarela de pane da injeção e limpa-los daquela borra de carvão acumulada e deixada pelas gasolinas e utilizam nessa limpeza alcool isopropílico ou um spray limpa-contatos elétricos e após remonta-los novamente, apaga-se como que por um passe de mágica aquela luz amarela da injeção acesa no painel.

Mas o pior é que algumas vezes, nem mesmo com essa limpeza se consegue resolver o problema pq essas borras acabam por inutilizar esses sensores e depois, somente com a troca deles para resolver essas falhas.

E só dando como um simples exemplo, deixo aqui o do nosso atual HB20 1.6 que tb foi comprado zero KM e 6 meses antes da compra desse jetta, recebendo tb o mesmo cuidado com sua manutenção preventiva, mas devido ao fato dele somente ser abastecido desde zero KM com a mistura mágica dos 80% de etanol e somente 20% de gasolina, JAMAIS, NUNCA acendeu nenhuma luz amarela da injeção no painel dele ...

Considerem tb que o sistema de injeção direta do jetta é bem mais moderno e atualizado do que esse antigo sistema de injeção multiponto do HB20 e eis aqui mais uma óbvia razão de que jamais poderia estar ocorrendo essas falhas de funcionamento no motor do nosso jetta.

Já o Peugeot 2008 1.6 turbo THP flex do meu irmão, que tb foi comprado zero KM em 2015 e sempre foi muito bem cuidado , tem o mesmo sistema de injeção direta do jetta mas somente é abastecido com etanol desde zero KM assim como o nosso HB20, afirmo aqui que NUNCA acendeu uma luz amarela no painel dele, então pergunto se seria essa apenas uma mera coincidência ou é de fato uma culpa real dessas nossas sofríveis gasolinas???

Na realidade, isso que é vendido nos postos para mim nem pode ser chamada de gasolina, mas de um excremento detestável do refino do petroleo vendido aqui como sendo gasolina ... um verdadeiro LIXO e com um preço sempre IRREAL!!!

Por isso, entendo que aqui no Brasil , a dona Petrobrás e a ANP faz dos brasileiros perfeitos otários e assim, curiosamente, não se vê anuncios favoráveis ao consumo do nosso desprezado etanol mas sim apenas dessas gasolinas medíocres fornecidas pela Petrobrás e as suas demais concorrentes ... infelizmente!!!

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 Título: Re: Devo usar gasolina aditivada?
MensagemEnviado: 08 Mai 2019 15:48 
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Realmente, Ianisgreek. E olha que vocês aí do sudeste tem sorte de ter etanol relativamente barato. Aqui na minha região está chegando na casa dos 3,68. Mesmo assim faz cerca de 1 ano e meio, após ter que trocar bobinas de injeção e fazer uma limpeza completa do sistema de injeção, só abasteço com etanol. Nunca mais deu problema, na verdade só tem dado alegrias graças aos 5cv extras e ao baixo consumo que tenho obtido com 100% etanol.

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 Título: Re: Devo usar gasolina aditivada?
MensagemEnviado: 08 Mai 2019 16:18 
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Valeu pelo seu feedback Samuel e de fato, no sudeste o etanol sempre mostra ter um preço mais favorável do que o das gasolinas, felizmente !

Aqui na minha cidade o etanol está numa média de 2,99 o litro contra os absurdos 4,75 da gasolina comum.

Enfim, entendo que abastecer com gasolina aqui no Brasil significa "IDIOTICE, ESTUPIDEZ, PURA ENGANAÇÃO " !!!

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 Título: Re: Devo usar gasolina aditivada?
MensagemEnviado: 09 Mai 2019 16:55 
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Registrado em: 22 Mar 2017 16:16
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Aqui em Fortaleza o litro do Etanol custa absurdos R$ 3,99 contra R$ 4,75 da gasolina comum.
Mesmo assim, sigo suas recomendações com a fórmula mágica e não tenha nada a reclamar. O carro responde muito bem e tem um consumo bom.
E olha que meu HB20 é 1.0. :lol:


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 Título: Re: Devo usar gasolina aditivada?
MensagemEnviado: 09 Mai 2019 17:10 
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Registrado em: 08 Jun 2015 08:37
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Eduardo_Ferreira escreveu:
Aqui em Fortaleza o litro do Etanol custa absurdos R$ 3,99 contra R$ 4,75 da gasolina comum.
Mesmo assim, sigo suas recomendações com a fórmula mágica e não tenha nada a reclamar. O carro responde muito bem e tem um consumo bom.
E olha que meu HB20 é 1.0. :lol:
E digo mais: acredito que o desempenho do 1.0 com etanol é melhor que o divulgado pela fábrica. O zero a cem oficial é de 14,9s mas pelo desempenho que sinto me parece ser menor, algo na casa de 13 e alguma coisa. Isso também vale pras retomadas, de 3a marcha então fica uma delícia ir de 60 a 100. Qualquer dia, quando eu estiver em uma pista adequada e segura gravarei uma medição pra compartilhar com os amigos.

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 Título: Re: Devo usar gasolina aditivada?
MensagemEnviado: 09 Mai 2019 18:15 
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Eduardo e Samuel, vcs estão confirmando uma lógica técnica sobre o funcionamento dos motores flex da linha HB20, pq como eles tem uma elevada taxa de compressão acima de 12 : 1 e isso significa na prática que esses motores somente terão e vão apresentam o seu pleno rendimento, se eles forem alimentados com um combustível de elevada octanagem, fato esse que apenas o etanol e suas 113 octanas tem e NUNCA, JAMAIS com essas nossas pobres , fracas e caras gasolinas de apenas 87 octanas, por isso citei que a razão técnica é essa mesmo !

Obs : E se esses motores flex de elevada taxa de compressão de qq marca que seja forem alimentados com combustíveis de baixa octanagem como seria o caso dessas nossas gasolinas, eles vão funcionar com avanços de ignição muito atrasados, ou seja , com pouco ponto de ignição para assim evitarem as detonações, mas como resultado real disso, tb vão mostrar um fraco rendimento e ainda sujeitos a apresentarem falhas de funcionamento.

E se for o caso de um motor turbo flex, pior ainda pq eles tem uma elevadíssima taxa de compressão quando a turbina está soprando no seu pleno funcionamento e com isso, EXIGEM o uso de um combustível da mais elevada octanagem e nesse caso, apenas o etanol vai satisfazer essa exigência para assim esse tipo de motor apresentar o seu melhor rendimento.

Obs : Motores com elevadas taxas de compressão já são uma caracteristica técnica antiga e importante pq ela sempre vai possibilitar que o rendimento térmico de qq motor seja o maior possível, o que significa um motor que apresenta tanto um maior desempenho e tb um menor consumo médio de combustível.

Mas a única exigência vital para haver e combinar com essa carateristica em qq motor seja ele flex ou monocombustível é utilizar SOMENTE combustíveis de elevada octanagem, exatamente para assim se evitar as nocivas e perigosas detonações que dependendo da sua severidade, podem até destruir um motor em poucos segundos.

É isso aí colegas.

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