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 Título: Substituição do Liquido de Arrefecimento motor 1.0
MensagemEnviado: 03 Jun 2019 19:37 
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Boa noite,

Sou novo aqui no Clube e gostaria de mencionar que muitas dúvidas foram tiradas desde que comecei a ler...

Minha duvida agora é sobre a Substituição do Liquido de Arrefecimento do HB20 1.0 2014. No manual indica a substituição desse liquido é somente na revisão de 100K km.

Achei este temo muito longo e resolvi comprar os aditivos originais e não encontrei um procedimento claro de substituição. Alguém já passou por isso ? e tem alguma experiência do procedimento correto similar aos que fazem nas concessionarias?

Se fizer o dreno do liquido normalmente com o motor frio e depois completar pela tampa do radiador como na maioria dos carros, dá certo ?

Obrigado!


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 Título: Re: Substituição do Liquido de Arrefecimento motor 1.0
MensagemEnviado: 03 Jun 2019 21:36 
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gaspar77 escreveu:
Boa noite,

Sou novo aqui no Clube e gostaria de mencionar que muitas dúvidas foram tiradas desde que comecei a ler...

Minha duvida agora é sobre a Substituição do Liquido de Arrefecimento do HB20 1.0 2014. No manual indica a substituição desse liquido é somente na revisão de 100K km.

Achei este temo muito longo e resolvi comprar os aditivos originais e não encontrei um procedimento claro de substituição. Alguém já passou por isso ? e tem alguma experiência do procedimento correto similar aos que fazem nas concessionarias?

Se fizer o dreno do liquido normalmente com o motor frio e depois completar pela tampa do radiador como na maioria dos carros, dá certo ?

Obrigado!



Boa noite e seja bem vindo ao forum !

Se esse HB20 ainda permanece com toda a carga original do líquido de arrefecimento sem que ele tenha sido contaminado com eventuais complementos com águas torneirais, o líquido não se desgasta nem perde suas propriedades originais e pode assim permanecer com segurança e sem trocas por esses citados 100000 kms tranquilo.

Mas se ele estiver com uma coloração escura acinzentada, e não azulado-esverdeado escuro que é a coloração original desse líquido , isso é um claro sinal de que ele já se contaminou muito provavelmente com a adição de água torneiral e nesse caso, se faz sim necessária a troca de todo o líquido desse sistema de arrefecimento.

O que os CCS fazem é soltar as mangueiras da parte de baixo do radiador e assim, escorre-se a maior parte do líquido velho.

Mas atenção porque não é aconselhado fazer alguma lavagem desse sistema com água corrente com auxilio de mangueiras, pq essa água é torneiral e contém calcáreos e outros minerais que vão contaminar depois todo o líquido novo a ser adicionado nesse sistema.

Obs : E ao preencher o sistema, faça-o pela tampa do radiador e após isso, verificar tb se o nível desse líquido no reservatório de expansão tb está correto.

Se houver alguma necessidade adicional de completar o sistema se por um acaso o aditivo original não foi suficiente para isso, compre água desmineralizada vendidas em frascos plásticos de 1 litro e que tb é utilizada em baterias para completar esse sistema mas NUNCA se utilize em nenhuma hipótese de algum outro tipo de água, nem as águas minerais ou filtradas pq elas não são puras e por isso, irão causar uma nova e precoce contaminação de todo líquido novo que logo vai escurecer, num óbvio sinal de uma nova contaminação.

Obs : E apenas deixando um exemplo pessoal, o nosso atual HB20 1.6, comprado zero KM em novembro de 2012 , portanto ele vai completar nesse final de ano 7 anos de uso regular e está com 58200 kms rodados mas ainda permanece com toda a carga original do aditivo do radiador de fábrica e sempre que o nível do reservatório dele abaixa um pouco, eu mesmo completo com o aditivo original e o motor nunca, jamais mostrou o menor sinal de superaquecimento ou de algum vazamento nesse sistema.

Bom trabalho e boa sorte !

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