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 Título: Re: DANOS MOTOR APÓS ENGATAR MARCHA ERRADA HB20 1.6
MensagemEnviado: 17 Ago 2015 00:08 
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luccarenan escreveu:
Uma primeira avaliação foi feita. O motor está sem compressão. Possivelmente a correia pulou um dente e atropelou as válvulas, gerando um empenamento das válvulas.
Agora é torcer que seja somente isso. Mas barato não sai, ainda mais que a garantia de 5 anos é só marketing, maioria das css alegam mau uso e não cobrem.


Exatamente o q eu disse... atropelou valvulas... mas nao tem correia, é corrente de comando e muito dificil pular... ele fica sem compressão as valvulas nao fecham totalmente, pois sao as de escape. vai ter q fazer os reparos no cabeçote igual fizeram no meu carro... foi por causa do giro alto, o q vc fez passando a marcha de 5 pra 2 o giro passa dos 7 paus... as valvulas abrem e fecham desordenadas por causa das molas e batem na cabeça do pistao.

fica tranquilo que com certeza é só isso, vai gastar um pouquinho mas vai ficar zero bala.

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 Título: Re: DANOS MOTOR APÓS ENGATAR MARCHA ERRADA HB20 1.6
MensagemEnviado: 18 Ago 2015 11:24 
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Registrado em: 10 Ago 2015 13:31
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mrtnt escreveu:
olá! Deve ter acontecido o mesmo q o meu... mas eu nao errei marcha e nao estava nesta velocidade, tava uns 60 no maximo em terceira e joguei quarta e fez um barulhao, parou e nao pegou mais... mas deve ter atropelado valvulas, quando vc jogou segunda o giro foi nas alturas fazendo flutuar valvulas... elas acabam batendo nos pistoes...

entortou as 8 valvulas de escape somente mas ja trocou todas as valvulas, guias de valvulas, todas as juntas, parafusos do cabeçote, retentores de valvulas... apesar de ter marcado os pistoes nao teve problemas com isto... foi bem de leve... nao pulou dente de corrente, ponto estava certo, comandos etc...

no meu caso meu carro tinha 1000km e a garantia nao cobriu, disseramq foi mau uso... enfim, deve ter ainda o topico q fiz aqui no clube na epoca...

brincadeira tive q pagar 3500 reais do conserto na css... hj o carro ta com 7700km e ta excelente, desanimei na epoca mas agora to feliz com o carro por enquanto. se fizer fora da css vc vai gastar bem menos... fiz la pq o carro era praticamente zero km.

tenho fotos se quizerem ver do motor aberto. desmontaram inteiro e um engenheiro analisou por fotos o motor sem ir ate o local... rs

abs


Muito obrigado! Aconteceu exatamente isso que aconteceu no seu, mas o meu foi em virtude do sobre giro. Preciso das seguintes peças:
- Jogo de Junta Superior do Motor
- 8 Válvulas de escape.
- 8 Válvulas da admissão.
- 1 Kit Corrente do Comando (Não sofreu problemas aparentes)
- 16 retentores de válvulas.
- 10 Parafusos do cabeçote.
- Bomba d'água.

O meu carro vazou água após ter acontecido isso, o seu também??

Abs

-


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 Título: Re: DANOS MOTOR APÓS ENGATAR MARCHA ERRADA HB20 1.6
MensagemEnviado: 18 Ago 2015 14:26 
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Já teve duas situações em que errei a marcha, mas felizmente o carro não 'aceitou', fez um rangido agudo o que me fez perceber rapidamente o erro. Será se seu carro já não estava com problema no câmbio por ter aceitado a marcha?


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 Título: Re: DANOS MOTOR APÓS ENGATAR MARCHA ERRADA HB20 1.6
MensagemEnviado: 18 Ago 2015 15:05 
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Registrado em: 10 Ago 2015 13:31
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mbr escreveu:
Já teve duas situações em que errei a marcha, mas felizmente o carro não 'aceitou', fez um rangido agudo o que me fez perceber rapidamente o erro. Será se seu carro já não estava com problema no câmbio por ter aceitado a marcha?


Amigo, talvez. As vezes acontece de dar um rangido quando a embreagem não esta acionada ate o fim do curso. Mas acredito que o sincronizador do HB20 talvez tenha algo a melhorar. Se tu comparar o cambio do HB com um fiat por exemplo, vai perceber a diferença. O HB tem um curso de engate bem mais curto se comparado ao Fiat, o que facilita engatar uma marcha sem estar com o pé todo no fundo da embreagem.


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 Título: Re: DANOS MOTOR APÓS ENGATAR MARCHA ERRADA HB20 1.6
MensagemEnviado: 19 Ago 2015 01:16 
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Registrado em: 18 Mar 2014 22:12
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luccarenan escreveu:
mrtnt escreveu:
olá! Deve ter acontecido o mesmo q o meu... mas eu nao errei marcha e nao estava nesta velocidade, tava uns 60 no maximo em terceira e joguei quarta e fez um barulhao, parou e nao pegou mais... mas deve ter atropelado valvulas, quando vc jogou segunda o giro foi nas alturas fazendo flutuar valvulas... elas acabam batendo nos pistoes...

entortou as 8 valvulas de escape somente mas ja trocou todas as valvulas, guias de valvulas, todas as juntas, parafusos do cabeçote, retentores de valvulas... apesar de ter marcado os pistoes nao teve problemas com isto... foi bem de leve... nao pulou dente de corrente, ponto estava certo, comandos etc...

no meu caso meu carro tinha 1000km e a garantia nao cobriu, disseramq foi mau uso... enfim, deve ter ainda o topico q fiz aqui no clube na epoca...

brincadeira tive q pagar 3500 reais do conserto na css... hj o carro ta com 7700km e ta excelente, desanimei na epoca mas agora to feliz com o carro por enquanto. se fizer fora da css vc vai gastar bem menos... fiz la pq o carro era praticamente zero km.

tenho fotos se quizerem ver do motor aberto. desmontaram inteiro e um engenheiro analisou por fotos o motor sem ir ate o local... rs

abs


Muito obrigado! Aconteceu exatamente isso que aconteceu no seu, mas o meu foi em virtude do sobre giro. Preciso das seguintes peças:
- Jogo de Junta Superior do Motor
- 8 Válvulas de escape.
- 8 Válvulas da admissão.
- 1 Kit Corrente do Comando (Não sofreu problemas aparentes)
- 16 retentores de válvulas.
- 10 Parafusos do cabeçote.
- Bomba d'água.

O meu carro vazou água após ter acontecido isso, o seu também??

Abs

-


Boa noite amigo... o meu nao trocou corrente, pois nao pulou, alias quando abriram estava no ponto... dizem eles neh... bomba dagua tbm nao pois nao sofreu dano algum, nao vazou nada... nem cambio, tudo ok... quando aconteceu comigo fez um barulho estralado igual moto agrale reduzindo. kkk. Foi apenas as valvulas de escape mesmo q empenaram... mas trocou tudo ja de uma vez tbm... Veja as fotos q somente as de escape bateram... enfim, meu carro ai tinha 1000km... o reparo ficou excelente ja rodei mais de 6 mil km com ele, mas ainda acho q deveriam ter dado garantia...


Anexos:
ScreenHunter_28 Aug. 19 01.11.jpg
ScreenHunter_28 Aug. 19 01.11.jpg [ 111.66 KiB | Exibido 7174 vezes ]
ScreenHunter_31 Aug. 19 01.11.jpg
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ScreenHunter_27 Aug. 19 01.11.jpg
ScreenHunter_27 Aug. 19 01.11.jpg [ 125.6 KiB | Exibido 7174 vezes ]

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 Título: Re: DANOS MOTOR APÓS ENGATAR MARCHA ERRADA HB20 1.6
MensagemEnviado: 19 Ago 2015 01:24 
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Mais fotos...


Anexos:
ScreenHunter_29 Aug. 19 01.11.jpg
ScreenHunter_29 Aug. 19 01.11.jpg [ 124.55 KiB | Exibido 7174 vezes ]
ScreenHunter_30 Aug. 19 01.11.jpg
ScreenHunter_30 Aug. 19 01.11.jpg [ 100.08 KiB | Exibido 7174 vezes ]
ScreenHunter_25 Aug. 19 01.10.jpg
ScreenHunter_25 Aug. 19 01.10.jpg [ 102.4 KiB | Exibido 7174 vezes ]

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 Título: Re: DANOS MOTOR APÓS ENGATAR MARCHA ERRADA HB20 1.6
MensagemEnviado: 19 Ago 2015 11:00 
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Legal ver as fotos do motor dessa maneira!

O que seria aquela sujeira estilo ferrugem nas válvulas?

Abraços,

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 Título: Re: DANOS MOTOR APÓS ENGATAR MARCHA ERRADA HB20 1.6
MensagemEnviado: 24 Ago 2015 18:26 
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Ricardo de Melo escreveu:
Legal ver as fotos do motor dessa maneira!

O que seria aquela sujeira estilo ferrugem nas válvulas?

Abraços,



E agora, creio eu que seria ferrugem mesmo... pelo fato dele estar ali aberto sem lubrificação nem nada, alguem ai pode dizer mais precisamente o q seria... lembrando q esse motor estava com 1000km.

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 Título: Re: DANOS MOTOR APÓS ENGATAR MARCHA ERRADA HB20 1.6
MensagemEnviado: 24 Ago 2015 18:54 
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mrtnt escreveu:
Ricardo de Melo escreveu:
Legal ver as fotos do motor dessa maneira!

O que seria aquela sujeira estilo ferrugem nas válvulas?

Abraços,



E agora, creio eu que seria ferrugem mesmo... pelo fato dele estar ali aberto sem lubrificação nem nada, alguem ai pode dizer mais precisamente o q seria... lembrando q esse motor estava com 1000km.


Pelo que li, alguma reação do etanol poderia ocasionar ferrugem em alguns componentes, pelo fato dele ser hidratado. Mas em tão pouco tempo ( 1000 km), não creio ser o motivo, exceto por alguma falha de fábrica do motor.

Diogo,

Seria normal aquilo que supomos que seja ferrugem em um motor tão pouco rodado?

Abraços,

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 Título: Re: DANOS MOTOR APÓS ENGATAR MARCHA ERRADA HB20 1.6
MensagemEnviado: 25 Ago 2015 10:46 
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Ricardo de Melo escreveu:
mrtnt escreveu:
Ricardo de Melo escreveu:
Legal ver as fotos do motor dessa maneira!

O que seria aquela sujeira estilo ferrugem nas válvulas?

Abraços,



E agora, creio eu que seria ferrugem mesmo... pelo fato dele estar ali aberto sem lubrificação nem nada, alguem ai pode dizer mais precisamente o q seria... lembrando q esse motor estava com 1000km.


Pelo que li, alguma reação do etanol poderia ocasionar ferrugem em alguns componentes, pelo fato dele ser hidratado. Mas em tão pouco tempo ( 1000 km), não creio ser o motivo, exceto por alguma falha de fábrica do motor.

Diogo,

Seria normal aquilo que supomos que seja ferrugem em um motor tão pouco rodado?

Abraços,


Opa, desculpem a demora li ontem mas estava no cel. e não gosto muito de respondem por lá e ando meio ocupado aqui na empresa, bom mas vamos lá....

O motor realmente parece novo, novo mesmo, depois li que ele tinha 1.000 km, tirando as marcas de batida nas válvula e na cabeça do pistão o motor ta bonito e nem era pra ser diferente com 1.000 km.

Não entendi muito o questionamento de vcs, mas vamos ver se eu entendi:

1) Estão questionando as válvulas estarem mais escura que a outra?

ou

2) Os pequenos sinais de oxidação no centro do diâmetro da válvula?

Vou tentar responder os 2 questionamentos em uma mesma resposta.

As válvulas normalmente são feitas de aço carbono ligado (Ligas de aço, ou seja, Ferro + Carbono + elementos de liga) mas podem ser feitas de outro aço, inclusive inox ou até ligas de titânico, por vezes tem a "cabeça" revestida com cromo duro ou outro revestimento, afim de evitar a oxidação, reduzir desgaste e acúmulo de carbono proveniente da combustão.

As válvulas de escape sofrem muito mais que as de admissão, para ter ideia a cabeça de uma válvula de admissão pode trabalhar com temperaturas próximas de 200ºC a 250°C, já a de escape podem chegar entre 700ºC e 750°C.

Esta diferença de temperatura se dá por por que a válvula de escape recebe maior pressão e também os gases quentes resultantes da combustão (elas trabalham nas fases de expansão e escape de um motor de 4 tempos), mesmo elas sendo fabricadas com ligas mais resistentes que as de admissão, elas desgastam mais.

Respondendo as perguntas, acho que a diferença na coloração é pelo ângulo da foto ou flash, e pq as válvulas de escape bateram no pistão trazendo material interno para superfície, as válvulas de escape também tem uma liga um pouco diferente (não sei se influenciaria na cor, pq não vi as novas) já "queimaram" pela temperatura da exaustão dos gases, já aquela pequena oxidação no centro da válvula é normal, pq como elas são feitas de aço carbono e este material quando aquecido tende a oxidar muito mais rápido, e como elas já estão "queimadas", ou seja, foram aquecidas e estão sem lubrificação elas vão oxidar um pouco em contato com o oxigênio e umidade do ar.

Ta tudo ok...


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