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 Título: Re: DANOS MOTOR APÓS ENGATAR MARCHA ERRADA HB20 1.6
MensagemEnviado: 28 Jun 2016 13:06 
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Roberto Bertoche escreveu:
hotb91 escreveu:
Fala galera, aqui é Henrique Barros Administrador do HB20 Club SP. (Spicy 1.0)

Vamos aos fatos;

Aconteceu comigo também.
Segundo a CAOA Premium Service houve o atropamento de valvulas (2 valvulas de escape)
Porém ainda fico meio incerto deste diagnóstico, porque em momento nenhum o carro falhava, trepidava, nada, não tinha nenhum sintoma a não ser um barulho diferente, como de tuchos desregulados.

Pois bem, a conta foi de 4k, e tudo resolvido. O carro ficou novo!

Bom recebi informações que nosso veiculo não corta o giro em caso de reduzidas, apenas na aceleração. Fato esse muito perigoso neste caso.

De qualquer maneira, o carro ficou novo, e até o momento tudo ok! rodei com ele aprox 3.500km aprós o occorido.

Quem quiser mais informações nos procure no instagram em @hb20clubsp ou no faceboock!

Abraços!
Hot, boa noite. É difícil para um motor cortar o giro em reduções, porque quem empurra o motor nessas situações é a inércia do carro.
O corte de giro, na aceleração, nada mais é que um comando eletrônico para a injeção parar de injetar combustível quando o limite de giros estiver sendo atingido, mas nas reduzidas isso não adianta, porque é a velocidade do carro que, através das rodas e do conjunto da transmissão que está fazendo o motor ultrapassar as rotações.
Não imagino que sistema poderia fazer isso com segurança.
Sds.



Bertoche, concordo contigo pq é exatamente isso mesmo que vc explicou aqui, em qualquer veículo do mundo, podendo ele ter todos os tipos de corte de rotação de motor ou de transmissão ou até os 2 juntos, nada disso vai impedir esse estrago eminente de um motor nesses tipos de erros, pq é o próprio embalo do veículo com toda sua massa que já está vindo em velocidade que empurra o veículo e como as rodas motrizes estão diretamente ligadas na transmissão e esta no motor, já viu então para onde que vão as rotações do motor nesse tipo de erro ... rsrsrsrs.

É por isso que nesses casos, não há nada que possa deter esse embalo do veículo nessas situações, além dos seus próprios freios, mas infelizmente nesses momentos inesperados desses erros repentinos de trocas de marchas, a última coisa que se pensa em fazer é a de se frear o veículo e então o estrago é imediato e fatal ...

Obs : E, muito por acaso, aqui está mais uma grande vantagem dos câmbios aut. sobre os câmbios manuais, pq nesses casos, os câmbios aut. não correm nunca esse risco de se errar uma troca de marchas ... rsrsrsrsrs !!!

Valeu colega, é isso aí, abrç !

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 Título: Re: DANOS MOTOR APÓS ENGATAR MARCHA ERRADA HB20 1.6
MensagemEnviado: 08 Ago 2016 23:17 
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Registrado em: 05 Jul 2016 19:41
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Pessoal, nenhum carro no mundo (lembrei da propagandas da Caoa kkk) consegue cortar giro numa redução de marcha errada conforme relatado nesse tópico. Quando você está acerando numa arrancada por exemplo, em determinada rotação a injeção corta o combustível pra evitar danos no motor. No caso da redução, o corte de combustível nao muda nada, pois o que faz o estrago é a inércia do carro, é algo mecânico! Único jeito de evitar que isso acontecesse seria se tivesse um motor elétrico que fizesse a mudança da marcha no próprio cambio é a alavanca fosse eletrônica. A grosso modo, é o que foi feito com o acelerador é a borboleta. Eliminaram a ligação mecânica por cabo de aço e colocaram um motor elétrico na borboleta. O pedal hoje nada mais é do que um sensor (potenciometro). Não conheço nenhum carro que seja assim -com cambio mecânico obviamente. O dano da redução errada, varia de acordo com a velocidade e com a marcha errada. Já vi motor quebrar biela e consequentemente quebrar o bloco. Já vi cisalhar os parafusos do volante do motor e também danificar o cambio. Garantia nunca vai cobrir isso porque não é defeito de fabricação e sim mau uso mesmo.
Bom, antes que perguntem, sou Eng mecânico e esses casos eu peguei quando trabalhei em uma empresa de retifica de motor e também tinha uma oficina. Na linha Fiat, talvez pela imprecisão do câmbio, era mais frequente. Converse com um chefe de oficina de concessionária Fiat e pergunte sobre over rpm ou overspeed pra vcs verem.


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 Título: Re: DANOS MOTOR APÓS ENGATAR MARCHA ERRADA HB20 1.6
MensagemEnviado: 09 Ago 2016 08:16 
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Tijuca escreveu:
Pessoal, nenhum carro no mundo (lembrei da propagandas da Caoa kkk) consegue cortar giro numa redução de marcha errada conforme relatado nesse tópico. Quando você está acerando numa arrancada por exemplo, em determinada rotação a injeção corta o combustível pra evitar danos no motor. No caso da redução, o corte de combustível nao muda nada, pois o que faz o estrago é a inércia do carro, é algo mecânico! Único jeito de evitar que isso acontecesse seria se tivesse um motor elétrico que fizesse a mudança da marcha no próprio cambio é a alavanca fosse eletrônica. A grosso modo, é o que foi feito com o acelerador é a borboleta. Eliminaram a ligação mecânica por cabo de aço e colocaram um motor elétrico na borboleta. O pedal hoje nada mais é do que um sensor (potenciometro). Não conheço nenhum carro que seja assim -com cambio mecânico obviamente. O dano da redução errada, varia de acordo com a velocidade e com a marcha errada. Já vi motor quebrar biela e consequentemente quebrar o bloco. Já vi cisalhar os parafusos do volante do motor e também danificar o cambio. Garantia nunca vai cobrir isso porque não é defeito de fabricação e sim mau uso mesmo.
Bom, antes que perguntem, sou Eng mecânico e esses casos eu peguei quando trabalhei em uma empresa de retifica de motor e também tinha uma oficina. Na linha Fiat, talvez pela imprecisão do câmbio, era mais frequente. Converse com um chefe de oficina de concessionária Fiat e pergunte sobre over rpm ou overspeed pra vcs verem.


Gostei da explicação, Tijuca. Valeu!

Abraços,

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