Ricardo de Melo escreveu:
mrtnt escreveu:
Ricardo de Melo escreveu:
Legal ver as fotos do motor dessa maneira!
O que seria aquela sujeira estilo ferrugem nas válvulas?
Abraços,
E agora, creio eu que seria ferrugem mesmo... pelo fato dele estar ali aberto sem lubrificação nem nada, alguem ai pode dizer mais precisamente o q seria... lembrando q esse motor estava com 1000km.
Pelo que li, alguma reação do etanol poderia ocasionar ferrugem em alguns componentes, pelo fato dele ser hidratado. Mas em tão pouco tempo ( 1000 km), não creio ser o motivo, exceto por alguma falha de fábrica do motor.
Diogo,
Seria normal aquilo que supomos que seja ferrugem em um motor tão pouco rodado?
Abraços,
Opa, desculpem a demora li ontem mas estava no cel. e não gosto muito de respondem por lá e ando meio ocupado aqui na empresa, bom mas vamos lá....
O motor realmente parece novo, novo mesmo, depois li que ele tinha 1.000 km, tirando as marcas de batida nas válvula e na cabeça do pistão o motor ta bonito e nem era pra ser diferente com 1.000 km.
Não entendi muito o questionamento de vcs, mas vamos ver se eu entendi:
1) Estão questionando as válvulas estarem mais escura que a outra?
ou
2) Os pequenos sinais de oxidação no centro do diâmetro da válvula?
Vou tentar responder os 2 questionamentos em uma mesma resposta.
As válvulas normalmente são feitas de aço carbono ligado (Ligas de aço, ou seja, Ferro + Carbono + elementos de liga) mas podem ser feitas de outro aço, inclusive inox ou até ligas de titânico, por vezes tem a "cabeça" revestida com cromo duro ou outro revestimento, afim de evitar a oxidação, reduzir desgaste e acúmulo de carbono proveniente da combustão.
As válvulas de escape sofrem muito mais que as de admissão, para ter ideia a cabeça de uma válvula de admissão pode trabalhar com temperaturas próximas de 200ºC a 250°C, já a de escape podem chegar entre 700ºC e 750°C.
Esta diferença de temperatura se dá por por que a válvula de escape recebe maior pressão e também os gases quentes resultantes da combustão (elas trabalham nas fases de expansão e escape de um motor de 4 tempos), mesmo elas sendo fabricadas com ligas mais resistentes que as de admissão, elas desgastam mais.
Respondendo as perguntas, acho que a diferença na coloração é pelo ângulo da foto ou flash, e pq as válvulas de escape bateram no pistão trazendo material interno para superfície, as válvulas de escape também tem uma liga um pouco diferente (não sei se influenciaria na cor, pq não vi as novas) já "queimaram" pela temperatura da exaustão dos gases, já aquela pequena oxidação no centro da válvula é normal, pq como elas são feitas de aço carbono e este material quando aquecido tende a oxidar muito mais rápido, e como elas já estão "queimadas", ou seja, foram aquecidas e estão sem lubrificação elas vão oxidar um pouco em contato com o oxigênio e umidade do ar.
Ta tudo ok...