Fiesta estreia 1.0 turbo da Ford no Brasil em 2016;
Do UOL, em São Paulo (SP) 01/12/201517h46
Fiesta EcoBoost
A grande aposta da Ford, porém, estará na introdução do motor 1.0 3-cilindros, também EcoBoost, para as versões de topo do New Fiesta hatch (nacional), em substituição ao atual 1.6 aspirado. Por usar esse propulsor lá fora, o compacto premium é o carro que permite adaptação mais rápida e barata da tecnologia, que será nacionalizada e pode pintar, não antes de 2017, em outros modelos feitos no Brasil (leia-se Ka e EcoSport).
Vale lembrar que, em 2014, engenheiros da marca já haviam admitido que o atual 3-cilindros aspirado do Ka, derivado do 1.0 EcoBoost e fabricado localmente em Camaçari (BA), permite modificações para funcionar acoplado a um turbo. Já usada pelo Volkswagen up! e programada para equipar Honda Fit e City, a tecnologia visa a entregar mais desempenho -- a potência, no caso da Ford, deve ficar em 125 cv -- com consumo cada vez mais eficiente.
http://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2015/12/01/fiesta-estreia-10-turbo-da-ford-no-brasil-em-2016-eco-muda-de-cara.htm